Pagar ou não Pagar pelo Boleto Bancário?


No último semestre, cerca de 20% das mensagens enviadas ao “Fale Conosco” no site Portal do Consumidor se referia a dúvidas sobre a cobrança de tarifa de boleto bancário.  Por essa razão, entramos em contato com o PROCON do Estado do Pará e entrevistamos a Dra. Maria Eliete Oliveira, Diretora em Exercício do órgão  e Coordenadora de Fiscalização, para esclarecer as principais questões dos consumidores sobre o Tema .

Portal do Consumidor: A cobrança de taxa pelo boleto bancário no pagamento de serviço ou produto é legal? Mesmo em taxa de serviços públicos como IPTU, por exemplo?

Dra. Eliete: Não é legal, sendo assim, considerara cobrança abusiva, uma vez que, não se trata de obrigação do consumidor, e sim do fornecedor. A obrigação do consumidor ao assumir um compromisso pela aquisição de um produto ou serviço, é pagar a dívida assumida na compra. Não podendo o fornecedor reverter para o consumidor que é a parte vulnerável da relação consumerista, os custos pela cobrança de boleto bancário.

Portal do Consumidor: Qual a lei que garante isso?
Dra. Eliete: É nacional. O CDC – Código de Defesa do Consumidor: Lei 8.78/90 prevê em seus artigos 39 e Art 12 inciso VI do Decreto Federal nº 2.181/97 (Das práticas Abusivas), inciso V (É vedado ao fornecedor de Produtos e serviços dentre outras práticas abusivas: exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva e 51, inciso IV, Parágrafo Primeiro incisos I, II e II Ido CDC (São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: estabelecem obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa fé ou a equidade; Presume-se exagerada entre outros casos, a vantagem que: Ofende os princípios fundamentais a que pertence; restringe direitos e obrigações fundamentais inerentes à natureza do contrato, de tal modo a ameaçar seu objeto ou equilíbrio contratual; se mostre excessivamente onerosa para o consumidor, considerando-se a natureza e conteúdo do contrato, o interesse das partes e outras circunstâncias peculiares ao caso). E desde 2004 temos as Notas técnicas nº 177/2004 e 777/2005 do DPDC – Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, que não deixa dúvida aos órgãos de Defesa do Consumidor acerca da matéria pacificando assim, qualquer entendimento contrário.

Portal do Consumidor: Como o consumidor deve proceder para pedir o cancelamento e estorno dos valores pagos?

Dra. Eliete: Diretamente ao fornecedor e/ou agência bancária que ainda vem exercitando esta prática abusiva, cabendo ao consumidor demonstrar ao fornecedor o conhecimento de seus direitos e em caso de resposta negativa por parte do fornecedor, procurar os Procons, para que seja restabelecida a harmonia necessária e a satisfação do consumidor.

Portal do Consumidor: O estorno é integral? Mesmo de contas já quitadas?

Dra. Eliete: O estorno deve ser integral e se já houver quitado uma ou mais parcelas de um carnê ou boleto, deve o consumidor solicitar o ressarcimento.

Portal do Consumidor: Se a empresa se negar?

Dra. Eliete: Procurar os Procons, que teremos o maior prazer em atendê-los.

Portal do Consumidor: Em caso de estornos o valor a ser devolvido pode ser corrigido?

Dra. Eliete: A lei (CDC) prevê que em caso de qualquer cobrança indevida e já paga pelo consumidor, o ressarcimento deve ser, não só do valor que foi pago a mais e/ou indevidamente, mas também em dobro.

71 comentários sobre “Pagar ou não Pagar pelo Boleto Bancário?

  1. Todavia se a prestadora de serviço (tv por assinatura), defende-se indicando que o valor é legal e recusa a devolução?

  2. O IPVA do DETRAN Pará cobra no boleto despesas bancárias e taxa de envio de correios. Como fazer nesse caso.

  3. tenho uma conta em um banco no qual recebo meu beneficio fui ate a agencia efetuei operaçao de saque do benefico o caixa eletronico efetuol a operaçao mas nao liberou o dineiro,tirei o extrato no qual esta registrado o saque,reuni algumas testemuna. isto aconteçeu em 05/09/2009 em um inicio feriado prolongado,devido este poblema nao foi possivel pagar minhas contas em dia,fui ofendido por alguns comerciates o qual me chamaram caloteiro,mau pagador,inrresponçavel etc. oque fazer ?

  4. Bom dia , me chamo Gisele e estou com dificuldades de receber de um cliente , valores onde ele comprou atraves de Notas Fiscais , deu Cheque porem nao Honrou o pagamento em dia os cheques voltarão , e agora eu nao consigo receber dele ja tentei diversas negociações e nada , sabe me dizer se existe alguma lei que me amparo contra esse devedor , posso considera-lo como estelionatario?

    aguardo breve retorno

  5. Ta todo mundo cobrando, o procon nao faz nada senao intermediar a questao, se nao for resolvida ele lava as maos!
    ai so resta ao consumidor entrar na justica, como grande parte das comarcas ainda nao tem juizados especiais, o consumidor p reclamar de R$ 2,00 tem q contratar um advogado por R$ 1000,00, pagar R$ 300 de custar e esperar 5 anos!!!!!! Risivel!!!!!

    o certo e fazer uma lei especifica p isso, mas os deputados e senadores tem suas cmapanhas finaciuadas pelas empresas que cobram a taxa de boleto!!!!!!!!!

    Acorada meu Brasil!!!!!!!!!!!!!! ano que vem tem eleicoes!!!!!!!!!!!

  6. Comprei uma impressra de unhas pela net(brazilianail) paguei e não recebi só recebo mentiras e promessas o que fazer sou de são luis maranhão e eles do rio grande do sul.

  7. ja faz um ano e meio que tenho um cartão de credito do banco real o visa ,sendo que só recebi a fatura uma vez, e pago todas as contas avulso sem saber o que estao me cobrando. ja pedi o envio mas não tive sucesso .deixei essa ultima fatura sem pagar e queria saber quais são os meus direitos.obrigada

  8. Gostaria de saber se eu tenho obrigatoriedade em pagar debitos de condominio retroativos a uma determinada data, sendo que, eu não recebi os boletos bancarios e não fui informado que a partir da data do assinatura do contrato eu deveria começar a pagar o condominio.
    E se existe alguma lei que comprove não obrigatoriedade de arcar com algum tipo de debito se o consumidor não é comunicado formalmente?

  9. eu paguei um boleto errado ovalor era de 124,00 eu digitei 12.244,00 hoje faz 20 dias ja entrei em contato com o banco

  10. Tenho um cartão da AMEX que não tem anuidade, só que eles cobram uma taxa de inatividade prevista em contrato, eles não informam que esta vai ser cobrada, e nem o valor. Neste mes nov/2009, chegou uma fatura com valor de R$ 30,00 referente a esta taxa. Não sei o que fazer, pois acho este valor um absurdo. Gostaria de saber como proceder neste caso. Obrigado.
    Att;
    Augusto

  11. Fiz um pedido de um livro em um site, que tinha certificado de qualidade do e-bit, porém logo após imprimir o boleto bancário entrei por curiosidade no reclame aqui e vi dezenas de reclamações sobre o site. Não consegui cancelar a compra, mas ainda não paguei o boleto bancário. Se eu não pagar o boleto, posso ter algum transtorno, pois dei o numero do meu CPF no cadastro. Preciso de um esclarecimento o mais rápido possivel!
    Obrigada

  12. Ao receber uma fatura do meu cartão de uma determinada loja notei a cobrança de uma taxa oferecida, que eu sempre recusei , este mesmo serviço foi cobrado sem a minha autorização como devo agir neste caso .

  13. estou recebendo cobrança a respeito de débito referente a conta de agua pela cosanpa,sendo esta conta em nome de pessoa já falecida desde 2007,a residencia fica no interior do estado e permanece o tempo todo fechada,pois so utilizamos na epoca de férias,eles continuam cobrando uma taxa todos os meses,porfavor preciso da orientação de vocês.

  14. O TERRA VEM COBRANDO REGULARMENTE A TAXA DO BLOQUETO BANCARIO
    INCLUSIVE DEMONSTRA NA FATURA

    DEVO CONTINUAR PAGANDO??????????

  15. Gostaria de tirar uma dúvida sobre essas cobranças indevidas que vez por outras os cartõpes de credito colocam nos boletos bancários, tenho um cartão credicard e este vem colocando uma tarifa de serviços maxi proteção p/cerca de um ano, o que devo fazer? pagar e depois colocá-los no procom p/receber em dobro pelo abuso ou simplesmente tentar uma negociação com eles?

  16. Bom dia, me chamo Marcio.É que também estou com dificuldades de receber de um cliente que também vendi atravez de notas fiscais tudo sertinho mas ele não me paga ja faz meses e gostaria de saber se é legal perante a lei eu cobrar juros e se for qual a taxa que posso cobrar?

  17. ola eu me inscrevi para um curso via internet e desisti do mesmo mas recebi um boleto bancario pra pagar . se eu nao vou mas fazer o curso eu nao devo paga , mas o meu nome vai ter algum problemas nisso? tipo fikar sujo?
    ou nao tera problemas ?
    desde ja agradeço a sua atençao!

    obrigado
    mylla

  18. Queria saber qual a taxa de juros por lei que o consumidor deve pagar em boletos, pois as vezes as duplicatas chegam com juros de ate 15% e multa de 5%. Qual a taxa correta e nao abusiva??
    obrigada!!

  19. Absurdo
    Nós cidadões que pagamos imposto e mantemos órgãos com salários altíssimos, estamos à mercê do descaso, das autoridades e do órgão reguladores.
    Moro no dom Pedro primeiro na cidade de Manaus e já não agüento mais, a amazonas energia prestadora de serviço, nos trata como se fossemos subservientes e lixo diante a lei. Entendo que como consumidor de energia tenho o direito de saber e até opinar sobre interrupções da eletricidade em minha casa e bairro. Pois bem, o mês de junho todo, houve enumeras interrupções sem aviso prévio e sem a mínima responsabilidade cheguei a contar oito em um único dia, resultado disso a queima do motor de um frízer na minha casa. aí você me pergunta você ê não reclamou? Sim reclamei primeiro a ANEEL, porque não obtive sucesso com as ligações para a prestadora de serviço, estávamos em pleno alvoroço da copa do mundo, se serve como desculpa. Ligando para o órgão regulador, fui surpreendido com a seguinte orientação: só podemos registrar sua denúncia, mediante um protocolo, ligue para o numero (3621 1247) ouvidoria da prestadora. Não atendia só chamava os jogos estavam acontecendo. Dias depois, já indignado, liguei para a operadora e conseguir falar com uma atendente de nome (Ana Cleide) onde oficializei a denuncia e obtive o numero do protocolo, a mesma afirmou que avisaria ao setor sobre minhas reclamações. deu uma parada de uma semana.hoje por volta das onze horas a energia foi desligada sem o devido consentimento do consumidor que paga,e durou vinte e cinco minutos,tive meu trabalho interrompido, e indignado liguei para a ouvidoria da amazonas energia e depois para ANEEL,dessa vez com um protocolo;para minha surpresa o atendente de nome Railto não pode registrar minha denuncia, apesar da gravação dizer que nossa conversa seria gravada. Disse o atendente que me orientaria e deu a seguinte orientação: o senhor tem que ir à prestadora de serviço onde tem um formulário que vai registrar as interrupções, depois de averiguado pela prestadora, nós registraremos a denúncia. Em fim, eu entendi como má vontade, conivência, descaso e uma maneira torpe de dificultar as denúncias, onde já se viu o cidadão que precisa trabalhar pra pagar as contas inclusive às de energia. Ter que perder seu tempo e até se expor a chacotas no órgão, pra depois enviar pra o regulador e esperar. Existe um numero de telefone para o consumidor eu entendo que pra usar com suas reclamações. eu entendo que, funcionários que recebem dos nosso impostos e custeiam suas despesas, é que tem que ir em loco averiguar e punir esses abuso.mas pasmem,o atendente alem de não registrar minha reclamação, disse ser orientado a não dar o sobre nome dele.

    Uma pergunta: porque pagamos salários a pessoas que não trabalhão pra nós?
    Fiz a seguinte pergunta ao atendente: será que na casa dos políticos eles fazem essas interrupções sem a devida autorização?
    E o informei que o político, do presidente ao mais simples funcionário publica estão para trabalhar pra nós e por nós e que os valores estão invertidos: eles se colocam em pedestais como se fossem reis e rainhas e nos trata como vassalos, quando a situação deveria ser inversa.
    O atendente eu entendo que é limitado, mas quero contar com esse blog para divulgar essa minha indignação, e levarei isso aos órgãos de comunicação, de maneira que o respeito seja restabelecido, e que meus filhos e netos não venham sofrer de pressão alta e outras doenças que muitos de nós sofremos, por conta do sentimento de impotência diante dos seus direitos.
    Antonio Washington Barbosa serra

  20. Quando o vencimento do boleto do cartão vence no dia do feriado municipal, devo pagar multa por atraso seu eu pagar no dia seguinte?

    • Prezado Flavio,

      Em caso de feriado, independente de ser municipal, estadual ou nacional, você pode pagar a conta sem juros, imediatamente, no dia seguinte.
      Um abraço.
      Bianca Reis

  21. Solicitei à imobiliária que emitisse boleto da cobrança de aluguel pois não seria mais possível efetuar o pagamento no local. Junto ao valor devido está sendo cobrado um adicional pela emissão do documento. Tal cobrança é devida? Como posso embasar a justificativa junto à imobiliária, caso seja indevido?
    Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.

  22. Boa noite, fui pagar um boleto bancário no caixa eletrônico e paguei duas vezes, tentei resolver meu problema indo na minha agencia que sou cliente, mas lá pediram pra min. ir a agencia a qual eu efetuei o pagamento. Como deve agir nessa situação?

    agurdo retorno.

  23. como devo fazer nessa situação..
    tenho um titulo para fazer um pagamento na sexta sendo que na mesma é feriado local.
    quando se deve fazer o pagamento..? antes ou dpois da data e quais os procedimentos devem ser tomados..? os artigos que se encaixam..

  24. OI, EU QUERO PAGAR MINHA DIVIDA NA CEA, SO QUE ELES ESTAO ME COBRANDO UM VALOR ABSUDO DO VALOR REAL QUE EU DEVERIA PAGAR, O QUE EU FAÇO?
    ESTAO COBRANDO JUROS MULTAS, ETCC…

    É UM ABSURDO

  25. Pago aluguel aqui na Cidade de `Poços de Caldas e vem cobrando tarifa bancaria no boleto ja incluso.
    Sabendo que a lei nos da base para não pagar por que ainda e feito esta cobrança
    sendo que ja existe lei dizendo que e ilegal
    e aqui em Poços tambem cobram dos moradores de aluguel o iptu mesmo divididos por varios meses como ficamos nos que dependemosde pagar aluguel
    Abraço

  26. Boa noite, tenho uma dúvida; quem puder me responda.
    Recebi em minha casa um boleto bancário feito por uma pessoa (física) (nao era empresa) de um valor irreconhecível; Mas no boleto constavam meus dados (endereço, cpf, nome completo) o boleto vence amanhã, e deve cair em protesto automático. Oque eu faço?

  27. a operadora Tva , agora da telefonica, ao ser questionada, indica que é legal a conrança…o que fazer?

  28. Possuo um conta empresarial e tenho uma carteira de cobrança no HSBC e eles me cobram R$ 5,50 por boleto emitido. Esta cobrança é legal?

  29. Pago todo mes a minha conta para a Telefonica. Estou em dia Essa conta refere-se ao Speed da telefonica para ter acesso a Banda Larga e ao telefone. Isso ja faz um ano. Ate agora me forneceram acesso a Banda Larga e ao telefone. porém agora dizem que preciso pagar também a Globo.com para ter acesso a internet; Isso é legal. o total dsa minha conta todo o mes é de Cr$ 106,85.

  30. Tem um Supermercado e compro carne no prazo de um determinado frigorifico, este por sua vez coloca juros e multa no boleto , em caso de atrazo, isso é devido? existi lei pra isso? se existe gostaria de saber qual a lei.

    atenciosamente,

    Marcio

  31. fiz uma compra on line no mpxshop,mas devido as reclamações do site nao quero mais o produto.não tem onde cancelar a compra.o que acontece se eu nao pagar o boleto?

  32. bom, eu imprimir um boleto de uma compra feita pela internet… mais um belo dia eu achei o mesmo produto em outro site só que mais barato e mais seguro… dai eu efetuei a compra… e diferente do outro boleto que esta guardado ate hj ñ sei aonde, este eu paguei… resumindo td a historia tem cm o site de compra que eu ñ paguei o boleto + tarde vim querer cobrar alguma coisa $$$… ???

  33. Fiz parte de um curso na faculdade. Paguei todos os boletos, porém
    1) A mesma está me cobrando 3 mensalidades, 2 boletos eu tenho o recibo mas um terceiro não acho
    2) Está me cobrando juros corrigidos de boletos pagos , porém com atraso.
    Pergunta 1) Se estão me cobrando boletos pagos , mesmo esse que não acho não pde realmente ser erro deles?
    2) Esses boletos pagos com atraso não deveriam ter sido detectados no ato do pagamento?

  34. Esclarecendo a pergunta acima.
    A)Cursei alguns meses a faculdade, sempre pagando minhas mensalidades.
    Estão me cobrando 3 meses alegando falta de pagamento. Tenho 2 recibos para comprovar que estão pagos. Não acho o terceiro. Da mesma forma que estão me cobrando pelos que vou comprovar não pode tb ser erro deles me cobrarem essas 3 mensalidades?
    B)Alguns meses paguei atrasado o valor de 185,00 ( valor da mensalidade).
    Agora estão me cobrando 8,15 reais por boleto pago em atraso e corrigidos.
    Esses juros por atraso não deveriam ser cobrados no ato do pagamento? Sou obrigada a pagar? Não deveriam eles terem recusado o valor de 185,00 ?
    Grata

  35. ola gostaria de saber se é possivel reverter um boleto que foi cobrado errado pelo banco, no qual paguei mes 05/2015 sendo que era pra ser 05/2011 sem contar que a financiadora esta me ligando pra eu pagar. Eu posso pedir pra eles reverter pra esse mes 05/ passado??

  36. tõ fazendo um curso de bombeiro civil e estou com uma parte da última parcela atrasada e a formatura já é dia 20 deste mês e o professor disse que só receberá o certificado quem pagar até dia 10 estou desesperada pois só vou ter dinheiro no dia 20 deste mês. por favor me digam o que fazer URGENTE1

    • Prezada Lorena ,
      Segue um trecho de matéria que publicamos sobre escolas particulares no link
      “Os pais devem se informar sobre o sistema de avaliação, as taxas extras que poderão ser cobradas, os descontos e multas por atrasos no pagamento das parcelas. O aluno inadimplente não poderá ser vítima de sanções pedagógicas (suspensão de provas, retenção de documentos, impedimento de freqüência às aulas etc.), ser exposto ao ridículo ou submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Cobranças indevidas por parte da instituição devem ser restituídas em dobro, acrescidas de juros e correção monetária.”
      Dessa forma sugerimos que procure o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Atenciosamente.
      Bianca

  37. Eu efetuei o pagamento de um boleto (taxa licenciamento) e após pagar no banco percebi que não era a placa do meu carro, retornei ao banco 15 minutos após o pagamento e a gerente não quiz fazer o estorno, alguem saberia me instruir sobre leis que obrigam o banco a estornar valores pagos equivocadamente? Por favor!

  38. Pago meu condominio e nele esta sendo cobrado uma taxa de 2,00 referente ao boleto bancario, ja questionei, mas me disseram que sou obrigado a pagar, gostaria de saber se isso procede.

    obrigado

    rubens@netsitelecom.com.br

    • Solicitei um cancelamento de um curso online e estão me cobrando uma multa de 290,00 só que no boleto que estão me enviando não está a discrição de cancelamento na discrição está como se eu estivesse pagando 2 parcelas. Estou solicitando ao curso que me envie o boleto com a discrição cancelamento mas eles se negam a me enviar o que eu faço devo pagar?

  39. comprei um celular pela internet e fui ver os procedimentos do pagamento,cliquei no boleto para ver se tinha desconto mas o celular estava no preço normal,logo em seuia cliquei em comprar sem querer,pq eu ia proceder o pagamento pelo celular que eu iria adquirir pelo cartao,e gostaria de saber quais as chances “se tiver” de receber juros por um pagamento que nao realizei?Se eu nao pagar o boleto eles podem cancelar meu pedido de compra?ou irei sofrer com as consequencias?

  40. mas essas leis todas são completamentes ignoradas pelo UOL, onde eles alegam que para não pagar a taxa deve-se optar por debito em conta ou cartão de credito em contato com os orgãos de defesa do consumidor fui informado de que não existe isso de se optar por debito ou cartão para pagar sem taxa de boleto, vcs deveriam comprar essa briga e mostrar pro uol que eles estão errados.

  41. Fiz um pedido na internet, mas desisti da compra, achei muito caro, agora estou recebendo mensagens que vou ser protestada. Isso pode ocorrer sem eu ter efetivado a compra?

    • Prezada Fernanda,
      De acordo com o CDC , o consumidor tem “o direito de arrependimento como a faculdade atribuída ao consumidor, de no prazo de 7 dias, contados a partir da data do recebimento do produto, devolvê-lo para o fornecedor, ainda que ele não tenha nenhum defeito, ou em se tratando de prestação de serviço, suspender a sua execução, sem necessidade de justificativa.”
      Caso não consiga resolver essa situação, sugerimos que procure o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Nos colocamos à disposição para quaisquer outras informações que se façam necessárias.

      Atenciosamente,

      Equipe do Portal do Consumidor

  42. Olá.eu fiz a inscrição de um concurso e desisti, mas não efetuei o pagamento do boleto ainda, se eu não pagar vou ter algum tipo de problema com spc serasa???
    Se alguém souber me responda por favor..

  43. no dia 28/12/2011 efetuei a compra de um calçado no site http://www.dafiti.com.br no valor de R$ 167,41, o sapato me foi entregue em 05/01/2012 porem nao ficou bom no tamanho. Solicitei a troca e procedi corretamente. em 4 dias me enviaram um vale troca por email, escolhi 1 modelo no dia 18/01/2012 no valor de R$ 74,95 e o sapato que desejava nao estava disponivel a numeração no site entaão nao me utilizei de todo o vale troca. No dia seguinte a essa compra em retorno ao site verifiquei que o sapato que tinha interesse em proceder a troca já tinha minha numeração entao procedi com a troca pelo site e em posterior junto a atendente telefonico os quias me informaram que o vale troca no valor que resava de R$ 92,46, e desde então venho lutando para revalidar o vale ou ter o valor do dinheiro de volta sem sucesso algum. essa manha (27/01/2012) atendete telefonica me disse que se eu nao conseguir resgatar o vale troca nao vou rever o dinheiro, visto que eles nao efetuam devolução de valores pagos. desse modo venho por meio deste canal SOLICITAR QUE QUEM TIVER INTERESSE NA REFERIDA LOJA VIRTUAL DESISTA PQ ELES SE UTILIZAM DE ENRIQUECIMENTO ILICITO…..FEREM TODOS OS DIREITOS DO CONSUMIDOR VIGENTES NO PAÍS….SE VOCE QUER COMPRAR UM SAPATO EM LOJA VIRTUAL LEGAL…POREM NUNCA USE O SITE DAFITI….OU SERÁ [editado pelo Reclame Aqui]!!!!!!

  44. Hoje eu comprei um produto pelo mercado livre so que antes de eu terminar me cadastro eu ja imprimi o boleto ai depois que eu terminei o cadastro fizia assim feche o seu pedio ai eu fecehei meu pedido e eles me deram a conta numa agencia pra eu pagar isso intrfere em alguma coisa eu vo te que pagra udas vezes ou o boleto so pq eu imprmi eu tenho q pagar e se eu nao quiser mais pagar eu tenho q pagar igual alguma multa?! me ajudem por favor?

  45. Olá!!!!!!!!!!!

    Tenho uma duvida eu pago o licenciamento do meu carro via boleto da internet e toda vez vem uma taxa de Serviços Bancários de R$3,68,gostaria de saber se sou obrigada a pagar está taxa?,que eu considero abusiva.

    Obrigada

    bjos

    Karla de belém-pa

  46. eu sou obrigada a pagar os juros por atrazo de pagamento? exemplo se a parcela e de 230,00 e com o juros foi pra 310,00
    eu tenho que pagar toda essa diferença ou posso negociar?

  47. Minha família e eu temos passando por uma situação bastante constrangedora, a aproximadamente 2 anos meu irmão caçula faleceu, por problemas de saúde, quando vivo trabalhava na prefeitura da cidade onde moro, e fez um financiamento em uma agencia bancaria muito conhecida no mundo inteiro, antes do término do empréstimo ele veio a falecer, tomamos as providencias necessárias indo até a agencia e apresentando cópia da certidão de óbito, mas as cobranças continuam vindo, e isto tem causando bastante transtorno e desconforto para todos nós, inclusive para minha mãe que sofre de problemas cardiovasculares. procurei a gerente do banco e ela disse que é normal, que eles irão continuar enviando essas cobranças. penso que não á sentimento de respeito e humanidade nessas pessoas que tratam o sofrimento dos outros como uma coisa qualquer banal. O que devo fazer, quias providencias legais posso tornar em relação a essa agencia, por favor me ajudem…………………………………….

  48. Paguei um Boleto que deveria ter sido descontado o valor de R$ 21,00 se pago até o dia 09, paguei no dia 09 e não obtive o desconto como não era eu que estava no local na hora, não reclamei só vi quando cheguei em casa, como devo proceder nesta situação?

  49. Boa Noite

    No dia 25/07 iniciei uma compra por email( com o vendendor) de alguns moveis, porem desisti cerca de 08horas após, a pessoa me respondeu que não poderia pq ja tinha enviado para produção – contestei afirmando que não era correto pois informei antes de receber o boleto que a empresa deveria começar a produzir quando tivesse certeza – ou seja qundo recebe-se e que eu não poderia ser coagido a adquirir o produto e pedi o cancelamento.
    Porem, hoje 03/08 chegou o boleto bancario em minha casa com vencimento para 27/07/12.Como devo proceder sendo que pedi cancelamento e não recebi produto?

    Att

  50. Recebi dois boletos e a construtora informa que sao taxas cartorais, porem a unica descrição é o codigo 1702CAR e a assistente da construtora disse que essa é a identificação da taxa, porem ja procurei diversas vezes na internet e nao consigo achar nada sobre esta identificação. Primeiro, é correto pagar taxas de cartorio via boleto bancario???? E esse codigo é realmente de taxas cartorais??

  51. Paguei uma conta errada no caixa eletrônio. Pedi ao gerente do banco cancelar o pagamento e ele disse que não tinha como cancelar! O que posso fazer para ser ressarcido do valor que foi pago ?

  52. cancelei um curso antes do prazo e me estão me cobrando 290,00 de multa de cancelamento mas o curso se nega a me enviaro boleto com a discrição multa está me enviando com a discrição parcelas 09 e 10 eu tenho que pagar com essa discriçao eu posso exigir que a discrição seja multa de cancelamento.

  53. Fiz o pagto de um boleto da facul no caixa24h bradesco Norte shopp quando fui renovar a matricula percebi q o pagto na havia sido efetuado fui ao banco cancelable o pagto e devolveram o me dinheiro e se recusaram a emitir um cart dizendo q o erro foi o banco e na facul na aceitam a Minha versa queer me obrigar a pagto do valor total

  54. Comprei um celular nas pernambucanas e faz mais de 2 meses e n veio boleto pra pagar. Oq fazer? Será q ainda vai chegar? O cartão veio, mas o boleto n. ME AJUDEM..M

  55. Não tem site eu comprei um produto pela Olx mais o boleto era do vendedor mesmo ele q me enviou eu gostaria de saber o q da pra fazer para cancelar pq ele não q enviar mais pra e nem devolve o dinheiro meu..

  56. Realizei o pagamento via boleto, a empresa ainda não encaminhou o produto, posso cancelar a compra e solicitar o meu dinheiro de volta?

  57. Olá,
    Gostaria de tirar uma duvida… Estou quase me formando e comecei a pagar a formatura mas devido a problemas atrasei 6 meses fev, mar,abri, mai,junh e julh deste ano e agora pedi para renegociar com as parcelas que ainda faltam. Me cobraram O valor do boleto é de 67,00 cada e eles me cobraram o valor do boleto mais 10% + 35,00 e dividiram em 7 parcelas de 93,00. Quero saber se esta correto. Obrigada.

Deixe um comentário

