Cartucho de Impressora: Qual a diferença entre eles?

17/05/2010 at 10:27 7 comentários


De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, divulgada em 28/08, pelo IBGE, existem 12,72 milhões de domicílios com computador no Brasil. Esse valor representa 22% no universo de 54,61 milhões de lares no País.

Diante desse cenário, a impressora que era um equipamento mais utilizado nas empresas também está se tornado uma necessidade para muitos lares. Junto com o crescimento do consumo aparecem os problemas e as dificuldades para comprar os cartuchos das impressoras.

A grande dificuldade do consumidor é conciliar bom preço + qualidade + durabilidade. Para essa fórmula ter um bom resultado é preciso em primeiro lugar entender um pouco mais sobre cartuchos. De acordo com o Acórdão 1033/2007 do Tribunal de Contas da União existem quatro classificações do suprimento:

ORIGINAL- É o cartucho produzido pelo mesmo fabricante da impressora, como Canon, Epson, HP, Lexmark e Xerox. Geralmente, conta com selos holográficos para atestar a garantia dos fabricantes.

COMPATÍVEL – Utiliza matéria-prima nova desde a carcaça, passando pelos circuitos, até a tinta, apesar de não ser produzido pelo fabricante da impressora. Na caixa traz o termo ‘Compatível’, o código do produto dado por seu próprio fabricante, e o código do cartucho original, para facilitar a conversão por parte do usuário.

REMANUFATURADO – Também chamado de recondicionado e reciclado. Para fabricá-lo, são aproveitados cartuchos de tinta e de toner originais ou compatíveis, vazios e em bom estado. Esses cartuchos recebem então uma nova carga de tinta (preta ou colorida). Segundo a Associação Brasileira de Recondicionadores de Cartuchos para Impressoras – Abreci, um cartucho pode ser recarregado, em média, seis vezes.

FALSIFICADO- O popular ‘pirata’ é o que mais incomoda os fabricantes de impressoras e de recondicionados. Tem origem desconhecida e traz a marca do suprimento original em embalagens também falsificadas, para ludibriar o consumidor. Alguns usam embalagens originais, roubadas. Custam pouco menos do que o original. Quase sempre tentam se passar como ‘promoção’.
Entendida a diferença entre os diferentes tipos de cartuchos disponíveis no mercado fica a seguinte questão: Na prática, qual a diferença real entre eles? O resultado de um produto original e equivalente a um compatível, por exemplo? Há vendedores que juram de pé junto que sim, mas como posso ter certeza disso?

Com objetivo de oferecer informações que possam subsidiar a escolha dos consumidores na hora da compra, o Inmetro está analisando, através do Programa de Análise de Produtos, da Diretoria da Qualidade, cartuchos de impressoras coloridas a jato de tinta e para dispositivos multifuncionais que contenham componentes de impressora. Embora análise não seja comparativa, o resultado vai permitir o consumidor conferir os desempenhos dos diferentes tipos de cartuchos e escolher o que melhor atende sua necessidade.

Fique de olho que em breve os resultados estarão publicados aqui no Portal!

About these ads

Entry filed under: Orientações de Consumo. Tags: , , , , .

Guardar contas pagas está mais fácil com a nova Lei Produtos de Telecomunicações Devem ser Homologados pela Anatel

7 Comentários Add your own

  • 1. basilio  |  19/05/2010 às 18:09

    A grama da tinta para cartuchos é mais caro que ouro em pó, equivale ao preço do diamante.
    A impressora custa bem menos que um cartucho.
    Qual a causa desse fenômeno, teia alguma explicação?
    O governo não poderia intervir nessa ladroeira?

    Responder
  • 2. Luis Eustorgio  |  02/08/2010 às 14:19

    Concordo plenamente com o comentário do Basílio! Como pode o cartucho, considerando seu peso, ser mais caro que uma impressora? Não há nada que se possa fazer?

    Responder
  • 3. joao eduardo corsi  |  16/08/2010 às 11:12

    Gostaria de saber mais
    essa é bem interessante

    Responder
    • 4. Bianca Reis  |  17/08/2010 às 15:08

      Prezado José Eduardo,
      Em breve o resultado da análise será divulgado e publicaremos uma matéria discutindo os resultados.
      Um abraço.
      Bianca Reis

      Responder
  • 5. fernando  |  25/08/2010 às 22:13

    Esta pagina parece como ? compativel,remanufaturada,pirata ou será que é original.
    Entendo que o culpado imediato pela falta de ética no mercado BRASILEIRO é resultado da ignorancia PESSOAL de seus consumidores,vejo isso quando vou comprar equipamentos eletronicos fora do país , o japones fala que tem produto original primeira linha com nota e certificado de procedencia , o chines diz que seu produto é ” igualzinho ” ao japones só não tem marca e custa 1 centavo mais barato.
    Se coloco os dois na prateleira para venda e informo todas as caracteristicas do produto japones sou IGNORADO e em minutos o produto chines ou paguayo desaparece.
    PERGUNTO…. DE QUEM É A CULPA ?????

    Responder
  • 6. Alzeir Costa  |  06/12/2010 às 9:33

    Mto interesante as informações.

    Sei que existe a possibilidade da emissão de laudo para comprovar a qualidade de um cartucho compatível.

    Gostaria de saber se existem instituições, labaratórios idôneos e reconhecidos para emissão desse laudo.

    Responder
  • 7. luiz antonio de melo junior  |  18/06/2013 às 15:20

    como se deve proceder para que eu possa ter o selo do inmetro no meu cartucho remanufaturado.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

maio 2010
D S T Q Q S S
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Tópicos recentes

Siga nosso Instagram @portaldoconsumidor

Inmetro Certifica Compulsoriamente Componentes de Motocicleta
O Instituto publicou regulamento estabelecendo requisitos de segurança para uma série de componentes de motos. Mas, além disso, é preciso que o condutor tome alguns cuidados para garantir sua segurança no trânsito. Confira as dicas! Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br #Inmetro #Consumidor #consumo #moto #Motocicleta Internet Banking: Você confia?
Fazer transações bancárias online está se tornando cada vez mais comum, mas alguns consumidores ainda têm medo de utilizar o serviço. Pensando nisso, o Portal reuniu 8 passos para você acessar sua conta via Internet com segurança. Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br #Consumidor #Direitos #Consumidores #Inmetro Autoescola: O que você precisa saber para evitar armadilhas  Diretora do Detran-RJ, em entrevista ao Portal, orienta o consumidor sobre a contratação do serviço e relaciona algumas dicas sobre as aulas práticas, teóricas e para a hora do exame, que costuma ser o momento de maior tensão do aluno. Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br #consumidor #Consumido #inmetro #Autoescola #consumidor #Diadoconsumidor #Consumo #inmetro #PortaldoConsumidor #cosumidora Acesse nosso portal: www.portaldoconsumidor.gov.br Instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #Diadoconsumidor #Consumo #inmetro #PortaldoConsumidor @cosumidora Fique sabendo de seus direitos, acess, www.portaldoconsumidor.gov.br Vai cair na folia? Confira as dicas  Há menos de quinze dias do carnaval a festa já começou em várias cidades, levando milhares de pessoas ao carnaval de rua. Para você que vai cair na folia, listamos 08 dicas para aproveitar o melhor dessa festa.
 Twitter: www.twitter.com/consumidor_gov siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #procon #carnaval #carnaval2014 Saiba seus direitos quando comprar passagem aérea para assistir os jogos da Copa  Pensando em comprar sua passagem de avião para assistir os jogos da Copa do Mundo 2014? Saiba seus direitos de consumidor na hora de comprar passagens aéreas. Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br e siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #proconSeguindo #Copa2014 #CopaDoMundo Acesse o Portal do Consumidor, www.portaldoconsumidor.gov.br Twitter: www.twitter.com/consumidor_gov siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #procon Acesse o Portal do Consumidor, www.portaldoconsumidor.gov.br Twitter: www.twitter.com/consumidor_gov siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #procon

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 41.078 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: