O que é ISO?


Em meados da década de 80, a International Organization for Standardization (ISO) – organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, da qual participam  hoje cerca de 160 países – iniciou a elaboração um conjunto de normas sistêmicas para a qualidade. Essas normas são genéricas, não se prendem a um produto ou a um setor em particular, mas tratam da avaliação, sob a ótica da gestão da qualidade, do processo produtivo como um todo, qualquer que seja ele. Essas normas foram denominadas série ISO 9000.

Estas normas estabelecem requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos como:  materiais, produtos, processos e serviços.  Os principais objetivos das normas de sistema da qualidade são os sistemas organizacionais e gerenciais, a partir dos quais produtos e serviços são concebidos, projetados, fabricados e comercializados.  A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas representa o Brasil nas entidades internacionais de normalização técnica, especialmente na ISO e IEC- International Electrotechnical Comission. A ISO concilia os interesses de produtores, consumidores, governo e comunidade científica, elaborando, publicando e difundindo normas internacionais relativas a todos os domínios de atividades, exceto no campo  das telecomunicações e elétrico-eletrônico, sendo este último responsabilidade da IEC.

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade – elementos facilmente identificáveis pelos clientes – aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional.   A certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 não pode ser confundida com a certificação de produto.

A certificação de produto é o reconhecimento, através de uma marca ou selo, de que um produto está em conformidade com os requisitos especificados em normas ou regulamentos técnicos.

Sendo assim, toda vez que identificar num produto ou serviço algum tipo de certificação da família ISO 9000 é importante ter clareza o que isso significa que esse conjunto de normas estabelece bases para o funcionamento, a garantia de controle e a comprovação da eficácia dos sistemas da qualidade adotados pelas empresas. Entretanto, em nenhum momento irá garantir que o produto fabricado atenda a requisitos específicos de norma ou regulamento técnico.

A certificação baseada nas normas ISO 9001 é uma etapa de extrema importância para o processo de melhoria de qualidade da empresa e demonstra a preocupação com a qualidade do seu processo produtivo e com a satisfação do cliente.

Por Anderson Marcon

Fonte:<http://www.inmetro.gov.br/qualidade/CB25docorient.pdf&gt;, <http://www.abntcb25.com.br/&gt;

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2 comentários sobre “O que é ISO?

  1. Se todas as empresas levar a serio o sistema da ISO, que no Brasil e conhecida como ABNT, não haveria tantos clientes insatisfeito, as empresas se preocupa mais com o dinheiro.

  2. A LEARN BUSINESSCONSULTORIA, AUDITORIA E TREINAMENTO oferece às empresas de quaisquer segmentos de mercado, consultoria para implantação da norma ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão da Qualidade, visando atender as premissas acima.

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