Semana do Consumidor


Dia 15/03 é o dia Mundial do Consumidor e a data que comemoramos o 9º Aniversário do Portal. Sendo assim, reunimos aqui um conjunto de informações especiais para essa semana.

Melhor atendimento aos consumidores: Um desafio para as empresas

Isso é o que pode ser percebido ao analisar o resultado referente às metas de melhoria de atendimento aos cidadãos, firmadas entre o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC e empresas de telecomunicações, assuntos financeiros e supermercados e varejos, no ano passado. Houve esforço para melhorar o atendimento por parte das empresas envolvidas, mas o resultado geral fica abaixo da expectativa do consumidor e, em alguns casos, do que essas empresas se comprometeram. Esse cenário revela que a melhoria contínua é um constante desafio para as empresas.  Acesse aqui  para conhecer quais as empresas que aceitaram esse desafio,   os compromissos firmados  e  os resultados .

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

“O Consumidor ainda não sabe da existência do Código de Defesa do Consumidor”

Essa é a avaliação da Coordenadora do Procon do Estado do Rio de Janeiro- PROCON-RJ, Drª  Vera Araújo. A coordenadoranos concedeu uma entrevista, que é um breve perfil do consumidor, que procura o órgão para atuar na sua proteção. Dra Vera relatou que o problema que gera mais atendimento é telefonia, correspondendo a 30% das reclamações recebidas. As queixas são tanto em relação ao serviço como em relação a defeitos nos produtos. Saiba quais as medidas que podem evitar esse problema e confira a mensagem do Procon-RJ para os consumidores!

____________________________________________________________________

Por um consumo mais consciente!

Há um consenso que o consumidor bem informado é capaz de mudar as relações de consumo. Nós, da equipe do Portal do Consumidor, acreditamos nisso e, há nove anos, nos empenhamos em contribuir para um consumo mais consciente e para relações de consumo mais equilibradas. Dessa forma, nessa semana especial, compartilhamos os temas que foram mais acessadas pelos usuários do Portal ao longo de 2010. Confira aqui!

____________________________________________________________________

O que é o Dia Mundia do Consumidor?

Por que comemora-se no dia 15 de março o Dia Mundial do Consumidor? Depois de mais de 20 anos de existência do Código de Proteção e Defesa do Consumidor como você avalia seus conhecimentos sobre essa Lei?  Você conhece os 09 direitos básicos, previstos no artigo 6º do Código,  que são os primeiros passos para entender os diretos e deveres do consumidor? Acesse aqui e descubra as resposta para essas perguntas.

Por Bianca Reis e Thais Vinhas (estagiária)

About these ads

7 comentários sobre “Semana do Consumidor

  1. Nós consumidores temos nossos direitos camuflados pelos logistas e prestadores de serviços, eles orientam seus funcionários ou não os orientam para desrespeito das regas/leis de consumo, qdo falamos à eles dos nossos direitos, é como estivessemos falando grego.

  2. Não sei se adiantar ter direito do consumidor , se eles são tão pequenos enquanto os do fabricante, me parecem maiores…
    comprei uma geladeira consul de presente para meus pais em 2004,por R$ 1200, com garantia de dois anos hoje sem garantia ela apresenta problemas, pedi assistencia tecnica e o valor me cobrado para conserto foi de R$1 200,00, e o serviço tem somente uma garantia de 3 meses. Já liguei para o Procon, já liguei para Consul e todos me falam a mesma coisa ¨a garantia acabou¨…antigamente um eletrodomestico tinha uma garantia de até 5 anos., hoje são descartáveis…Aonde está a qualidade desde produtos??

    • Cara Márcia,
      Realmente a garantia é de 90 dias, após o término da garantia da dada a você pelo fornecedor, por se tratar de produto durável, porém, se o dano causado for por fato do produto, ou seja, um defeito que exponha a risco a vida sua ou de sua família, de acordo com o Código do Consumidor (Lei 8078/90) Art. 27 – Prescreve em 5 anos a pretensão à reparação pelos danos causador por fato do produto ou serviço, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria. Portanto se este o caso que ocorreu com você busque o seu direito.
      Abraços espero tê-la ajudado.

  3. Comprei uma bola de futebol de salão Pênalt em 10/03/2012, no dia 11/03/2012 (domingo) fui jogar bola e a bola furou. Na Segunda 12/03/2012 fui a loja pra trocar a bola e eles me disseram que o problema era meu e que não iam trocar, porque não faziam troca de bola furada, mas quando comprei não me disseram nada. Está correto? Fui lesado, fiquei sem a bola, comprei em 3 prestações e vai ficar por isso mesmo. A loja fica no Shopping Tatuapé o nome é Futebol Sport Clube, nº da LOJA 210.

  4. Gisele, de Manaus
    Na lei federal de 8 de nov. de 2000 Lei 10.048 não diz a idade gestacional para pessoas gravidas.
    Fui fazer um pagamento no Banco Bradesco da Grande circular em Manaus e o caixa me atendeu, mais me deixou constrangida o tempo todo ao repetir que so ia atender dessa vez na proxima nao, por que esse direito so esta reservado a gravida a partir do 7 mes de gestação.
    Isso é correto? nao ta na lei, mas as repartições podem fazer isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s