Vai comprar um carro novo? Confira as dicas.

27/03/2011 at 17:05 12 comentários


O consumidor que quer adquirir um carro zero Km deve ter alguns cuidados   para que saia tudo certo durante a compra.

O maior sonho de consumo dos jovens brasileiros é possuir um veículo próprio. Esse dado foi revelado no levantamento feito pela datafolha que traçou o perfil do jovem brasileiro, em 2008. Vinte e oito por cento dos mil e quinhentos e quarenta e um jovens entrevistados, em todo o Brasil, disseram desejar ter um carro.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de veículos Automotores  Fenabrave,  esse não é o sonho exclusivo dos jovens, mas de muitos brasileiros e tem se tornado realidade para muitos. No ano passado foram vendidos e registrados 5.444.387 veículos. Os carros de passeio e veículos comerciais leves tiveram um total de 3.329.170 unidades emplacadas em 2010, apresentando um aumento de 10,63% em relação ao ano anterior.

Os avanços da economia e as facilidades para financiamentos têm dado uma força para os que pretendem comprar um carro novo. Entretanto, antes de fazer esse investimento é importante estar atento a algumas informações para aproveitar plenamente essa conquista.

Assim, avaliar as necessidades e a finalidade antes da compra é fundamental para decidir qual o modelo de carro que melhor se adapta as suas necessidades. Levar em consideração fatores como: IPVA, licenciamento, seguro, manutenção, reparos, consumo de combustível – Confira dicas sobre eficiência no consumo de combustível dos veículos – estacionamentos, lavagens, depreciação, para que se possa calcular futuramente, os gastos com a manutenção do carro e desvalorização, em caso de revenda, podem fazer toda a diferença.

No que se refere ao seguro cabe lembrar que todo carro deve ter – obrigatoriamente -  o seguro DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Este seguro, como já diz o nome, tem finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa dos acidentes. Outros tipos de seguros (roubo, perda total, dentre outros fatores), são contratados a parte e não são obrigatórios.

O preço costuma ser um item relevante na hora da escolha do carro. Para  pesquisar o melhor preço o consumidor pode consultar a Tabela FIFE, que permite  fazer comparação de preço de acordo com o mercado. A Tabela FIPE é um índice de preço médio feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que considera a variação de preços por região (integrando 24 estados).  Ela serve também, como base para o cálculo do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), imposto obrigatório.

O Portal de finanças pessoais da IGF (Intelect Gerenciamento Financeiro) aconselha que antes de fechar a compra o consumidor deve testar o carro. Durante a negociação de compra, o consumidor pode pedir um test driver, ou seja, uma avaliação, acompanhada pelo vendedor, para verificar as funcionalidades do carro por dentro.

Escolhido o modelo e o preço que melhor se adapta a você é chegada a hora de negociar a forma de pagamento. Pode-se pagar a vista, a prazo através do  Crédito Direto ao Consumidor, Consócios ou Leasing. De acordo com matéria publicada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor,  essas são as forma mais comuns. Entretanto,  cabe analisar também qual a opção mais viável para o seu bolso. Listamos (na íntegra) abaixo a diferenças entre as formas de pagamentos ressaltadas pelo Idec:

À vista: é a compra mais indicada por possibilitar descontos e evitar futuras dívidas. Mas atenção: evite empréstimos em dinheiro para comprar o carro à vista, pois a taxa de juros é muito superior ao juros para financiamento direto de veículos (taxa média 5% ao mês) mais IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Na maioria das vezes, os juros acumulados do empréstimo não compensam o desconto obtido na compra do veículo;

Consórcio: nessa modalidade, o consumidor tem a opção de pagar o carro em prestações e sem juros – paga apenas a taxa de administração (chega em média a 10% o valor do veículo). Ao optar pelo consórcio, tenha paciência, pois pode demorar para que você seja contemplado;

Aquisição de veículos ou CDC (Crédito Direto ao Consumidor): nesse tipo de aquisição, o veículo é financiado pelos bancos ou pelas financiadoras e possui taxa de juros menores que o crédito pessoal (média 2% ao mês) mais IOF porque apresenta garantia ao financiador com a alienação fiduciária. Vale lembrar que, se a compra for realizada por meio do CDC, o documento do veículo CRV (Certificado de Registro do Veículo) é expedido em nome do comprador com a observação de que o bem está alienado (vinculado ao um financiamento) como garantia de dívida;

Leasing ou Arrendamento Mercantil: trata-se de uma opção inicial de “locação” com opção de compra no final. Nesta forma de pagamento, a taxa de juros é ligeiramente inferior ao crédito para aquisição de veículo por não possuir a cobrança do IOF. No final do período, o consumidor decide se fica com veículo e paga o valor combinado ou se devolve à concessionária. Em outras palavras, o consumidor só é o dono do carro ao final do pagamento. Até lá, o veículo é de propriedade do banco, sendo que no término do contrato o consumidor precisará solicita a transferência definitiva da propriedade ou indicar um terceiro.

Escolhida a forma de pagamento chega a hora de levar o carro para casa, mas antes tem a última dica para evitar que seu sonho vire pesadelo : checar o carro antes de retirá-lo da loja. Essa recomendação pode parece exagero de zelo, mas muitos defeitos de qualidade podem ser identificados em carros novos e, de acordo com o Procon-SP, o consumidor precisa ficar atento na hora de retirar o veículo zero da concessionária.

A assistente de direção do Procon-SP, Valéria Cunha, explica que uma das medidas mais importantes para se proteger desse tipo de problema é checar detalhadamente todo o carro antes de sair da loja. Segundo ela, assim resta pouca margem, na maioria dos casos, para a concessionária argumentar que o problema aconteceu por uso incorreto do carro.

“Dê uma boa conferida e, se apresentar algum problema, liste o que está inadequado para pedir a revisão sem tirar o carro da loja”, recomenda. Conseguir uma cópia da ordem de serviço da concessionária, que contém uma lista de possíveis defeitos, pode ser bem útil, pois o papel pode servir como comprovante de reclamação.

Saiba quais são seus direitos se o carro zero sair com defeito.

Por Bianca Reis e Thais Vinhas (estagiária)

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Pagamento de Contas Inmetro Analisa Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC

12 Comentários Add your own

  • 1. Gf  |  29/10/2011 às 20:14

    Comprando um carro por consórcio ao ser contemplado terei livre arbítrio para comprar onde eu quiser. No ato da compra quais as taxas que tenho que arcar na aquisição de um carro zero.

    Responder
  • 2. alexandre pereira da silva  |  05/11/2011 às 13:59

    fui compra um carro novo aloja cobrou atake

    Responder
  • 3. Adauto  |  17/01/2012 às 22:31

    Comprei um veículo no Leasing do Banco do Brasil, já liquidei todo o carne e solicitei a baixa do Gravame. Me foi solicitado o DUT(Recibo de compra e venda do veículo), não possuo porque nunca recebi no ato da aquisição.
    Pergunto, sou obrigado a arcar esta despesa pelo Banco, só recebi a 2ª via do contrato porque solicitei por telefone, vi que já existe vários comentários na internet pelo mesmo motivo.

    Responder
    • 4. Leiliane Coimbra  |  08/09/2013 às 9:06

      Infelizmente vai ter que arcar, pois o recibo deve ser entregue ao comprador no ato da compra, caso o banco não conceda, você deve abrir uma reclamação para conseguir esse recibo, que vem junto com o documento do veículo. Seu prejuízo variará entre 150,00 a 200,00, que é o valor de uma 2a via de recibo,

      Responder
  • 5. Rafael da Rocha Lima  |  17/03/2012 às 0:45

    Comprei um veiculo zero km no mes de dezembro de 2011,o mesmo em janeiro de 2012 apresentou um problema no banco do motorista e fui obrigado a usar a garantia para fazer a manutençao do mesmo.
    No dia 15 de março de 2012, o mesmo veiculo apresentou um problema no motor que resultou em uma parada fuminante do veiculo,o mesmo tendo que ser rebocado para concessionaria novamente. Apos avaliação do mecanico foi verificado a necessidade de desmontar o motor do carro e fazer troca de peças, em um motor que deveria ser zero km. Eu nao acho justo pagar 1000 reais de mensais por um veiculo com um motor cheio de pessas trocadas,que provavelme ira ocasionar maiores problemas futuramente. Não sei como agir,pergunto.Eu posso solicitar um motor novo a concessionaria? ou um carro novo?já que o meu não completara nem 3 meses. ou, sou obrigado a aceitar o carro do jeito que vier da manutenção?
    muito obrigado pela atenção!

    Responder
  • 6. Samina  |  01/05/2012 às 3:42

    Porque o preço do veiculo Nissan March no site é diferente do preço na concessionária Nissan em Salvador?
    Tive essa experiência não muito agradável na compra do March da Nissan. Depois de ler muito sobre o carro e fazer minha pesquisa decide que o March é o carro para mim e fui a concessionária. No primeiro contato o vendedor me passou os valores muito acima daquele que esta sendo anunciado no site da Nissan, depois de descontos de avista o carro ainda continuava bem mais acima do valor anunciados. Resolve entrar em contato com o gerente que em uma conversa ridícula e sem fundamento me tentou convencer.
    Nissan March 1.0
    Site R$ 27.790,00
    Concessionaria R$ 27.990,00 / Preço de avista: R$27.500,00
    Nissan March 1.0 S
    Site: R$ 33.390,00
    Concessionaria R$ 34.990,00 / Preço pagamento avista: 34.500,00
    Esses valores são veiculo cor branca e preta.
    Isso me levou a fazer mais pesquisas e descobrir que na Europa o March 1.0 (Micra) custa 11.900,00 EURO E É BEM MAIS COMPLETO.

    Responder
  • 7. luize almeida da silva  |  20/05/2012 às 0:05

    quero compra um carro o que devo fazer

    Responder
  • 8. luize almeida da silva  |  20/05/2012 às 0:08

    quero um carro pra pagar a prestação todo mês, pode ser de 2010

    Responder
  • 9. Segredos dos Carros  |  18/06/2012 às 14:01

    Milhões de brasileiros acabam pagando taxas e juros abusivos em seus financiamentos, inclusive em financiamentos onde o valor do empréstimo é baixo, mesmo que rodem o comércio inteiro procurando taxas menores.

    Se você não souber como os financiamentos funcionam, nunca poderá exigir que as taxas sejam reduzidas. Você simplesmente não vai ter argumentos sólidos para diminuir o valor de suas prestações.

    Os comerciantes de veículos usados trabalham com técnicas de redução “à conta gotas” dando a você a impressão de que se conseguiu reduzir apenas R$ 10,00 no seu financiamento, já conseguiu um grande desconto (uma grande balela). Você conseguiria muito mais se soubesse onde apertá-los.

    Responder
  • 10. CRISTIANA  |  15/10/2012 às 20:56

    ola uma loja me prometeu que me entregava um caro em 10 dias e já se foi 65 dias e ainda nada o que devo fazer…

    Responder
  • 11. maria elizete da mata  |  29/04/2013 às 21:32

    Estou comprando um ix35 da hundai e quero colocar um dvd de encosto’, porem á concessonaria me informou que se eu comprar em outro local eu perderia a garantia de 5 anos. No mercado o produto em questao custa em media 1800 e a cao-concessioaria vende por 4 mil reais . Tenho mesmo que comprar na concessionaria ou perco a garantia de 5 anos?

    Responder
  • 12. Diego  |  10/06/2013 às 18:40

    comprei um carro não aguentei pagar as prestações, fui até a financeira e devouvi o carro amigavelmente, mais meu CPF ficou com a divida do carro que eu faço?

    Responder

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