Meia-entrada: Eu tenho direito?

04/04/2011 at 9:56 30 comentários


O direito da meia-entrada – 50% de desconto em ingressos – é conhecido por muitos consumidores, mas ainda há inúmeras dúvidas em relação a quem pode; em que lugares podem; quando pode e como fazer caso seja negado. Fique atento!

O direito da meia-entrada existe para estudantes brasileiros do ensino fundamental, médio e superior (primeiro, segundo e terceiro graus), devidamente matriculados e para pessoas a partir de 60 anos. Entretanto, há municípios e estados que ampliam o direito do estudante para outros cursos e outros segmentos da sociedade como professores, crianças de até 12 anos – mesmo sem carteira de estudante – e portadores de necessidades especiais, por exemplo. Dessa forma, nesses aspectos cada estado tem a sua lei especificando como se dá a garantia da meia-entrada.

A regra geral da meia-entrada é pagar 50% do valor total do ingresso para eventos culturais e esportivos.  O Portal da MeiaEntrada lembra que há duas hipóteses onde a meia-entrada não é válida:   eventos exclusivamente voltados apenas para diversão, por exemplo, Raves e  eventos que estão vinculados à serviços, como por exemplo, Open Bar, onde o consumo de bebidas está incluso no valor do ingresso.

No caso de estudantes, de acordo com  MEDIDA PROVISÓRIA No 2.208/01, serão cobrados comprovante escolar, documento emitido na escola com foto ou a Carteira Nacional de Estudante. No caso do comprovante ser um boleto ou declaração escolar,  apresentar o RG, ou outro documento oficial com foto (Carteira de Motorista, Carteira Trabalho, etc.). Para as pessoas da terceira idade, basta levar um documento de identidade ou outro documento com foto que comprove a sua condição.

A meia-entrada fica disponível para vendas nos mesmos locais dos ingressos de valor inteiro, inclusive em compras na internet. Na compra virtual, o desconto não é válido para as taxas de entrega ou serviços semelhantes. Depois da compra, no acesso ao evento, será necessária apresentação de documentos para comprovação da meia-entrada. O benefício fica desta forma disponível enquanto houver espaço para o evento. Atualmente não existe nada que defina um número de cotas, ou seja, enquanto houver ingresso, há meia-entrada, informa o Portal da Meia Entrada.

A Fundação Procon SP orienta que se o consumidor tem o direito da meia entrada negado, mediante aos critérios de lei do seu estado, pode adquirir o ingresso com valor integral e requerer posteriormente a devolução da quantia paga a mais em ralação aos 50% de desconto, através de um órgão de defesa do consumidor ou o próprio Poder Judiciário. Para isto, deverá apresentar o ingresso e a identificação que garante o desconto.

Bianca Reis
Thaís Vinhas (estagiária)

Entry filed under: Direito do Consumidor, Orientações de Consumo. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , .

Inmetro Analisa Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC Bullying

30 Comentários Add your own

  • 1. Leandro  |  28/04/2011 às 14:34

    Aqui em Recife, PE, tem uma casa de show que restringe a meia-entrada a uma certa quantidade de ingressos, está correto? exemplo, a casa de show informa que são destinados apenas 100 ingressos por dia e até as 0h da noite… Somos estudantes indenpendete do horario e da quantidade de frenquentadores do local, correto? como recorrer, caso a casa de show esteja errada, se é que esta errada.
    Aguardo uma posição, dizendo se tá certo ou errado a atitude da casa de show e como recorrer.

    Responder
  • 2. Áurea  |  17/09/2011 às 0:50

    Carteira de estudante de outro estado vale para shows em São Paulo? E pós-graduação de outro estado?
    Não encontro essa informação em lugar nenhum.

    Responder
  • 3. Felipe  |  26/04/2012 às 13:17

    E qual é o órgão q defende o consumidor qdo a meia entrada é negada?

    Responder
    • 4. Froguinho  |  29/06/2012 às 20:27

      procon

      Responder
  • 5. mayra mayara souza fernandes  |  28/06/2012 às 19:39

    aqui em minha cidade vai ter um evento e neste evento vai ter um show de patati e patata só que eles falaram que crianças acima de 1 ano vai ter que pagar ingresso é correto cobrar ja que os adultos que vão levar as crianças ja vão pagar ingresso a $20,00 eu moro em montes claros mg

    Responder
  • 6. João Luiz de Carvalho  |  11/07/2012 às 9:33

    O Cinemark vem se recusando a aceitar sob alegação de que o curso citado na carteira não é válido, mas trata-se de pós graduação. A carteira apresenta validade até 2014, porém o curso não está mais sendo comercializado no Senac. Isso é motivo para a recusa do benefício???

    Responder
  • 7. ALANNE  |  19/08/2012 às 15:14

    gostaria de saber se a carteira de estudante, paga meia entrada serve para todo tipo de show …

    Responder
  • 8. ALISON  |  23/08/2012 às 21:44

    sou de sao paulo, mas no momento moro e estudo curso tecnico proffisionalizante em santa catarina e gostaria de saber se tenho direito a meia entrada em shows na ciade de sao paulo

    Responder
  • 9. diogra  |  23/09/2012 às 15:46

    minha filha de 13 anos não conseguiu pagar meia entrada no cinema, pois estava com a carteirinha vencida ,ela não pode pagar meia
    apresentando somente o rg?

    Responder
    • 10. tarlisson  |  13/06/2013 às 18:00

      Sim pode …a lei e clara menores de 21 anos pagam meia entrada

      Responder
  • 11. Eduardo Garcia  |  19/10/2012 às 16:11

    Existe algum beneficio para aposentados que ainda não tenham completado 60 anos ?????????? (meia entrada ou passagens de onibus por exemplo) ????????

    Responder
    • 12. Rubens TheEnd  |  14/07/2013 às 14:39

      LEI Nº 12.325 – DE 16 DE ABRIL DE 1997

      DISPÕE SOBRE A MEIA-ENTRADA PARA OS APOSENTADOS NOS CINEMAS, TEATROS, ESPETÁCULOS E EVENTOS ESPORTIVOS.
      Art. 1º Fica instituída a meia-entrada para o ingresso de aposentados nos cinemas, teatros, espetáculos e eventos esportivos realizados no âmbito do Município de São Paulo.
      Art. 2º Para fazer jus ao benefício, o interessado deverá comprovar a condição de aposentado mediante a apresentação de documento hábil.

      Responder
  • 13. elisangela pessoa de jesus barbosa  |  26/10/2012 às 19:19

    eu quero um curso que tenha a minha idade vcs poderia istalar pra nos nao ficar sem fazer nada er que tambem tenha carteira de passagem pra quem mora longe…por favor vcs tem que fazer isso por todos nos

    Responder
  • 14. Andressa  |  17/11/2012 às 20:30

    No cinesystem da ilha do governador, não aceita meia entrada mesmo com a carteirinha válida, com o curso técnico em enfermagem. Tem direito ou não com esse curso?

    Responder
  • 15. Mathias  |  07/02/2013 às 12:11

    estudo em curso tecnico na UNINOVE
    o R.A de lá não tem foto , posso apresentar o R.A e um BOLETIM do ano letivo ?
    PS: o boletim eu posso tirar no mesmo dia que eu for ir ao cinema ?

    Responder
    • 16. Mathias  |  07/02/2013 às 12:12

      PS: o boletim eu posso tirar no mesmo dia que eu for ir ao cinema ! *

      Responder
  • 17. Juliana  |  22/02/2013 às 17:24

    Essa lei é voltada também para show internacionais?

    Responder
  • 18. adriana  |  10/03/2013 às 21:09

    hoje o atendente do cine araujo negou-se a aceitar minha carteirinha de estudante, pois faço tecnico de enfermagem!…mesmo com boleto.
    sou de campinas/sao paulo.
    tenho direito ao desconto

    Responder
  • 19. gi  |  10/05/2013 às 18:34

    Eu vou a um evento de rodeio, é obrigação deles me venderem meia entrada de acordo com a lei do estudante ?

    Responder
  • 20. BRUNA  |  24/06/2013 às 2:37

    eu vou eu acho no show da one direction mas a minha mae nao quer ir prk acha que o ingresso esta muito caro pois ela acha que so eu vou entrar prk eu tenho a minha carteirinha mas como ela entra no show tbm sendo que ela nao tem ai ela consegue pagar meia comigo ou nao

    Responder
  • 21. Tatiane Ferreira  |  01/07/2013 às 21:47

    Posso pagar meia entrada ate os 21 anos apresentando o RG?

    Responder
  • 22. Elisangela  |  05/07/2013 às 18:23

    Gostaria de Saber se essa lei de meia é somente para ingresso Normal ou se pra Camarote tbm pode ser usada.. ou seja em um rodeio a venda de meia pra criança é obrigatório?

    Responder
  • 23. Kauanny Brenda  |  13/07/2013 às 13:13

    Bom, Gente, não tenho carteirinha de estudante!
    Mas só posso pagar meia entrada ( eu acho, por enquanto) que é 80! Inteira é 160 que é a Cadeira superior, pro show da minha diva Beyoncé ( Fortaleza) ^^, mas o que realmente eu queria saber mesmo, é como faço pra pagar meia entrada sem á carteirinha do estudante, ou apenas, tenho que levar um comprovante de que sou estudante, tipo, uma declaração?! POR FAVOR ME AJUDEM!

    Responder
  • 24. beatriz  |  14/09/2013 às 9:41

    no ato da compra da passagem apresentei um comprovante da carteira de estudante (boleto pago) junto com minha identidade e n° de matricula. Tive o direito do desconto negado, devo procurar o PROCON ?

    Responder
  • 25. sabrina  |  10/10/2013 às 16:02

    o fimlme qu eu quero ver é de terror e é so para gente de 14 anos para cima,se eu pagar a inteira posso ver mesmo que eu tiver 12 ans?
    ,

    Responder
  • 26. Camila  |  02/11/2013 às 10:49

    Eu vou no show do one direction ano que vem,e comprei meia-entrada!minha carteirinha de estudante está vencida desde 2012 e quando eu fui na secretaria da minha escola eles disseram que era só carimbar e assinar que ela já voltava a valer..eu to com medo de não aceitarem no dia do show!eles devem aceitar no show?eu tenho direito de pedir uma nova na escola??me ajudem!!

    Responder
    • 27. Luiz Carlos Rodrigues  |  04/11/2013 às 6:32

      olá!

      Se a carteirinha estiver com a data de validade vencida eles não vão aceitar no show, mesmo a sua escola falando que vai carimbar a carteira eles não vão aceitar, a escola é obrigada a te oferecer uma nova carteirinha ou uma declaração que você estuda lá.

      Responder
  • 28. giancarlo  |  09/11/2013 às 15:24

    boa tarde,
    hoje foi vitado pelo fotografo da formatura, ele queria 680,00, eu propuz 500,00 e ele não aceitou, o fotografo pode ficar com as minhas fotos?

    Responder
  • 29. carlos  |  18/11/2013 às 15:16

    posso obter meia entrada com o comprovante de pagamento da carteira de estudante, quem souber me responda, por favor..!

    Responder
  • 30. Joelma  |  13/02/2014 às 23:29

    Moro em Poços de Caldas, MG. Quero saber se nesta localidade os professores tem direito a meia entrada, aguardo resposta.

    Responder

Deixe uma resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

abril 2011
D S T Q Q S S
« mar   mai »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Tópicos recentes

Atualizações Twitter

Siga nosso Instagram @portaldoconsumidor

Inmetro Certifica Compulsoriamente Componentes de Motocicleta
O Instituto publicou regulamento estabelecendo requisitos de segurança para uma série de componentes de motos. Mas, além disso, é preciso que o condutor tome alguns cuidados para garantir sua segurança no trânsito. Confira as dicas! Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br #Inmetro #Consumidor #consumo #moto #Motocicleta Internet Banking: Você confia?
Fazer transações bancárias online está se tornando cada vez mais comum, mas alguns consumidores ainda têm medo de utilizar o serviço. Pensando nisso, o Portal reuniu 8 passos para você acessar sua conta via Internet com segurança. Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br #Consumidor #Direitos #Consumidores #Inmetro Autoescola: O que você precisa saber para evitar armadilhas  Diretora do Detran-RJ, em entrevista ao Portal, orienta o consumidor sobre a contratação do serviço e relaciona algumas dicas sobre as aulas práticas, teóricas e para a hora do exame, que costuma ser o momento de maior tensão do aluno. Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br #consumidor #Consumido #inmetro #Autoescola #consumidor #Diadoconsumidor #Consumo #inmetro #PortaldoConsumidor #cosumidora Acesse nosso portal: www.portaldoconsumidor.gov.br Instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #Diadoconsumidor #Consumo #inmetro #PortaldoConsumidor @cosumidora Fique sabendo de seus direitos, acess, www.portaldoconsumidor.gov.br Vai cair na folia? Confira as dicas  Há menos de quinze dias do carnaval a festa já começou em várias cidades, levando milhares de pessoas ao carnaval de rua. Para você que vai cair na folia, listamos 08 dicas para aproveitar o melhor dessa festa.
 Twitter: www.twitter.com/consumidor_gov siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #procon #carnaval #carnaval2014 Saiba seus direitos quando comprar passagem aérea para assistir os jogos da Copa  Pensando em comprar sua passagem de avião para assistir os jogos da Copa do Mundo 2014? Saiba seus direitos de consumidor na hora de comprar passagens aéreas. Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br e siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #proconSeguindo #Copa2014 #CopaDoMundo Acesse o Portal do Consumidor, www.portaldoconsumidor.gov.br Twitter: www.twitter.com/consumidor_gov siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #procon Acesse o Portal do Consumidor, www.portaldoconsumidor.gov.br Twitter: www.twitter.com/consumidor_gov siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #procon

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 41.078 outros seguidores

