Nota Fiscal: Saiba como proceder em caso de problemas.

27/04/2011 at 13:42 91 comentários


A Nota Fiscal é o documento que contém informações referentes a qualquer bem disponível para venda, aluguel, e/ou prestações de serviços. Ela é o comprovante que você comprou ou alugou determinado serviço ou produto, quanto pagou, em que estabelecimento, além de ser fundamental para fazer valer os direitos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor como, por exemplo, a garantia legal, em caso de defeito.

De acordo com a Lei Federal Nº 8.846 de 24 de Janeiro de 1994, todo consumidor tem direito a Nota Fiscal e nenhum estabelecimento, por qualquer motivo, deve omiti-la. Cabe destacar que a não entrega desse documento ao consumidor constitui crime tributário, com previsão de pena de reclusão de dois a cinco anos e multa, além de ferir o Código de Defesa do Consumidor.

Lembramos que toda  Nota e /ou Cupom Fiscal devem ter: a data de emissão; a discriminação da mercadoria (marca, tipo, modelo, espécie); quantidade; dentre outras informações relevantes do produto ou serviço. Cabe destacar que o cupom fiscal pode valer como nota fiscal, mas como o papel em que ele é impresso apaga logo,  para evitar problemas, é recomendável tirar uma cópia, embora a diretora de atendimento do Procon –SP , Selma do Amaral, em entrevista ao Jornal O Globo, em 26/03,  ressalte que essa medida   “É uma saída prática, mas o certo é a empresa mandar a nota fiscal com o produto.”

Quando o fornecedor se recusar a emitir a Nota Fiscal o consumidor poderá registrar reclamação em uma DECON – Delegacia do Consumidor, que entrará em contato com a empresa para esclarecimentos ou entrar em contato com a Secretaria da Fazenda do seu estado que é o órgão responsável pelo recolhimento do imposto.

Em caso de perda da primeira via da nota, o consumidor deve entrar em contato com o fornecedor solicitando segunda via. Entretanto, alguns especialistas ressaltam que o fornecedor não é obrigado a emitir nova via de Nota Fiscal. Caso ele se negue, pode-se solicitar uma cópia ou, ainda, uma declaração que a pessoa comprou naquele estabelecimento para que se possa ter direito à assistência técnica. Em caso de recusa do fornecedor o consumidor deve procurar a Secretaria da Fazenda para solicitar, por declaração, os dados enviados ao órgão.

No que se refere ao tempo que se deve manter esse documento guardado, recomenda-se no mínimo o tempo equivalente ao prazo de garantia. Mas, cabe destacar, que conservar esse documento arquivado mesmo depois desse período pode ser importante em caso de eventuais problemas e que precise da nota para comprovar a propriedade do produto como em caso de viagem ao exterior, ou se precisar vendê-lo para alguém.

Bianca Reis e Thais Vinhas (estagiária)

About these ads

Entry filed under: Orientações de Consumo. Tags: , , .

Debate sobre Proteção de Dados Dia das Mães: Dicas para evitar problemas em caso de troca

91 Comentários Add your own

  • 1. jose jesus das neves  |  20/05/2011 às 9:28

    gostei muito da informacão mas gostaria de saber qual e o tempo minimo de validade de uma nota fiscal que da o direito de garantia se um ano ou pode ser menos de um ano e tabem saber quando o cidadão com um carro e ele tem garantia de exp.2 anos de garantia esta garantia e valida so para camboi e motor ou e para o carro compreto todas pecas dele.

    Responder
    • 2. wagner schunk  |  28/12/2012 às 8:43

      comprei um carro no valor de 17.000,00 dei como entrada uma moto no valor de 4.ooo,00 e um carro no valor de 5.000,00 financiei 8.000,00 mas a loja financiou 10.000,00 fora os impostos. fui a loja para saber pq. fui tratado como bobo. pedi a nota fiscal para comprovar a negociaçao ele me enformou q a loja nao da nota das vendas.entao exigi oretorno do dinheiro, ele mandou eu procurar meus direitos q eles nao vao fazer nada. oque faço???.as prestaçoes ficaram alem doque deveria…..

      Responder
  • 3. luisa  |  30/06/2011 às 11:22

    as imformaçoe foram muito mas gostaria de sabe o q devo fazer quando o vendedor fala q n tem garantia.mesmo assim comprei acreditando nele comprei uma lente de contato essa lente teria q ser com grau mas ele mim enganou o q devo faze para prova q ela n tem grau?obg.

    Responder
  • 4. flavia ap.  |  22/07/2011 às 16:38

    há 5 anos atras foi instalado em minha casa armários de cozinha planejados pela impresa vitória armários e cozinhas com a garantia de 10 anos.mas já faz 5 meses que entrei em contato pela 1°vez para manutenção e a resposta que me dão é: estamos sem montadores quando terminarmos o serviço do atual clientes vamos enviar um montador para sua residencia mas ate então não temos previsão. então gostaria de saber qual a providencia que devo tomar

    Responder
  • 5. R.A.  |  21/09/2011 às 19:22

    Gostei muito “esclarecedor”, pois, paguei uma empresa para montar um loja virtual. Durante a montagem do site / loja virtual tive diversos problemas, para terem uma idéia .. ( imaginem um vídeo do Alexandre Pires apareceu no meio do site/loja virtual). O tempo todo parecia que eu que estava montando, pois o profissional que se dizia ter um ótimo “no rall”, nunca sabia de nada. Hojecom o site no ar e totalmente insatisfeita e insegura exijo a nota fiscal, onde ele se nega.

    Responder
  • 6. Daniele Conceição da Silva  |  10/10/2011 às 21:31

    Gostaria de parabeniza-lo pelo esclarecimento

    Responder
  • 7. su  |  16/10/2011 às 20:19

    e qd a nota fical que está apagando é do recolhimento do gps/inss? qd eu pago na lotérica vem aquele papel que vai apagando ao poucos, daqui a uns 10 anos não vai ter nem sinal de dados escrito. posso processar a lotérica da caixa econômica federal?

    Responder
  • 8. consueloregis  |  21/10/2011 às 20:11

    Gostei da informação, entretanto a empresa onde compreuma peruca full lace se nega a emitir a nota fiscal. Alega que sãosacoleiros”e me propuseram nota falsa, . O nome da empresa em que comprei a peruca no valor de R$ 1500, 00 é ASDHAIR. Cujo site é http://www.asdhair.com.br. O que devo fazer? a peruca veio sem manual de instrução, sem etiqueta e com menos renda do que as que encontramos no ramo. Outro detalhe, os fornecedores me garatiram de que eram de cabelos humanos naturais. Durante ao periodo de uso, comecei a sentir coceiras e mudanças na textura da mesma, questionei e fui informada de que ” não existem perucas full lace de cabelos retirados da cabeça e sim de um material que se são semelhantes ao mesmo. Estou me sentindo lesada pela propaganda enganosa. Como devo proceder?
    Agradeço Antecipadamente.

    Responder
    • 9. Alex  |  26/03/2013 às 10:09

      A Sra está enganada. A peruca era uma peruca que usamos para amostra. A Sra insistiu em comprar , vendemos tudo certinho. Claro que não tinha manual e nota. Estávamos com a peruca de amostra e por um bom tempo.O que te dei foi um recibo com meus dados, nunca propus nada além disso!

      Responder
  • 10. andrea  |  02/11/2011 às 9:37

    Bom dia ! fui a uma concessionaria de veículos fazer uma compra de carro zero, para pagar o veículo fiz um ted para conta da concessionaria, que na hora de pegar o carro ele me exigiu o comprovante original do ted, mais nao para verificar e me devolver , simplesmente ela tirou uma copia e me deu e ficou com comprovante original isso esta certo qual o cod do consumido nessa historia ?

    Responder
  • 11. Fabiana  |  29/11/2011 às 16:29

    Estou comprando um carro atravès de ação judicial, meus filhos são especiais, consiguimos na justiça as isenções dos impostos, fomos à concessionária , demos uma entrada, mas na hora do financiamento deu problemas pq tudo tem que sair no nome de um dos meus filhos e o banco alega não poder fazer em nome de um menor, conclusão a nota já foi emitida e 2º o vendedor, já está com o nome do banco e não dá pra mudar.Agora ele disse que vai fazer um relátorio para a montadora e ver o que pode ser feito.Minha dúvida é, a nota fiscal pode ser cancelada e emitida outra? A montadora pode fazer isso?
    Por favor me respondam!
    Obrigada.

    Responder
  • 12. Emilly nathiele  |  19/12/2011 às 12:02

    eu jose carlos queiroz melo filho estou tentando quitar o enprestimo consiguinado do banco bonsucesso. fiz a solisitacao cinco vezes sempre vem atrazado. ja nao sei mais que fasso. estou sem compra minha casa porque nao tenho margem consiguinada ja tem quatro messes nessa labutar. mim ajude por favor.so deus vai pagar a voces por mim.

    Responder
  • 13. PAULO  |  26/12/2011 às 10:57

    COMO FAZER UMA DECLARAÇÃO DA 2ª VIA DE UM CUPOM FISCAL

    Responder
    • 14. rosa warde metne  |  15/07/2013 às 12:37

      Preciso de uma segunda via de nota fiscal produto com defeito, com proceder

      Responder
    • 15. Maria do Carmo dos Santos  |  23/03/2014 às 12:01

      Também estou precisando de cópia de cupom fiscal e preciso de orientação de como fazer o pedido de declaração, onde e a quem. Sou de Niterói/RJ

      Responder
  • 16. Renan Cavalcanti  |  19/01/2012 às 15:38

    Estou com um cliente que fez uma compra a 3 mêses atrás, e nós entregamos para ele um cupom fiscal, retornou na loja hoje querendo que fosse emitido uma nota fiscal eletronica, para que ele fosse ressarcido, já que comprou o material para terceiros, gostaria de saber se sou obrigado a emitir uma nota fiscal eletronica para ele, tendo em vista que eu já paguei o imposto em cima daquele cupom fiscal emitido.

    Agradeço desde já.

    Att.
    Renan Cavalcanti

    Responder
    • 17. andreia de souza silva  |  30/03/2012 às 18:09

      como ja foi emitido o cupom fiscal a 3 meses nesse caso nao podemos emitir a nota…tente argumentar com o cliente e se mesmo assim ele percistir voce pode emitir a nota com os mesmo requisito que voce tiraria a nota pra cupom e com o mesmo valor tributario porem a sua empresa nao vai estar totalmente insenta de combranças maiores,porem o q prevalece e a satisfaçao do seu cliente.

      Responder
  • 18. MARCOS  |  23/01/2012 às 20:15

    Fui ao Habibs da Ilha do Governador e para minha surpresa quando solicitei a conta me foi entregue um papelzinho com o numero da minha mesa e o valor total da minha conta, fui para o caixa e após o pagamento em cartão de credito o caixa me informou que eles não emitem nota nem cupom, e perguntei se essa erá uma pratica correta e comum e ele me informou que só emite se o cliente exigir, e quando exigi ele ficou aborrecido como se eu estivesse cometendo alguma coisa errada, perguntei se eles tinha e conheciam o código de defesa do consumidor e ele falou que sim, mas acredito que desconheçam o que o código fala e as leis de arrecadação fiscal também.
    Gostaria de saber se isso é uma pratica comum, se esta certo ou eu é que estou errado.

    Responder
  • 19. monica  |  23/01/2012 às 22:51

    Gostaria de saber se a nota fiscal também, deve contar os dados do comprador como o CPF por exemplo?

    Responder
  • 20. Eliane Ferreira Veiga  |  02/02/2012 às 18:23

    Gostaria de saber a possibilidade de adquirir a segunda via de um cupom fiscal emitido por um supermercado em dezembro de 2010, porém os únicos dados que tenho são a data e o COO. Muito obrigada.

    Responder
  • 21. Eliana Dias  |  29/02/2012 às 8:23

    Gostaria de saber se eu comprar com meu cartao uma mercadoria ,a nota fiscal pode ficar no nome de outra pessoa:::Obrigada

    Responder
  • 22. Andriane  |  15/03/2012 às 10:38

    cobrar a mais para emitir nota fiscal é crime?

    Responder
  • 23. andreia de souza silva  |  30/03/2012 às 18:22

    sim! exigir a nota fiscal gratuitalmente e um direito do cliente e a empresa ou a microempresa nao pode cobrar mais nada por isso…apartir que o cliente faz uma compra na qual ele necessite da nota conseguentemente esse direito passa ser favorecido a ele.

    Responder
  • 24. Sandra  |  14/04/2012 às 0:05

    Boa noite!
    No meu caso eu gostaria de solicitar o comprovante de compra(para fins judiciais) feito pelo cartão adicional, a mesma não efetuou o pagamento da dívida, eu sou a titular, e claro, como tal arquei, mas gostaria de ressarcimento e esse comprovante de compra seria a prova principal de que essa pessoa agiu de má fé.
    Desde já agradeço.

    Responder
  • 25. tomas  |  15/04/2012 às 21:23

    oi gostaria saber se depois pedir a nota fiscal ou cupon,o cara te fala è so com o dono…ele nao esta…o que posso fazer?isto è sonegar se sempre se repete?obrigado.

    Responder
  • 26. MARCOS RODRIGUES  |  26/04/2012 às 10:46

    ESTOU COM PROBLEMAS PARA MARCAR UMA CONSULTA PARA MINHA FILHA, DEVIDO O A UMA NOVA MODALIDADE DE ATENDIMENTO QUE OS CONSULTÓRIOS ESTÃO ADOTANDO.
    POR EXEMPLO ; PAGO MEU PLANO DE SAÚDE SULAMERICA E ESTOU TENTANDO MARCAR UMA CONSULTA COM UM DERMATOLOGISTA PARA MINHA FILHA, A ATENDENTE DO CONSULTÓRIO DISSE QUE SO POR ” REEMBOLSO” É QUE POSSO FAZER A CONSULTA.
    ISSO É UMA VERGONHA, PAGO QUASE R$ 1,000,00 DE PLANO DE SAUDE E NÃO TENHO ATENDIMENTO, QUE PAIS É ESSE MINHA GENTE, TEMOS QUE IR AS RUAS BRIGARMOS POR NOSSOS DIREITOS QUE ESTÃO SENDO TIRADOS DE FORMA ABUSIVA.
    O GOVERNO SÓ QUER VENHA NÓS E O POVO QUE SE LASQUE.
    COMO PODE UM ATENDIMENTO DESSES, SEM FISCALIZAÇÃO E SEM NENHUMA COBERTURA PARA CONOSCO.

    Responder
  • 27. rosane  |  02/05/2012 às 16:35

    Como eu faço para cancelar uma nota que foi emitida duas vezes?Grata.

    Responder
  • 28. FULVIA  |  08/05/2012 às 10:52

    PERDI NOTAS FISCAIS DE MATERIAIA DE CONSTRUÇÃO MAIS ELAS FORAM EMITIDAS A MAIS DE CINCO ANOS , É POSSÍVEL EU OBTER UMA SEGUNDA VIA ? É PARA EFEITOS JUDICIAIS. OBRIGADA!

    Responder
  • 29. Fábio maurício  |  28/05/2012 às 9:13

    Gostei muito dessas informações,elas são muito importantes pra mim.

    Responder
  • 30. NAYARA  |  11/06/2012 às 11:17

    COMPREI UM GPS NA AMERICANAS, MAIS PERDI A NOTA FISCAL,
    COMO FAÇO PARA ADQUIRIR UMA SEGUNDA VIA POIS PRECISO ENVIAR A ASSISTENCIA TECNICA!???

    Responder
  • 31. vctcst  |  12/06/2012 às 21:23

    caros amigos,
    e quando me negam a nota fiscal – a quem recorrer? a quem denunciar?

    Responder
  • 32. Priscila  |  13/06/2012 às 14:59

    Olá. Obrigada pelas informações, mas gostaria de retirar uma dúvida: fiz uma reserva pelo site hoteis.com para uma viagem (hospedagem) e eles emitem apenas um recibo. Estou insistindo para a emissão da nota fiscal, mas o atendimento recusa o fornecimento. Você poderia me ajudar a saber como proceder? Preciso da nota fiscal e não de um recibo para fins de comprovação a uma agência de fomento.

    Responder
  • 33. Andrea  |  19/06/2012 às 17:44

    Olá, tb gostei muito das informações, estou com um problema parecido com o da Priscila, abasteci meu carro num posto de gasolina e recebi cupom fiscal. Trabalho em uma empresa que reembolsa esses valores, mas estão me pedindo a nota fiscal, só que de gastos que fiz o ano passado. O posto diz que não pode emitir notas do ano passado. É isso mesmo? Não teria como recuperar informações passadas?
    Obrigada!
    Andrea

    Responder
  • 34. Reginaldo Pereira Barros Junior  |  28/06/2012 às 9:28

    Olá, compro frutas de produtores que nao possuem nota fiscal, como faço para emitir nota de saída se nao estou tendo entrade desses produtos? como faço pra tirar nota de entrada?

    Responder
    • 35. Alvimar  |  12/07/2013 às 14:32

      Se você for uma empresa deverá emitir NF de entrada de mercadoria em posse da nota fiscal de produtor rural e inclusive recolher o INSS sobre a mesma.

      Responder
  • 36. ANDERSON  |  28/06/2012 às 13:09

    Todos tem direito a solicitar NF de acordo com a Lei Federal Nº 8.846 de 24 de Janeiro de 1994, entretanto os MEI estão dispensados de emissão de NF para PF conforme art. 7º
    da Resolução CGSN 10, de 28 de junho de 2007. E agora?

    Responder
  • 37. luciano maia  |  23/07/2012 às 21:23

    estou com problema com o meu notbook pois apresentou defeito, e esta na garantia, mais perde a nota fiscal,portanto solicito da 2 via do cupom fiscal.
    o meu nome, Luciano Maia. c.p.f 083.051.117-25

    Responder
    • 38. rosemari t ropke  |  09/08/2012 às 19:48

      gostaria de saber se em consultório médico eles podem cobrar pela nota fiscal.

      Responder
  • 39. Flaviane  |  08/08/2012 às 20:06

    Hoje fui ao supermecardo EPA do bairro Leticia em Venda Nova, tinha duas pessoas atendendo no caixa uma parecia aprendiz e a outra auxiliando,o valor da compra foi de 50,52 a caixa me perguntou se tinha 0,50 para ajudar no troco,disse que sim fiquei um tempão esperando o troco de 25,00 depois de muito tempo elas ate tiveram que pegar uma calculadora me voltou 20,00 e pediu para aguarda trocar 10,00´para me dar a nota de 5,00.Eu perguntei onde estava minha nota fiscal e a outra respondeu com a maior ignorancia calma moça ja vou da por fim ela me deu o troco e nada da nota fiquei estressada e falei que so sairia de la com a nota fiscal depois de uma jogar para outra por fim acharão a minha nota dentro da lata de lixo do caixa toda amassada.Ai gente nunca fiquei tão indignada na minha vida chamei a gerente expliquei a situação e por fim larguei de lado para as outras pessoas não acharem que eu estava fazendo caso por causa de uma simples nota fiscal.Infelizmente vivemos neste brasil alem da demora no atendimento temos que passar por cada situação.Obrigada pela atenção!

    Responder
  • 40. Elaine  |  03/09/2012 às 12:01

    Boa tarde! contratei um serviço de foto e filmagem e eles não emitiram a minha nota fiscal, gostaria de saber o que eu posso fazer, ja mandei varios e-mails solicitando e nada.

    Responder
  • 41. caio  |  10/09/2012 às 21:54

    Muito bom ,sua informação e de uso geral para população.

    Responder
  • 42. Marcelo Skolimoski  |  13/09/2012 às 19:30

    Boa noite! COMPRAVA da loja do china in box da Lapa em SP, cadastrei meu CPF para envio de NF, mas nunca enviaram os cupons, na correria sempre esquecia de pedir, hoje pedi a atendente que levantassem meu histórico de compras e emitissem as NF,s que nao enviaram…a mesma me respondeu que nada pode fazernenque nao terei as notas;

    Acho que tenho o direito, o que posso fazer e a quem reclamar?

    Um abraço!

    Responder
  • 43. Clauda  |  16/09/2012 às 22:22

    Minha nota fiscal veio em nome de outra pessoa numa compra que fiz nas Lojas Americanas. Posso entrar com processo, visto não ser a 1ª vez que isso ocorreu?
    Obrigada!

    Responder
  • 44. James  |  20/09/2012 às 16:55

    na compra o estabelecimento pediu todos os meus dados (nome completo, endereço residencial, cpf e RG). Posso informar os dados sem receio? Pois já vi casos de vítima de falsidade ideológica. obrigado

    Responder
  • 45. Alex  |  24/10/2012 às 14:20

    Olá,

    Tenho a seguinte ocasião:

    Exemplo

    1- Meu cliente me mandou um item para retrabalho / conserto com uma NF para Conserto (Valor de R$ 1.000,00)

    2- Retrabalhei este item (Tive um custo de R$ 200,00)

    3- Fiz uma NF de retorno de conserto
    (Valor de R$ 1.000,00)

    4- Estes R$ 200,00 que tive de custo de retrabalho não será repassado para o cliente porém o mesmo esta parado em meu estoque.

    (Se fosse, emitiria uma NF serviço, e tudo ok)

    Qual a melhor forma de baixa-lo?

    Responder
  • 46. OSWALDO TELLES  |  30/10/2012 às 19:03

    Comprei um carro ano 2009 e o fornecedor me negou a nota, alegando que ninguem nunca exigiu. O que devo fazer?
    Oswaldo T

    Responder
  • 47. Claudia Barros  |  31/10/2012 às 13:43

    Olá, já comprei várias vezes no site das Lojas Americanas ao qual emite a nota sempre no nome de outra pessoa associado ao meu CPF. Já fiz várias reclamações, mas até agora o máximo que fizeram foi enviar outra nota com o tal nome da pessoa e uma retificação (obs) dizendo que a compradora era eu (colocando meu nome). Isso é correto? Como posso proceder nesse caso?

    Responder
  • 48. Ana Lucia da Silva  |  17/11/2012 às 14:47

    oi fiz a compra do mes num supermercado semana passada so que alguns itens nao foram entregues e minha mae jogou o comprovante da compra fora sera que ainda posso reclamar.

    Responder
  • 49. Sypriano Dias  |  21/11/2012 às 15:18

    Comprei dois veículos pelo leilão em 15/02/2012, mas perdi os documentos , incluindo as notas fiscais. Desde então venho tentando 2ª via . Mandaram-me cópias simples e o Detran não aceita cópias. Sinto me enrolado pela burocracia e pela atenção pouco dispensada. O que fazer? Que lei me ampara para conseguir tais documentos ?

    Responder
  • 50. Marilde Folco  |  02/12/2012 às 12:47

    Estou com dúvida, meu carro foi para funilaria que eu indiquei para seguradora de terceiros,porém agora estou com dúvida se a funilaria agiu de má fé nâo colocando peças originais.Como devo agir?

    Responder
    • 51. aline  |  22/12/2012 às 15:13

      comprei um colchão a 3 anos atrás, ele deu problema e estou sem nota fiscal. Fui a loja e eles não dão segunda via, me disseram que vão pedir para o fabricante mas que demora. Como devo agir se a demora for muita?

      Responder
  • 52. Daniella  |  29/01/2013 às 13:59

    Gostaria de saber se um dentista pode se negar em emitir uma nota fiscal de um serviço que prestou do tratamento que realizou no ano de 2012? O que faço?

    Responder
  • 53. joao batista fernandes  |  16/02/2013 às 18:58

    gostaria de saber o nome do usuario do cel n 62-9121-8026 da op claro de goias. por favor mi ajude a descubre o nome da nt fiscal e endereço do mesmo conpleto, e um perente meu desaparecido k preciso localiza-lo breve. meu agredecimento…

    Responder
  • 54. alexandrina galdino  |  04/03/2013 às 14:07

    GENTE COMPREI UMA MOTO ZERO DA KASINSKI JA TEM 2 MESES E PRA EMPLACAR EU PRECISO DA NOTA FISCAL DE FABRICA E A LOJA ESTA ME ENROLANDO AQUI NAO TEM PROCON O QUE EU FAÇO?

    Responder
  • 55. sandra  |  06/03/2013 às 9:58

    moro no estado do Para, e algumas empresas se recusam a dar nota fiscal pelo fato de pagar o imposto embora tenha a maquina e tudo. gostaria de saber o que fazer a quem denunciar, pois esse empresario esta sonegando imposto.

    Responder
  • 56. Andrea  |  08/03/2013 às 11:12

    Uma determinada empresa faz parte de um grupo econômico o qual constam 04 empresas , por problemas no sistema emissor de NF, gostaria de saber se posso transferir a cobrança e emissão da NF, para outra empresa do grupo? E como comunicar a empresa contratante?

    Responder
  • 57. Suelen  |  26/03/2013 às 15:27

    Comprei uma mercadoria e perdi a nota fiscal. Se recusaram a me dar a cópia e só me liberariam a tal declaração p ir à assistência técnica mediante a apresentação d meu extrato bancário que ficou rodando nas mãos dos funcionários pela loja. Me senti constrangida e o gerente foi grosso. E em toda a loja n vi um cartaz sequer c o num do procon. Como devo proceder?

    Responder
  • 58. Suelen  |  26/03/2013 às 15:31

    Apenas p correção do e-mail dxado no formulário anterior

    Responder
  • 59. Solange  |  02/04/2013 às 20:17

    Fiz uma operação particular no ano passado e não peguei na época a nota fiscal. Pergunto se ainda dá tempo do estabelecimento emitir essa nota para declarar no imposto de renda 2012

    Responder
  • 60. Fabiano  |  12/04/2013 às 18:27

    se o consumido nao tiver a nota fiscal e nem o comprovante de compra apenas o aparelho ele perde seus direitos?

    Responder
  • 61. Gisélia  |  20/04/2013 às 11:01

    Gostaria de saber até quanto tempo um consumidor pode solicitar uma nota fiscal ao lojista.

    Responder
  • 62. Laura  |  06/05/2013 às 16:37

    Eu comprei um celular em uma loja e me deram apenas o Cupom Fiscal, 30 dias depois eu precisei da Nota Fiscal e fui na loja pedir e eles me disseram que a Nota Fiscal é de uso interno apenas para pagamento de impostos que o Cupom Fiscal que eles me entregaram já serve como Nota Fiscal. Pelo tempo corrido (30 dias) eles tem algum direito em me negar a emissão da NF, pois até onde eu sei é lei a emissão da NF para o cliente?

    Responder
  • 63. Rosangela  |  10/05/2013 às 18:09

    Comprei a tres meses atras ainda tenho direito da nota fiscal?

    Responder
  • 64. rudiney  |  03/07/2013 às 14:02

    fiz um serviço no meu veiculo,ar condicionado,e o proprietario nao quer me fornecer o cupom das peças compradas ele me falou que pagou 150,00 e posterior vi que a peça nao passa dos70,00reias o que posso fazer ha ele faou que era apenas aquela peça depois de colocar a peça veio me dizer que o compressor estava com problemas e tnha que troca-la a peça é + de 1000,00reais

    Responder
  • 65. Odivaldo Fermiano Junior  |  17/07/2013 às 21:32

    Boa noite, efetuei a compra de um celular via internet, recebi o mesmo no tempo previsto, nos conformes, mais nao recebi a nota fiscal do mesmo, solicitei via email a responsavel, que me retornou dizendo que nao emitia nota fiscal, pois o produto foi vendido abaixo do valor de mercado, isso procede?

    Responder
  • 66. ´Rosangela  |  23/07/2013 às 12:09

    minhas compras sempre tem o CPF. e lá no site da nota fiscal paulista tem todos os boleto, eles valem como originais?

    Responder
  • 67. val oliveira  |  19/08/2013 às 16:51

    olá, há uns dois meses atras a minha empresa fez uma confraternização em um restaurante e fizemos pagamento por deposito bancário, não pedi a nota fiscal , mas agora a minha empresa está cobrando e o restaurante diz que não pode emitir a nota já que isso faz uns dois meses?
    è isso mesmo?eles estão corretos

    Responder
  • 68. alcineia jose dos santos  |  24/08/2013 às 15:43

    Oi, preciso de um esclarecimento. Eu comprei dois produtos em uma certa loja, e a mesma me deu as notas fiscais com meu nome errado e estão me negando a correção do meu nome na nota.
    O que devo fazer?

    Responder
  • 69. Marilha  |  24/08/2013 às 23:36

    Ola entrei no site da nota fiscal paulista para resgatar os valores e ver minhas notas e me deparei com 8 notas fiscais em valores altos que eu não comprei e não conheço as empresas, todas as empresas são de cerâmica e cada uma tem um cnpj diferente. O que devo fazer, pois não realizei essas compras e estão usando meu cpf para as notas. Aguardo retorno urgente!!! Obrigada!

    Responder
    • 70. Luzia  |  31/10/2013 às 12:45

      Estou com o mesmo problema. Agradeço a quem puder ajudar com sugestões.

      Responder
  • 71. jeane  |  15/10/2013 às 16:59

    Olá boa tarde ,minhas nf estão saindo em bloco de notas não sei maso que fazer pois ja pulei a numeração ,ligo pra sefaz não consigo falar com as atendentes !!Por favor me ajudem??

    Responder
  • 72. ivonete gonçalves viana  |  15/10/2013 às 17:23

    sao dessas palavras que ajudam as pessoas a buscar o seu direito fazendo os outros a comprissem os seus direitos

    Responder
  • 73. FERNANDA  |  25/10/2013 às 7:27

    Bom dia, gostaria de um esclarecimento. Fui a uma clinica de estética fazer um procedimento e me senti mal ao iniciar o mesmo.
    O procedimento nao foi feito e eu já havia pago dividido no cartao a empresa. fiquei de fazer novamente porém nao pude mais fazer por outros motivos.
    Sobre a devolucao do dinheiro recebi o seguinte email e me foi descontado um valor de 500 reais (o procedimento era + ou – 3mil reais). PERGUNTA: É ILEGAL COBRAR ESTE VALOR? POSSO PROCESSAR A EMPRESA E EXIGIR ESSE DESCONTO ABSURDO DE VOLTA? obg.

    “Boa Tarde Fernanda ! Tdo bem?

    Querida, conforme o combinado por tel. encontra-se a sua disposição a devolução do pagamento já devidamente descontado o valor do imposto que somos obrigados a pagar da taxa do cartão e da Nota Fiscal que emitimos do tratamento do criolipólise .
    Aguardamos sua presença !
    Caso prefira podemos fazer depósito na conta bancária. Só nos mandar dados bancários.”

    Responder
  • 74. Jackelline  |  30/10/2013 às 8:57

    Olá! Estou muito indignada! Fiz uma pergunta para um vendedor do Mercado Livre, estou interessada em um perfume, perguntei se o produto acompanhava a nota fiscal, “deveria vir”, mas para a minha surpresa ele respondeu isso: “Bom dia ,temos o pedido de garantia de nossa loja caso queira nota fiscal o valor de 8 % a mais no produto”. Eu assisto o Celso Russomano todos dos dias, alguma coisa eu aprendi com ele, e nunca fiquei sabendo disso, cobrar a mais para poder dar a nota fiscal!! ABSURDO!! Isso está correto gente????

    Responder
  • 75. Flavia  |  30/10/2013 às 20:20

    Todos os meses, me hospedo no ibis budget, no entanto, o hotel não emite nota ou cupom fiscal, apenas me dão um recibo provisório, o qual não tem CNPJ, ou seja, não tem valor fiscal, por várias vezes solicito a Nota Fiscal e a resposta sempre a mesma, temos 10 dias de prazo para enviar a NF no seu e mail, e quando enviam sempre ultrapassa os 10 dias, meu problema é que recebo reembolso, e isso dificulta e atrasa prazo de eu realizar reembolso.
    Pergunto isso é uma prática legal, pelo codigo de defesa do consumidor como faço para receber a NF após meu ckeck out.
    att
    Flavia

    Responder
  • 76. Dayane  |  16/11/2013 às 13:36

    Efetuei a compra de um tênis na World Tennis ontem 15/11 e não me deram nota fiscal alegando que o produto não podia ser trocado por estar em promoção. Como devo proceder? Ainda possa recorrer e solicitar a nota, já que tenho o comprovante de pagamento do cartão?

    Responder
  • 77. Dailton Behr Gama  |  21/11/2013 às 1:27

    Bom dia a todos na realidade não é uma resposta, no meu caso eu tenho uma dúvida, fiz o pedido/compra de um par de lentes de sol com grau do dia 6/06/2011 mas só me deram a nota no dia em que retirei as lentes ( 02/09/2011 ) com a data da retirada e não da compra, sei que já se passaram 2 anos mas gostaria de saber se posso exigir a nota com a data da compra no caso com a data de 06/06/2011. Desde já agradeço a atenção de todos e aguardo uma ajuda.

    Responder
  • 78. zuleica aparecida rocha frezzarin  |  21/11/2013 às 10:32

    levei meu carro para arrumar a oficina nao quer dar nota fical nem mesmo as da pçs que comprou da loja o que eu faço o dono da oficia ate me agrediu com palavras e ameaçou sem eu dizer nada sobre o pagamento

    Responder
  • 79. Revelino  |  28/11/2013 às 15:19

    Entrei com ação contra a Concessionária de Energia por danos morais por não ter efetuado o consumo final. Outro inquilino ou locador fez uso da energia sem tranferir titularidade e gerou faturas em meu nome. Acontece que eu não tirei xerox do cupom fiscal e ele se auto apagou. Ainda consigo ler o número de IE, o valor pago, a data e hora. É possível solicitar segunda via do Conta Fácil?

    Responder
  • 80. Ana Sampaio  |  18/12/2013 às 0:10

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Fiz a compra de um produto, mas na hora da emissão da nota fiscal, faltou energia na loja, não puderam fornecer naquele momento. Voltei 2 dias depois pra pegar a nota, mas disseram que já haviam se desfeito dela e não poderiam emitir outra pq daria problema no caixa. Está correta essa postura da loja?

    Responder
  • 81. tatiana cristina teixeira  |  29/12/2013 às 16:11

    o facebook não deixa eu entra e alguém roubou minha senha e meu email e a merda do face não deixa entra e eu quero que vcs reclamar com o facebook

    Responder
  • […] Nota Fiscal: Saiba como proceder em caso de problemas […]

    Responder
    • 83. Paloma  |  31/12/2013 às 14:28

      olá boa tarde, eu emiti nota de cupom fiscal e agora a numeração no sistema ta negativa porque a nota de entrada ta menor que a de saída preciso mandar emitir nfe de entrada urgente !!

      Responder
  • 84. Beto Senatore  |  09/01/2014 às 15:42

    Boa tarde! fiz um contrato de prestação de serviço de um buffef em vezes ,Nota Fiscal e dada no primeiro pagamento, ou tenho que esperar pagar tudo para receber a Nota Fiscal?

    Responder
  • 85. rosilene  |  09/01/2014 às 17:22

    boa noite,
    no dia 7 de dezembro de 2013,foi emitida uma nota na empresa onde trabalho para um cliente nosso.
    pedi á operadora do caixa de notas para tirar a nota a vista,pois o cliente efetuaria o pagamento das compras por cartao. Mas hoje esse cliente me informou que recebeu o boleto de pagamento,pois a nota foi tirada a prazo,de 30 dias.
    Como consigo resolver esse problemas agora?
    Aguardo uma resposta

    Responder
  • 86. Tania  |  17/01/2014 às 23:48

    olá, hoje passei por um constrangimento, entrei em uma certa loja com uma bolsa que comprei na mesma em novembro de 2013(ou seja quase 3 meses), ao sair da loja alguns funcionários me abordaram afirmando que eu havia pego a bolsa, porque ela estava no catalogo novo da loja que nunca tinha sido vendida,ainda ia ser exposta para ser vendida, mas eu afirmei que não que esta bolsa eu comprei em novembro que já tinha sido vendida em outra coleção. Após algumas horas ao retornar a loja a gerente afirmou que já havia vendido estas bolsas na loja, ou seja passei por CONSTRANGIMENTO E CALÚNIA. Eu quero saber o seguinte como eu joguei aquele papel amarelo (nota fiscal) no qual descreve o nome do produto que foi comprado, pois na fatura não descreve, eu tenho direito a pedir uma 2 via da nota fiscal para entrar com um processo contra a loja?

    Responder
  • 87. ALESSANDRO LOPES  |  28/01/2014 às 10:53

    Olá, gostaria de saber porque em jogos de loterias eles não emitem nota fiscal do valor pago nos jogos feitos????

    Responder
  • 88. Helio Can  |  03/02/2014 às 20:40

    Muito obrigado pela informação. Eu tive problemas com emissão de NF de um estacionamento que pago mensalmente. Estão se negando a receber no débito ou dinheiro, no caixa do estacionamento (onde eu podia recolher a NF impressa) e limitando pagamento somente por boleto. Aí tenho que apresentar o boleto e esperar a NF manual, talão. Isso é correto? Se não é, a quem posso recorrer?

    Responder
  • 89. Revelino  |  06/03/2014 às 3:56

    Olá, Continuo sem resposta a minha pergunta: Onde consigo uma segunda via de cupom fiscal que se apagou com o tempo? Tempestivamente, anotei o número de inscrição estadual, data, hora e o valor pago.

    Responder
  • 90. vicente Tadeu Aparecido Paliucca  |  21/03/2014 às 22:11

    tenho ordem de pedido,,datado de2010, hoje, preciso de nota fiscal por necessidade de inventário …..para pode provar em juízo, que reformei , pintei , usando materiais novos comprados em casa de materiais de construção. Como eu, tenho apenas o pedido e não notas ficais o juiz , talvez não aceite……Aloja se nega sem motivo aparente a dar nota fiscal atual e, com os devidos materiais atualizados para os preços praticados hoje em dia ;

    Responder
  • 91. Luiza  |  01/04/2014 às 18:32

    Boa noite,

    Tem alguns dias já, que eu e meu marido levamos um video game em uma loja pra arrumar… Assim que ficou pronto fomos buscar, tudo certo, depois de um ou dois dias. O cara dono da loja nos telefonou, dizendo que seu funcionario lhe disse que nos entregou dois video games. Sendo que eu levei UM video game e peguei o mesmo, que estava preenchido na nota.

    Como devo proceder nesse caso?
    Ele liga e diz que devo pagar, ou devolver, mas como pagar ou devolver algo que eu não tenho?

    Ele já me ameassou

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

abril 2011
D S T Q Q S S
« mar   mai »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Tópicos recentes

Siga nosso Instagram @portaldoconsumidor

Inmetro Certifica Compulsoriamente Componentes de Motocicleta
O Instituto publicou regulamento estabelecendo requisitos de segurança para uma série de componentes de motos. Mas, além disso, é preciso que o condutor tome alguns cuidados para garantir sua segurança no trânsito. Confira as dicas! Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br #Inmetro #Consumidor #consumo #moto #Motocicleta Internet Banking: Você confia?
Fazer transações bancárias online está se tornando cada vez mais comum, mas alguns consumidores ainda têm medo de utilizar o serviço. Pensando nisso, o Portal reuniu 8 passos para você acessar sua conta via Internet com segurança. Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br #Consumidor #Direitos #Consumidores #Inmetro Autoescola: O que você precisa saber para evitar armadilhas  Diretora do Detran-RJ, em entrevista ao Portal, orienta o consumidor sobre a contratação do serviço e relaciona algumas dicas sobre as aulas práticas, teóricas e para a hora do exame, que costuma ser o momento de maior tensão do aluno. Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br #consumidor #Consumido #inmetro #Autoescola #consumidor #Diadoconsumidor #Consumo #inmetro #PortaldoConsumidor #cosumidora Acesse nosso portal: www.portaldoconsumidor.gov.br Instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #Diadoconsumidor #Consumo #inmetro #PortaldoConsumidor @cosumidora Fique sabendo de seus direitos, acess, www.portaldoconsumidor.gov.br Vai cair na folia? Confira as dicas  Há menos de quinze dias do carnaval a festa já começou em várias cidades, levando milhares de pessoas ao carnaval de rua. Para você que vai cair na folia, listamos 08 dicas para aproveitar o melhor dessa festa.
 Twitter: www.twitter.com/consumidor_gov siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #procon #carnaval #carnaval2014 Saiba seus direitos quando comprar passagem aérea para assistir os jogos da Copa  Pensando em comprar sua passagem de avião para assistir os jogos da Copa do Mundo 2014? Saiba seus direitos de consumidor na hora de comprar passagens aéreas. Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br e siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #proconSeguindo #Copa2014 #CopaDoMundo Acesse o Portal do Consumidor, www.portaldoconsumidor.gov.br Twitter: www.twitter.com/consumidor_gov siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #procon Acesse o Portal do Consumidor, www.portaldoconsumidor.gov.br Twitter: www.twitter.com/consumidor_gov siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #procon

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 41.078 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: