Inmetro avalia 33 marcas de tênis: o resultado evidencia alto índice de não conformidade.

17/11/2011 at 15:15 6 comentários


O tênis é um dos calçados mais populares do Brasil e extremamente importante nos vestuários contemporâneos, sendo muitas vezes sinônimo de status, definindo classes sociais e estilos de vida. Nos últimos anos esse calçado ganhou muitas cores, design arrojados, tecnologias de amortecimento entre outros atributos  que deram origem a uma enorme variedade de modelos. São tantas opções que o consumidor menos informado no assunto pode ter dificuldade para selecionar a opção que melhor se adéqua a sua necessidade.

Para ajudar o consumidor a escolher melhor o tênis e oferecer um panorama sobre a tendência da conformidade desses calçados no mercado de consumo, o Inmetro selecionou amostras de 20 marcas de tênis, 15 delas do tipo adulto – sendo 07 (sete) para prática de esportes, principalmente corrida e 08 para uso diário – e 05 do tipo infantil.  Para escolher as marcas que fariam parte da análise o Inmetro tomou como base a freqüência com que elas apareceram nas pesquisas, considerando as marcas tradicionais ou líderes de mercado, bem como as que possuem os preços mais acessíveis.

O Inmetro também recebeu para análise 13 tênis irregulares, piratas que foram cedidas pelo Fórum Nacional de Combate à Pirataria e Ilegalidade – FNCP. Desse conjunto, 08 são para adultos e 05 infantis.

Os testes foram realizados pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTEC) que realizou três categorias de ensaios: biomecânicos (massa, distribuição de pressão, temperatura interna, amortecimento, índice de pronação e marcas e lesões); físico-químicos (possíveis danos quando submetido ao flexionamento) e substâncias restritivas (presença de ftalatos e chumbo) que será assunto de nossa próxima matéria sobre o tema.

As marcas de tênis destinados a adulto para uso diário analisadas são:  Adidas (modelo Star 2 W); All Star (modelo CT 114); Bout´s (modelo Spiral Star); Kolosh (modelo K8071 Dakota);  Nike (modelo All Court);  Nike (modelo Shox Medallion); Rainha (Modelo Rainha SYS Hill),  Tryon (modelo Tryon Illusor) e Rainha (Modelo Rainha SYS Hill).

Em relação aos tênis adulto para atividades esportivas, foram analisadas as seguintes marcas: Asics (modelo Gel Nimbus 11),Diadora (modelo running Orbital W); Fila (modelo Power); Mizuno (modelo Wave Pro Runner), Olympykus (modelo Tera 1.0); Puma (modelo Tazon III) e Reebook (modelo Spectrum DMX).

As cinco marcas de tênis para crianças testadas pelo Instituto foram: Bibi (modelo College- 513010); Bical (modelo Colegial-256-04), Backyardigans (modelo club Baby), Junior (modelo Sapequinha – JP-900) e Pampili (modelo 197046).

O primeiro ensaio biomecânico verificou a temperatura interna do calçado. A elevação da temperatura na parte interna pode ocasionar odores, aumentar a concentração de umidade dentro do calçado, provocando a concentração de bactérias além de desconforto para o usuário, já que quanto mais alta a temperatura interna, maior será a liberação de suor pela pele. Assim, é de fundamental importância que os fabricantes produzam tênis que mantenham os pés do usuário seco, saudável e em segurança, pois um pé molhado dentro do calçado, além de ser desconfortável, também diminui a coordenação motora. Nesse item foram considerados não conformes 06 dos 08 modelos de uso diário (Adidas, All Star, Bout´s, Tryon e os Nikes nos modelos All Court e Shox Medallion) e 05 dos 07 de uso esportivo (Diadora, Fila, Mizuno, Olympykus e Puma). Os de uso infantil foram considerados todos Conformes. Os piratas, tanto para criança quanto para adulto foram consideradas Não Conformes nesse ensaio.

Outro teste realizado foi o que determina a massa do calçado. Nessa análise quanto mais leve for o calçado, mais confortável ele será. Por outro lado, quanto mais pesado, mais desconfortável. Todas as marcas de tênis adulto uso diário/lazer e de uso esportivo foram consideradas Conformes. Das 05 marcas de tênis infantil, 03 foram consideradas Não Conformes, são elas: Bibi, Junior Sapequinha e Pampili. Cabe destacar que um tênis muito pesado pode afetar o equilíbrio da criança, fazendo com que ela necessite realizar mais força para a sua locomoção.

Em relação aos tênis piratas o resultado geral foi: das 5 marcas analisadas para uso infantil, 4 foram consideradas Não Conformes e das 08 de uso adulto, 01 foi considerada Não Conforme.

Outra avaliação importante realizada pelo Inmetro se refere à distribuição da pressão plantar que verifica a distribuição do peso corporal dentro do calçado. Neste teste,  apenas 1 dos 33 modelos, um tênis pirata, foi reprovado. Na checagem da capacidade dos tênis de amortecer o impacto do peso do corpo sobre os pés, nenhum modelo foi reprovado. O mesmo aconteceu no teste de pronação que é o deslocamento do calcanhar quando você está caminhando. Quando esse deslocamento é muito excessivo, pode provocar rotações excessivas nas articulações do joelho.

O Instituto avaliou também a percepção do calce, que é uma avaliação qualitativa do usuário, considerando a sensação de bem estar, adaptação do calçado aos pés, flexibilidade do cabedal (parte de cima dos tênis) e do solado, além da sensação de segurança e estabilidade durante o caminhar. Após 30 minutos de marcha em esteira, todas as marcas analisadas de tênis adulto de uso diário, para esportes, e infantil foram consideradas Conformes. Dos tênis irregulares, apenas os destinados ao uso infantil apresentaram problemas nesse item. Das 5 amostras analisadas, 3 foram consideradas Não Conformes.

Para a além da percepção do consumidor em relação ao conforto oferecido pelo tênis,  também foi verificada a ocorrência de  marcas e lesões nos usuários. Para ser aprovado nesse item, o pé do usuário, após o uso do calçado, deve ter ausência total de lesões, percepção de uma ou mais áreas de pressão, sintomas de dor e/ou formação de bolhas. Nessa avaliação só 01 marca de tênis adulto de uso diário/lazer foi considerada Não Conforme, a Kolosh.

É importante ressaltar que os tênis não devem provocar marcas, lesões e/ou bolhas e que seu uso deve ser percebido como “confortável” pelo usuário/consumidor. Esse ensaio reforça o bom hábito de, antes de comprar um tênis, experimentá-lo e caminhar com ele pela loja para se ter uma percepção do calce. Esse parâmetro também é importante porque contribui para a avaliação das dimensões das formas utilizadas na fabricação dos calçados, por numeração.

No ensaio físico-químico verificou-se a resistência do calçado à flexãoEsse ensaio indica os possíveis danos quando submetido ao flexionamento, como, por exemplo, quebra da palmilha de montagem e/ou do acabamento do cabedal (parte superior do tênis), descolagem nas laterais, entre outros. Todas as marcas analisadas de tênis adulto uso diário e infantil foram consideradas Conformes nesse ensaio. Das 07(sete) marcas analisadas de tênis adulto para uso na prática de esportes, 02 foram consideradas Não Conformes no ensaio de resistência do calçado à flexão. São elas: Diadora e Reebok.

Esse ensaio não foi realizado para todos os tênis irregulares e/ou piratas infantis devido à quantidade de amostras. As 3 amostras de tênis piratas infantis analisadas foram consideradas Não Conformes. Das 08amostras analisadas de tênis adulto pirata ou irregular, 06 foram consideradas Não Conformes. Foram observadas descolagem e ruptura das solas e quebra do cabedal, demonstrando que esse tipo de calçado não é resistente ao uso, ou seja, o consumidor, ao comprar um tênis pirata, sofrerá com a ruptura e/ou descolamento da sola, fazendo com que a sua vida útil seja reduzida.

Os resultados encontrados na análise de tênis demonstraram que a tendência do setor é a de estar em desconformidade com as normas técnicas de calçados vigentes. A coordenadora do Programa de Análise de Produtos do Inmetro, Rose Maduro, destacou que durante a condução da análise ficou evidente que o consumidor ainda não possui as informações necessárias para escolher o tênis de acordo com a sua necessidade, principalmente quando a compra se destina a um uso específico, como, por exemplo, tênis para a corrida, tênis para a prática de vôlei, basquete, tênis, para uso diário e outros. Dessa forma, “o Inmetro se reunirá com representantes do setor para propor medidas de melhorias para o produto e uma possível regulamentação, principalmente quanto às informações na embalagem do produto, materializada com a criação de um selo,” finalizou Rose.

O consumidor brasileiro deve ter em mente que, antes de adquirir um calçado esportivo, é conveniente avaliar não só características como o design, preço, marca e cor, mas, sobretudo características que lhe permita, em qualquer circunstância, proteger o seu pé sem prejudicá-lo ou causar-lhe qualquer dano. Para tanto, é necessário que o modelo do calçado esportivo escolhido seja adequado para as características intrínsecas do usuário e sua finalidade.

About these ads

Entry filed under: Direito do Consumidor, Orientações de Consumo, Saúde e Segurança. Tags: , , , , , , .

Vai se matricular na academia para ficar em forma para o verão? Confira as dicas Dicas para comprar a ceia de Natal

6 Comentários Add your own

  • 1. wilma  |  15/12/2011 às 19:59

    sinto não concordar com a análise do immetro em alguns pontos:
    comprei em minha cidade um tênis da marca macboot,que não
    aquentou o tranco por seis meses e rasgou na parte de trás.
    Olha que eu sou promotora de vendas em supermercado e o que faço é anda muito. Tentei trocar na loja onde adquiri o produto mas
    foi alegado que eu rasguei o tenis,a garantia do produto é de um ano.SE o tênis é proprio para fazer trilha, escalada e tantas outras atividades,então me responde porquê!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  • 2. tatyane  |  18/12/2011 às 13:14

    gostei muito desta materia, pois ajuda a informar o consumidor sobre os problemas até mesmo nas grandes marcas e comprovar que preço alto não é sinônimo de qualidade.

    Responder
  • 3. Cesar Telles  |  25/01/2013 às 17:34

    Muito bom, interessante saber como o inmetro esta atuante, demonstra seriedade e compromisso, porem o mais importante, divulgando os resultados obtidos, isto certamente influencia e beneficia o consumidor na hora de escolher sua compra. Por outro lado, as empresas que não estão comprometidas com qualidade e saúde dos consumidores saem perdendo. Já as empresas comprometidas em oferecer o melhor custo beneficio são reconhecidas. Parabéns pela matéria, parabéns a vocês e parabéns ao inmetro.

    Responder
  • 4. nelk  |  10/08/2013 às 19:31

    Pra mim, o tênis da fila é o pior!!!

    Responder
  • 5. Mayara  |  01/03/2014 às 15:09

    Excelente matéria sobre tênis, tenho procurado avaliaçòes sobre a marca Everlast (com relação a tênis) e não tenho achado referência.
    Gostaria de saber mais sobre esse produto da marca como se é confortável, durável, indicado pra academia…

    Responder
  • 6. Pimpolho  |  11/04/2014 às 17:24

    Eu sempre compro os tênis da Pimpolho pro meu filho e ele adora.
    Tenho certeza que está nos conformes pq eles são super confortáveis e duram bastaaante!
    De qualquer forma é bom me informar sobre essas outras marcas pra eu nunca comprar. Muito obrigada viu?
    Beijos, Martha.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Agenda

novembro 2011
D S T Q Q S S
« out   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Tópicos recentes

Siga nosso Instagram @portaldoconsumidor

Inmetro Certifica Compulsoriamente Componentes de Motocicleta
O Instituto publicou regulamento estabelecendo requisitos de segurança para uma série de componentes de motos. Mas, além disso, é preciso que o condutor tome alguns cuidados para garantir sua segurança no trânsito. Confira as dicas! Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br #Inmetro #Consumidor #consumo #moto #Motocicleta Internet Banking: Você confia?
Fazer transações bancárias online está se tornando cada vez mais comum, mas alguns consumidores ainda têm medo de utilizar o serviço. Pensando nisso, o Portal reuniu 8 passos para você acessar sua conta via Internet com segurança. Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br #Consumidor #Direitos #Consumidores #Inmetro Autoescola: O que você precisa saber para evitar armadilhas  Diretora do Detran-RJ, em entrevista ao Portal, orienta o consumidor sobre a contratação do serviço e relaciona algumas dicas sobre as aulas práticas, teóricas e para a hora do exame, que costuma ser o momento de maior tensão do aluno. Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br #consumidor #Consumido #inmetro #Autoescola #consumidor #Diadoconsumidor #Consumo #inmetro #PortaldoConsumidor #cosumidora Acesse nosso portal: www.portaldoconsumidor.gov.br Instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #Diadoconsumidor #Consumo #inmetro #PortaldoConsumidor @cosumidora Fique sabendo de seus direitos, acess, www.portaldoconsumidor.gov.br Vai cair na folia? Confira as dicas  Há menos de quinze dias do carnaval a festa já começou em várias cidades, levando milhares de pessoas ao carnaval de rua. Para você que vai cair na folia, listamos 08 dicas para aproveitar o melhor dessa festa.
 Twitter: www.twitter.com/consumidor_gov siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #procon #carnaval #carnaval2014 Saiba seus direitos quando comprar passagem aérea para assistir os jogos da Copa  Pensando em comprar sua passagem de avião para assistir os jogos da Copa do Mundo 2014? Saiba seus direitos de consumidor na hora de comprar passagens aéreas. Saiba mais em www.portaldoconsumidor.gov.br e siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #proconSeguindo #Copa2014 #CopaDoMundo Acesse o Portal do Consumidor, www.portaldoconsumidor.gov.br Twitter: www.twitter.com/consumidor_gov siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #procon Acesse o Portal do Consumidor, www.portaldoconsumidor.gov.br Twitter: www.twitter.com/consumidor_gov siga nosso instagram: www.instagram.com/portaldoconsumidor #consumidor #consumidores #consumo #inmetro #procon

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 41.078 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: