Dicas para comprar a ceia de Natal


As festas de fim de ano, principalmente o Natal, aumentam muito o movimento nos supermercados, mas o consumidor deve ficar atento, pois os gastos com alimentos nessa época crescem muito e não é apenas pela maior variedade de produtos oferecidos nas prateleiras, mas também porque alguns itens que compõem a ceia são sazonais e tem preços difrenciados. Se você quer fazer suas compras com tranqüilidade, escolhendo bons produtos e com preços justos, confira aqui algumas dicas.

Leve em conta o número de pessoas que vai receber para a ceia, lembre-se que a atitude mais comum é comprar coisas demais e o resultado é ter as sobras da noite de Natal por dias na geladeira. Para evitar os excessos faça uma lista do que realmente precisa, assim reduzirá o risco de levar produtos desnecessários. De posse da lista, faça uma pesquisa dos preços através de encartes dos supermercados distribuídos dentro de jornais e bancas próprias na entrada do estabelecimento, anúncios publicitários em meios de comunicação e das próprias gôndolas dos supermercados. A Internet pode ser uma ótima aliada nesse item, pois, normalmente, os encartes também ficam on-line nos sites dos supermercados.

Na hora da compra, fique atento se o preço publicado nos encartes corresponde ao praticado no estabelecimento, caso haja alguma divergência, esclareça com o gerente do estabelecimento. Se julgar que a diferença entre o divulgado e o praticado configura propaganda enganosa, denuncie para um órgão de proteção e defesa do consumidor. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.

Uma dica importante é não ter pressa na hora das compras, pois é preciso tempo, paciência e serenidade para comparar preços e marcas, ler os rótulos dos alimentos, verificar data de validade e condições da embalagem. Levar uma máquina de calcular pode ajudar muito no controle de gastos, recomenda o Procon-SP. Para isso, o mais indicado é antecipar o máximo possível às compras para a ceia, pois quanto mais próximo do Natal maior o volume de pessoas circulando nos supermercados.

Avalie se um produto típico do natal não pode ser substituído por outro menos consumido nesse período e muito mais barato. Use a sua criatividade! Existem muitas receitas alternativas e deliciosas para o Natal que podem tornar sua ceia especial e muito mais econômica.

Não se empolgue com as promoções! Antes de sair colocando no seu carrinho analise se a oferta significa de fato preço mais baixo, pois algumas vezes pode significar apenas que o valor daquele produto está mais baixo do que o usual,  podendo haver outras marcas mais em conta. Examine o que melhor atende sua necessidade.

No que se refere às promoções, a orientação do Procon-SP  é ficar “atento às estratégias de marketing como, por exemplo, disposição de uma marca de produto em oferta em corredores centrais, distante das gôndolas que contenham o mesmo produto com marcas diferentes. Essa manobra faz com que o consumidor deixe de comparar o preço desse produto com os demais, de outros fabricantes.” Não se iluda com as embalagens, pois nem sempre são mais baratas proporcionalmente, faça sempre a relação preço-quantidade.

No caixa, fique atento aos valores registrados e se houver diferença entre o preço cobrado e o que estava informado na gôndola, prevalece o menor. Por fim, não se esqueça de guardar o cupom fiscal do caixa para o caso de precisar trocar algum item e de evitar o uso excessivo de sacolas plásticas.

 Fonte : Procon -SP

About these ads

2 comentários sobre “Dicas para comprar a ceia de Natal

  1. oi bom dia quero saber quando agente compra um produto na loja quando vem com defeito o gerente não quer trocar e manda pra a assistenciária técnica e a gora meu produto ja fez um ano neste problema vcs pode mim ajudar é um Notebook o meu produto que Deus abençoes vcs tenha um bom dia obrigada

    • Prezado (a) Sr.(a),
      Agradecemos sua visita ao Portal do Consumidor.

      O Portal do Consumidor é um site de informações sobre relações de consumo, porém não temos serviço de atendimento jurídico. Ao receber uma reclamação, sugerimos aos consumidores caminhos que podem percorrer para resolver seus problemas, como os Órgãos e Entidades que podem procurar ou, ainda, indicamos páginas cadastradas em nosso site, relacionadas à solicitação feita pelo usuário a fim de esclarecer sua dúvida.
      Sugerimos que procure o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Nos colocamos à disposição para quaisquer outras informações que se façam necessárias.

      Atenciosamente,

      Equipe do Portal do Consumidor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s