Análise do Fantástico Constata: Formol é usado ilegalmente para alisar os cabelos


Na última década houve várias transformações no padrão de beleza feminina, seios mais fartos, pernas malhadas, com a musculatura saltando aos olhos de quem aprecia, abdômen chapado, cabelos lisos….

Claro que todos nós queremos ficar lindos! Procurar alternativas que nos faça sentir mais bonitos é legítimo, mas é preciso refletir se essa busca não afeta nossa saúde, porque estar saudável é extremamente importante para estar bonito.  A análise realizada pela produtora do Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, divulgada no último dia 29, revela que muitas mulheres ainda não conseguiram estabelecer o equilíbrio entre ficar mais bonita e não colocar em risco a própria  saúde.

Análise revelou que nas escovas: inteligente, marroquina, egípcia e de chocolate há alta concentração de  formol, apesar dessa prática ser proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. De acordo coma  Publicação da ANVISA, “o formol é uma solução de formaldeído, matéria prima com uso permitido em cosméticos  na funções de conservantes (limite máximo de uso permitido 0,2%, resolução 162/01) e como agente endurecedor de unhas ( o limite máximo de uso permito 5% – resolução RDC nº 215/05).” Nessa mesma publicação, a Agência alerta:  “O uso dessa solução em alisantes resulta em graves  risco à saúde como: irritação, dor e queimadura na pele, ferimentos nas vias respiratórias e danos irreversíveis aos olhos e aos cabelos” (grifo nosso).

A matéria do fantástico trouxe alguns exemplos dos danos citados pela Anvisa e  vivenciados por algumas pessoas que queriam apenas alisar os cabelos e tiveram graves problemas de saúde.   Esse tipo de alisamento virou febre no país inteiro e em virtude dos riscos oferecidos à sociedade, o Instituto Nacional de Câncer (Inca)  alerta: “O formol foi classificado, desde 2004, como um agente reconhecidamente cancerígeno”, afirma Ubirani Barros Otero, epidemiologista do Inca (em matéria veiculada pelo Fantástico) .

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o formol está relacionado ao aparecimento de tumores no nariz, na boca, na faringe, na laringe e na traquéia. Também pode atacar o fígado. O epidemiologista explica que câncer pode levar anos para aparecer, o que significa que  os problemas de saúde causados nas pessoas que usaram esses procedimentos  a partir do ano 2000 podem  refletir  em torno de 2020 ou 2030 na  mudança no perfil dessa doença no Brasil.

Cabe destacar que foram analisados diversos produtos que são utilizados nos diferentes tipos de escovas, cujo objetivo é alisar o cabelo. Eles foram comprados em salões e na feira internacional de estética, que  ocorreu em outubro passado, no RJ, e foram testados pelo Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). De acordo com a matéria divulgada, a metodologia usada foi a mesma recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse tipo de produto. Os resultados são assustadores: Sete tinham  até 24 vezes mais formol do que o permitido e um tinha até 30 vezes mais formol do que o aceito por lei.

A reportagem ressaltou que há casos de produtos que são manipulados no próprio salão de beleza. Nesses casos, o formol é colocado junto com outras substâncias. Também foi constatado pelo Fantástico que o formol é comprado de maneira ilegal pelos que moqueiam esses “cremes alisantes”.

È importante que fique claro que: 0,2% de formol não alisa cabelo. Se a mistura alisar, é porque tem mais formol do que devia.

Então, não se deixe levar pelo desejo imediatista de mudar o visual e utilizar um produto que se não causar problemas à sua saúde logo depois da utilização poderá  afetá-la a longo prazo. Não se iluda pelo discurso de profissionais que não seguem a lei e que afirmam, sem conhecimento de causa, que “formol  não faz tão mal quanto estão dizendo” ou que “isso é só para quem faz todo mês” ou outras coisas desse tipo.

Lembre-se o cabeleireiro pode entender muito de cabelo e ser excelente profissional da área, mas de saúde quem entende são os especialistas no tema, e esses foram categóricos na reportagem do Fantástico: o formol acima da concentração permitida  é  ilegal e extremamente perigoso.

Os estados e os municípios têm que fiscalizar quem está errando e está fazendo um produto em desacordo com a legislação sanitária, utilizando ingrediente proibido, mas você é responsável por preservar a sua saúde.

E, por último, deixo alguns questionamentos para reflexão: Todas nós temos que ter cabelos lisos, só esse tipo de cabelo é considerado bonito pela sociedade?  E a diversidade, como fica?  Temos que ser todas iguais e nos render a um padrão de beleza e consumo disseminado pela mídia através das mulheres famosas que estão em evidência nos programas de Tv e revistas?

Se você já teve algum problema de sáude depois de ter feito alguma dessas escovas que alisam o cabelo, relate aqui seu caso no banco de dados sobre acidentes de consumo do Inmetro.

Por Bianca Reis

Fonte: Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão.

About these ads

13 comentários sobre “Análise do Fantástico Constata: Formol é usado ilegalmente para alisar os cabelos

  1. concordo que cada pessoa tem um biotipo e deve ser firme e não se deixar influenciar nem pela mídia menos ainda por padroes de beleza impostos por uma sociedade que sabe explorar as mulheres e não respeitá-las enquanto criaturas. Toda mulher é bela desde que deixe fluir seu lado luz.

  2. concordo que apesar da beleza natural nos mulheres queremos sempre mudar um pouco par aumentar nossa auto estima mas infelismente nem tudo que pensamos que e para o bem e em fim temos que apreender aceitamos do jeito que somos deus nus fez assim

  3. Deixo aqui meu recado para todas as mulheres do nosso Brasil já somos bonitas por natureza vamos cuidar da nossa saúde e da vida pois, da vida só temos uma que tal cuidar dela hém?

  4. Sou cabeleireira,trabalho em um salão de beleza e adorei a reportagem,gostaria muito que o formol saisse definitivamente dos salões de beleza,o formol é horrivel e causa cancêr,descola a retina dos olhos,por favor intensifiquem mais sobre esse assunto para proibirem mesmo…não quero morrer

  5. Sou formada em Tecnóloga em Estética e Cosmética e tudo que foi exibido no Fantástico eu já falava com os clientes do meu Espaço de Beleza. Gente cabelo BONITO é cabelo TRATADO e ponto. Tirem da cabeça que cabelo bonito é o LISO…Liso só se for natural e mesmo assim tem que ter tratamento. Seja cacheado, liso, crespo, negróide, não importa o tipo do fio, tratem e façam sempre uma boa manutenção com produtos de qualidade, então terão o que realmente conceitua um cabelo bonito.FORMOL NÃO FOI FEITO PARA CABELO !

  6. eu sou vitima desses tipos de escova inteligente de chocolate´o meu cabelo caiu fiquei com aparte da frente da cabeça pelada aspero muito seco encolheu,

  7. meu nome é PATRICIA e sou extremamente alérgica ao formol. fui enganada por que cada vez que ia num salão os profissionais falavam não trabalhar com formol e meu olhos ardiam e cabelos coçavam cada vez que usava produtos de escova progressiva e marroquina, eu descobri depois de muita pesquisa na revista cabelo e cia a Blindagem Orgânica de uma empresa chamada cosmético100porcento até agora nunca mais tive nem ardencia e nem coceira e realinho bem meus fios não é alisamento adorei.

  8. Gostaria de saber onde poço fazer a análise do produto que eu uso para alisar meu cabelo, porque a cabelereira garante que não tem formol, mas eu queria fazer a análise do produto…

  9. Pq retiraram o link do Confira o resultado completo do formol nas marcas analisadas pelo Fantástico. Isto é, o link abre, mas não tem nada na página! Absurdo!!! Não querem que conheçamos os produtos errados e os certos?!

  10. Dayana 11-11-2012

    Fiz definitiva duas vezes, depois começei a fazer progressiva. Tem três dias que eu retoquei minha raiz e me deu alergia! Estou muito arrependida depois de saber como o formol é perigoso.

  11. gostaria de saber mais sobre o assunto ,oque vc me fala sobre o uso de tiglicolato de amônia e guanidina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s