Restrição ao crédito? Confira algumas dicas para “limpar” seu nome


Organizar o orçamento não é simples para muita gente.  O aumento da renda dos brasileiros associado ao crédito fácil têm levado muitas pessoas a inadimplência e a restrição ao crédito. Sendo assim, relacionamos algumas dicas do  Procon do  Rio de Janeiro  para quem quer retirar o nome do registro negativo.

Inicialmente é importante esclarecer que SPC e SERASA não são a mesma coisa. Ambas dedicam-se a análises e a informações para orientar empresas, lojas, bancos, (enfim, todas as pessoas jurídicas que estiverem conveniadas a elas) a tomarem decisões sobre a concessão de crédito e apoio a negócios. Sendo assim, são empresas diferentes, com base de dados distintas que são alimentadas pelas empresas e instituições financeiras de todo o país.

A diferença entre estas entidades é que a Serasa é mantida por instituições financeiras e o SPC pelas associações comerciais e prestadoras de serviço em geral, mas na maioria dos casos o nome do devedor aparece no cadastro das duas entidades, independente da origem da dívida.

O consumidor tem direito ao acesso a todos os dados existentes nos cadastros dessas bases de dados, sem precisar pagar nada por isso. Para saber, se seu nome está incluído no SPC e no SERASA e quem é o responsável pelo registro negativo, é preciso  comparecer pessoalmente a uma central de atendimento do SPC / SCPC e SERASA com os seguintes documentos: identidade ou carteira profissional e CPF, ou utilizar a praticidade de sites que realizam este serviço e cobram por isso.

Para quem não pode comparecer pessoalmente, a opção é enviar um procurador com firma reconhecida. Nesta procuração deve constar o nome completo, RG e CPF do representante e uma autorização para esta pessoa a efetuar a consulta. É muito importante que esteja discriminado na procuração que ela se destina a uma consulta efetuada pela Serasa ou pelo SPC (no caso de pesquisa por terceiros). Cabe ratificar que para saber todas as dívidas existentes em um CPF ou CNPJ é necessário realizar consultas aos 2 órgãos, Serasa e SPC/ACSP.

Quando uma pessoa ou empresa deixa de pagar uma divida, o credor conveniado comunica o não pagamento da divida ao Serasa que insere o CPF ou CNPJ no chamado cadastro negativo. Assim sendo, basta que uma dívida esteja vencida há um dia para que o credor possa inserir o nome do consumidor na lista de devedores SERASA. Mas a maioria das empresas aguarda cerca de 30 dias, como uma política de bom relacionamento, pois há muitas pessoas que pagam suas contas em atraso, geralmente na data de recebimento de seus vencimentos.

Entretanto, vale lembrar que você  deve ser sempre avisado antes de ter o nome incluído no cadastro de devedores. Tanto a Serasa quanto o SPC tem a obrigação de enviar uma carta registrada informando ao devedor que ele deverá regularizar a situação no prazo de 10 dias. Afinal, a pessoa precisa ter a oportunidade de quitar as dívidas antes que seu nome fique “sujo na praça”. No caso de você não pagar estas pendências no prazo estipulado, o seu nome vai parar no cadastro de inadimplentes.

O  Procon-RJ esclarece que  se o seu CPF ou CNPJ estiver incluído neste cadastro você não poderá mais comprar parcelado, financiado ou a prazo. Uma vez negativado o CPF ou CNPJ somente será regularizado após o pagamento da dívida ou por meio de um acordo e renegociação da dívida com seu credor ou por meio de uma ação judicial caso o devedor desconheça a natureza da dívida incluída nos cadastros negativos. O órgão alerta: “Não existem fórmulas mágicas para limpar seu nome ou CNPJ como manuais vendidos na internet ou pessoas que se dizem capazes de acessar os bancos de dados do Serasa e apagar suas dividas, tome cuidado, pois provavelmente estão querendo aplicar um golpe em você!”

Como limpar seu nome do SPC, SERASA – Dicas do Procon-RJ

O primeiro passo é tentar renegociar sua dívida com seu credor.

Em princípio, o banco não pode negativar o nome de uma pessoa mais de uma vez, em razão de uma só dívida. Isso somente poderia acontecer se fossem dívidas diferentes. Entretanto, existem alguns casos em que o devedor faz um acordo de pagamento parcelado com o banco e, após o pagamento da primeira parcela, o banco retira o nome do cliente dos órgãos de proteção ao crédito (Serasa e SPC). Se, alguns meses depois, o cliente deixa de pagar as parcelas, é feita a reinscrição dele em razão daquela dívida. Nesse caso o procedimento é correto, pois a dívida ainda não foi quitada.
Se achar que está sendo prejudicado na renegociação, com juros exorbitantes ou extorsivos você também pode ajuizar uma demanda judicial alegando isso. Você assume a sua dívida, mas não concorda com os métodos estabelecidos para a negativação de seu nome junto a órgãos de restrições de crédito e nem com os juros exorbitantes cobrados pelos seus credores.

Judicialmente o seu objetivo é questionar a sua dívida por não concordar com os métodos e com a negativação de seu nome junto a órgãos de restrições de crédito e tampouco com os juros exorbitantes cobrados pelos seus credores. Você jamais deve se apresentar ao juiz com a intenção única e exclusiva de limpar seu nome. A retirada de seu nome deve ser uma conseqüência automática, depois que ele reconhecer a cobrança  abusiva e rever o contrato ou até mesmo rescindi-lo.

Alguns pré-requisitos são: primeiro que você vá ao Serasa de sua região e peça aquele informativo de quem você deve e o exato valor.
Segundo você terá que fazer uma breve pesquisa em alguns órgãos de sua região. Mais especificamente, no Tribunal de Justiça para verificar até mesmo se já não está sendo demandado judicialmente.

Os serviços de proteção de crédito só poderão manter cadastros de inadimplentes fundados em dívidas referentes a cheques, notas promissórias e outros títulos de crédito pelo prazo máximo de três anos. Quanto às demais dívidas,  permanece o prazo de cinco anos, ou de suas respectivas prescrições estabelecidas em Leis Especiais.

O Código de Defesa do Consumidor, estabelece que “consumada a prescrição relativa à cobrança de débitos do consumidor, não serão fornecidos, pelos sistemas de proteção de crédito, quaisquer informações que possam impedir ou dificultar novo acesso ao crédito junto aos fornecedores.” (art. 43, § 5º, do CDC). Mas não espere por isso. Dificilmente seu credor vai deixar sua dívida prescrever.
Cabe informar também que o pedido de retirada do seu nome junto a órgãos de restrições de crédito é pedido como “liminar”, ou seja, o juiz aprecia de imediato antes mesmo de apreciar o mérito da causa que é a abusividade e rescisão ou não do contrato. Importante também lembrar que em qualquer ação judicial, em qualquer procedimento, é obrigatória a primeira audiência que será de conciliação. Isso significa que o acordo não conseguido naquela primeira fase quando você tentou renegociar sua dívida, pode ser conseguido agora perante um juiz e com a garantia de cumprimento por ambas as partes já que depois de homologado tem força de título que se não for cumprido poderá ser executado.

Por último, quem pagou suas dívidas não precisa pedir a retirada do seu nome da lista de credores, este procedimento é feito automaticamente na medida que você informa o pagamento. A responsabilidade pelo cancelamento da negativação, em qualquer banco de dados (SPC, Serasa, etc), é daquele que a efetivou, ou seja, do fornecedor. O prazo máximo para que isto aconteça é de cinco dias. Entretanto, é muito interessante que o consumidor verifique se essa providência foi adotada, após o pagamento da dívida, ligando para o SPC e para a Serasa. Se o credor ainda não retirou o nome do cadastro, o próprio consumidor pode fazê-lo com o comprovante do pagamento e se o cancelamento não for feito, dará margem a indenização judicial por eventuais danos morais sofridos pelo consumidor.

About these ads

67 comentários sobre “Restrição ao crédito? Confira algumas dicas para “limpar” seu nome

  1. AGRADECO PELAS AS INFORMACÕES MAIS NÃO CORCODO COM A IDEIA DEESTAS INSTITUICÃO IMPEDIR O CIDADÃO DE TRABALHAR OU CONTRATAR SERVICO,COMO ELAS FAZ UMA EMPRESA QUE FORNECE INFORMACÇOES NEGATIVA PARA IMPEDIR DE TRABALHAR ELA TEM QUE FORNECER MA CARTERINHA DE LADRÃO PARA ELE PODER SOBREVIVER NO BRASIL E MAIS FACIL RECOPERAR UM VICIADO EM CRAQUE DO QUE QUEM TEM RESTRICÃO NO NOME EU FALO ISSO PORQUER ESTOU PASSANDO TOR ESTA TORTURA NA VIDA.

    • Mesmo depois de ter quitado minha divida ha 1 ano atras , estou com dificuldade pra conseguir fazer um cartão de credito, queria saber oq devo fazer ou a qual orgão devo recorrer pra atualizar minhas relações financeiras diante o comercio…. ta virando um trauma sofrer esse preconceito em todas as lojas que frequento… obg:; aguardando respostas !!1

      • vai ate onde vc tem adivida e faz eles retirar a restricao do seu nome ele sao obrigados atirar se vc ja efetuou o pagamento

  2. Antes de morrer eu espero ver a lei de do serasa e cartorio na~impedir o cidadão trabalha pode escrever isso .

  3. organizar um orçamento e um dever de todo o cidadão mais na vida de um ser humano tem coisas acontece por motivo inesperado isso jamais podemos fazer orçamento ,se todos nos fosse adivinhão ninguém passava por problema financeira na vida , e eu não estou reclamando dos direitos do da restrição não estou falando referente a intervenção na vida trabalhista do cidadão isso que tem que ser corrigido dentro da lei porque se não posso trabalhar para pagar minhas contas só se for roubando sera que não tem um Advogado no pais que possa ver isso e tentar ajudar os credores receber o que e seu e o cliente pagar quem ele deve eu espero que o portal do consumidor possa ajudar as ambas parte porque quem criou esta lei de proteção do credito precisa discutir ideias diferente tudo mudou no pais ate as contas do pais foi paga pelo os trabalhadores Comecando do rei dos trabalhadores Luiz Inácio Lula da silva e a população porque a lei de proteção do credito não pode mudar para melhor pensa o quanto um cliente e importante para a sociedade brasileira EU a 6 anos ja cheguei a fazer um desafio para tods os meios de comunicações e todos os politicos do pais .Se nós quiser fazer deste pais o melhor pais do mundo podemos fazer , mais para isso acontecer temos que discutir ideias porque e atraves delas que podemos fazer coisas novas.

  4. Estamos vivendo um momento díficil, muitas famílias brasileiras endividadas, tudo aumentou, menos o salário a não ser dos políticos que com certeza não vivem essa dificuldade e tem mais tem credito a qualquer hora, podemos até limpar o nome do SPC e Serasa, mas as restrições continuam, não se consegue fazer finaciamento principalmente na caixa e no bb que mesmo pagando o que se deve eles não liberam mais nada por conta do histórico, então nem deveriam fazer negociação, pois, eles ficam com o dinheiro e as restrições continuam,.

  5. no meu caso e diferente paguei a parcela e ainda consta no serasa!! e mole e o banco falou que e porque ja venceu a outra parcela e porisso o banco nao tira a negativaçao so quando quitar a outra que tem 15 dias de atraso!

    • Continua com os pagamentos das parcelas e se já precisou de crédito e foi negado por seu nome constar no SPC, entra com uma ação contra esta instituição pedindo uma indenização por danos morais!

  6. vou a entrevistas e recebo até nomes para segunda etapa do processo seletivo…preencho a ficha com o meu cpf…e logo fico esperando o telefonema e nada,pois ao consultar o meu cpf e ver meu nome sujo não consigo a vaga de emprego…como poderei ter o nome limpo se não consigo emprego pq estou negativada na praça…muito complicado o nosso país!!!

  7. Pessoa juridica onde a empresa possuia linha de crédito de recebíveis peo Nossa Caixa – SP, unidade Lapa, e conta Banco do Brasil, ruas difrentes do Bairro da Lapa, em 2010 unifiocu Nossa Caixa e Banco do Brasil, meu interesse era de não manter conta no Banco do Brasil, pois movimentava a antiga Nossa Caixa, a resposta do gerente era que apartir daquele momento tinha divida na nossa caixa que impedia o concelamento junto ao banco do brasil.

    Forçando-me acordar um valor de recebiveis como divida e dai o mundo acabou., isto é cancelar uma das contas não podia, mas o gerente bloquear dificultando as operações da empresa mesmo de agencias diferentes isso ele pode, onde esta os direitos ….

    Até que um dia o mesmo debitou um valor exorbitante de uma unica vez, forçando-me a refazer um acordo, este ato gerou uma divida maior ainda a empresa, pois era semana de folha de pagamento…… Onde posso recorrer……

  8. As cobranças de dívidas têm sido um pesadelo para os consumidores endividados, mas as razões não são desconhecidas. Uma delas são os juros escorchantes, criminosos e indecentes, aplicados à luz do dia sem que os inadimplentes saibam os seus direitos e ficam sem dormir. As associações de empregados podem ter um quadro jurídico competente para livrar os seus associados desse tormento. Para uma cobrança, um advogado, mas para defesa, outro advogado. O fato é que exploram a falta de informações e de conhecimento sobre os seus direitos e violam o direito alheio com ameaças descabidas e antiéticas mesmo aqueles que, boa fé, deseja pagar o que é devido. Tal comportamento requer a fundação de uma associação de defesa dos consumidores que venha a enfrentar tais vampiros da economia popular. Não se trata de uma apologia ao endividamento, mas a proteção contra tais sanguinários que atacam sem piedade com seus caninos, principalmente quem não busca seus direitos por não ter recursos para fazer frente a essa devastação cruel, absurda que requer uma intervenção das autoridades judicias ou da própria OAB, um órgão que tem excelentes serviços prestados a comunidade brasileira. Não ser trata do não pagamento da dívida, mas um acordo humano a quem não ganhou do patrão algum aumento que faça jus a juros tão escorchantes.

  9. Meus amigos, infelizmente estamos vivendo em um país, onde impera a lei dos mais fortes. Podem acreditar , se um trabalhador recorrer a qualquer banco em busca de emprestimo ou financiamento, certamente encontrará diversas barreiras. No entanto se uma pessoa “esperta”(estelionatário) for ao mesmo banco, com certeza, com boa lábia, documentos frios e boa aparencia vai levar tudo que quizer e um pouquinho mais. Podem acreditar.

  10. Olá gostaria de tira uma dúvida estava como inadimplente ai fiz o tal acordo foi pior pois paguei muito além da divida que fiz ai achei que estaria livre pra fazer um credito ou cartão ai foi que veio a bronca ao tenta fazer o credito mesmo depois que paguei tudo que devia foi falado que eu estava com ( RESTRIÇÃO AO CRÉDITO ) e não consegui já faz mais de seis meses e nada fui fazer um financiamento de uma moto e nada o vendedor falou se não fosse essa tal de ( RESTRIÇÃO AO CRÉDITO ) sairia perfeitamente ai estou com duvida se isso é um ato normal ou se posso fazer algo pra retira esse misera do meu nome.
    Grato e obrigado desde já.

  11. Para Rodrigo: Se voce pagou toda a divida e passou por este constrangimento de nao conseguir financiar uma moto, procure um advogado que voce poderá ganhar indenização por danos morais!

    • Obrigado Claudia, vou procura sim pois isso não se faz, se mais gente cobrasse seus direitos não acontecia esses fatos.

  12. Pois é li todos os comentarios aqui existente realmente procede,aqui vai ,num churrasco de uma empresa foi comvidado varios gerentes de banco para a confraternização, e como todos os eventos com bebedeira,eis então que um gerente de banco bebadozinho começou a nos falar, que quando um cliente fica devendo algum titulo ou cartão de credito eles cobrão juros abusivos mesmo sem dó , e diz ainda que o bco central paga atraves de um seguro existente para cada cliente chega no valor de 17 mil reais por cliente mesmo assim ficão te pertubando por um bom tempo.até mais ou menos uns tres anos dependendo da divida até que a mesma caduque ai eles vao te cobrar bem abaixo do valor abusivo chega ser ate o valor real da divida segundo tambem o procon. em bebado não se pode confiar né,mas se falou porque tem fundamentos

  13. FAZ 30 DIAS QUE NEGOCIEI E PAGUEI UMAS DIVIDAS QUE TINHA COM A CLARO, VIVO E COM O BANCO ITAÚ, PORÉM AO SOLICITAR UM CARTÃO DE CRÉDITO O MESMO NÃO FOI APROVADO SEGUNDO A GERENTE MEU NOME FOI RETIRADO DO SPC , MAS ELA DISSE QUE TENHO QUE ESPERAR DE 30 À 90 DIAS PARA CONSEGUIR NOVO CRÉDITO, É CERTO ISSO? TENHO UMA RENDA DE QUASE 3 MIL REAIS MENSAIS MAIS UMA POUPANÇA RAZOAVEL E AINDA ME NEGAM UM CARTÃO DE CRÉDITO.

  14. Boa tarde! Gostaria de saber se está valendo a Lei que passar de 5 anos o seu nome caduta? Aguardo o retorno. Obrigado!!

  15. praticamente fui obrigada a ficar com uns livros que ,me venderam por telefone, na qual me deixou transtornada venderam-me gato por lebre como diz o dito popular, mentiram na hora da compra e quando os livros chegaram foi totalmente diferente dos que foram oferecidos, tentei devolve-los disseram-me que não tinha devolução. Agora veja bem os valores desses livros R$ 700,00 olha só que absurdo. Sou da cidade de Jucurutu no Rio Grande do Norte. e meu nome está no SPC E SERASA, por causa disso, mais vou procurar meus direitos pois os livros não me servem.

  16. o presidente disse que nao ha inflaçao, acho que a DILMA nunca foi super mercado fazer compras pois todos os dias sobem preços produdos salario sobe um micharia.os banqueiros cada dia mais ricos cobrando impostos em cima impostos. tanto impostos que nem eles no banco sabem informar.eita brasil fudido e vai piorar cada dia mais. tenho vergonha ser brasileiro.cambada vao tudo combrar impostos no inferno quando morrerem.

    • farney, concordo plenamente! essa égua não sabe o que é sustentar uma familia pagando aluguel, água, luz e supermercado com esses preços exorbitantes! Eu também estou envergonhado!

  17. Eu passei por isso, paguei tudo, não tenho nenhuma restrição SPC/SERASA/BACEN e toda vez que vou fazer o cartão de uma loja (já tentei no carrefour, no extra e numa loja de móveis) eles me negaram o crédito, já por três vezes isso me aconteceu, estou me sentindo humilhada, eles me dizem que é política interna da loja e que eu não tenho restrições, eles apenas me negam e eu morro de vergonha, o pior é que eu não sei o que fazer porque não sei onde consultar, em qual banco de dados pois os acima citados estão em dia. existe um banco de dados de passagem? já ouvi falar em um chamado reiti (não sei se é assim que escreve) e quando voce parcela por exemplo uma dívida no cartão seu conceito vai lá pra baixo e as empresas tem acesso a isso, daí voce passa pelo que eu tô passando. estou tão revoltada…poxa já a bastante tempo paguei tudo (acho que uns 2 ou 3 anos) e continuo sendo humilhada assim como vejo outras pessoas passando pela mesma coisa. Que país é esse?

    • Mirian,Boa Tarde!
      No sistema de avaliação de Crédito do Serasa existe uma pontuação de risco que vai de 0 a 1000 pontos, entao quanto maior sua pontuação mais tempo voce ficou com seu nome “limpo” junto aos bancos de dados, ou seja, se voce teve uma restriçào a 1 mes, esta durou 3 anos por exemplo, seu CPF terá uma linha classificatória de 100 pontos, significando que voce apresenta 90% de probabilidade de inadimplencia. A única maneira de voce conseguir aumentar sua pontuação é: Não ter mais passagens pelo Serasa/SCPC e esperar pelo tempo em que voce ficou nos registros negativos, exemplo: voce teve uma restriçao bancária durante 2 anos, pagou, a partir da sua ultima parcela da renegociaçao deverá aguardar 2 anos sem nada de restriçao, apartir daí voce começa a ganhar o mercado novamente, se deixar sua divida “caducar”(5 anos) seu Score deve demorar mais 5 anos para voltar a ter condiçoes de linhas de crédito normal. A verdade é que apartir do momento em que perde-se o nome, para recuperá-lo é muito dificil mesmo!

  18. Venho através desta fazer um pedido especial para todos os participante do portal do consumidor famos fazer uma baixa assinada para a Presidente Dilma combrando dela e todos os Deputados Estadual e federal e os Senadores um fazer uma lei aprovando um fundo de assistencia dos inadimplentes para socorrer todos os esta cidadão que condenado por estalei da pena de morte chamadade restrição no nome ..Nós somosmaisde 190 milh~oes de brasileiros se cada um de nós contribuir com um real vamosfazer um fundo de 190 milhoes de reais apartir dair fazer um financiamento das nossas dividas sem precisar desta umilhação desta lei porque hoje que e inadimplente no brasil so tem trés opção primeiro virar mendigo seg. pedir esmola terceiro fazer o que elesquerem roubar parapagar o que deve espero poder contar com o portal do consumidor e todos os brasileiros nesta luta presidente dilma eu pesso a senhorapor tudo que mais sagrado pelo sangue queJesus derramou na cruz e pelo leite que a senhoramamou em sua mãe entra nesta luta facaeste fundo nem que seja por uma medida provisória porqueisso e uma barreiraque esta separando o pais do caminho do primeiro lugar do mundo e os cidadão da sociedade por favor que ama a DEus ajuda ele a livra seus filhosda portado inferno porque arestrição e uma chave que abre a porta do inferno meus amigos fica com deus um abraco josexexeu@hotmail.com no jose jesus das neves.

  19. meu amigo eu concordo com voce porque tem gente que julga as outras pessoas por mes mesmo .

  20. Olá! Meu nome é Adriane e tenho uma duvida, fui chamada para trabalhar no Banco do Brasil (contrato), mas meu nome esta no SPC, sera que posso ser contratada ou não? Preciso muito de uma informação…Desde já agradeço!

    • Boa Tarde Adriane;
      Infelismente nenhuma instituição financeira hoje nesse pais aceita qualquer colaborador com restriçào nos órgãos de Proteção de Crédito, lhe aconselho a reparcelar ou pedir um bom desconto para quitaçao de tal divida.

  21. Ola, meu nome é leandro estou com meu nome negativado a mais de 6 anos, e agora apareceu um divida da telefonica sendo que eu nunca tive algum vinculo com a mesma, não sei por onde começar sendo que toda vez que procuro negociar essas dividas aparecem mais sem explicação. Preciso de uma informação para poder renegociar essas dividas pendentes e no caso da telefonica o que preciso fazer para retirarem meu nome do spc. Muito obrigado desde ja.

    • Boa Tarde Leandro;
      Quanto a negativação a mais de 5 anos, operadoras de créditos costumam usar de “malandragem” da seguinte forma: Te ligam proximo de completar 5 anos a sua divida junto a eles e por telefone tentam renegociar sua divida, as veses por um motivo ou outro eles acabam revendo sem sua autorizaçao, aí alegam que vc solicitou o reparcelamento e nao esta pagando, para te manter mais 5 anos amarrado a eles, e sobre essa restriçao de telefonia, procure o PROCON de sua cidade.

  22. Pois é, o salário minimo não aumenta, mas bolsa presidiário paga mais a um bandido, que só fez o que não presta a sociedade e vivem dando pre-juizo a pessoas como nós (sim pq os imposotos quem pagam somos eu e vocês, pra sustentar vagabundo) Enquanto um pai de familia que trabalha 30 dias por mês ganhar uma miséria pra sustentar uma familia de alimentação, roupa, sapato, remédio, impostos (isto no básico miseravelmente) sem contar as despesas extras. Quando vc, uma pessoa honesta passa por uma dificuldade financeira e deixa de pagar suas coisas certinhas, aí vem meio mundo de ameaça, ligações incontáveis querendo que vc faça um acordo a todo custo do modo que eles querem com juros abusivos ou pague a divida a vista. O gozado disto é que se fosse rico não tinha essa putaria toda, rico aqui no brasil vive fuleirando com suas dividas e ngm faz nada a respeito, ficam todos pianinhos, mas como somos pobres, vem botar o bocão pra cima. País nojento, uma desgraça de País desse onde os políticos só vivem pra sugar o país e os brasileiros, roubar eviver com o rabo pra cima só mamando na teta do governo. Bando de infelizes. Tô cheia dessa cachorrada, deno momento não ter condições de quitar minhas dividas q antes eram pagas até antes do vencimento. País saco de lixo esse que eu vivo, nojo desse lugar!

  23. Oi, Como fazer quando vc não encontra a pessoa que te “mandou” pro Serasa ?? Preciso limpar meu nome ainda este mês, mas essa empresa sumiu! :S

    • Carol, Boa Tarde!
      Vá até um escritório do SERASA ou entre em contato com eles e procure saber sobre isso, se nao resolver, procure o PROCON de sua cidade.

  24. Irmão José Jesus das Neves que faz alguns pedido de socorro logo acima, lamento te falar algumas coisas ,também to sujo no serasa e no spc mas não foi por falta de planejamento por erro de credores e outra por safadeza como outra amigo falo logo acima, safadeza que eu falo e gastar além do que ganha, ser irresponsável e não se prepara para o inesperado querido, vc acha certo vc compra e espera um fundo dos desesperado da dona Dilma para os enrolado pagar as contas, sua ideia me deixa revoltado reflita e toma vergonha irmão,sou empresário administrador tem muitos ¨queridos¨ safado que entra no teu estabelecimentos já com intenção de te enrola compra tua mercadoria e pagar quando Deus quiser, sera que vc não sabe subitrair quando vc ganha o quanto vc pode gastar, meu querido deveremos realmente fazer um baixo assinado para mudar a lei, a lei que prescreve o nome deu filho da p. Deus que não paga, deveria ficar pelo resto da vida extinguir os enrolados da face da terra assim eu acredito que o Brasil, Mundo melhoraria e digo mais estar no serasa ou spc não impede de vc trabalhar isso e papo de pessoas desqualificada um currículo experiência pouca, irmão a Brasil esta SOBRANDO emprego para quem realmente quer trabalhar, se prepara para o mercado necessitado de trabalhador vc vai ver sua mão de obra vc poderá leiluar quem paga melhor mas e realmente se prepara não e fazer de conta e sair por a ir e voltar para casa de mão abanando dormir e esperar que vai cair dinheiro do fundo da dona Dilma e sair comprado mais e mais dando prejuízo querido. Já penso se este fundo um dia acontecesse a des graça estava feita, acredito que muitos faria assim sairia paras as compras voltaria para casa comer e dormi esperaria que outros trabalhadores pagasse suas contas fala serio né JO JESUS ,em quanto muitos empresário estão desesperado atrás de pessoas que realmente queiram trabalhar, se esse fundo e criado acabou o Brasil.JO JESUS, na Bíblia esta escrito assim, o homem deve viver do suor de seu rosto, trabalhe de dia e a noite se for necessário, então JO, e para todos os inadimplentes irresponsável que espera cair do céu o dinheiro para pagar as conta, pensando bem eu credito que tem muitos se o dinheiro caísse do céu não iriam pagar o que deve, gastaria com outras compras está vendo o tamanho da irresponsabilidade então não adianta ajudar pessoas dessa iguala eles devem pagar o preço e não a Dilma. Digo mais se vc foi negativado indevidamente muito bom ajunte provas existe poder judiciário a vai faturar uma indenização as vezes boa. Um abraço de seu amigo JÚLIO TREVISAN pensam e reflitam e vão ao rumo da solução (TRABALHO) e humildade. Lindo né

    • presado amigo julio bom dia sinto muito não poder da mais explicações agora o tempo e curto mais reduzindo se o senhor e empresario e prefere pagar uma taxa para o serasa descriminar o seu criente e não pagar por um fundo que possa dar as mesma informações do seu crientwe e estas taxas posso retornar em evitimento para o seu criente poder te pagar continua com eles que o senhor vai ser um bom empresario boa sorte fico sentido de ver pessoas que pessa assim .

  25. ola! paguei meu debito em uma agencia bancaria a tres meses esta semana fui fazer comprar um objeto e constou que meu nome esta no serasa poe essa divida que ja paguei. consultei um advogado ele me disse que a lei agora mudou eu tenho que ir na agencia pedir para excluir meu nome do serasa ai se dentro de 3 dias nao for feito que eu posso mover uma açao. aguardo uma resposta wima

    • Oi Wilma, Tudo Bem?
      Toda vez que voce liquida uma divida com tal instituiçao, ela mesma tem obrigaçao de enviar a comunicaçao de quitaçao de débitos relacionados ao seu CPF no prazo máximo de 5 dias. Caso isso nao ocorra voce poderá engreçar uma açao por danos morais, materiais contra tal instituiçao. Detalhe: Danos morais é necessário testemunha ocular e provas concretas de tudo.

    • Claro que sim, basta procurar a instituiçao e solicitar os planos, más cuidado com os juros abusivos hein, se achar que está muito acima da realidade, voce poderá engreçar na justiça seus direitos.

  26. Tenho uma divida de cartão e optei pelo minimo. Contudo, o caixa não registrou 0,03 centavos e tive meu nome incluso no serasa o que faço.

    • Tres opçoes:
      1) Espere chegar sua fatura e pague o minino juntamente com os 3 centavos;
      2) Solicite um reescalonamento (reparcelamento) de sua divida junto a instituiçao;
      3) Reclame junto a justiça por juros abusivos de seu cartão.

      Procure nao pagar o minimo por mais de 2 meses seguidos, os juros dos cartões são os maiores vilões dos inadimplentes, tente pagar mais que o minimo, pois cada vez que vc paga o minimo voce estará aumentando e prorrogando os juros de em média 14%. Existem bancos que nos caixas eletronicos voce pode contratar os parcelados com juros atrativos (desde que nao esteja com dividas vencidas). Tudo é questao de negociar!

  27. Não tenho condição de pagar uma divida no Banco da Amazonia em Tucurui Pará, essa divida é referente um emprestimo feito atraves de uma Associação pelo o qual eu era o presidente e a Associação faliu e o meu CPF foi para SPC/SERASA. Qual é prescrição para que eu possa ter meu nome limpo.

    • Olá Antonio, tudo bem?
      O prazo para finalizaçào de sua restriçao é de 5 anos, más infelismente por meio de sistemas de informaçoes como Bacen, suas informaçoes de restriçao continuam por mais 5 anos para créditos bancários, aí compete ao gerente decidir se voce poderá tomar cartoes de créditos, CDC’s ou até mesmo um talao de cheques (em outras instituiçoes), pois na qual vc tem débitos dificilmente vc poderá ter conta especial novamente, minha sujestão: reescalone sua divida ou entao solicite revisional junto ao judicial. Abraço!

  28. oi eu tive uma pendencia ha 14 anos no spc e serasa e a conta caducou mais ainda consta em algumas financeiras consta como negativaçao na praça gostaria de saber se isso pode ainda acontecer apos todo esse tempo ?e oque posso fazer a respeito?

  29. Tenha um bom dia!

    Apenas estou sorrindo enquanto estou postando isso porque brilhante Oris Financial Company fez a mim ea minha família de dívidas. Tudo começou quando eu precisava de um empréstimo de US $ 50000usd para limpar toda a minha dívida, então me deparei com o seu e-mail na internet, então eu decidi solicitar o empréstimo dele e agora estou muito feliz e muito completo para a ajuda de Tubarão Lança por me dar o meu empréstimo, você pode contatá-lo por e-mail agora para adquirir o seu bem: bright.oris.loan @ gmail.com.

  30. olá, eu ja paguei todas as minha dividas, com cartão mais eu ñ consigo fazer outro cartão de creditos em lugar nem um, e o meu nome ñ sta mais no serasa ou spc. o que devo fazer?

  31. Eu estou limpo no Serasa mais no banco ainda estar constando inadimplência a onde devo recorrer me ajude?

      • Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito. Sugiro que procure o Juizado Especial Cível de seu estado ou Procon. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
        Um Abraço,
        Bianca Reis

  32. estou com meu nome limpo e quero comprar minha casa só que quando eu vou fechar a compra no banco eu não consigo fechar porque aparece um tal de qualitativo. alguem pode pelo amor de Deus me dizer o que é isso?

  33. Pelo novo código civil são 3 anos. No caso passaria a 6 anos.
    Se a divida prescreveu . No caso 5 anos se passaram e o nome esta limpo, porém só apos 5 anos depois se consegue outro credito. São dez anos? E isso mesmo?
    O melhor mesmo é não comprar a crédito, juntar o dinheiro para comprar. Sem depositar em Banco, isso dará lucro para os banqueiros. O melhor é comprar Dolar e ir guardando. Se todos fizessem isso, garanto que a Lei ia mudar.
    Eu tive meu nome incluído no Serasa e SPC. Apesar de haver uma determinação Judicial para não incluir. A Instituição financeira não respeitou a determinação judicial.
    Estou sendo prejudicada, não consigo crédito em lugar algum, mesmo com o nome agora limpo.
    Me digam que porcaria de Lei e essa?
    Esse é o Brasil, o pais da impunidade. Onde o abuso de poder impera.

    • Joseli,

      Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Assim, meu conhecimento é bastante restrito.Sugiro que procure o Juizado Especial Cível de seu estado para que possa receber orientação adequada.
      Um abraço.
      Bianca Reis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s