Dicas sobre Assistência Técnica


Tem sido crescente o número de reclamações sobre assistência técnica nas entidades de proteção e defesa dos consumidores, principalmente, em relação a eletrodoméstico ou eletrônico.  Os problemas mais recorrentes são: a morosidade e o excesso de processos burocráticos nos atendimentos.

Os consumidores que já passaram por isso relatam que a lentidão na solução do problema pode piorar muito quando uma única empresa oferece assistência autorizada para várias marcas diferentes em determinada cidade.

Conhecer sobre a rede de assistência técnica é um elemento fundamental na hora de escolher um produto, entretanto, ainda não é habito do consumidor verificar esse item no ato da compra. Mas especilaistas alertam: verificar a relação de oficinas só quando o equipamento apresentar um problema pode ser sinônimo de uma enorme dor de cabeça.

Sendo assim, se você não tomou essa providência antecipadamente e o seu produto ainda está na garantia, de acordo com o CDC, a assistência técnica tem até 30 dias para reparar o defeito do aparelho. Caso contrário, o consumidor tem o direito de exigir a substituição do produto ou ressarcimento.

No caso do produto não estar mais na garantia e o consumidor precisar contratar o serviço por conta própria, a primeira providência é pedir um orçamento prévio, no qual venha discriminado o valor da mão de obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, assim como as condições de pagamento. O orçamento não pode se cobrado, pois essa prática é proibida por lei.

Em  matéria publicada na Gazeta Online, o Procon de Colatina  explica que após aprovado pelo cliente, o orçamento não pode sofrer nenhuma alteração. Além disso, o prestador de serviços deve sempre utilizar peças de reposição originais novas e com as especificações técnicas do fabricante do produto. O uso de outros tipos de peças só pode ser feito com a autorização do consumidor.

 Após  realizado o trabalho de assistência técnica, o produto tem garantia legal de três meses. Se os problemas persistirem mesmo após a realização do serviço, o consumidor tem direito à sua reexecução sem custo adicional ou à restituição da quantia paga, atualizada monetariamente.

About these ads

328 comentários sobre “Dicas sobre Assistência Técnica

  1. Oi Bianca, me deparei com um problema esses dias…sobre seu post é excelente, adoro direito do consumidor, é fantastico…tenho uma dúvida sobre a “taxa de visita” ou “serviço”, como algumas assistencias a chamam, o produto estando na garantia, tanto contratual como na legal… é devida essa taxa?? obrigado

  2. olá eu deixei um produto na assistencia faz 22 dias e eles sempre que ligo alegam que esta aguardando a chegada da peça.eu tenho no caso mais 8 dias .após este prazo de 30 dias oque devo fazer? se ao passar 30 dias e não tiver pronto?desde já agradeço…

      • eles têm o prazo de no máximo 30 dias, se eles não conseguem, já não é um problema seu ficar esperando a boa vontade deles. Fica a sua escolha se espera ou não. Eu aguardei uma vez 31dias para receber uma ligação da assistência técnica que eles “já” tinham substituídos meu leitor de disquete, bom! não retirei meu computador que devia estar jogado como os outros que vi lá. Aí entrei na justiça especial, já que não tinha nem um mês comprado. vc pode negociar a substituição do produto ou dinheiro de volta.

  3. Boa noite, deixei meu produto “Notebook” em uma assistência, ja se passou mais de 43 dias quando ligo pra la ele falam que esta esperando peça, ja liguei tb para o fabricante e eles mim enformaram que a peça ja foi mandada… e ate agora nada… foi na loja onde comprei falam que nao pode fazer nada pq foi eu quem levou o produto a assistência e nao tem nada ver isso é verdade?

    espero noticias obg.

    • Toda revenda precisa auxiliar o seu consumidor na solução do problema, por mais que você levou seu produto direto ao posto autorizado, é obrigação da revenda ajudar na busca da solução, como conheço os processos, seu caso foi um descaso do posto autorizado onde deixou o produto, pois se o produtos está a mais de 30 dias no posto autorizado, é obrigação do fabricante a troca do produto. precisa somente apresentar a ordem de serviço, documento este que o posto autorizado lhe entregou no ato da entrega do produto na autorizada.

  4. Qual procedimento tenho que tomar quando um produto esta com defeito na garantia? Posso levar diretamente na assistencia sem contatar a loja que vendeu e o fabricante? Incrivelmente meu aparelho deu defeito faltando 3 dias para vencer a garantia que eu presumo que se na nota esta 03/09/11 vence a garantia 03/09/12 e é fianl de semana nao consigo falar com ninguém, na segunda é o último dia da garantia ainda da tempo?

    • Bom dia Sr. Calos!!! Só tomei conhecimento desse blog no dia de hoje, mais gostaria de responder sua duvida para eventuais problemas.
      Comforme a seção IV, artigo 26 inciso II e paragrafo 1 do CPDC, você tem para produtos duráveis que era o seu caso mais 90 dias a contar do termino da sua respectiva garantia.

      Atenciosamente: Alexandro Oliveira

      • Uma reparação: ” (CPDC) Código de Defesa do Consumidor Capítulo IV, seção IV, artigo 26, inciso II e paragrafo 1.

        Atenciosamente : Alexandro Oliveira

  5. Comprei um frigobar no dia 05/09 e este passou o dia 06/09 ligado e não funcionou como dia 07/09´era feriado procurei a loja no dia seguinte, dia 08, tentando uma troca do produto, mas a loja disse que não há troca para linha branca. Gostaria de saber se tenho direito a troca ou não?

  6. No meu caso, não tinha assistência técnica para meu celular na minha cidade, então ele foi pra assistência em São Paulo, já se passaram 19 dias, aparentemente a culpa pela demora é dos Correios. Mas, digamos que complete 30 dias e ele não retorne para mim, essa sua informação vale para o meu caso? (já que, aparentemente, ele saiu da assistência e está “parado” nos correios)

  7. A loja de compra e obrigada a encaminhar o produto que deu um defeito, quando na cidade nao assistencia tecnica?

    • Deixei um notebook numa assistencia tecnica autorizada para fazer orçamento e não concordei pois o preço é quase o do notebook, mas eles cobram R$ 60,00 pelo orçamento isso é legal? Sou obrigada a pagar se quiser retirar o aparelho.

      • Fátima, estas empresas estão cada vez pior ,no início do atendimento vai tudo bem ,te atendem bem até que surgir algo que comprometem o bolço deles ,começam a mostrar quem realmente são.Eu tenho um aparelho Dlink na garantia que precisa ser trocado , a empresa diz que eu que tenho pagar o envio do aparelho para a assistencia,isso é um absurdo pois se está na garantia e não tem assistencia perto da minha casa ,eles que tem que custear o serviço e não o criente.

      • Bom dia Sr. Fatima!!! Só tive conhecimento desse blog na data de hoje, porem gostaria de esclarecer sua duvida.
        Conforme o Código de Defesa do Consumidor no Capitulo V, seção IV, artigo 40 paragrafos 1,2,3 e artigo 41 constitui pratica abusiva essa cobrança pelo orçamento.
        sendo assim você não deve pagar e se pagou pode recorrer a restituição do valor.

        Atenciosamente: Alexandro Oliveria

  8. Eu levei o meu aparelho na assistência técnica uma vez, agora encaminhei mais uma vez, eu gostaria de saber por lei, após quantas vezes eu tenho direito a troca, ou após quanto tempo na assistência técnica, e se puder me informar aonde está escrito eu agradeço, obrigado.

  9. Comprei um lote de PCS ALL IN ONE da marca Megaware há 01 ano, deu problemas em diversos equipamentos e o mesmo já saiu da garantia. Agora eles informam que não tem mais peças vender.. então questionei o que devo fazer agora com o produto, jogar fora? Será que existe alguma Lei que proteja o consumidor deste tipo de situação? Como o produto não tem assistência técnica terei que comprar outro…. achei muita falta de respeito!!

  10. GAUSS TELECOM (GUARULHO) …INSATISTAÇÃO!!!
    Eu estou sem meu aparelho celular que é SÓ a troca de bateria, segundo a assistencia desde o dia 14/01/13. Me cobraram 20,00 reais de mão de obra antecipado ” normas” fazendo ou não o serviço, pra isso foram rápidos, porem já aprovei o tal orçamento que sinceramento não acredito nele desde o dia 17/01 e fui informada a acompanhar via site, por que os unico numero telefonico ninguem atende, fala da propria atendente, o que é veridico, sei bem disso, perdi a quantidade de vezes que mandei emails pedindo alguma satisfação, primeiro sobre o fato de ser a bateria o problema, eu discordo, mas até hj não vei nenhum retorno, explicação, fui totalmente ignorada e os subseguentes me refirinto ao termino ao prazo que quando deixei no dia 14 era 5 dias uteis o que me fez ficar sentada quase 2 horas para ouvir um não esta pronto o prazo é de 15 dias quem te informou, informou errado, acho que tenho cara de paçlhaço deve ser isso, um pessimo atendimento, reclamoções o tempo todos dos clientes de várias situações, um pessimo relacinamento com os clientes, a ASSISTENCIA GAUSS TELECOM, atende algumas marcas diferentes e na Cidade de Guarulhos é a unica, monopolio. Não estão nem ai pra clientes, pois eles são unicos no serviso e nem te resondem, como fui encaminhada pela SONY para tal assistencia, acreditei na credibilidade desta empresa, só tenho a dizer que é terrivel o atendimento estou até hoje dia 05/02/13 a 23 dias sem se quer um retorno, e isso é por que é só troca de bateria… Consumidor é tratado com desecaso e ignorado. NUNCA MAIS IREI NETA PORCARIA DE ASSISTENCIA QUE TEM OUTROS ENDEREÇOS, prefiro levar no centro de São Paulo e perder tempo na ida e volta do que estar do lado da assistencia e tratada como cachorro de rua, INSATISFAÇÃO COM A MARCA DO APARELHO QUE ESTA CIENTE DE TUDO E NÃO INTEREFE E PRINCIPALMENTE COM O PESSIMO SERVIÇO DA ASSISTENCIA, SEM CONTAR QUE ACREDITO QUE MESMO DEPOIS DE RECEBER O APARELHO TEREI PROBLEMAS E PODEREI PASSAR MAIS NERVOSO E DESRESPITO QUE JA VENHO PASSANDO.
    Estou preste a fazer um B.O ou ir ao PROCON.

  11. Olá deixei meu telefone para fazer orçamento e eles me cobraram um taxa de R$50 reais para o orçamento, isso está correto

    • Bom dia Sr. Fatima!!! Só tive conhecimento desse blog na data de hoje, porem gostaria de esclarecer sua duvida.
      Conforme o Código de Defesa do Consumidor no Capitulo V, seção IV, artigo 40 paragrafos 1,2,3 e artigo 41 constitui pratica abusiva essa cobrança pelo orçamento.
      sendo assim você não deve pagar e se pagou pode recorrer a restituição do valor.

      Atenciosamente: Alexandro Oliveria

    • acho engraçado que o cliente asseita antecipadamente o valor do orçamento e na hora de padar nao asseita vai ate o procom ,sabe o que e isso falta de vergonha na cara do cliente pois se nao gostou do preço e so ir em bora e procurar algo mais barato nao e verdade ….o procom na maioria das vezes e muito bom defende sim os consumidores , mas tambem e um orgon de defesa do malandro que assume o compromiço de pagar o valor do orç e depois dessiste e a lei apara

  12. Oi boa noite tenho uma duvida comprei um aparelho de celular da samsung ele tem 4 meses de uso e deu problema ai levei na assistência técnica e 29 dias depois de entregaram ele com mais problema do que quando eu o levei retornei novamente com o aparelho e novamente me devolveram! Depois de duas vezes na assistência técnica ainda me foi devolvido como os mesmo problemas ! Eu gostaria de saber se tenho o direito a um novo aparelho ou tenho que aceitar que concertem o mesmo isso após duas reicidência e agora estamos na terceira já porque terei que leva-ló novamente ele simplesmente não ta funcionando direito não eu ligo e as pessoas dizem que não estão me ouvindo !!

  13. Olá.. preciso de ajuda. o meu celular caiu na agua, e o visor ficou escuro, levei para a assistencia, ñ sei se é autorizada. la na assistencia falou q o problema era a placa molhada. trocou a placa q me custou 100 R$, deu um mês de garantia, mas com uns dez dias voltou a dar defeito, o visor escuro novamente, falou q então o problema era o visor, quando eu liguei para saber se ja tinha concertado me informaram q eu teria q pagar 60 R$, mas como é q vou pagar se estava na garantia, eu acho q eles estão querendo me roubar, porfavor me responda o q é q devo fazer.

  14. olá meu PS3 não tem nem 6 mesês, nunca caiu e nunca joguei jogos que não fossem original, de uns dias pra cá tem travado muito e desligado sozinho, me falaram que devo levar na loja que comprei e mandar trocar, mas acho que não é bem assim que funciona né?

  15. Há pouco tempo, fui em uma palestra no PROCON de SP. Informaram que o produto, após passar pela assistência técnica, a contagem da garantia começa tudo de novo. Procede essa informação

  16. Oi,Gostaria de saber se nas cidades onde não tem autorizadas, a loja é obrigada a fazer a troca por um novo??

    • Boa tarde Thiago!!!
      Conforme o Codigo do Consumidor CAPÍTULO IV Seçâo ll o Fabricante é o unico responsavel pela assistência do produto. Mas a duas exceções, 1º se o seu produto foi instalado pela loja então ela passa a ser responsável por se encaixar no Artigo 14 do Código de defesa do consumidor como prestadora de seviço e 2º se o produto não tem indentificação do fabricante, se o fabricante não foi indentificado na caixa do produto.
      Att. Alexandro Oliveira
      Email: oliveira_delfsat@hotmail.com

      • Alexandre, que merda foi essa que vc falou amigo. Boa tarde Thiago, no seu caso a responsabilidade de enviar o produto pra assistência é do comerciante que te vendeu o produto, em caso de recusa entre com uma reclamatória no procon pois os comerciantes respondem solidariamente em casos de vícios no produto.

  17. ola gostaria de tirar uma dúvida, enviei meu relógio para autorizada com uma ordem de serviço no dia 07/03/13 e até agora só entraram em contato comigo uma única vez para confirmar o número do meu cpf e desde de então não consigo nenhum tipo de contato com a assistência técnica pois ninguém me atende continuo pagando as parcelas do relógio mesmo sem telo em mãos ele é da marca MONDAINE, posso procurar meus direitos perante a justiça ou estou me precipitando estou com dúvidas e não sei o que fazer. Gostaria que me ajudassem de alguma forma por favor desde de já agradeço

  18. eu comprei um computador a prestaçao paguei por ele 18x de 76.00 reais um tempo depois deu um poblema e nao teve conserto trocaram por outro tive que pagar mais 112.reais e vinte centavos porque o outro era um pouco mais caro so que este tambem deu poblema ja se passaram os trintas dias na assistencia o gerente me falou que me daria outro no lugar porem o preço a vista sairia 998.0 reais e sendo a prestaçao me saiu por 1.632 reais ele disse que eu so posso pegar outro no valor a vista de 998 .e que se eu quisesse o dinheiro de volta so receberia esse valor a vista tambem mais e ai os 632 reais eu perco foi juros mas saiu do meu bolso eu paguei porque tenho direito so em 998.0 reais que seria o preço a vista peço orientaçao por favor obrigada

  19. Boa noite,meu notebook estava com a camera,e cooler quebrados foi enviado a garantec e voltou depois de muito transtorno com os mesmos defeitos;porém com riscos externos,manchas internas e possívelmente com muitos vírus,poís abre páginas de conteúdo adulto sozinho o tempo todo,ele foi ao conserto novamente e depois de mais transtornos foi devolvido;porém agora voltou com a camera em uma péssima resolução,cooler esquentando e fazendo barulho,riscos e manchas,defeito no audio e a tampa quebrada,não sei mas o que fazer,necessito de ajuda,boa noite!.

  20. Boa tarde, meu notebook queimou após o corte de energia em meu apartamento, entrei em contato com a fornecedora de energia e a mesma me disse que teria que levar o aparelho a uma assitencia técnica e pedir o laudo pra dar entrada no ressarcimento.Assim o fiz, gostaria de saber se é certo a assistencia técnica me combrar pelo laudo, pq ela me cobrou uma entrada pra poder emitir o laudo. O serviço ficou em R$460,00 e eles pediram uma entrada de R$ 100,00 pra emitir o laudo, ao questionar se estavam cobrando o laudo a atendente me respondeu que ñ, e sim uma entrada pra garantir que o serviço seria feito com eles.Como podem me cobrar entrada se nem aprovei o serviço. A lei permite que a assistencia técnica cobre um valor de entrada para efetuar o serviço mesmo se eu ainda ñ aprovei o serviço? Desde já agradeço a atenção.
    Abraços, Alexandre

  21. sim,é obrigatorio se a loja que você comprou for a que vende apenas produtos orijinais sim é obricatoria,voce deve ter sertificado de garantia e outros sertificados.obricado continue colaborando com esse cite

  22. Prezados,

    Tenho um produto fora de garantia. Quero realizar o reparo em assistência técnica autorizada. A empresa em questão, LG, dispõe em seu site (informação ratificada pelo SAC) que há uma única assistência técnica autorizada em Manaus. Porém, os telefones não atendem e ao procurar no endereço descrito, não existe tal assistência técnica. O SAC já me informou que não se resposanbiliza por esta “filial”, me orientando a buscar “um tecnico de confiança. Pregunto: se o CDC prevê que deve ser mantida a reposição de pecas, não deve ser ofertado serviço tecnico autorizado, principalmente nos lugares onde é manifestada a existência de tal serviço? Se assim fosse, compraria uma maquina chinesa pois é mais barata mas não oferece assistência…

  23. Tenho um aparelho iphone que está com defeito, não funciona wifi e bluetooth, o aparelho não está mais na garantia porque troquei o vidro, o problema é que a assistência técnica não conserta esse defeito, nem se eu quiser pagar, não tem conserto. Eu tenho direito a exigir o conserto ou terei que ficar com um aparelho que não funciona como deveria?

  24. Comprei um tablet em 01/04,e inflzmnte ele no dia 05/05 quebrou.Tm algo q m a assistencia pode fazet?

  25. Tenho um celular samsung que mandei para conserto (esta fora do prazo de garantia) me informaram que o problema era software, quando fui buscar o celular estava descarregado,mas me afirmaram que estava bom, perguntei sobre garantia me disseram q não tinha pois era software e nao alguma peça que havia sido trocada. Paguei. quando cheguei em casa recarreguei e meu celular esta com o mesmo problema o que eu faço. Qual meu direito.

  26. Infelizmente somos o país da burocracia, tudo se resolve de forma difícil e muito lenta. A melhor opção é sempre tentar resolver com a empresa que você comprou o produto, porém se isso não resolver é melhor procurar ajuda no PROCON e realizar uma reclamação. É muito diferente o tratamento dado ao cliente e o tratamento dado ao PROCON, tanto é que nem o telefone do SAC é o mesmo.

    Cliente que compra pela internet tem até sete dias corridos, a contar da data do recebimento para trocar o produto que apresenta defeito, se o produto adquirido apresentar defeito após os sete dias, a contar da data do recebimento, mas dentro do prazo de garantia do fabricante você poderá entrar em contato com o fabricante para comunicar a ocorrência e obter esclarecimentos ou dirigir-se a uma das Assistências Técnicas credenciadas pelo próprio fabricante, para realização do CONSERTO.

    O Fabricante tem 30 dias para sanar o problema ou vicio do produto, caso isso não ocorra é possível fazer uso do Artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90, que diz: Se no prazo de 30 dias o vício não for sanado consumidor pode exigir a substituição do produto, ou a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.

    Passou os 30 dias, o fabricante não realizou o conserto, volte ao PROCON, normalmente após isso é dado mais alguns dias, nada além de 30 dias para a TROCA DO APARELHO e não mais o conserto. Nessa situação a empresa é obrigada a trocar o aparelho.

    Mas se ainda sim, o fabricante não trocar o aparelho, então terá que iniciar um processo dentro do próprio PROCON, mas essa é a ultima saída.

    Por isso procure orientação nos Órgãos de Defesa do Consumidor. Não aceite “ser passado pra trás”!

  27. Olá, comprei uma máquina de lavar da Sannsug pelo site das Lojas Americanas, na Internet. O produto chegou e ainda não consegui instalar com eficácia. Fui procurar a assistência técnica autorizada da Sansung e descobri que não existe nenhuma franquia em Belém. O que faço? Devo cobrar essa assistência das Lojas Americanas ou posso pedir o ressarcimento?

    • Infelizmente o prazo para a troca nas Lojas Americanas e qualquer outra compra na internet são de até 7 dias contados desde o recebimento do produto, então o Lojas Americanas pode sim negar a troca.

      Se passou desse período, terá que procurar o fabricante, no seu caso a Samsung e um posto autorizado para o CONSERTO do mesmo.

      Nessa situação verifique o CERTIFICADO DE GARANTIA, nele diz de quem é o compromisso de levar o aparelho até a assistência técnica, se nele constar que é de responsabilidade do consumidor, então o transporte sairá do seu bolso.

      Tente conversar com a empresa, ver se tem alguma forma de retirarem o aparelho da sua casa ou agendar uma visita técnica em domicilio (mas não são obrigados a fornecerem esse tipo de atendimento domiciliar).

      Pelo que consta no CDC (Artigo 18), você pode ter o dinheiro de volta, caso o CONSERTO leve mais de 30 dias.

      Minha sugestão é que procure o PROCON para orientação.

  28. Comprei um tablet para minha filha e vi que nãtinha assist~encia tecnica na minha cidade, não fez um mês ainda o produto é da DL, e agora que faço?

    • Comprou pela internet ou loja física?
      Se foi na Internet, o período de troca com a loja são de até 7 dias contados da data de recebimento do produto. Com 8 dias de recebimento tudo se resolve com o fabricante, terá que entrar em contato com a DL, informar o problema e será dito o posto autorizado mais perto da sua residencia, a partir dai, você leva o aparelho a um posto autorizado, ou verifica se o posto autorizado pode receber o Tablet pelos Correios.

      Normalmente no CERTIFICADO DE GARANTIA, diz que as despesas de transporte, frete e seguro do produto até o Centro de Serviço Autorizado e respectivo retorno correrão por conta
      do Cliente.

      Se comprou em loja física, procure loja, normalmente eles mesmo que encaminham o produto.

  29. minha tv estar na garantia e deu defeito mas a assistencia tecnica se recusa a vim recolher o produto em minha residencia. isso estar certo ou errado?

    • Ela tem o direito de recusar, desde que isso esteja no CERTIFICADO DE GARANTIA, isso vem com o produto, se não tiver mais esse certificado é bem simples de achar no site do fabricante, lá diz de quem é a responsabilidade de transporte, caso o aparelho precise ser levado a assistência técnica.

      Liga no fabricante, pergunta se a assistência técnica pode recolher o produto na sua casa, explica o motivo, se tudo der certo o fabricante pede para a assistência buscar, senão você terá que levar o produto.

      Desconheço artigo no Código de Defesa do Consumidor que de fato OBRIGUE a assistência buscar o aparelho.

  30. meu esposo comprou um Notebook,e o mesmo apresentou problema depois de uma semana .Então o enviei á assistencia tecnica e até hoje não tive resposta.

    • Quanto dias na assistência técnica? Tem a ordem de serviço? Se for mais de 30 dias, e sua assistência técnica for autorizada e o produto estiver na garantia, você tem direito a troca do aparelho por um igual ou superior.
      Normalmente nessa situações de troca é melhor acionar o PROCON, eles fazem uso o Artigo 18 do CDC e pressionam a empresa, o tratamento dado pelos órgãos de defesa do consumidor é muito melhor.

  31. Combrei uma tv com garantia de 10 anos ate a copa de 2014 nao consigo altorizada todas descredenciadas ja liquei para casa e video nao pode fazer nada pos mudou razao social derao telefone do fabricante tamden nada resolvel pos os telefones que pasarao nen um deles nao trabalhan com o fabricante

    • Não leve o aparelho em uma assistência técnica descredenciada, você vai perder a garantia no ato e terá que pagar todo o conserto, que normalmente são bem salgados.

      Meu conselho é procurar o PROCON, seu caso parece bem complexo de ser resolvido por um leigo, o advogado do PROCON dirá o que fazer, irá te orienta-lo.

      Quase perdi a garantia de um aparelho de TV, por conta da burocratização que a empresa fez em realizar o procedimento de assistência técnica. Só consegui caminhar nesse processo com o PROCON.

  32. Oi,tenho 1 celular LG t375 quando comprei ele veio com a estrutura meio mole,(como se os parafusos tivessem meio soltos),eu achei q era normal, com o passar do tempo derrubei sem querer mais foi com o impacto fraco ele nem chegou a desmontar,depois de uns tempos a tela dele começou a aparecer manchas e ficar com marcas como se tivesse quebrado a tela. Tenho direito de mandar na assistencia? Obs: Ta na garantia ainda!! Eles irao cobrar pelo serviço?

    • Olhe no CERTIFICADO DE GARANTIA, se já não tem mais (pois vem o aparelho) entre no site da LG e procure o mesmo.

      Se na garantia estiver escrito que “danos causados por acidentes;” não serão cobrido pela garantia, então você terá que levar na assistência técnica e pagar pelo conserto mesmo na garantia.

      Mas só irão cobrar de você, se detectarem que o dano causado no celular foi por causa da queda. Agora, se eles desconhecerem o motivo do defeito a garantia irá cobrir.

  33. oi , eu tenho um celuler sansung gt e2262 chat 226 dual chip e ele esta com proplema pra baixar jogos e aplicativos eu nao estou conseguindo instalar-os sempre aparece essa mensagem JAR BAIXADOS INVALIDOS.me ajude porvavor.o que eu faco?

  34. Meu produto foi para a assitência e eu autorizei o conserto, antes de 1 semana liguei e avisei que gostaria que eles me devolvessem a peça defeituosa junto ao produto consertado, no dia seguinte a mesma pessoa me liga e fala que eles enviaram a peça para reciclagem … Isso me fez acreditar que eles não trocaram a peça que no caso é uma Tv de 52″ e ela estava funcionando perfeitamente porém com uma pequena mancha escura no canto superior esquerdo, creio que não seja correto vc desapropriar um bem ( mesmo que com uma pequena avaria ) e sem nenhum conhecimento ou ciencia tomar liberdade em ” descartar”. Quando na verdade com essa atitude deixou a desejar em relação a credibilidade e veracidade, será que foi essa a peça trocada ? Ou será que outra peça ( mais barata ) foi trocada e estão usando de todo esse artifício para fugir desta comprovação ? Fico em dúvida sobre qual a atitude que devo tomar pois tenho um prazo máximo de 90 dias para retirada do produto, e tenho que retirar em 30 dias.

    • Lamento, mas se a peça já foi descartada não existe o que possa fazer. Na minha cidade, quando você quer descartar um eletrônico ou peças eletrônicas tem que preencher um termo de doação. Porém nas assistências técnicas isso não costuma ocorrer. Pode tentar processar, procurar advogado, ou PROCON.

      Você tem uma garantia de mais 3 meses após o conserto, mas é impossível saber se o produto vai ou não dar problema novamente, não existe previsão para isso. No entanto se você foi em uma assistência técnica autorizada pelo fabricante da sua TV dificilmente mesmo vai ter “serviço porco”. Até porque mesmo a assistência técnica sendo terceirizada, o fabricante é responsável. Por isso é importante sempre levar nas autorizadas pois as mesmas são fiscalizadas pelos fabricantes.

  35. estou com um grande problema mandei um aparelho celular para uma loja de conserto na primeira vez eles concertaram rapidamente questão de uma semana porém quando começei a usar o aparelho logo deu o mesmo defeito na mesma peça como estava na garantia (do conserto) porém está lá a mais de dois meses e o que eles alegam para mim é q não tem a peça e que o técnico trrabalha apenas aos fins de semana tbm q as peças vem só dia 10 de cada mês e vejo q estou sendo enrolado queria saber q meios posso recorrer . Obrigado

    • Seu aparelho esta na garantia? O aparelho, não a peça trocada? Foi numa autorizada?

      Se estiver na garantia do fabricante, procure o mesmo por e-mail ou telefone, envie a ordem de serviço, e solicite a troca imediata do aparelho (Art. 18, § 6 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90). Se a empresa se negar em trocar e tal, você faz uma reclamação na internet, no RECLAMEAQUI, que resolve.

      Agora se não esta mais na garantia do fabricante, lamento mas desconheço lei que faça com que a troca da peça ocorra com maior rapidez.

  36. OI MEU COMPUTADOR DEU DEFEITO E QUANDO MANDEI PARA A ASSISTÊNCIA ELE AINDA ESTAVA NA GARANTIA.. FALTAVA TRÊS MESES PARA VENCER.. A GARANTIA JÁ VENCEU E ELES NUNCA ME DERAM CONTA DO COMPUTADOR.. JÁ FUI LA, JÁ RECLAMEI E NADA.. VAI FAZER 5 MESES QUE ESTÁ LA.. O QUE EU FAÇO???

    • Vai no site RECLAMEAQUI, faça uma reclamação lá contra o fabricante e exija um computador novo, o prazo dado para conserto são de 30 dias, após isso, você tem o direito de pedir a troca do mesmo.
      LEIA O ARTIGO DO CÓDIGO DO DIREITO DO CONSUMIDOR. (Art. 18, § 6 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90)

      Se no RECLAMEAQUI não resolver, procure o PROCON, senão logo vai perder todos seus direitos.

  37. ola por favor, qual o prazo que a assistencia tem conserto do aparelho fora da garantia ? , estou com meu aparelho na assistencia ja fazem 3 meses, se o fabricante nao tem a peça qual seria o prazo ? meu aparelho é novo venceu garantia 2 meses apos vencimento, me deram o prazo de 180 dias para peça chegar , é todo esse tempo mesmo que tenho que esperar?

  38. Olá, boa tarde. Estou com o seguinte problema: Adquiri um aparelho de pressão digital através da internet, o qual ainda encontra-se dentro da garantia contratual. Ocorre que o referido aparelho recentemente passou a apresentar problemas que inviabilizam o seu uso, e ao procurar pela assistência técnica mais próxima, constatei que a mesma está localizada a cerca de 500 km da minha residência. Nesses casos, existe alguma norma que obrigue a fabricante ou a empresa vendedora a arcar com os custos do envio do produto para que seja realizado o reparo? Muito obrigado.

    • [...] Em conformidade com o artigo 50 do Código de Defesa do Consumidor, deverá ser conferida mediante termo escrito, padronizado, que esclarecerá de maneira adequada em que consiste a garantia, a forma, o prazo, o lugar em que poderá ser exercitada, bem como as despesas que ficarão a cargo do consumidor. [...]

      O nome desse termo escrito chama-se CERTIFICADO DE GARANTIA, (apesar de não precisar de nossa assinatura) equivale a um “contrato”, quando compra um produto entende-se que você esta de acordo com tudo que esta escrito no termo.
      Ou seja, se verificou no seu CERTIFICADO DE GARANTIA, e lá estava escrito, que todas as despesas equivalentes a transporte é de responsabilidade do consumidor, então não existe obrigação do fabricante em arcar com essa despesa, a não ser que seja RECALL.

      Porém, existem empresas que mesmo sem ter a OBRIGAÇÃO, acaba pagando, pois um cliente feliz não cria transtornos.

      Dica: Converse com a empresa, veja o que eles podem fazer por você. Porque a lei mesmo não os obriga.

  39. oi tenho um dvd automotivo ele passou da garantia levei em uma assitencia não tem peças de reposição liguei
    no frabricante perguntando uma assitencia técnica autoriada deles para levar meu produto disseram q não tem oq e faço quai meu direitos

    • O artigo 32 do Código de Defesa do Consumidor estabelece que:
      “Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.

      Parágrafo único. Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei”.

      Assim, a Lei obriga a manutenção da oferta de peças e componentes, PORÉM NÃO ESTABELECE UM PRAZO PARA ISSO.

      Entende-se que esse prazo deve ter por base a vida útil de cada produto. Computadores, por exemplo, têm alterações muito rápidas e os modelos lançados se tornam obsoletos em curto espaço de tempo. No caso de outros produtos, como veículos, refrigeradores entre outros com maior durabilidade, o período de oferta deve ser maior.

      Caso não seja possível a solução do problema diretamente com o fornecedor, sugiro que procure o PROCON, e apresente cópia da documentação envolvida (os comprovantes que tiver sobre o caso). A Fundação PROCON-SP tem por objetivos principais fiscalizar, orientar, encaminhar e intermediar acordos.

  40. ola tudo bem tenho um dvd automotivo ele apresentou defeito esta fora da garantia levei para uma assitencia técnica eles disseram q não tinha concerto pois não haver peças a liguei na empresa do aparelho e perguntei se tinha uma autorizada deles q eu pudesse levar para concerta mesmo q eu pagase ai me disseram q não tinha assitencia técnica para o produto oque e faço quais são meus direitos mesmo q tenha passado a garantia

  41. Boa tarde Bianca, muito bom o texto. Tenho uma dúvida quanto a troca de produto mediante o prazo do produto na assistência ultrapassar trinta dias. Tenho uma TV que apresentou dois problemas em datas distintas, esta foi levada a assistência pela primeira vez por 20 dias, da segunda vez a assistência ultrapassou os 30 dias previsto por lei, assim contatei a empresa e me responderam que eu poderia fazer o pedido de troca do produto ou reembolso do valor pago, porém para a troca do produto eu teria que esperar mais 30 dias para que eu pudesse receber o novo produto. No CDC, não vi nenhum parágrafo que falasse sobre este prazo de troca e gostaria de saber se há alguma regulamentação legal de prazo para a empresa estar realizando a troca e envio do produto novo, saberia me responder? Muito obrigado.

  42. Boa Tarde

    Comprei um x box aqui no Brasil e depois de 6 meses de uso quebrou..entrei em contato com o fabricante e p minha surpresa a Microsoft nao tem assistencia tecnica no Brasil para o produto.
    Me cadastrei com o atendente pelo telefone e o mesmo ficou de enviar um selo para postar o aparelho. P minha surpresa a chegada do selo demora 5 dias uteis!!! Um produto comprado no Brasil nao tem que ter assistencia aqui?????
    Prometeram enviar um aparelho novo em até 30 dias!!!!
    Isso está correto????

    • Vão trocar o aparelho? Sim? O prazo é de no máximo 30 dias mesmo, acho que 30 dias uteis. Mas pode chegar bem antes disso (caso de empresas responsáveis)…

      Sinta-se feliz pela troca e não pela assistência técnica, porque francamente, 90% das assistências técnicas autorizadas do país são incompetente, o aparelho vem aranhado, ou com problemas que não tinha anteriormente.

      No Brasil principalmente em compras online, a responsabilidade do importador são de no máximo 7 dias contados do dia da entrega. Depois disso importado ou não, responsabilidade de garantia recai sobre o fabricante.

  43. boa tarde

    o meu caso é so a duvida e um medo
    tenho o celular motorola razr hd e segunda feira assada ja é a 3° vez que levo o celular para a autorizada, só que quando eu liguei fazendo o pedido de outro aparelho , pq n é justo ter um celular e ele ficar um mes comigo e outro mes na autorizada, sendo que das outras vezes levei ele por corrompimento do android e quando liguei fazendo o pedido de um novo aparelho eles alegaram que n foi constatado nenhum problema no aparelho, mas o celular estava apagando tudo o que tinha nele quando era desligado, e a bateria se quer tava durando 7 hrs com o minimo de uso, e chegando na autorizada eles sempre colocam que as bordas do parelho esta comprometida e nessa vez que eu levei (3° vez) ele estava sem película e eu so tinha ficado 3 dias com ele sem película e colocaram tmbm essa observação de que a tela estava arranha, mais na descrição do aparelho eles falam que a tela é resistente a riscos (gorilla glass) e ja vi videos em que clientes saem da autoriza com o aparelho sem manutenção por causa dessas observações, e o pior perdem a garantia, so que dessa vez se fosse só o corrompimento do android td bem ainda dava para utilizar o aparelho, só que n ele apagou e n quis mais ligar, quando eu estava mexendo nele de uma hora para outra…
    agora GOSTARIA mt de uma opinião de quem intenda do assunto, se eu corro risco de jogar mais de 2 mil reais fora, e se acontecer o que faço?

    • Bom, eu sugiro que procure o PROCON. Aparelho novo, esta na garantia, levou na autorizada, e 3 vezes deu problema?! Muito estranho.

      Se o aparelho ficou 30 dias (corridos) na assistência técnica você tem direito a outro aparelho. E nem é uma questão de achar justo ou não, é lei.

      LEIA O ARTIGO DO CÓDIGO DO DIREITO DO CONSUMIDOR. (Art. 18, § 6 do Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90), converse com o fabricante (no caso a Motorola) não resolveram, não trocaram o aparelho, diz que vai acionar o PROCON.

      Ao se dirigir ao PROCON, leve as copias de nota fiscal, certificado de garantia, e os comprovante de que o aparelho foi levado a assistência técnica. Vão te orientar corretamente, e vão resolver o problema. Muitas empresas omitem informações, para que o cliente se cale, sem saber o que tem direito, não aceite isso, use de argumento o código de defesa do consumidor.

  44. Olá,
    Na Garantia está escrito que não cobrem danos físicos. Como fazer caso eu queira reparar o aparelho, mas não há assistência técnica no Brasil?
    Como dúvida adicional, há alguma lei no BR que obrigue uma empresa a ter assistência técnica no Brasil?
    Obrigada

    • De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90), quando um produto apresenta vício de qualidade (defeito) na garantia, o fornecedor tem um prazo de até trinta dias corridos, contados a partir da data da reclamação ou da primeira ordem de serviço, para tentar regularizar o problema.

      Com base na informação constante da sua mensagem, entendemos que o produto em questão encontra-se no prazo de garantia.

      A garantia pode ser legal (90 dias após a compra de produtos duráveis) ou contratual (concedida pelo fabricante e complementar à legal).

      De acordo com a Lei, na garantia legal os fornecedores, ou seja, tanto o fabricante quanto o comerciante, respondem solidariamente pelos vícios de qualidade que apresentarem os produtos adquiridos pelos consumidores.

      No entanto, sempre que a regularização depender do fabricante, esteja o produto na garantia legal ou contratual, o PROCON orienta o consumidor a recorrer à autorizada de fábrica.

      Decorridos os trinta dias, se não for possível regularizar o problema, deve ser observado o parágrafo 1º do artigo 18 do já mencionado Código de Defesa do Consumidor:

      “Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

      I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

      II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

      III – o abatimento proporcional no preço”.

      Informamos que não há irregularidade em não haver assistência técnica no país, nesse caso a obrigação para o envio do produto é do fornecedor que realizou a venda.

  45. Olá,

    Gostaria de um auxilio sobre a seguinte situação:
    Deixei um aparelho celular, fora da garantia, em uma assistência técnica, para um serviço de troca do display do mesmo. A assistência técnica forneceu uma garantia de 90 dias sobre o serviço executado.
    Alguns dias após retirar o aparelho, começaram a surgir problemas aparentemente relacionados ao display substituído. Levei o aparelho na mesma assitência, onde me disseram que iriam avaliar se o problema estava na peça que eles trocado, e que iriam entrar em contato depois para dar um retorno.
    Passados vários dias, sem nenhum retorno da assitência técnica, entrei em contato com os mesmo, onde me informarm que ainda não tinham feito a verificação em meu celular, por estarem com muito serviço na loja.
    Minha dúvida é: Existe um prazo legal para que eles reexecutem o serviço, quando ainda está dentro da garantia de 90 dias?

    Obrigado!

  46. Estava mexendo no meu celular e quando ver ele desliga, tentei por pra carregar e nada. A alguns meses ele trincou seu cristal liquido, mas o aparelho continuou funcionando normalmente. Queria saber se posso levar na loja e pedir para que troquem o aparelho ou se devolvem o dinheiro?!

    • Bom, vamos lá…

      O aparelho desliga sozinho? Ou não carrega? Dessa forma não dá para saber se o problema é no aparelho celular ou no seu carregador, já fez o teste com outro carregador?

      Trincou a tela? Caiu no Chão? Se caiu no chão indica mal uso, e nessa condição mesmo na garantia quem paga pelo conserto da tela seria o consumidor.

      Continuando, se o aparelho realmente esta desligando sozinho, esta na garantia, tem assistência técnica autorizada no País (e não foi danificado por quedas)? Leve na assistência técnica autorizada, lá terão 30 dias (corridos) para consertar o aparelho, se não consertarem, ai sim você terá direito a troca do aparelho ou a devolução do seu dinheiro caso desejar.
      Se não tiver assistência técnica no país você já pode pedir a troca do aparelho de imediato.

      Talvez conversando com o fabricante resolva o seu problema mais rápido e sem dor de cabeça. O CDC tem leis que garantem seus direitos, caso a empresa não os cumpra procure o PROCON.

  47. Moro numa cidade que nao tem assistencia tec. Do meu aparelho celular o que fazer? Uma amiga me falou q a loja é obrigada a fazer a trocar, ja que a assistencia tec. Fica a mais de 40km de onde moro.

  48. Não se ofenda, mas sua amiga se apoiou no Código de Defesa do Consumidor (CDC) ao falar isso? Pergunto, pois a unica coisa que OBRIGADA de fato uma empresa fazer algo são as LEIS.

    Bom, você comprou o celular onde? Loja física ou Internet? Qual o fabricante?

    Comprou na loja física e esta na garantia? Resolva na loja, a mesma muitas vezes é responsável por transportar o produto a uma assistência técnica.

    Comprou na Internet? Você tem 07 (sete) dias corridos, datados do dia da entregar para reclamar do defeito e automaticamente efetuarem a troca. Passou dos 07 dias, esquece loja, só resolverá mesmo com o FABRICANTE (quem fabrica o seu celular?!) nessas condições, a responsabilidade de frete, custo de envio do celular a uma assistência técnica normalmente é totalmente do cliente.

    Todo aparelho comprado em loja física ou virtual, vem com um CERTIFICADO DE GARANTIA, lá diz de quem são as responsabilidades e em quais situações em que a garantia cobre os danos.

    Desconheço, de lei que obrigue a empresa a bancar o transporte, porém, algumas empresas para evitarem processos no PROCON, acaba facilitando a vida de seus clientes.

    Sugestão: Procure o fabricante e converse o que podem fazer…
    O CDC só trata de troca de produtos em duas situações, produto que ficou mais de 30 dias na assistência técnica, e produto com defeito com menos de 7 dias corridos.

    Gostaria de ser mais precisa, mas suas informações, infelizmente são poucas.

  49. Comprei uma Televisão que estava em Promoção, com cerca 600 reais de desconto, eu a usei por cerca de uma semana, ai ela deu problema, mandei para a autorizada, passou mais de 30 dias, pedi a troca, mas eles alegaram que não tem mais dessa TV. O reembolso é em cima de que valor, do que eu paguei ou o quanto ela custa realmente? Creio que seja pelo valor que eu paguei, por tal motivo, penso em não querer pedir o reembolso. O que devo fazer? Desde já agradeço.

    • Fagner, passei uma por uma situação parecida e tive que acionar o PROCON, espero que esse não seja o seu caso. O valor de reembolso é sobre o valor pago.

      Conselho é ligar para o fabricante, informar o problema e o numero da ordem de serviço, eles terão 30 dias corridos para trocar o televisor, normalmente quando é negociado com o fabricante, trocam por um aparelho SUPERIOR, de MELHOR QUALIDADE. Essa situação costuma ocorrer quando o produto que você adquiriu já saiu de linha.

      Se apoie no Art. 18 do Código de Defesa do Consumidor. Se a empresa se negar em trocar e tal, você faz uma reclamação na internet no RECLAMEAQUI que normalmente resolve, ligarão no mesmo dia…

      Boa sorte!

  50. helena ola comprei um tablet mes passado e tinha uma pequena rachadura e meu filho apertou pra ver se ia almentar pois almentou sim trincou o vidro todo e esta na garantia no da loja que é estendida e do fabricante fui entrei em contato com os dois e eles me falaram que não pode fazer nada pois eles nao trocam o tablet e a assistencia tecnica não arruma o vidro quebrado o que eu posso fazer para resolver o meu proplema paguei a segunda parcela no dia vinte de agosto espero que me ajudem’

    • Esta na garantia? Veio quebrado?
      É de total responsabilidade do fabricante. Toda empresa é responsável pelo que fabrica. Se não resolver conversando com o fabricante do tablet acione o PROCON, pode ter certeza que o tratamento será diferente.

      Muitas empresas, acham que estão fazendo favor ao cliente efetuando assistência técnica ou troca, mas isso é direito seu e um dever deles.

  51. quando eles trocam o produto com defeito e deixam o aparelho estragado em sua casa o que faço? vendo, jogo fora qual é o prazo para recolher

    • Sugiro que contacte a empresa fabricante e avise sobre o ocorrido, e quando irão recolher o produto danificado. “Normalmente” (não é regra) após 30 dias você pode fazer o descarte, mas acredito que seja sempre bom informar o fabricante sobre essa situação para que não tenha nenhum tipo de problema depois.

  52. eu entrei em contato com eles o fabricante eles me disseram que não pode fazer nada pois foi de mal uso e a loja não quer trocar ,me deram um numero de uma assistencia tecnica que nao mexe com a marca do tablet que eu comprei sem falar quer a atendenti me disse que eu teria que pagar pelo serviço eu acho que vou perder o tablet

    • Se veio quebrado você tem o direito a assistência técnica gratuita em uma autorizada.

      Agora se alguém (cliente) causou o dano no aparelho realmente não existe lei que garanta a obrigatoriedade da empresa em bancar a troca do produto. Mas fica a dica, no aparecimento de defeito contacte o fabricante ou a assistência técnica autorizada, tentar consertar ou “cutucar” o aparelho pode resultar na perda do mesmo, principalmente quando você alega que contribuiu ainda mais para o aumento do defeito.

  53. Preciso de ajuda, comprei uma geladeira em dezembro de 2012, em abril 2013 apresentou defeito não refrigerava, ja foram quatro vezes fazer manutenção em duas trocaram peças, e o problema ainda não foi resolvido ainda não gela o suficiente, fui na loja que comprei e falaram com o fornecedor a Mabe – Continental Eletrodomesticos, e pediram um dia util para resposta do que seria feito. Agora não sei o que posso exigir? Se tenho que aceitar uma nova, ou tenho o direito do dinheiro de volta? Quem tiver experiencia me ajude por favor!

    • Rayani, tive que pesquisar um pouco a respeito, para lhe dar a resposta… As minhas fontes são do PROCON…

      Após análise da sua mensagem, entendemos que o produto deve ser substituído (ou a compra cancelada) de imediato.

      De acordo com o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, quando um produto durável apresenta vício de qualidade (defeito) na garantia, o fornecedor tem um prazo máximo de até 30 dias para tentar sanar o problema. Findo esse prazo o consumidor poderá optar entre:

      “I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
      II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
      III – o abatimento proporcional do preço”.

      No entanto, o parágrafo 3º do mesmo artigo 18, determina que o consumidor pode fazer uso das alternativas mencionadas, como por exemplo pedir a troca de imediato, sempre que:

      – tratar-se de produto em que não é possível a substituição das peças, sem que ele perca as suas características, qualidade ou valor. Exemplos: remédios e alimentos em geral, cosméticos, produtos de limpeza, vestuário (se não for possível o conserto), colchão, dentre outros ou;

      – TRATAR-SE DE PRODUTO ESSENCIAL À VIDA, SEGURANÇA E SUBSISTÊNCIA (MEDICAMENTOS, APARELHOS DE USO PARA TRATAMENTO MÉDICO, ALIMENTOS EM GERAL E SEUS PROCESSADORES COMO, FOGÃO, MICROONDAS, GELADEIRA E FREEZER).

      Esse parágrafo 3º dispõe que:

      “O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do parágrafo 1º deste artigo sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial”.

      Lembramos que se após tentativa não for possível a solução com o fornecedor, deverá ser apresentada cópia da nota fiscal (ou outro documento que comprove a compra) para melhor análise e providências NO PROCON.
      Corra atrás dos seus direitos, ninguém poderá fazer isso por você. Boa sorte!!

      Espero ter ajudado

  54. Ola Bianca, eu adquiri uma direção hidráulica (usada) para o veículo da minha esposa, a oficina me deu garantia de 6 (seis) meses e durante esse período,sempre deu problema a direção (barulho) e ja levei para reparo umas 4 vezes e hj dia 28/08/13, termina a garantia e ainda continua o barulho (vicio) que incomoda. O que faço, tendo em vista o término da garantia e caso a oficina nao queira me atender mais???? Obrigado

  55. comprei um notebook LG N460 tem apenas 2 meses de uso e já foi duas vezes para assistencia tecnica com o mesmo problema,da primeira vez esperei 20 dias e agora da segunda vez pediram mais 20 dias ou seja 40 dias só na assistencia tecnica,posso acionar o procon

    • Se pode? Acredito que deva ir ao PROCON.

      Aparelho novo 2 meses, e 40 dias na assistência… Acione o PROCON na sua cidade, muito provável que serão obrigados a trocar o seu aparelho.

    • Leve a nota fiscal do produto, certificado de garantia e principalmente a ordem de serviço das duas assistências, isso é documento básico para efetuar a reclamação lá no PROCON

  56. ola,comprei uma tv da lg47 3D,e com menos de duas semanas já apareceram linhas horizontais na tela no lado esquerdo,gostaria de saber se tenho direito a uma nova tv? um aparelho caro desses e com menos de duas semanas ir para autorizada e o fim!!

    • Comprou na Internet? Você tem 07 (sete) dias corridos, datados do dia da entregar para reclamar do defeito e automaticamente efetuarem a troca. Passou dos 07 dias, só resolverá mesmo com o FABRICANTE.

      O CDC só trata de troca de produtos em duas situações, produto que ficou mais de 30 dias na assistência técnica, e produto com defeito com menos de 7 dias corridos.

      Ou seja, senão se encaixa nessa situação, sugiro realmente conversar com a LG amigavelmente para trocarem o produto, escrever no RECLAMEAQUI, procurar o PROCON, mostrar sua insatisfação de algum modo, mas lembrando se não se encaixa nessa situação a LG não é obrigada a trocar seu produto.

      Se comprou em LOJA FÍSICA, as leis são as mesmas, porém o responsável por levar o produto a assistência técnica é a loja que vendo o produto.

  57. Meu notebook deu um problema em cima do leitor de CD, ou melhor, na dobradura do flip. Levei numa assistência só pra ver o que ele me diria e ele me explicou que pode danificar o cabo flat (não sei como escreve). Me indicou também levar na loja e exigir a garantia.
    O problema no caso é físico e não é mal uso, afinal, não tem como eu usar um notebook sem abri-lo. Com certeza, alegaram descuido, mas insisto em dizer que não existe uma maneira de não abrir o notebook e a peça se descola toda vez que eu o abro, ficando aberto apenas em um lado.

    Qual o prazo para eles consertarem e me devolverem o produto?
    Durante esse período, tenho direito a usar um outro aparelho fornecido pela loja? Já que uso o notebook para trabalhar e sem ele ficaria inviável.

    Aguardo respostas.

    • Se você levou o notebook em uma assistência técnica não autorizada e a mesma abriu o aparelho, você perdeu a sua garantia.

      O Prazo de conserto são de 30 dias corridos, se ao termino desses disas não devolverem seu notebook, tem direito por lei a trocarem o antigo aparelho por um novo.

      O fabricante não tem obrigação de lhe fornecer outro aparelho para uso durante o conserto.

  58. Olá Boa Noite…
    Adquiri um computador da megaware a 3 anos atrás, a fonte queimou. Levei na assistência autorizada da megaware para arrumar e eles alegaram que a placa de vídeo também está com problemas, e por meu computador ter placa mãe integrada falou que tinha que trocar a placa mãe, ou seja a placa mãe e muito cara, perguntei para eles assistencia verificarem quanto fica a tal placa mãe. Me falaram que a megaware não fabrica mais essa placa e que não tinha mais jeito, e para eu ver o meu computador arrumado, eu teria que comprar uma placa mãe inferior a que eu já tinha e devido a isso teria que trocar o processo que e um core i3. Me falaram que tinha uma placa mãe usada e eu me neguei a colocar pois ficaria em 500 a placa usada e 100 a mão de obra ou seja 600 reais com a placa mãe usada. Gostaria de saber se isso e correto pelo fabricante não me fornecer a peça? E si por ventura eles arrumarem a placa, gostaria de saber si eles podem cobrar muito caro, sendo que eu paguei 850 reais no computador novo…

    • João Alberto, não sou perito em informatica, mas placas de videos podem ser compradas separadamente, sem a necessidade de uma nova placa mãe.

      Procure na internet a respeito do problema que esta passando, existem dezenas de sites que tiram duvidas sobre hardware e software, existe empresas que só fabricam placas de vídeo, como é o caso Nvidia. Pode ser que estejam te enrolando. Use o Google!!

      Agora falando de Código de Defesa do Consumidor, peças de informatica saem de linha com muita rapidez, algumas peças ficam por um tempo em circulação (não tem prazo estabelecido pra isso), o fabricante não é obrigado a fabricar peças de reposição de produtos que já saíram de linha, 3 anos pra informatica é muito tempo.

      Em relação ao preço, é lei de oferta e procura, no Brasil, não existe lei alguma que obrigue a empresa a vender o produto pelo valor que o Cliente ache justo

      • Olá Boa Noite…. Cristiane….

        Referente a pesquisa faz sentido no que vc fala, mas a placa e integrada, ou seja, ela está junto com a placa mãe… Pesquisei no google!!! Mas no CDC está escrito que o fabricante e obrigado a ter por um tempo razoavel a peça, mesmo que o cliente não esteja no periodo de garantia. Eles me induzindo a comprar a placa mãe do computador, por causa da placa de vídeo… O CDC determina que os fabricantes e importadores garantam a reposição de peças.

        Referente ao valor abusivo mesmo estando com fabricante de nome no mercado como a megaware… O valor e justo….

        http://www.conjur.com.br/2007-jul-06/fabricante_manter_pecas_reposicao_mercado

        http://www.estadao.com.br/arquivo/economia/2001/not20010216p11087.htm

        Me explica si eu estou interpretando errado…

        Obrigado

      • Por favor Cristiane Maietto vc pode responder a minha dúvida…

        Obrigado

  59. ola mandei meu aparelho de cel para a autorizada e o vendedor me alertou que se passar de 30 dias tenho direito a outro. como eu conto esses dias a partir do dia que ele foi postado pelos correios?

  60. Prezados;
    Comprei em 02/02/13 um aparador de cerca viva e o usei por apenas três vezes e todas as vezes que fiz uso, tive que levar para assistência técnica, em virtude de ter apresenta do vício. A última vez foi em 02/09/13, ou seja, sete meses após a compra. O produto esta na assistência, aguardando o reparo. Em cinco meses perco a garantia. O que devo fazer se apresentar novamente o mesmo defeito? Tenho algum direito garantido no código do consumidor?

  61. Eu paguei pela loja uma garantia estendida, porem o aparelho deu defeito e pra piorar mandei na assistencia pela loja casas bahia onde foi efetuado a compra e pelo laudo da assistencia ele voltou mais quebrado com a placa mae quebrada e led da tela , sendo que o problema no net era so a hd . E agora ? Me ajudem ..

    • Não entendi o seu problema? Pode ser mais claro?

      Comprou um celular com garantia estendida e o mesmo deu defeito? Acione a loja para levarem a assistência técnica autorizada.

  62. olá, tenho um celular galaxy y, e peguei ele da assistencia técnica ontem a tarde, e ele parou de funcionar de novo, o que eu faço? posso pedir a troca do produto, ou levo de novo na assistencia?
    me ajudem, por favor, obrigada

  63. Comprei um notbook em março da marca ASUS, ele esta na garantia e conforme digito uma tecla cai, então levei até a loja e eles não vão mandar para assistência e dizem que eu que tenho que levar, isso é certo?

  64. sou menor de idade e fui colocar meu celular na autorizada para consertar, entretanto na autorizada da samsung de Niterói falou que menor de idade não pode colocar o celular na garantia, isso é verdade? O que devo fazer?

    A nota fiscal eletrônica esta no meu nome

  65. olá,levei meu microondas ao uma loja autorizada da consul para concertarem,e cobraram 190,00 pelo concerto,só q assim q o aparelho chegou em casa estava com msm problema ainda,entao voltamos lá,e eles olharam de novo ,só q dizeram q o problema n era mas o msm,q o problema era outro q seria mas 130,oo,no caso o concerto ia sair no preço de um novo,se concordamos em fazer o segundo concerto,mas se n vamos ter q perder os 190 de 1 e voltar com microndas com msm defeito,isso ta certo?

  66. estou com um produto da empresa guardado aqui em casa para a empresa realizar a coleta, já passou o prazo já tem um mês, e nada, o que devo fazer ? no caso é devolução e eu ja recebi o valor da compra estornado, ja liguei mas eles não vieram buscar o produto, o que devo fazer ?

  67. deixei meu ps3 na assistência técnica..barão games em campinas ao retirar, pois o serviço não foi efetuado, constatei q o aparelho veio danificado,, faltando peças etc…..o q fazer

  68. Olá, comprei um smartphone a 2 meses atrás, porém por descuido quebrei a tela, seu eu levar na assistência técnica autorizada para arrumar por minha conta, eu perco o resto da garantia !!??
    obrigado.

  69. boa noite gostaria de saber umas informações se alguem poder me a judar me respondam por favor comprei uma tv nas americanas em são paulo esta com oito meses e ela deu problema esta na garantia entrei em contato com a loja ela me informou que eu podia levar ate uma autorizada ou entrar em contato com o fabricante eu levei na autorizada e me deram uma ordem de serviço eu tenho que entrar em contato com o fabricante ainda ou a asistencia faz esse contato? oque eu tenho que fazer agora ou e só aguarda? no aguando.

  70. Bom dia, meu nome é Saulo. Comprei um ultrabook Dell e ao solicitar uma compra do leitor de dvd, fui informado do valor para compra que seria de R$ 600,00 para a ida do técnico até minha casa ou R$ 300 e pouco para eu levar até uma assistência mais próxima, só que eles só informam se vc aceitar o serviço. outra coisa pior ainda, a venda de peças só acontece desse modo, ou seja, eles não vendem só a peça. Gostaria de saber se a empresa pode vender um produto e não vender a peça para realizar o conserto fora do serviço Dell.

  71. Olá comprei uma maquina de lavar roupa com a garantia estendida,ela estragou uma vez na garantia da loja e agora estragou na estendida por 02 vezes ele só trouxeram e na primeira lavagem estragou de novo qual o meu direito??tenho direito de pegar outra ou ele vão tapiando até sair da garantia que falta pouco meses..me responda

    • Olá Jaqueline, aqui estão alguns artigos para vc ter como orientação do código de defesa do consumidor. Eu comprei um computador e deu problema tb, mandei para o conserto passou o prazo de 30 dias não retirei e coloquei na justiça, nem passei pelo procon. agora vc não perde a garantia se a máquina voltou a dar problema nesse período que vc informou, porque de fato o vício não foi sanado. Entra em contato com o lugar que vc comprou e informa que foi para assistência mais de uma vez e nada foi resolvido, logo informa que vai a justiça e entra contra a loja e o fabricante. segue a baixo os artigos. espero ter ajudado, desejo sorte para resolver o mais rápido possível, nesse país onde somos enganados a todo momento.

      SEÇÃO III
      Da Responsabilidade por Vício do Produto e do Serviço
      ART. 18 – Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
      § 1º – Não sendo o vício sanado no prazo máximo de 30 dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
      I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
      II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
      III – o abatimento proporcional do preço.
      § 3º – O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do § 1º deste artigo sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial.
      § 4º – Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do § 1º deste artigo, e não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço, sem prejuízo do disposto nos incisos II e III do § 1º deste artigo.
      ART. 24 – A garantia legal de adequação do produto ou serviço independe de termo expresso, vedada a exoneração contratual do fornecedor.
      SEÇÃO IV
      Da Decadência e da Prescrição
      ART. 26 – O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:
      I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produto não duráveis;
      II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produto duráveis.
      § 1º – Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.
      § 2º – Obstam a decadência:
      I – a reclamação comprovadamente formulada pelo consumidor perante o fornecedor de produtos e serviços até a resposta negativa correspondente, que deve ser transmitida de forma inequívoca;
      II – (VETADO).
      III – a instauração de inquérito civil, até seu encerramento.
      § 3º – Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial
      inicia-se no momento em que ficar evidenciado o
      defeito.

    • a princípio não retira ela da assistência, pois prova que vc não mexeu, adianta isso a um advogado e pega tudo o que servir de prova. não passa pelo procon porque vai demorar. entra no juizado especial.

      • Olá Saulo eu liguei para philips e ela me aconselhou a tirar da assistência e levar para outra autorizada e pedir para abrir a televisão na minha frente para comprovar o que houve, eu fui na central da philips, aqui em Salvador e ela vai tirar as fotos e mandar para a philips comprovando o que houve, mas apesar disso, ou de receber uma nova ou peças novas tudo eu vou fazer o que me aconselhou entrar no juizado especial como a primeira autorizada para obrter meus direitos, porque eu fui roubado por um assintência autorizada, como pode isso?, obrigado pela sua resposta.

  72. comprei um tablet no dia 24/09, 7 dias depois ele quebrou, eu sei que garantia não cobre mais se eu levar na autorizada para concertar eu perco a garantia?

    • Se vc levar em uma autorizada da Marca mesmo que não cubra a garantia porque o defeito foi causado por dano, pode ficar tranquila porque vc esta em uma autorizada desde que seja de sua confiança, vc não irá perder a garantia.

  73. Ola! Gostaria que tirasse uma duvida…Eu comprei uma Tv de “32” polegadas pela internet, na loja submarino, e ela apresentou defeito dentro de 2 a 3 semanas de uso, mas eu so percebi q se tratava de um defeito depois q estava c quase 3 meses de uso, pois piorou c um tempo…Liguei para o fornecedor(loja submarino) e mandaram entrar em contato c o fabricante..E assim o fiz…Mas na minha cidade não tem assistencia
    autorisada e a mais proxima tenho q pagar 268,00 pelo frete ida e volta ..Os correios nao transportao produto deste porte, entao vai pela transportadora…Eu ja
    enviei a tv p a assistencia mais proxima eles passaram 6 dias c a mesma 1 a 2 dias p consertar e 3 em teste. O transporte leva 1 semana pra ir e outra pra votar. A Tv chegou da assistencia apresentando o mesmo defeito e ainda esta pior.. a assistencia quer q eu mande novamente o produto e pague novamente o frete….agora vem as perguntas…Eu tenho obrigacao de pagar o frete pela segunda vez?Eu. Tenho q mandar novamente ou eles tem q me dar outra Tv nova,pois ja mandei e veio c o mesmo problema?…Sobre o prazo de 30 dias para devolver o produto, o tempo gasto em transporte esta incluido nestes 30 dias?…Eu li sobre os termos de garantia e la diz q tem garantia de 1 ano, se apresentar problemas tem q ir p a assistencia e se nao tiver jeito o produto e trocado por um novo.POR GENTILEZA, PEÇO Q ENVIE A RESPOSTA PARA MEU E-MAIL

  74. Bom dia, eu comprei um notebook vaio acerca de 5 meses e este apresentou um problema. Eu o levei duas vezes na assistência da minha cidade,porém não resolveram o problema. Na terceira vez eu liguei para sony e eles me mandaram enviar o produto para uma outra assistência. No entanto, depois que eu enviei o produto aumentou ainda mais os meus transtornos, pois eu passei mais dois meses ligando toda semana para o SAC atras do meu equipamento. Depois de muita luta eles fizeram a substituição do meu aparelho por outro “novo”. Este aparelho “novo” chegou ontem, mas este já chegou com defeito. Ontem eu passei a tarde inteira ligando para a sony para que eles me enviei um outro aparelho o quanto antes, porém eles querem que eu enviei o aparelho “novo” para a assistência novamente. Sendo que eu não posso mas esperar toda aquela burocracia deles. Eu falei com mais de dez atendentes ontem a tarde tentando explicar o meu caso e dizendo que eu preciso do computador o quanto antes,pois eu comprei para utiliza-lo e não para estar na assistência, mas só me diziam a mesma coisa que teria que enviar novamente para assistência mais um mês ou mais para receber o aparelho. Eu não sei mais o que eu faço! Por favor me ajudem!

    • Olá Marcio Leonardo entre no Juizado de pequenas causas exigindo o seu dinheiro de volta e corrigido além de danos morais porque vc trabalha com o pc, vc poderá entrar sozinho ou com o advogado que nesses caso só recebe quando vc ganhar, se algum advogado pedir pagamento antecipado, não aceite e procure outro ( mesmo que diga que no juizado diga que não precisa de advogado por causa do valor, vc pode levar caso seja de sua vontade), porque se vc entrar no procon vai demorar muito. Sobre notebook, já que está apresentando defeitos constantes, é porque está com vício de fabricação, não adianta ficar trocando de computador porque provavelmente poderá ocorrer de novo com o próximo, com o dinheiro em sua mão vc poderá escolher outro que não apresente defeitos, isso é o que eu faria.

    • SEÇÃO III
      Da Responsabilidade por Vício do Produto e do Serviço
      ART. 18 – Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
      § 1º – Não sendo o vício sanado no prazo máximo de 30 dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
      I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
      II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
      III – o abatimento proporcional do preço.
      § 2º – Poderão as partes convencionar a redução ou ampliação do prazo previsto no parágrafo anterior, não podendo ser inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias. Nos contratos de adesão, a cláusula de prazo deverá ser convencionada em separado, por meio de manifestação expressa do consumidor.
      § 3º – O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do § 1º deste artigo sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial.
      § 4º – Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do § 1º deste artigo, e não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço, sem prejuízo do disposto nos incisos II e III do § 1º deste artigo.

      Aqui está a parte que lhe interessa no código de defesa do consumidor. Meu camarada não sou advogado, sou apenas um revoltado com a falta de respeito que se tem nesse país com o consumidor, então fica aí a diga para vc. No caso do seu notebook que apresentou o vício e não foi sanado no prazo conforme informa o parágrafo 1º do artigo 18 e ao vc receber um outro notebook já apresentando o vício, vc tem o direito de efetuar a troca, uma vez que vc se enquadra no parágrafo 3º do artigo 18. Agora vai ser difícil para resolver isso com eles, já que eles fazem descaso com nós consumidores. O legal é que vc procure um advogado e entre com uma ação no juizado especial, não entra pelo procon porque vai demorar mais, porque o procon é um órgão administrativo e não tem força de punição. Se o seu caso for mesmo a necessidade de trabalhar com o notebook, oriente com seu advogado e caso venha a comprar ele coloca na petição que vc não podia ficar sem o aparelho e vai tomar as devidas providencias no processo contra a empresa. Leia essa parte do código que coloquei acima, vai ser importante para vc saber os seus direitos. espero ter ajudado e boa sorte.

  75. olá, comprei uma geladeira frosfree em fevereiro desse ano. e começou a apresentar problemas com 4 meses. passou somente a gelar na temperatura máxima. dai a assistência veio e trocou o termostato… voltou a dar problema, o técnico disse que era só reposicionar o termostato. mas ainda apresenta o mesmo problema. já é a terceira vez que aciono a assistência. qual é o meu direito? posso solicitar a troca do produto? já que não posso abastecer a geladeira de acordo com minha necessidade pq corro o risco de perder alimentos. obrigada , paloma

    • pode sim, é um vício que não está sendo sanado pela assistência e ela por sua vez não tem que fazer gambiarra para funcionar. o código de defesa do consumidor garante um tempo de 30 dias para resolver o problema do produto e a substituição do produto por vícios não sanados. dá uma lida no artigo 18 §1º e §3º do CDC. mostra todos as notas de ida a assistência e informa do seu direito, caso não atendam sua necessidade pegue todos documentos e entre na justiça especial, faça jus a seu direito. (Saulo, serra, ES)

      • boa tarde Saulo. obrigada pela orientação, hoje o técnico veio a minha residência e disse que ira trazer outra geladeira pra eu usar e irá levar a minha pra assistência(pq todas as vezes que ele mexeu foi na minha casa, não tirou daqui a geladeira). disse que trabalha há 25 anos e sempre que acontece esse problema, é fácil de resolver fazendo os procedimentos que fez na minha geladeira mas como não teve sucesso, irá levar a assistência. sei que pode ser o procedimento correto, mas fico com medo de mexer nas peças originais, sei lá riscar ou fazer algum tipo de gambiarra entende? o que faço? grata pela atenção.

      • Paloma, esse é um medo que eu tenho. não confio nem um pouco na assistência técnica. Já que resolveu deixar eles levarem a geladeira, é vc ter um tempo de garantia pela assistência para garantir que foi consertada, pedir toda nota para vc se resguardar e uma coisa que eu faria, pois sou sistemático com isso rsrsrsrs, pedir alguém com conhecimento na área verificar se alguma peça fora da descrita pela assistencia foi alterada. Porque é difícil agente saber isso. Seja firme, mas muito educada,rsrs. nesse momento sua geladeira está na mão deles.rs abração e sucesso aí

  76. GALERA NÃO COMPREM PRODUTOS DA MARCA SEMP TOSHIBA A ASSISTÊNCIA DELES É PÉSSIMA, ELES NÃO MANDAR UM TÉCNICO NA SUA CASA E NÃO DÃO NENHUM CÓDIGO DE POSTAGEM PARA VOCÊS ENVIAR SEU PRODUTO A ASSISTÊNCIA MAIS PRÓXIMA, ELES MANDAM VOCÊ LEVAR POR CONTA PRÓPIA E SÓ QUANDO O PRODUTO CHEGA NA ASSISTÊNCIA É QUE ELES ACOMPANHAM… E QUEM MORA NO INTERIOR E A ASSISTÊNCIA FICA EM OUTRA CIDADE O QUE FAREMOS? LG E SAMSUNG SÃO AS MELHORES MARCAS PARA VOCÊ ADQUIRIR A ASSISTÊNCIA DELES É EXCELENTE.

    • se a assistência técnica é em outra região, tem que ser por conta deles o frete. provavelmente o que vai ter que fazer é acionar um advogado para processar a empresa. pega todo documento provando assim como protocolo de atendimento ou email enviado por eles e apresenta a um advogado.

  77. Ola Saulo! Gostaria que tirasse uma duvida…Eu comprei uma Tv de “32″ polegadas pela internet, na loja submarino, e ela apresentou defeito dentro de 2 a 3 semanas de uso, mas eu so percebi q se tratava de um defeito depois q estava c quase 3 meses de uso, pois piorou c um tempo…Liguei para o fornecedor(loja submarino) e mandaram entrar em contato c o fabricante..E assim o fiz…Mas na minha cidade não tem assistencia autorisada e a mais proxima tenho q pagar 268,00 pelo frete ida e volta ..Os correios nao transportao produto deste porte, entao vai pela transportadora…Eu ja enviei a tv p a assistencia mais proxima eles passaram 6 dias c a mesma 1 a 2 dias p consertar e 3 em teste. O transporte leva 1 semana pra ir e outra pra votar. A Tv chegou da assistencia apresentando o mesmo defeito e ainda esta pior.. a assistencia quer q eu mande novamente o produto e pague novamente o frete….agora vem as perguntas…Eu tenho obrigacao de pagar o frete pela segunda vez?Eu. Tenho q mandar novamente ou eles tem q me dar outra Tv nova,pois ja mandei e veio c o mesmo problema?…Sobre o prazo de 30 dias para devolver o produto, o tempo gasto em transporte esta incluido nestes 30 dias?…Nesta altura do campeonato eu posso pedir meu dinheiro de volta?…Eu li sobre os termos de garantia e la diz q tem garantia de 1 ano, se apresentar problemas tem q ir p a assistencia e se nao tiver jeito o produto e trocado por um novo.

    • oi kamyla, desculpa a demora. estava trabalhando e tb resolvi tirar a dúvida com meu professor. primeiramente que vende o produto tem responsabilidade sobre ele, então se não tem assistência técnica na região o frete tem que ser pago pela empresa que vendeu ou pelo fabricante, menos por vc. outra coisa é o tempo na assistência que é no máximo 30 dias. mais uma coisa é a permanecia do vício, que foi para a assistência técnica para resolver seu problema e assim não o fizeram. então vc tem esses 3 problemas o do frete que não querem pagar, o tempo na assistência e a permanência do vício. então minha linda quem tem que exigir é vc, pega tudo o que tem para provar que contra eles. contato de email, protocolo de atendimento, nota de conserto da assistência, valor pago… tudo. vc pode exigir a troca do produto, mediante a recusa da empresa aciona um advogado, com conhecimento em defesa do consumidor e entra no juizado especial, vc pode também entrar sozinha e informar tudo direitinho, mas se tiver condição de pagar um advogado ele vai dar mais tranquilidade a vc. espero ter ajudado.

  78. ”SE ALGUÉM PUDER TIRAR MINHA DÚVIDA, EU FICAREI AGRADECIDA..
    .Olá! Gostaria que tirasse uma duvida…Eu comprei uma TV de “32″ polegadas pela internet, na loja submarino, e ela apresentou defeito dentro de 2 a 3 semanas de uso, mas eu só percebi q se tratava de um defeito depois q estava c quase 3 meses de uso, pois piorou c um tempo…Liguei para o fornecedor(loja submarino) e mandaram entrar em contato c o fabricante..E assim o fiz…Mas na minha cidade não tem assistência autorizada e a mais próxima tenho q pagar 268,00 pelo frete ida e volta ..Os correios não transportão produto deste porte, então vai pela transportadora…Eu já enviei a TV p a assistência mais próxima eles passaram 6 dias c a mesma 1 a 2 dias p consertar e 3 em teste. O transporte leva 1 semana pra ir e outra pra votar. A TV chegou da assistência apresentando o mesmo defeito e ainda esta pior.. a assistência quer q eu mande novamente o produto e pague novamente o frete….agora vem as perguntas…Eu tenho obrigação de pagar o frete pela segunda vez?Eu. Tenho q mandar novamente ou eles tem q me dar outra TV nova,pois já mandei e veio c o mesmo problema?…Sobre o prazo de 30 dias para devolver o produto, o tempo gasto em transporte esta incluído nestes 30 dias?…Nesta altura do campeonato eu posso pedir meu dinheiro de volta?…Eu li sobre os termos de garantia e la diz q tem garantia de 1 ano, se apresentar problemas tem q ir p a assistência e se não tiver jeito o produto e trocado por um novo.

  79. oi…meu celular ja venceu a garantia e precisei contratar um serviço particular para a troca do visor …. queria saber se existe um prazo para q eles arrumem o celular???

    • Ariane, a garantia dá o direito de executar o reparo sem que pague. No seu caso como passou da garantia vai ter que pagar o valor do reparo, mas pelo que sei do código não fala que o direito é somente durante a garantia. Agora tem que ser por uma autorizada, caso seja essas assistências diversas por aí é bom que ao pagar pelo serviço esteja documentado o tempo esperado de conserto, mas acredito que não lhe dê o direito de trocar o aparelho ou exigir o tempo máximo de 30 dias de reparo. Porque ao pagar por uma prestação de serviço a empresa deve respeitar o código de defesa do consumidor, por ser considerado aí como fornecedor.

  80. Olá, bom eu comprei um aparelho e em 3 meses ja levei para a autorizada 3 vezes e eles nao conseguem identificar onde esta o defeito, eu tenho direito de pedir um outro aparelho? oque eu faço?

    • Não só tem o direito como deve, é assegurado pelo código de defesa do consumidor, artigo 18. vício que não está sendo nem identificado. No portal postei para outras pessoas o artigo, da uma olhada e juntamente com os documentos apresente a responsável pela venda bem como a autorizada, para resolver seu problema, fornecendo outro aparelho ou a devolução do dinheiro.

  81. olá eu comprei um notebook que logo no inicio deu defeito teve que fazer a troca do HD, depois de 4 meses tornou dar o mesmo defeito ” não inicializava” levei pra assistência tudo bem, quando foi depois deu um defeito nele ele estava travando,aparecendo uma tela azul, não conectava a internet levei de novo na assistência, e eles mim informaram que não apresentou defeito, trousse para casa dias depois ele começou a aparecer a mesma tela azul, e já não inicializava mais, levei pra assistência, disseram que eu tinha que pagar, pois a garantia não cobrava a reinstalação,paguei, mais eu estou precisando da mídia de recuperação, para futuramente, e o fabricante disse q ñ envia essa mídia , disse q tenho q procurar a assistência para resolver isso e lá na assistência eles dizem que é o fabricante tenho que fazer no próprio PC sendo que não dar pra fazer..o que eu faço ?
    eu posso pedi a troca? pois ele não tá com 6 dias q veio da assistência e já tá com problemas nele, e a garantia está perto de acabar, sendo também que o fabricante disse que lá só tem 2 entradas,ñ costa 4 vezes,sendo q a 3 vezes eles disseram q ñ encontrou defeito, sendo q tava e a 4 vezes eu que paguei para reinstalar. mim ajude por favor..obrigada

    • Jainara, infelizmente vc comprou em um péssimo lugar e uma péssima marca. Eles estão desrespeitando o Código de Defesa do Consumidor. O importante é que vc tenha todo o documento referente a assistência técnica e os documentos da compra, assim como o termo de garantia. Lê o artigo 18 do CDC, exige o conserto, a troca ou a devolução do dinheiro. A assistência não conseguiu consertar no tempo, nem fez o reparo do vício. Acredito que vc tenha que ir até a justiça especial de pequenas causas. Acione o Fabricante e A incompetente da assistência que está prestando um serviço ruim.

      SEÇÃO III
      Da Responsabilidade por Vício do Produto e do Serviço
      ART. 18 – Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
      § 1º – Não sendo o vício sanado no prazo máximo de 30 dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:
      I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
      II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;
      III – o abatimento proporcional do preço.
      § 2º – Poderão as partes convencionar a redução ou ampliação do prazo previsto no parágrafo anterior, não podendo ser inferior a sete nem superior a cento e oitenta dias. Nos contratos de adesão, a cláusula de prazo deverá ser convencionada em separado, por meio de manifestação expressa do consumidor.
      § 3º – O consumidor poderá fazer uso imediato das alternativas do § 1º deste artigo sempre que, em razão da extensão do vício, a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminuir-lhe o valor ou se tratar de produto essencial.
      § 4º – Tendo o consumidor optado pela alternativa do inciso I do § 1º deste artigo, e não sendo possível a substituição do bem, poderá haver substituição por outro de espécie, marca ou modelo diversos, mediante complementação ou restituição de eventual diferença de preço, sem prejuízo do disposto nos incisos II e III do § 1º deste artigo.

  82. Olá, eu comprei um produto em uma loja online e o mesmo apresentou defeito dentro da garantia. E aí eles querem que eu envie o produto para eles por Correio e pague o frete de ida. Isso não tá certo, está? Obrigado

    • Não, se não tem assistência técnica na região eles tem que arcar com o valor. observa o tempo máximo para reparo, bem como o reparo do vício, assegurado no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor. não pode passar o tempo de 180 dias, mesmo em acordo por ambas as partes(art. 18 § 2º CDC).
      art.25 – é vedada a estipulação contratual de cláusula que impossibilite, exonere ou atenue a obrigação de indenizar prevista nesta e nas seções anteriores.
      §1º – havendo mais de um responsável pela causação do dano, todos responderão solidariamente pela reparação prevista nesta e nas seções anteriores.
      §2º – sendo o dano causado por componente ou peça incorporada ao produto ou serviço, são responsáveis solidários seu fabricante, construtor ou importador e o que realizou a incorporação.

  83. Olá, eu comprei um produto em uma loja online e o mesmo apresentou defeito dentro da garantia. E aí eles querem que eu envie o produto para eles por Correio e pague o frete de ida. Isso não tá certo, está? Obrigado

  84. Olá minha duvida é em relação a um serviço!! Tipo eu pago minha internet em dias, mas o serviço ultimamente estar muito ruim já liguei para a assistência varias vezes e eles ficam jogando para um canto e para outro e nada do meu problema se resolver o que devo fazer e ate onde vai o meu direito nesse casso??

    • Esse é um problema muito comun. Primeiramente pede o contrato de prestação de serviço, vc tem que ter informação total do serviço que está pagando. Acredito que eles tenham uma faixa que oscile a taxa de transferência de dados. Tem que estar expresso no contrato. Caso não esteja o serviço respeitando o contrato (não abusivo), vc pode entrar no juizado especial de pequenas causas. Agora eu seria direto e mandaria eles verificarem a Internet até mesmo indo a minha residência para ver se é no computador, caso contrário já mandaria cancelar o serviço.

  85. Olá. Eu comprei um laptop no dia 06 de outubro de 2012. E estou com problemas na hora de ligar. Faz quinze dias que a garantia acabou. Eu não tenho direito ao serviço?

    • A primeiro momento tenta formatar ele, pode ser que algum virus afetou o sistema operacional. Se não der certo procura uma assistência ou alguem de confiança para analisar para vc.

  86. Bom dia,
    comprei uma tv led 42 dia 04/10/2013 e deu problema, fui até a loja que comprei e me encaminharam para a assistência, na hora de tirar o televisor do suporte (base) la na assistência eles acabaram riscando a moldura da TV e agora estão falando que já estava riscada, quais são meus direitos nesse caso?

    • Tem o direito de fazer a substituição da parte ou tb do produto. Provavelmente vai ter que entrar na justiça. Ja que estão alegando que estava arranhado, porque não colocaram no documento de entrada do produto a observação que apresentava essa avaria? Entra em contato com a loja e o fabricante para tentar resolver caso contrário juizado especial de pequenas causas.

    • Quando vc parcela algo, exemplo cartão de crédito bandeira vi… vc deve à empresa da bandeira e não a loja que fez a compra. A loja ja recebeu o valor integral descontado as tarifas do cartão.Vc tem todo o direito de levar à assistência, mas saiba dos seus direitos, cobre os comprovantes da entrada na assistência assim como o que foi consertado e exija o prazo maximo para conserto e o conserto do vicio, garantido no art. 18 do cdc.

  87. Ola, meu celular Samsung apresentou defeito e eu enviei para autorizado a qual ficou quase 1 mês e retornou com o mesmo problema e ainda por cima sem meu cartão de memoria , envie o aparelho de novo no dia 24/09/2013 e até hoje 24/10/2013 não recebi nenhum ligação ou contato, esses 30 dias para solicitar outro aparelho ou o reembolso conta a parti do dia que eu enviei o produto ou que eles receberam?

    • Foi uma vez e o vicio não foi reparado e quando foipela segunda vez até agora não teve resposta de ninguém. O código de defesa do consumidor assegura em
      Caso de extensão do vício a substituição do produto, o abate no valor do produto ou a devolução do valor pago. Pegue tudo que comprove e se ja não estiver com paciência mais e em desagrado com o produto exige a troca, caso venhaa recusar, entra no juizado especial de pequenas causas. Pode fazer com ou sem advogado.

    • Eles só podem consertar quando da entrada na loja, mas vc tem a segunda entrada na assistencia que caracteriza extensão do vicio. Entra em contato tbcom a sansung para resolver seu problema, pois é uma autorizada dela.

  88. Oi, comprei uma esteira ergométrica e a vinte dias do vencimento da garantia ela apresentou defeito. Acionei a assistência técnica e foi constatado que a autorizada mais próxima fica a mais de duzentos km de distância inviabilizando o envio para conserto e agora ficam enrolando. Qual providencia tomar sabendo que a compra foi feita pela internet no site de uma grande loja de eletro.

    • O fornecedor é responsável pelo produto vendido ou serviço prestado assim como a existência de um vicio. A garantia te da um direito de reparo sem ônus. Por isso ele é responsável pelos gastos até a assistência que é localizada fora de sua região. Assim como respeitar o tempo de conserto na assistência (máximo 30 dias). Podendo chegar até 180 em comum acordo, consumidor e assistência. Fica a critério do consumidor.

  89. Comprei um computador em janeiro, o mesmo veio sem o windons instalado após a compra eu mesmo procurei uma loja para instalar o mesmo, agora o computador teve um problema no disco rígido, por ainda estar na garantia levei a loja aonde comprei o mesmo, agora estão querendo me cobrar uma recuperação de dados do disco, sendo que isso só será feito devido ao problema da peça é meu dever pagar ou é de responsabilidade da loja?

    • Cara o negócio é que vc já poderia esporadicamente ter feito um backup das coisas na máquina. Não sei se a loja é obrigada, tenta ver com um advogado essa dúvida, ele não vai nem te cobrar. Agora se for barato e evitar certos transtornos resolve logo seu problema, pois o principal já está sendo feito que é a troca do HD

    • Saulo Sou assistência técnica e vou lhe responder essa, em se tratando do defeito físico do equipamento seja ela qual peça for que deu defeito a loja que o vendeu só tem o dever de trocar “gratuitamente” a parte física que apresentou (vício) defeito, já a questão do conteúdo nele armazenado como é o caso do seu hd esse o total responsável por manter e realizar backups periódicos é você, e se não o fez, qualquer serviço a ser executado no hd antigo mesmo que seja na mesma loja que você o adquiriu eles pode lhe cobrar o serviço de recuperação de dados, ainda porque nenhum dados está seguro e imune de dano ou perda se não tiver pelo menos uma cópia do mesmo já era. Eu costumo dizer que para o backup só está seguro se ele tiver sido gravado em pelo menos 3 locais distintos pois a sorte nem sempre está do nosso lado com relação a esses acontecimentos.
      Só para complementar essa questão do que a loja tem o dever ou não de fazer, já com relação a garantia de sistemas operacionais ou softwares instalados no computador que você venha comprar nem os próprios fabricantes dão garantia e as assistências técnicas ou lojas seguem esse mesmo padrão ao instalar ele para você (licenciado é claro) não se pode dar essa garantia pois ele é um produto volátil, ou seja pode ser alterado a qualquer momento seja por você ou por qualquer pessoa ou vírus, e se for algum vício de desenvolvimento quem responderá diretamente por tal software ou sistema operacional é o desenvolvedor do mesmo.
      Desculpe se fugi o assunto ou se essas informações não lhe ajuda, mas é assim que funciona.

      • Acabou confirmando uma questão apresentada aqui no portal. A respeito do backup. Eu não tinha a informação concreta, mas acreditava que a situação de recuperação de dados não é responsabilidade da loja, pois agente tem essa opção no aparelho de fazer po segurança em caso de perda de dados. Valeu! Qualquer coisa estamos aí no portal.

  90. BOM DIA … DEIXEI UM EQUIPAMENTO DE INFORMATICA NUMA LOJA MAS ELE ESTAVA RUIM ENTAO NAO FUI BUSCAR LOGO… DEPOIS DE 6 MESES VOLTEI NA LOJA E QUERIA O EQUIPAMENTO MAS ELE NAO ESTAVA MAS LÁ POR QUE ME DISSERAM QUE TEM UM TEMPO PARA FICAR NA LOJA.. QUERO SABER SE TENHO DIREITO AINDA DE PEGAR O EQUIPAMENTO OU NÃO..;. N
    EISA

    • O aparelho é seu. Vc não deu a ninguém da loja, mas tem que se eles te procuraram e se vc assinou algo que informa do tempo maximo de permanência na loja. Concordando com o que eles estão falando. Caso não tenha autorizado nada eles tem que devolver.

      • na ordem de serviço diz que são 30 dias para retirada…. o
        aparelho é meu … isso é fato… mas como a loja vai armazenar os aparelhos abandonados… se eu e mais uns 10 não forem buscar…. não haverá espaço…..

      • ve o que está dizendo no documento, pode ser que esses 30 dias é o tempo máximo para reparo de um vício, conforme o artigo 18 do CDC. Nesse caso que vc está falando, a empresa está dando um tempo de permanência dos produtos na loja igual ao tempo máximo de reparo, ou seja, ela nunca irá atrasar um reparo, dando 100% de conclusão na entrega dos produtos consertados. Eles não podem descartar seu produto assim. Para fazer isso eles tem que ter de certa forma sua autorização (assinatura) em algum documento, ter informado sobre a norma da empresa, algo do tipo por escrito.

  91. poderia me tirar uma dúvida?
    meu celular nokia apresentou um pequeno defeito, porem não existe assistencia tecnica na minha cidade.entrei em contato com a nokia, e meu aparelho foi enviado para outro estado via correios, tudo por conta da nokia.porem pra minha surpresa, meu aparelho chegou todo quebrado e com o laudo dizendo que eu perdi a garantia por danos fisicos aparente. a minha duvida é, qual é o meu direito, uma vez que eu não mandei o aparelho com nehum risco sequer.(talvez tenha quebrado na viagem),mas a viagem foi um servico contratado por eles.
    obrigado

  92. Bom dia comprei um celular da sansung a 7 meses useie ele menos de trinta dias, pois ele ja foi para a assistencia 6 vezes, ja falei para eles que nao quero mais esse aparelho mas eles encistem em me mandar o aparelho de volta alegando que o conserto ja foi solucionado , mas o aparelho chega sempre com o mesmo problema, não liga o aparelho e nao carrega a bateria.
    O que devo fazer?

    • tenta entrar com o fabricante e expõe o problema, pega tudo que lhe for de prova documental, inclusive a quantidade de vezes que foi para a assistência, importante passa isso para o fabricante tb. O art. 18 do CDC lhe dá esse direito, no seu caso é extensão do vício. A maior parte do tempo desde a sua compra está se passando na assistência. no portal eu lancei o art. 18 da uma olhada lá. Caso não resolva pode entrar na justiça que é causa ganha, se o aparelho estiver na assistência não pega ele e nem espera eles falarem que consertaram pela 7ª vez. entra logo no juizado de especial de pequenas causas com todas as provas.

  93. olá deixa eu te comtar meu caso meu notebook que eu comprei na data de 26/09/2012 hoje na data de 28/10/2013 quando acordei e liguei meu notebook ele apareceu com a tela toda manchada nao sei o que aconteceu pois no mes retrasado ja tinha aparecido uma mancha bem pequena de um tamanho de de 2 mm no conto superior esquerdo achei estranho até o momento levei na dadalto onde comprei eles me disseram que eu precisava levar na assistencia da positivo mas falei com eles mas quando eu comprei de vocês vocês sabia que estava vendendo um aparelho que de amostra e falei que qualquer deifeito antes de um ano traseria aqui mas mesmo assim eles falaram que eu deveria procurar a assistencia pois bem falei tudo bem vou levar mas como eu trabalho com com o aparelho pois sou desagner grafico nao posso ficar sem o aparelho pois bem perguntei para mim mesmo vou terminar meus serviços ai levo na asistencia mas infelismente acabei hoje meu serviço e quando vi ja tinha passado 1 mes de garantia liguei para positivo e eles me falaram que nao tenho mais direito gostaria de saber por aqui se tenho ou nao tenho direito de outro aparelho ou pelomenos que eles conserte ele aguardo…

    • Aí é bom ver com o advogado especialista nesse ramo. O CDC fala que ser for produto essencial, ou seja, se vc trabalha com ele, vc tem o direito a trocar o produto. No seu caso é essencial mas vc utilizou ele até acabar a garantia. Se vc tiver uma forma de comprovar que vc entrou em contato antes de vencer a garantia e que nesse tempo já apresentava o problema vai ser legal para passar para o advogado e ele te passar o que pode ser feito. Para vc que mexe com notebook, procura mais para frente outras marcas, que possam lhe proporcionar uma melhor qualidade de peças a assistências, possuem algumas que tem até contra danos acidentais por um preço a parte e outras marcas que darão uma dor de cabeça enorme. Mais boa sorte e procura orientação logo para não passar mais tempo, vai ver que até um contato dele com a parte jurídica da empresa já resolvam.

  94. ola mandei minha televisao para fazer um orçamento.acabei achando caro e retirei? o valor era 480 ?quando resolvi arrumar eles me cobraram 380 melhor ainda.mas depois de concertada eles quer me cobrar 480 sendo q no papel esta 380? o que fazer?

    • Ditado: “o que vale é o que está no papel”. Vc mandou consertar porque 380 reais cabia no seu orçamento. Se fosse assim as lojas falariam que o serviço é 1 real e depois cobrariam 1000 reais. Rsrs. Até supermercado, site, propaganda em mídia, coloca ima etiqueta de preços, passa o valor errado tem que vender por aquele exposto ao consumidor.

  95. Sou assistência técnica de equipamentos de informatica e pergunto: Qual o prazo que eu sou obrigado a aguardar para que o cliente retire o equipamento por ele mesmo autorizado a concertar na minha loja, já que tem muitos que deixam e nunca mais voltam.
    Quero saber para me defender daqueles que um dia se arrependerem e eu não mais tiver espaço para guardar os mesmos precisar me desfazer deles de várias formas, tanto doando, revendendo para reaver o dinheiro do investimento que fiz ou até mesmo jogando no lixo eletrônico ecologicamente viável para desocupar espaço para novos serviços.

    • Meu camarada pelo que eu li no código de defesa do consumidor não vi nenhum tempo estipulado, pode ser que tenha passado despercebido na leitura. É bom tirar essa dúvida até mesmo com um advogado especialista nesse ramo. Agora existindo um tempo passa essa informação mediante um contrato de prestação de serviço que informe o tempo máximo de permanência na loja após a conclusão do serviço, salvo em casos em que o produto permanecer por uma possível ação judicial. Aí não descarta até sair o resultado. O contato com a pessoa via telefone ou email principalmente fica sendo uma prova nos dias de hoje, que a pessoa autorizou o descarte do produto. Vc fazendo isso e informando os direitos que as pessoas possuem e os deveres vai fazer de seu serviço algo mais confiante e ter um diferencial com seus clientes pode ter certeza. Abração, caso tenha a resposta do tempo e puder me informar, serei grato.

  96. Meu filho deixou o tablet da galinha pintadinha cair no chao e a tela quebrou, a assistencia informou que a garantia nao cobre, e que o valor para a troca da tela é de R$200,00, sendo que o tablet custou R$400,00, ou seja metade do valor do produto, existe alguma forma de reivindicar meus direitos, já que isto esta acontecendo com varios pais, que compraram este produto para os filhos, achando que já que o mesmo vem com suporte e case estaria um pouco mais protegido, já que o produto é destinado a crianças de 1 a 4 anos.

    • Kenia, eu passei pelo mesmo problema com meu ultrabook da Dell, eu quebrei o leito de dvd que a Dell me cobrou pelo conserto R$ 600,00. Infelizmente a garantia não cobre danos acidentais, algumas possuem a garantia contra danos acidentais por um preço a parte, que é meu caso e não o fiz. tem que existir a peça para reposição garantido pelo código de defesa do consumidor. Caso venha a fazer o reparo pela autorizada, vc tem o direito de exigir o reparo no tempo máximo de 30 dias(art.18 do CDC), bem como a substituição das partes danificadas por outras originais e o perfeito funcionamento do aparelho. Voltando com algum problema ou ultrapassando o tempo, poderá por direito trocar o produto, devolução da quantia paga, pois o serviço pago será executado por uma autorizada(representante legal). Agora caso tenha dúvida se isso vai gerar um transtorno em levar à assistência e puder fazer, compra outro ou tenta comprar a peça por fora em alguém de confiança que mexe com esse tipo de coisa consertar. Bem eu comprei meu leitor na Inglaterra e saiu por 125, e eu mesmo troquei aqui em casa. Boa sorte e espero ter ajudado pelo menos um pouco. abração

  97. poderia me tirar uma dúvida?
    meu celular nokia apresentou um pequeno defeito, porem não existe assistencia tecnica na minha cidade.entrei em contato com a nokia, e meu aparelho foi enviado para outro estado via correios, tudo por conta da nokia.porem pra minha surpresa, meu aparelho chegou todo quebrado e com o laudo dizendo que eu perdi a garantia por danos fisicos aparente. a minha duvida é, qual é o meu direito, uma vez que eu não mandei o aparelho com nehum risco sequer.(talvez tenha quebrado na viagem),mas a viagem foi um servico contratado por eles.
    OBS.: UM AMIGO MEU ME DISSE QUE É CASO PERDIDO, PELO FATO DE A EMPRESA NÃO TER REPRESENTANTE NO ESTADO, QUE COMO ELES NÃO COMPARECERÃO AS ALDIENCIAS, O CASO SERÁ ARQUIVADO.
    SAULO, OU ALGUM ESPECIALISTA, POR FAVOR ME RESPONDA!!
    obrigado

    • Meu câmara, quem não aparece na audiência, que seja de conciliação já está um passo atrás. Não importa se tem ou não um representante no estado. Pelo que vc já falou, já existe um processo contra eles, pode dar continuidade agora se vc não entrou ainda e tiver condição, procura um advogado especialista em código do consumidor e passa as informações para ele, e tudo que possa pegar de provas documentais será ótimo, até mesmo o que a empresa passar por email ou protocolo de atendimento. Vai ser demorado mais não deixa passar batido não. O desrespeito é enorme nesse país com nós consumidores.

  98. queria saber quanto tempo a LG demora para devolver o meu dinheiro
    comprei um celular faz 2 meses e no 1 dia ja levei para assistencia 29 dias depois me devolveram e no mesmo dia levei la pois o defeito continuava
    se eu for no procon qual o prazo para eles me darem o me dinheiro de volta?
    obrigada

    • cuidado por acreditar em algo dito por boca, vc tem que ter provas. procon é um órgão administrativo não tem força de punição. o que tem é o juizado especial de pequenas causas.

  99. Bom, comprei um notebook da CCE e deu defeito, liguei pra assistência e eles me disseram que eu devo ir ao Rio levar o aparelho, sendo que moro em outra cidade e terei gastos pra isso! gostaria de saber se alguém poderia me informar se essa é a atitude que devo tomar, porque ate onde sei quem arca com os gastos por defeito não deve ser o consumidor… Obrigada

    • Isso mesmo. Entra em contato com a loja e o fabricante e expõe a situação. vc comprou um produto novo apresentando vício, caso não venham a querer resolver seu problema entra na justiça, mas colha o máximo de provas possíveis.

  100. Ola, meu aparelho celular da samsung ja foi so esse mês de outubro 4 vezes para assistência , foi e voltou com o mesmo problema, isso pq esta na garantia de 2 anos . Que providencia evo tomar?

    • exigir a substituição ou devolução do dinheiro. artigo 18 do CDC, tem ele escrito no portal. existe uma dúvida no portal parecido com o seu e a Samsung ofereceu um novo aparelho. entra em contato com a loja e o fabricante, caso não venham querer resolver algo que eles tem o compromisso, deverá ir no juizado especial de pequenas causas com os devidos comprovantes do que está ocorrendo. abração.

  101. Levei meu aparelho celular Samsung ainda na garantia a uma assistencia tecnica autorizada para reparo, fui informado de que deveria ligar dali a 5 dias uteis para ver se o aparelho ja estava pronto, passados 7 dias uteis, liguei para a assistencia e fui informado de que o aparelho estava esperando peça e que poderia demorar uns 10 ou 15 dias uteis, mas nao posso mais ficar sem celular, eu poderia solicitar um aparelho reserva (que substituísse o meu enquanto nao fica pronto) na assistencia?

    • vai depender do serviço que a assistência presta, mas ela tem por direito um tempo máximo de 30 para reparar o vício no aparelho.

    • segundo o CDC, código de defesa do consumidor, até mesmo produto fora de linha deve possuir por um tempo razoável peça de reposição.

  102. Olá, eu comprei um aparelho celular Samsung, o aparelho começou a trava e as vezes reiniciava ou dava erro de android, a situação só piorava quando resolvi enviar pela primeira vez o aparelho para autorizado, mandei o aparelho com os acessórios inclusive o cartão de memoria de 8 gb e o mesmo retornou sem o cartão e o aviso que o problema poderia ser o cartão que eu teria que usar o telefone sem o cartão pelo menos 2 dias, com 2 dias de uso sem o cartão o aparelhou voltou a dar problemas e eu enviei para autorizado de novo, nessa 2 vezes o aparelho chegou com 31 dias e com um um comunicado que o problema tinha sido resolvido, entrei em contato com a samsung e fui informado que se o aparelho voltasse a da problema que fosse enviado e que solicitasse o reembolso ou a troca do mesmo, com 3 dias de uso voltou a da o problema e eu enviei de novo para autorizado pela 3 vezes, recebi uma mensagem da assistência técnica que o produto estar sendo enviado de novo, quero saber se eu devo receber ou não, se na 3 vezes que eu enviei se já tem direito de reembolso?

    • Desde quando retornou com problema. já que a Samsung se prontificou, aproveita para resolver a situação logo.

  103. Boa tarde!!!
    venho por meio desta pedir uma ajuda, bom deixei minha câmera digital na assistência técnica autorizada da Samsung de referência ES68 onde a mesma já esta fora de garantia , hoje já fazem 51 dias e não tenho mais paciência de ligar para a assistência pois já liguei inumeras vezes, de acordo com o direito do consumidor o que eu deveria fazer juridicamente?
    Grato pela atenção de todos.

    • Sendo uma autorizada da Samsung existe um contrato de prestação de serviço e garante a vc mediante o pagamento desse serviço o reparo do vício do aparelho, no tempo máximo previsto pelo código do consumidor, 30 dias (art. 18 do CDC). Como passou o prazo e não obteve nenhum notícia. Tenta entrar em contato com a Samsung e expõe o acontecido, caso não venha a resolver o problema, entra na justiça especial de pequenas causas, juntamente com todos documentos que prove o tempo que foi para a assistência, e-mail recebido, tanto da assistência quanto da Samsung, enfim tudo que venha te favorecer. o juizado especial pode ser com ou sem advogado. Aqui no portal já postei algumas vezes esse artigo, caso queira olhar, senão pode acessar pelo site que vc encontra facilmente o código de defesa do consumidor. Tenha calma e inteligência, que vai dar tudo certo, não no tempo que nós queremos mais vai em frente que vc tem direito. abração.
      Saulo – serra/ES

  104. bom comprei um refrigerador tenho a 6 meses ja e a segunda vez que preciso da assintencia tecnica so que desta vez ele q a area q eu mora as visita sõa feita de 15 e 15 dias so q compretou esses 15 o tecnico não veio sendo q estou sem geledeira eu posso ta entrando no procon ou tenho q esperar 30 dias

    • entra em contato com a loja e o fabricante, explica a situação. o código de defesa do consumidor, fala que o reparo tem que ser no máximo 30 dias na assistência técnica e deve executar o reparo do produto. no seu caso já foi pela segunda vez, logo pode exigir a troca do produto ou devolução do dinheiro. é importante que vc tenha tudo que possa comprovar o fato e entra no juizado especial de pequenas causas mais próximo de região.

  105. Olá Boa Noite…
    Adquiri um computador da megaware a 3 anos atrás, a fonte queimou. Levei na assistência autorizada da megaware para arrumar e eles alegaram que a placa de vídeo também está com problemas, e por meu computador ter placa mãe integrada falou que tinha que trocar a placa mãe, ou seja a placa mãe e muito cara, perguntei para eles assistencia verificarem quanto fica a tal placa mãe. Me falaram que a megaware não fabrica mais essa placa e que não tinha mais jeito, e para eu ver o meu computador arrumado, eu teria que comprar uma placa mãe inferior a que eu já tinha e devido a isso teria que trocar o processo que e um core i3. Me falaram que tinha uma placa mãe usada e eu me neguei a colocar pois ficaria em 500 a placa usada e 100 a mão de obra ou seja 600 reais com a placa mãe usada. Gostaria de saber se isso e correto pelo fabricante não me fornecer a peça? E si por ventura eles arrumarem a placa, gostaria de saber si eles podem cobrar muito caro, sendo que eu paguei 850 reais no computador novo…

    • João, o código do consumidor fala que mesmo que o produto saia de linha, deverá manter peça de reposição por um determinado tempo. tem que ver se o que foi falado para vc é verdade ou querem aproveitar da situação. pelo que vc falou eles estão querendo aproveitar da situação e desfazer da peça usada. se o computador está sendo vendido ainda, tem que ter peça de reposição. agora aconselho que entre em contato com o fabricante primeiro antes de ir ao juizado especial de pequenas causas. desta forma terá gasto todo recurso para resolver seu problema.

      • Já fiz de tudo liguei para a Megaware e ele não me deram um posição falam que vão retornar e nada na propria autorizada da megaware alegaram que eles não tinha a peça depois me ofereceram um placa usada… Já coloquei na pequenas causas, agora e só aguardar. Isso está deste o mês 6 deste ano e lá tem um monte de arquivos pessoais e documentos importantes…

      • infelizmente demora mesmo, a conciliação demorou 9 meses comigo, mas deu certo no final. tem que ver o que vc deixou lá. se tem algo que vc precisa tem que entrar em contato com o juizado.

      • É como eu não retirei o computador da autorizada eles falaram que iria para sucata. O triste disso tudo e que tem fotos da minha filha quando pequena tem meu TCC e o TCC da minha mulher fora a Declaração de Renda… Vou até o forum pra ver oque acontece…

    • Olha só! se tem 3 anos da aquisição é sinal que não tem mais garantia, mas mesmo que tivesse na garantia, queima de fonte não é coberta por garantia, salvo se a fonte parasse de funcionar sem mais nem menos o que é considerado vício de fabricação, já a ação de ligar o cabo do computador direto na rede elétrica de forma errônea (de 110v na rede 220v) ou surto elétrico provocado por ação da natureza (raios) acaba com o direito de garantia (temos como identificar o tipo de defeito) por isso não adianta dizer que parou de repente.
      Com relação a placa mãe, já que não existe mais garantia procure outro técnico de confiança, peça para ele fazer a limpeza geral da placa mãe com solução química (aqui é um serviço e custa 50,00) ele sabe do que estou falando se não adiantar e se realmente a placa de vídeo on-board estiver danificada peça para ele testar com uma placa de vídeo off-board (uma simples e boa custa em média 180,00) e se mesmo assim não funcionar ai sim, pode partir para troca da placa mãe.
      Se tivesse em Brasília pediria para me procurar em minha loja então verificaria isso pessoalmente para você.
      Boa sorte!

      • Olá Boa Noite…
        Essa solução quimica já foi feita, mesmo assim não tem jeito ele falou para eu colocar um configuração inferior a do meu computador. Falei pessoalmente com o técnico ele disse que fez de tudo.

      • Bom, que tipo de placa mãe tem na sua máquina que estána assistência? é uma LGA755 ou mais antiga? se for LGA755 ainda mesmo que difícil de achar é possível encontrar no mercado por um preço de mais ou menos 299,00 a 320,00 por ser considerado hardware raro, então poderia aproveitar seu processador e memória neste serviço ai o custo com a mão de obra que o amigo lá cobrou sairia por 420,00.
        Mas não se esqueça que ainda tem a formatação do hd para deixar o sistema redondo, não esquecendo do backup é claro tem que ver se a mão de obra inclui este serviço.
        AGORAAA! se tiver que mudar de arquitetura por exemplo: se a sua for LGA755 e for trocar por LGA1155 ou superior ai tudo muda de figura, terá que trocar: placa mãe, processador e memória, ai onera um pouco, mas a vantagem que partirá para uma arquitetura mais rápida que a anterior, garantindo maior velocidade em tudo que for fazer e executar no seu computador.
        P.S.: os valores passados aqui é baseado na média de Brasília então pode ser que em outros estados mude para mais ou menos dependendo da alíquota do imposto incidido na mercadoria.

      • Olá Bom dia… Essa e a placa do meu computador ele falou para mim que no periodo de 6 meses si não for buscar vai para sucata agora preciso ver si na nota que eu assinei está escrito isso, pois nada de boca e válido…
        Segue modelo da placa e configuração do computador

        Modelo da placa mãe: H55-M V1.0 LGA 1156 P/CORE I3 INTEL
        2 slots DDR3 1333, 1 PCI, 2 PCI-e, 1 PCI-e x16, 4 USB, 6 SATA

      • Amigo a placa LGA1155 ela custa em média 280,00 em marcas mais singelas e não precisaria trocar o processador e memória, não entendo o valor que o o técnico cobrou, mas ai vai do seu entendimento financeiro.

  106. Só mais uma coisa, se não tiver nada documentado dizendo que será cobrado para manter seu equipamento na oficina, ou algo que estipule um tempo para manter o mesmo na oficina eles não pode dar qualquer fim no equipamento, se por um acaso eles lhe deram um documento informando algum destes itens ai sim, você tem que correr para retirar seu equipamento. Do contrário eles não podem fazer nada que possa prejudicar seu equipamento.

  107. Boa Tarde!

    Gostaria de saber que providêcias eu poderia tomar,pois levei o meu celular na Assistência Técnica no dia 11 de Outubro De 2013 para arrumar e eles me cobraram R$ 100,00 pelo coserto do aparelho,eles até arrumaram a peça que estava com defeito só que eles quebraram outra peça e,essa peça que eles quebraram não estão achando para repor e o meu celular está na Assistência Técnica até hoje 18/11/2013.
    O que eu devo fazer??? Me ajudar

    • estando na garantia e a assistência não consegue encontrar a peça o fabricante de que trocar o produto.

  108. Boa Noite !

    Comprei um celular não tem nem 4 meses, já o levei na assistência duas vezes e ele ficou ruim de novo.Sendo que as três o mesmo problema, desliga e não liga mais.Tem uma lei que me protege e exige que na terceira vez eu posso requerer a troca por outro.Não aguento mais ficar sem celular em 4 meses de uso.
    Tem essa lei que exige que eles troquem na terceira vez de ida na assistência ou terei que entrar no procon ? Por que não quero mais continuar com o mesmo celular.

  109. então comprei uma maquina italianinha de fazer sorvete
    de outra pessoa de aprocimadamente 7 meses de uso estando na garantia nao sabendo os procedimentos nao passei para o meo nome esta no nome do antigo dono
    e deo um problema pelo uso encorreto
    e assistencia tecnica veio depois de muitas reclamaçoes quando falei que estav no nome do antigo dono falaram que eu perdi a garantia e que o antigo dono tinha q arca com a pessa que quebro ou
    eu arca com a pessa porque no momento q a maquina sai do local sem a impresa saber perdi a garantia tambem me cobraram a proxima visita é serto isso !

  110. Relógio da marca FESTINA, a vivara da dois anos de garantia , comprei em Dezembro no ano passado, mês passado o bendito relógio apresentou um defeito, parou de funcionar e depois soltou o fundo, levei na loja e o maquinário todo enferrujado, a atendente deu prazo de 15 dias para trocar maquinário, pois a assistência fica noSul e eu moro na Bahia, passado os 15 dias fui na loja e fui informada que a fabrica estava sem o maquinário e o novo prazo seria de 120 para concertar, eu acho um absurdo, paguei caro, e sei que geralmente assistência tem prazo de 30 dias para entregar, o que posso exigir da loja??

  111. Comprei um celular da Samsung a menos de 1 mês e o mesmo não funciona, liguei na central de atendimento e me informarão que devo levar o mesmo para a assistência, mas na minha cidade não tem nenhuma autorizada deles somente em uma cidade que fica uns 100 km da minha, enfim eu devo arcar com as despesas para levar até lá, ou até mesmo por correio sendo que o mesmo está com um defeito de fabricação …..

  112. ola,pode me ajudar ?
    meu celular foi para a assistencia tecnica 3 vezes e ganhei 3 laudos. Ainda esta a garantia. Caso eu leve os tres laudos para a loja onde comprei, eu posso pegar um novo celular da mesma marca ,sendo o modelo diferente ? E mesmo assim sem pagar a diferença do meu celular com esse novo modelo ?

  113. Olá, comprei um colchão que tem garantia no Pillow top (camada superior de conforto) de 1 ano e 5 anos nas molas e outras partes. Tenho o colchão há 2 anos e simplesmente não consigo dormir nele, está afundado. Não onde é o problema, mas contatei a loja que eu comprei pra ela enviar o analista para fazer uma avaliação e estamos há mais de 2 meses esperando uma resposta do fabricante. O que eu faço, a lei de troca ou reembolso é para se o produto está há mais de 30 dias na assistência. E no meu caso, que a assitência não responde? Tenho o direito a pedido de troca ou reemboso tb? Obrigado!

  114. bom,meu caso e o sequinte, adquirie um celular e com 2 messes de uso o mesmo apresentou problema, levei para assitencia e solucionarao,apois 8 messes em dezembro o mesmo apresentou o mesmo defeito, e liquei para a samsung e ela disse que o prazo para troca e de 3 vezes na assistencia,pois as politicas da empresa sao essas,entao como proceder,pois o produto ainda esta na garantia.

  115. Minha tv queimou o tal da bobina defletora lg 29FU1RL e não acho nem na autorizada, como devo proceder, eles são obrigados a terem a peça por 5 anos sim ou não.

  116. Olá!
    O meu caso é o seguinte: Comprei um Galaxy S4 e desde então percebi que a bateria esquentava um pouco além do normal quando carregava e quando abria alguns aplicativos, só que achei que não dei muita moral p/isso.
    Até que um belo dia, deixei meu celular carregando e quando vejo, ele está todo derretido por dentro, inclusive a case também estava toda derretida. (Detalhe: não ficou carregando por muito tempo)
    Isso tem 2 dias que aconteceu, porém ainda não tive tempo de ir na autorizada.
    Antes de ir, gostaria de saber se eles são obrigados a me fornecer um celular “reserva” enquanto solucionam o meu problema ou se isso é facultativo, tendo em vista que hoje a justiça já considera que o celular é um item essencial para a comunicação e por isso o fabricante deve proceder com a troca imediata. Pois já vi casos de a autorizada simplesmente alegar que não tem nenhum celular reserva e pronto.
    O celular ainda está na garantia, tem apenas 4 meses de uso.
    Outra dúvida, há possibilidade deles não resolverem meu problema? Estou um pouco preocupada.

    • Até pelo que sei, nesse caso a samsung poderá a qualquer momento trocar esse aparelho para você, pois se ele derreteu por dentro a de convir que ninguém vai danificar um aparelho desse, e sem falar que isso é considerado um vício de fabricação que pode ocorre com notebooks e tudo que utiliza bateria de lítio e nesses casos é passível de troca por parte do fabricante, se eles não se dispuser você pode exigir isso.

      • A autorizada me ligou hoje e falou que foi constatado que há UMIDADE no interior do meu aparelho e que por conta disso não será possível consertar dentro da garantia. Fizeram um orçamento no valor de R$ 1.900,00!!!!!!!! Dá pra acreditar????????
        Isso é um absurdo!!!!!!!!!! Meu celular nunca chegou perto de água!!! Se há essa umidade mesmo foi por conta do aquecimento da bateria ou algum outro motivo alheia à minha vontade!
        Eles vão me mandar um parecer com fotos e tudo relatado, dentro de 3 dias.
        Vou só aguardar esse parecer e vou ao Procon e ao Juizado,
        Isso não vai ficar assim!!!!! Mas não vai mesmo!!!

  117. boa noite ! queria saber qual é meu direito no meu caso :
    meu pai levou um aquecedor eletrico na autorizada o aparelho já saiu da garantia, ele deixou o aparelho na autorizada dia 20/06/13
    e hj é dia 23/12/13 entao ja faz 6 meses que o aparelho esta lá e sem conserto . qual o direito que tenho nesse caso ?

  118. Bom dia..Meu relogio apresentou problema com 5 meses de uso…o relogio entrou agua..Levei na assistencia técnica aqui em fortaleza, esperei 20 dias e fui pegá-lo..Passaram 3 dias e o relogio apresentou o mesmo feito..Levei o relogio novamente na assistencia técnica e esperei mais vinte dias…peguei o meu relogio e no outro dia entrou agua novamente…Nas duas vezes que fui a assitencia falaram que iam colocar peça nova..mas o defeito ainda continua..o meu relogio está na garantia..o que devo fazer? Quais são meus direitos?

  119. Ola Boa noite, estou com uma dúvida deixei meu Notebook em uma assistencia técnica para trocar a tela, haja vista que estava danificada, no entanto o HD se encontrava perfeito, pois ligava o Notebook e aparecia os aplicativos, pois bem levei para deixar e fizerem o orçamento ficou R$415,00 reais pata trocar a tela e mão de obra, no dia a moça falou…Ah espera aí que acho que seu HD tem que ser trocado, eu estranhei mas esperei, ela falou com o técnico e o mesmo respondeu que não que era somente a tela. Hoje veio a surpresa a moça me liga após 14 dias e fala olha senhor trocamos a tela, porem é necessário trocar o HD, conforme havia falado com o senhor no dia de seu orçamento, eu neguei pois ja haviam confirmado só a troca da tela, e eu sei que o Notebbok estava com o HD nas perfeitras condições. O que faço? falei para eles não trocarem o HD que eu iria pessoalmente conversar com eles.
    Att
    Alexandre

  120. Boa tarde, coloquei meu equipamento eletrônico em uma loja e apos a realização do serviço, me deram 90 dias e logo apos esse período voltou a apresentar o mesmo defeito. O que devo fazer? Me ajudem.. Obrigado.

  121. Tenho uma lavadora, comprada a 8 meses, e portanto, dentro da garantia, e que deu defeito. A assistência tem que ir fazer o reparo na minha residência, ou eles podem retirar a lavadora, e devolver reparada. Se assim acontecer, e for um procedimento correto, eu não devo pagar por qualquer custo de locomoção ou taxa de frete, certo? Obrigado.

  122. olá, eu mandei meu celular pra assistência e me devolverão depois de quase 2 meses, na verdade me mandarão outro cel da mesma marca eu tinha o MOTOROLA X321 e me mandarão o MOTOROLA XT918, E sinceramente não estou contente com este celular pois ele não chega nem perto do que eu tinha, a configuração não gostei também. Oque devo fazer nesta situação?

  123. Olá.
    Meu celular já foi substituido 4 vezes em menos de 1 ano e agora vai para garantia para ser substituido outra vez. quantas vezes o celular pode ser trocado pela garantia? posso exigir um modelo diferente ou o reembolso?
    abs.

  124. Meu celular está a mais de trinta dias na assistência e não está pronto e sem previsão da entrega, quando o prazo era de 15 a 20 dias. Não quero mais o aparelho, quem deve ressarcir o valor do mesmo? Quem devo acionar?

  125. Boa noite muito bom o post estou tendo problemas com a Sony Ericsson tenho um aparelho Xperia Mini Pro SK17 que faltando 1 mês para acabar a garantia começou a reiniciar sozinho e depois ligava mas não aparecia imagem só aparecia a imagem conectado ao carregador. Encaminhei o aparelho para a assistência depois de 20 longos dias ele voltou apenas com uma atualização de software apresentando o mesmo problema e com um adicional de que a bateria não carregava ficava estática enquanto o aparelho permanecia ligado na tomada. Mandei novamente o aparelho para a assistência demorou mais 20 dias e voltou dessa vez com uma troca de placa que por sinal alterou o número do imei do aparelho porém não ligava somente ligava conectado à tomada e com a bateria estática sem carregar. Reencaminhei pela terceira vez o aparelho (segundo contato telefônico com a sony fui informada que na 3ª vez poderia solicitar a troca do aparelho) fiz exatamente isso solicitei a troca a Sony ficou ganhando tempo ligando para todos os telefones cadastrados menos os meus números de contato de celular deixaram recado com a minha mãe e meu marido mas em nenhum momento ligaram pra mim. passada apenas uma semana e meia que encaminhei o aparelho solicitando a troca, o mesmo retornou para a assistência com a seguinte mensagem de avaliação:
    “Aparelho sem defeito.
    O defeito está na bateria do clt.”
    Minha indignação e pergunta é se eu posso entrar no Procon contra a Sony pois minha bateria estava funcionando normalmente e de 2 vezes que o aparelho foi encaminhado somente na 3ª o problema era a bateria e eu teria que arcar com isso, sendo que a bateria é original nunca foi trocada veio com o aparelho e não estava apresentando problemas até passar pela mão dos técnicos incompetentes da Sony.
    Aguardo resposta e agradeço pela atenção.

    • Sheila Godoy, como você disse a garantia estava acabando, então o aparelho já tinha vários dias de uso e com isso o desgaste da bateria que poderia não mais estar mandando a carga necessária para o funcionamento correto do equipamento, mas isso não vem ao caso, o que vem ao caso é que você deu entrada na assistência antes de encerrar a garantia e independente do problema ele está legalmente na garantia até que o mesmo seja concertado mesmo que demore 30 dias para o concerto o que você não pode é retirar (dar baixa) na ordem de serviço que informa que ele entrou antes do final da garantia.
      O que você poderia fazer é testar o equipamento na assistência e não deixar que eles deem baixa na O.S. e se notar o problema deixe o aparelho na loja e permaneça com a sua via da O.S. anterior, se eles demonstrar que não tem concerto ou tentar te devolver sem concerto deixe o aparelho lá e faça como o post abaixo.

      O seu caso é o mesmo
      250. geovana | 28/01/2014 às 23:02
      Procure lá embaixo

  126. Olá, estou com um problema e um duvida, comprei um celular Xperia z1 com garantia e seguro, e a loja faria a troca do aparelho caso desse algum defeito no prazo de 7 dias, e caso passasse seria na autorizada. bom.. em menos de 2 semanas o Celular apresentou um defeito na tela. levei para autorizada já que tinha passado o prazo dos 7 dias da loja, deram até 30 dias para o concerto. esperei ate o prazo que disseram, quando fui pegar o aparelho disseram que não concertaram porque a onde dei o defeito eles não tem a peça, e na nota fiscal ainda disse que foi mau uso, sendo que nunca o deixei cair e nada. não sei o que fazer.. já que paguei quase 3 mil no aparelho com garantia e seguro e acontecer isso, poderia me ajudar ? Obrigado !

    • Se não tem a peça não será possível concertar, se não é possível o concerto é direito seu a troca por outro do mesmo valor mediante laudo da assistência informando o caso.
      ou pode seguir o caso abaixo

      O seu caso é o mesmo
      250. geovana | 28/01/2014 às 23:02
      Procure lá embaixo

  127. Olá, tenho uma TV da Sony (garantia vencida) que apresentou problema um problema de queima na placa (segundo a autorizada), um amigo levou a TV para realizar este orçamento no dia 19/12/2013 e avisam que eu teria que pagar uma taxa no valor de R$ 40,00 para elaborar o orçamento, eles podem cobrar este valor?

    Achei o orçamento elevado e recolhi a TV no dia 27/12/2013 pangando o valor contrariado de R$ 40,00, observei nesta data que a TV foi devolvida sem a peça defeituosa (placa fonte) informada no orçamento, a autorizada tem o poder de recolher o peça defeituosas sem autorização do cliente? Que garantia eu tenho que a placa que poderá ser entregue e a mesma que estava na minha TV?

    Quais as medidas a tomar?

    • Cobrar eles até podem, eu como assistência não autorizada de informática não costumo cobrar para fazer analise de defeito (orçamento), mas há quem cobre por pagar o tempo disposto para verificação o que é justo, devolver sem a peça isso pode ser um esquecimento ou esperteza, vá a loja buscar a peça, se não devolverem polícia neles.

      • NÃO PODE COBRAR , VOCÊ PODE LEVAR PARA ORÇAMENTO EM 10 ASSISTÊNCIA SE O PROBLEMA NÃO FOR RESOLVIDO NÃO PODE COBRAR ….ASSIM DIZ CELSO RUSSOMANO NO PROGRAMA DA TARDE

  128. Meu notebook já está indo pela terceira vez para a assistência técnica da Asus, ainda nos primeiros seis meses comigo, posso pedir o reembolso ou a troca por um produto novo?

  129. Olá.
    Meu celular já foi substituído 4 vezes por um novo em menos de 1 ano e agora vai para garantia para ser substituido outra vez. quantas vezes o celular pode ser trocado pela garantia? posso exigir um modelo diferente ou o reembolso?
    abs.

  130. boa tarde, adquirir um pc positivo e em menos de 2 meses apresenta problemas, no chat positivo, fui informado que teria que enviar o mesmo para á assist, numa cidade vizinha 43km, os custos por minha conta, dois meses de uso e tenho que gastar, isso é certo?

    • Amigo, ainda bem que tem essa assistência a essa distância se não teria que mandar para a fabrica o que teria mais custeio. Não me interprete mau.
      Eu sei que tem algumas revendas que dão prazo de 3 dias para a troca na loja, então por isso é que tem que mandar para a assistência, mas já falou para alguém que conhece de informatica o problema, de repente é coisa que se resolve sem assistência técnica.
      Se quiser falar o que está acontecendo posso lhe responder por aqui. Se eu puder te ajudar.

  131. Olá! Estou com um problema, após dois meses da compra de um aparelho celular com garantia de 01 ano, deixei o mesmo sofrer uma queda o que gerou a rachadura da tela. Levei a assistência técnica e o como eu esperava, a garantia não cobre o dano causado por mim consumidora e, me informaram o valor para conserto, porém após a realização do reparo a garantia de 01 ano (no caso 10 meses restantes) seria perdida, e que o aparelho teria 03 meses de garantia da assistência técnica. O fato da garantia de 01 ano ser perdida com um dano que eu paguei para reparar é legal.

    • Camila, não somos assistência para celulares, mas a resposta é com relação a garantia tem o mesmo efeito para informática.
      Olha só, se o problema do seu equipamento tivesse sido causa de vício de fabricação e você recorresse a assistência técnica autorizada seja lá o que acontecesse após a manutenção ainda sim continuaria contando o tempo restante da garantia, mas como foi um dano causado pelo usuário e um dano físico como a “queda” o que não é coberta por nenhuma garantia, a não ser por garantias compradas como por exemplo as chamadas garantia “quebrou trocou” o que não deve ser o seu caso.
      Os fabricantes não dão garantia para esses casos ainda porque o prazo de garantia legal é de 90 dias segundo o CDC, e os 9 meses seguintes é nada mais que uma cortesia do fabricante e precisa está documentado (termo de garantia) para valer os 12 meses, se não tiver nenhum documento que diga o prazo acima dos 90 dias segue o prazo padrão.
      Então como já havia dito queda não é coberta e para que qualquer assistência concerte seu aparelho seja autorizada ou não terá que desmonta-lo e isso encerra a garantia automaticamente e passa valer o prazo do concerto que passa a ser o de 90 dias, se alguma assistência disser que é menos de 90 dias vá ao procon.
      E o maior motivo de perder uma garantia após uma queda é que mesmo que o aparelho continue funcionando após a queda a vida útil do mesmo diminui além da marca da queda que é sempre analisada na assistência, pode gerar o chamado dano invisível e então o prejuízo ao fabricante se ele assumir esse risco, agora se der a sorte o equipamento ao cair parar de funcionar, mas nem sequer marcar os cantos quando da queda ai geralmente passa na assistência despercebido e o fabricante não tem nem o que argumentar.
      Espero ter ajudado!
      Até mais

  132. olá estou com meu aparelho cel na autorizada ta na garantia eles me mandaram um email dizendo que estava pronto,cheguei la liguei o aparelho e estava com o mesmo problema pois continuou lá e levei tambem os acessorios que tambem deram problema isso ja tem 14 dias gostaria de saber se passando dos 30 dias eu posso exigir a troca do aparelho ou entao quantas vezes o parelho tem que ir para autorizada para ser feito uma solicitacao de troca de aparelho sem mais obrigada.

    • Geovana, o aparelhos (der entrada e saída na assistência autorizada) se apresentado o mesmo defeito pela terceira vez, se procurado o procon ou juizado de pequenas causas lhe dará o direito de troca do aparelho por outro novo do mesmo modelo ou a devolução do valor pago corrigido, mas quem tem que dar o veredito é o juiz ou o procon ok?!

  133. Boa Tarde!
    Adquiri um tablet no RJ e fui informada pelo fabricante que a assistenci atécnica é na fábrica e devo encaminhar para BH e que posteriormente me reembolsam a despesa de envio, isso é correto? O aparelho está na garantia.

  134. Boa Tarde, Envie uma fritadeira sem óleo AIR FRYER Phips Walita para assistência técnica (começou a derreter a parte de tras) Foi enviado pelo correio pois na minha cidade não tem assistência. A fritadeira voltou no prazo correto e o problema que motivou a reclamação foi resolvido, mas enviaram uma diferente (fisicamente diferente, não foi a que comprei, tenho como provar através de imagens), possui avarias (arranhões) nas partes móveis e fixas (dentro e fora); também não está fritando os alimentos no tempo correto, está demorando muito. Com todos estes problemas posso exigir meu dinheiro de volta ou uma novinha? (lacrada na caixa).Tenho este direito?

  135. Minha geladeira esta na garantia,
    ela gela mais não ta faz cubo de gelo e nem congela os alimentos guardados no freezer.
    assistência tenca, falo ”’se caso não tiver nenhum defeito iria cobrar uma taxa de R$ 40,00”’

    Eles pode fazer isso ?

  136. ola eu coloquei uma centrifuga de roupas na assistência pela garantia de fabrica dia 2 de janeiro de 2014 e hoje faz 30 dias que esta la na assistência e eu liguei pra fazer a troca por outro aparelho como manda a lei mas fui informada que eles não vão fazer a troca pois as peças segundo eles saiu dia 29 de janeiro la de santa catarina e vao fazer o conserto dentro de mais 20 dias o que devo fazer isso esta correto ? quero um novoproduto com faço pra conseguir isso?

  137. BOM DIA , COMPREI UMA MAQUINA NAS LOJAS PERNAMBUCANAS DA CIDADE DE UBERABA EM 11 DIAS A MAQUINA DEU PROBLEMA, ENVIEI PARA ASSISTENCIA TECNICA EM SÃO PAULO , VENCEU DIA 2 DE FEVEREIRO , LIGUEI LÁ E FALARAM QUE IA ENCAMINHAR MEU CASO PARA O SETOR RESPONSAVÉL , SENDO QUE PARA EU ENVIAR A MAQUINA DA NIKON TIVE 7 DIAS CORRIDOS E PARA ELES NÃO TEM PRAO NÉ, ATÉ HOJE NÃO RECEBI RETORNO E NEM A MAQUINA , O QUE FAÇO??? DEVO IR NA ONDE EU COMPREI E RECLAMAR??? OU AGUARDAR RESPOSTA SENDO QUE NA LOJA PRECISO ESTAR COM A MAQUINA E UM LAUDO DELES FALANDO SOBRE O ATRASO AFF QUE FAZER???

  138. Boa noite! Gostaria de saber qual o procedimento que posso fazer para reclamar que meu celular veio danificado da assistência? Eu retirei ele hoje da assistência e dai reparei q estava arranhado na parte inferior da tela e dava pra ver pela parte superior e fora q na parte da que encaixa a bateria estava danificado como se alguém tivesse retirado a peça inadequadamente e causou um amasso e a bateria n encaixa perfeitamente. Reclamei com o técnico ele se fez de desentendido e fui falar com a gerente ela detector o dano e disse q n podia fazer nada e me tratou super mal, desde já, agradeço!

  139. ola enviei minha tv para a assistencia tecnica indicada pela seguradoura garantec, aí a seguradora não cobriu a tela trincada, daí a assistencie vei me trazer a tv quase 30 dias depois toda danificada, aberta faltando parafuso e sem funcionar, sendo que quando eles vieram buscar aqui em casa ela estava em perfeito funcionamento, somente a tela que estava trincada, como proceder neste caso

  140. boa noite! comprei um refrigerador electrolux ,apresentou defeito,acionei a assistencia dia 02/01/14 o tecnico foi no mesmo dia e constatou o defeito,solicitou a peça ,chegou depois do prazo dia 05/02/14.não aceitei o reparo.entrei em contato com a electrolux e pedi a substituição,até agora não tive um posicionamento.o que devo fazer ?

  141. oi comprei um tablet mais so que ele deu defeito e eu quero ir para assitencia de tablet do DL mais nao sei onde fica a loja porfavor mim ajude

  142. boa tarde
    gostaria de contar a minha historia para ver se tenho algum direito
    comprei um celular da marca MEU AN400 no dia 04/02/2014 as 13:44
    fui em varios lugares comprar uma capa..todos me disseram que esse telefone me
    daria problema voltei na loja na mesma hora uma hora de uso coisa que nao aconteceu logo atendente disse que não tocava mais o celular e ela havia me dito que eu poderia troacar o aparelho no prazo de 7 dias e de .. a atendente me garantia que ele nao daria que era otimo celular
    perguntei se desse problema eu teria como concertar ela respondeu que sim..
    chegando em casa eu jogue ele em cima da cama e deu um trico pequeno,fu, ainda pagar na loja depois de um tempo pos foi tricando de fora a fora..
    foi quando me disse que garanta não cobra e aqui no estado não tinha assistencia tecnica mede 08007746674 para ligar e eu msm resolver o problema.
    quando ligo para esse 0800 a atendente disse que eu teria que mandar por sedex pagar 62,00 para eles em vitoria que de la eles mandavam para assstencia em são paulo para colocar outra tela e eu tera tambem que pagar essa tela que ela não sabe o valor que so chegando em sao paulo eles poderia ver o valor..sera que tenho algum direto como consumidora..moro em colatina es

    • Keila, se você tivesse cancelado ou trocado por outro modelo nos seus 7 dias após a compra como a vendedora havia lhe dito e isso teria que estar escrito em algum lugar pela empresa que o venderá para servir de prova já que você ficou em dúvida, mas depois que você deixou por isso mesmo e foi pra casa você assumiu um risco que a empresa não queria assumir quando negou o cancelamento ou troca seja lá o que vir primeiro, então, agora é que a loja não pode mais trocar ou assumir tal risco, você terá que arcar com o problema sozinho.
      Mais tem um agravante ai, a questão de não haver assistência na cidade em que você mora.
      Se alguém puder ajudar aqui no post quanto a questão de que por não haver assistência na cidade em que você comprou e/ou mora a empresa é considerada responsável solidária pela assistência ao produto, ou ela faz esse envio ou eles o trocam ou cancelam.
      Tem que ver com o procon local se é isso mesmo mais posso estar equivocado.
      Boa sorte

  143. Bom dia, tenho um celular samsung e houve um problema com o touch screen do mesmo, a assistencia tecnica fez o conserto, porem a garantia venceu. Gostaria de saber se o aparelho voltar a apresentar o problema futuramente, mesmo a garantia tendo vencido se a assistencia fará os reparos sem custos pra mim?

  144. Comprei um ultrabook da HP e perdi o manual com o certificado de garantia, gostaria de saber se acontecer alguma coisa que tenha que encaminhar o produto para a assistência técnica posso levar somente a nota fiscal para realizar a manutenção do mesmo? Obrigado pela atenção!

  145. Comprei um notebook e ele deu defeito, levei na assistência e a mesma me disse que terá que formatar o notebook. Acontece que no notebook há arquivos que preciso e a assistência está me cobrando para fazer um backup desses arquivos. Eles podem cobrar por isso?

    • Há critérios diferentes de trabalho em diferentes assistências, algumas acham que precisam mais do cliente e outras acham que o cliente é quem precisa dela, bem aqui em nossa assistência se o cliente vai trocar o hd conosco e está fora da garantia o serviço é feito como cortesia, mas se não vai realizar a troca do hd aqui ai sim torna-se um serviço cobrado (nem relógio trabalha de graça não é verdade?!) já em uma assistência técnica autorizada eles podem sim cobrar pois o hd é enviado para analise na fábrica e eles não podem perder tempo, pois tem outros aguardando analise do seu equipamento na garantia, e esse serviço de backup não faz parte da garantia de qualquer que seja o equipamento, salvo se você comprou alguma garantia estendida e no borderô está especificando que esse serviço será coberto (ah! e se no documento que especifica o tipo de garantia e a cobertura dada pelo fabricante ao seu equipamento) e lá estiver dizendo que cobre a assistência não poderá cobrar.
      É por isso que é importante guardar qualquer documento que venha com o equipamento, inclusive aqueles adesivos que muitos ficam irritados por vir colado no equipamento, é preciso lê-los e tê-los bem guardado, INFORMAÇÃO É PODER!
      Espero ter ajudado Rodrigo.

  146. ola gostaria de tira uma duvida , meu celular esta na assitencia tecnica e dia 24 segunda feira completa 30 dias , estou decidido em pedir a substituição do aparelho por outro , mas gostaria de saber se eu tenho direito de recuperar os meus dados que estão no aparelho que esta sobe o poder da assistencia tecnica? e como eu poderia solicita os dados q estão gravados na memoria do celular? obrigado

    • Ai é meio complicado, já que se o aparelho tivesse ido pro saco de vez como você recuperaria os dados? a não ser que se encontra em um cartão de memória, ai você entra em contato com eles leve o seu cartão e copia os dados e apaga o que está na assistência deixando o cartão original com eles para não descaracterizar a garantia do mesmo. tudo vai da conversa com a assistência ai se os dados fica em memória flash interna do aparelho e o mesmo não está funcionando é melhor correr o risco e pedir a troca e desistir dos dados.

  147. SOCORROOOOOOOOOOOOOOO…
    Comprei um notebook, que deu problema,já que na cidade que moro não tem assistênciatassistencia tecnica, levei na loja aonde comprei.
    Que eles mandam pra assistência.
    Mas já se passaram 41 dias, e nada!
    O dono da loja disse que conta os 30 dias apartir do dia que eles mandaram pra assistência, e não apartir do dia que eu levei o produto. Isso é verdade? Como devo proceder? Obrigada!

  148. Olá eu queria saber se quando nós vamos receber o celular na assistência técnica a ordem de serviço fica lá?

    • Aleffy o certo é eles deixarem você com sua cópia, mas você também poderia ter se adiantado e tirado cópia da sua o.s., mas eles tem que te dar um comprovante do serviço executado xom data e hora de entrada e saída, para todos efeitos.

      • amanhã vou lá pela terceira vez com o celular apresentando o mesmo defeito, vou pedir uma copia das 2 ordens de serviços vc acha q eles vão me dar?

      • Essa que você devolveu talvez não, mas guarde a próxima você poderá precisar para uma eventual causa extrajudicial ou solicitação de troca do equipamento que só deve ser solicitado com o equipamento a mais de 30 dias consecutivos na autorizada e/ou passar por 3 vezes na assistência (onde entra as 3 O.S.)

  149. Ola e a terceira vez que minha tv vai para a assistencia pela garantec eu tenho direito de troca?Obrigado aguardo resposta.

  150. Olá. Mandei um aparelho de celular à assistência técnica no dia 28/01 que, segundo os correios foi entregue dia 31/01. A assistência informou que mandou o aparelho dia 21/02 de volta pra mim, mas não foi por SEDEX. Quanto tempo devo esperar o recebimento do aparelho?

  151. Meu Celular apresentou problema e foi enviado no prazo de garantia a assistência.Sei que o tempo para a mesma me devolver o aparelho é de 30 dias. Minha duvida é se o tempo são 30 dias corridos ou uteis e se o prazo de 30 dias acabar em um domingo ele devem me devolver o parelho na sexta-feira “28 dias” ou na segunda “31 dias”. E se passar esse prazo como devo preceder?

  152. olá.. gostaria que vcs tirassem uma duvida minha,
    Comprei um galaxy s duos , e ele apresentou defeito levei ele para a garantia depois de 30 dias voltou, e novamente apresentou defeito e mandei o mesmo novamente e voltou apos 30 dias e com o mesmo problema e agora a menina da loja que comprei vai manda-lo novamente mas agora vai pedir outro ou ressarcimento. Olha, se eu preferir o ressarcimento eu vou receber o valor que eu paguei nele no ato da compra na loja? ou é outro valor? e se eu preferir a troca do produto como é pois ele ja saiu de linha?

  153. Eu comprei um notebook, dez mezes depois ele deu defeito, mandei pra autorizada, ficou 28 dias lá, quando chegou apresentou defeito navamente, tornei mandar e ficou 36 dias, e ainda veio trocado. Agora estou exigindo outro, eu posso fazer isso? Obrigado

  154. Deixei um celular Samsung para conserto na autorizada, porém a garantia não cobre o defeito. A autorizada disse que ficaria pronto de 7 a 15 dias, quando fez 15 dias me disse que o prazo era 30 dias. Já se passaram mais de 30 dias e ainda não finalizaram o conserto. Quais são os meus direitos nesse caso????

  155. Boa tarde!
    No meu caso eu tenho 2 ceculas sem garantia quer mandei para assitencia cada um com 2 defeitos o motorola era o bortao de liga e deligar ir a bateria e o LG era o bortao do liga e desliga e o microfone tudo de 130 Rs.Mais depois de 3 dias o visor do motorola queimor e mais 4 dias depois o do LG o quer eu faço nesse caso??? Nesse caso ja quer n sei q foi erro deles!!!

  156. ‘ ooi , comprei um celular da marca “MEU” , veio com problema eu escutava musicaa ai quando eu nao tava escutando musica chegava msg o celular nao toca só vibra aai eu tinha que fazer uma ligação ou receber , pra depois na hora que chega-se alguma msg ele tocar ,levei na assistenciaa tecnica depois de 28 dias ele chegou , mais chegou com o mesmo problema , sera que eu posso iir na loja e trocar jah que o celular esta na garantia ? oobriigadaa

  157. Minha câmara digital deu um defeito, levei na assistência e eles me informaram que a placa mãe queimou. O produto tem 4 meses de comprada ainda está na garantia, mas a assistência não cobre. Isso é correto? pois segundo eles a placa mãe está enferrujada. Como devo proceder? provavelmente já foi me vendido enferrujado. Pois ela deu defeito com 2 meses. Favor me oriente.

    • Simoni, tente o seguinte, vá até o site do fabricante procure um meio de comunicação, telefone, e-mail ou até mesmo fale conosco direto no site (o melhor seria se fosse por telefone) pois eles pode nem responder seus escritos, mas não se esqueça de pedir número de protocolo.
      Explique desde o começo da compra, como parou de funcionar até o dia que levou a assistência e o que lhe disseram. Pelo prazo que comprou não poderia queimar pois a mesma tem no mínimo 3 e no máximo 12 meses de garantia tem que ver como reza a garantia da mesma também, a não ser que caiu na água o que não cobre a garantia, mas ai tem como eles fazerem um analise e falar se a câmera molhou. mas se falar direto com a fabrica será mais fácil.

  158. olá, a dois dias derrubei meu celular no vaso, e esta funcionando normal mais ele esta demorando muito para carregar, fica a noite inteira na tomada e carrega no minimo 30% e quando carrega tudo em quinze minutos mechendo ja acaba a bateria.Gostaria que me desse uma informaçao isso tem a ver com o carregador ou com a bateria? vou ter q comprar outra bateria/carregador?? por favor me ajude..

  159. comprei um notebook em uma loja de eletrodoméstcos, na minha cidade. após alguns meses, e ainda na garantia, o mesmo apresentou defeito. ato contínuo o levei à loja onde adquri o produto para ser encaminhada à assistência técnica. Lá, fui orientada de que deveria pagar o frete p o envio do notebook. isso é legal?

  160. Oi Minha dúvida é a seguinte, comprei uma lavadora através de uma loja virtual no dia 06/03/2013, em dezembro de 2013 a máquina apresentou problemas, que rapidamente foi solucionado pois na minha cidade tinha uma autorizada brastemp. Já no mês de fevereiro de 2014 a lavadora apresentou problemas de novo, entrei em contado com assistência técnica, pois a lavadora ainda estava na garantia, mas na minha cidade não tem mas uma autorizada, a mas próxima fica a 300 km já liguei mais de 10 vezes, eles me pedem para aguardar retorno e nada. Será que tenho direito a garantia? Pois entrei em contato antes de terminar o prazo. Por favor me oriente. Obrigado.

  161. ola! eu comprei um produto e ele ja passou da garantia mas o mesm estragou e eu mandei para uma assistencia tecnica da minha cidade para fazer o concerto, eu queria saber se depois que eu autorizar a assistência concertar o meu produto em quanto tempo eles tem que me entregar?

  162. Tenho minha micro retifica Dremel a 7 meses e ela simplesmente parou de funcionar, levei na assistencia dia 06/03/14 e liguei la duas semanas depois para saber o andamento, disseram que a garantia cobriu total e que a peça ja tinha sido pedida para o conserto.
    sabado agora vai fazer 30 dias.. caso passe os 30 dias o que devo fazer? ir na assistencia pedir outro? onde reclamo? tenho q colocar advogado?

  163. Boa tarde! Adquiri um Iphone 5 na loja claro da minha cidade. Porém o fone de ouvido começou a apresentar defeito do lado esquerdo (pesquisando na internet vi que esse problema é geral nesse tipo de fone) enfim liguei para apple para fazer a troca pois a garantia cobre o defeito porem a assistência mais próxima fica a 210km de onde moro e teria que enviar via sedex porem o custo do sedex seria por minha conta. Ja trabalhei com outras marcas e sempre isentaram a taxa do correio através de um protocolo que era apresentado no correio, quero saber se o fabricante é obrigado a pagar pelo meu envio ja que nao ha assistência próximo a minha residência

  164. Boa noite levei minha teve para a autorizada eles me deram um prazo de 15 a 20 dias já tem um messes e 28 dias que esta la quando ligo para saber se ja esta pronta eles só falam que estão aguardando peça,liguei para a central da autorizada eles me passaram outra data totalmente diferente a data da ordem de serviço é 06/02/14 mas eles passaram para a central 19/03/14 oque devo fazer ou quem e onde procurar ou reclamar me ajude obrigado. Regiane

  165. Boa Tarde ! Bom amigos comprei um carro usado em uma concessionária, dentro do prazo de garantia de 3 meses ele apresentou um problema. Levei o carro até a oficina indicada pela concessionária e supostamente o problema foi resolvido, um mês depois o carro apresentou o mesmo problema. Posso pedir o cancelamento da compra do veiculo? O que devo fazer?
    Desde já agradeço a atenção de vocês! Leandro.

  166. Oi queria esclare uma duvida…….mandei um produto para a assistencia tecnica e apos trinta dias fui la busca o aparelho e nao tava pronto entao pedi um laudo para levar na loja onde comprei o produto para poder fazer a troca so que a assistencia nao quiz dar o laudo oque faço?

  167. Levei meu cel na assistencia tecnica e nao foi possivel a cobertura da garantia.ja que informaram que o imei do aparelho estava ilegivel..porem nao ha nenhuma proteçao por parte da sansung..para que a numeraçao do imei nao se apague com a bateria que fica em cima da numeraçao..isso e certo por parte da assistencia e do fabricante?

  168. ola bom dia atodos usuarios gostaria de saber ,ja mandei meu celular ja 2 vezes na autorizada esta com o mesmo problema quantas vezes eu ja´posso er pro procon passa o telf

  169. Trocaram meu notebook, mas a assistência quer o carregador e a bateria que vieram no novo… Me deram um novo, a caixa abriu lá, só para conferir… Eles já mexeram: colocaram nome de usuário(nome da minha mãe) e senha(mas colocaram uma dica e uma senha fácil)… Mas a Samsung mandou um notebook novo, a assistência vende carregador, bateria e outras coisas, também… Queria saber se tenho o direita ao carregador e a bateria, e se a assistência quer dar um “golpe”… Ou se ele realmente tem direito a algo.

  170. Comprei um ar condicionado Consul em janeiro e a instalação ocorreu normalmente, bem como seu funcionamento na opção resfriar. Porém, quando a opção é aquecer, o aparelho funciona por uma meia hora e depois apresenta erro “e2″ no display, desligando-se. Contatei a assistência técnica de minha cidade e a informação que me deram é que não estou mais coberta pela garantia da assistência deles, que seria de 3 meses, pois fiz a instalação do equipamento com outra empresa. Isto procede? A autorizada de minha cidade não teria de dar cobertura total de 12 meses da garantia do produto, independentemente de a instalação ter sido feita com a referida? Grata!

  171. Oi, bom dia. Meu irmão possui um celular razr hd(que não está na garantia) e ele deixou o celular dele tem três meses na assistência. Ele já liberou o orçamento, so que ate hoje ele não dao resposta. Ja vai fazer quatro meses que o celular dele esta lá. Eu tenho algum direito ou vou ter que aguardar a boa vontade deles?

    • Amigo bom dia, se eles estipularam prazo para finalização de serviço veja se ainda não estão no prazo, você tem o direito de retirar o equipamento e colocar para concertar em outro lugar ou não, mas tens o direito de não querer mais os serviços deles. já que não estão cumprindo o prazo de manutenção.
      Agora tem que conversar direitinho porque devem estar aguardando peça sei lá!
      Converse antes de tomar decisões precipitadas

  172. estou com celular da Lg na assistencia ha mais de 30 dias e eles alegam que nao tem placa para o conserto…o que devo fazer???

  173. Boa tarde!!! levei meu celular na assistência técnica para atualização de software, quando fui buscar a câmera traseira estava quebrada, a empresa deve me pagar outro celular?

  174. Deixei meu Notebook na Assistência Técnica da Samsung em Sorocaba e o orçamento do mesmo ficou em 600,00 reais, mandei executar o serviço e me pediram o pagamento adiantado e achei isso um absurdo…
    Portanto gostaria de saber se esse pagamento adiantado é correto ou esta fora das nossas leis, caso esteja que providencias devo tomar.

    ………………………………………………………………….GRATO

  175. boa noite comprei um refrigerador no ano passado dia 30/04/2013 , no final de abril deste ano(2014) ele começou à apresentar alguns problemas aparentemente simples contactei a autorizada por TELEFONE dia 24/04/2014 agendaram visitas por varias vezes e em todas elas não apareceram hoje já é 01/06, devo aguardar ou posso entrar com uma ação judicial?

  176. levei meu celular na asistencia para trocar o lcd,quando fui pegar o celular estava com a tela danificada por ter tentado violar a parte da frente..oq eu faço?poiis o cara alega que estava assim…

  177. Olá tenho um amigo que derrubou o Smartphone Nokia dele no chão mas o mesmo se encontra na garantia 4 meses restantes, minha duvida é: Se eu mandar ajeita-lo na autorizada da Nokia eu vou perder os 4 meses restantes da garantia, vou ficar só com os três meses legais de garantia sobre as peças trocadas?
    Obrigado.

  178. Bom dia
    Gostaria de saber, se peças de computador possuem garantia e em qual Art. Fala sobre isso
    A peça em questão é uma placa de rede da marca encare, comprada na loja à 4 dias

  179. ENTREGUEI UMA CAIXA DE SOM AMPLIFICADA PARA CONSERTO, JÁ FOI E VOLTOU 3 VEZES, A GARANTIA É A QUE FOI DADO A PRIMEIRA VEZ OU ELA TEM QUE SER ATUALIZADA. SE O PROFISSIONAL NÃO RESOLVER MEU PROBLEMA, POSSO PEDIR UMA CAIXA NOVA. DETALHE ESTA CAIXA NÃO ESTA MAIS NA GARANTIA DA LOJA AONDE ADIQUIRI

  180. Comprei um celular motorola, passado um mês que havia comprado, deixei cair no chão e trincou a tela, como em minha cidade não há assistência técnica, liguei para o 0800 da empresa e disse que havia deixado o telefone cair no chão, e queria um orçamento para conserto.
    Me foi fornecido um código de postagem, solicitando que enviasse o produto e que ligariam para passar o orçamento. Passados cerca de 20 dias após ter enviado, o produto foi devolvido com um laudo dizendo que não havia cobertura da garantia pois foi mal uso.
    Liguei novamente explicando que sabia que foi mal uso, e que queria um orçamento, pois o aparelho é novo, tendo sido fornecido novo código de postagem.
    Enviei novamente o produto, e fiquei ligando a cada dois dias para a assistência, até que uma atendente me disse que não eram obrigados a consertar o produto, e devolveram o produto novamente sem conserto.
    Quando o aparelho chegou, procurei o Procon, que ligou para a assistência técnica, tendo sido fornecido novo código de postagem.
    Ocorre que já se passaram mais de 40 (quarenta) dias que enviei o produto pela última para a assistência e não obtive qualquer resposta.
    O que devo fazer? Me ajude por favor.

  181. Meu aparelho está indo pela terceira vez para assistência e não quero mais o produto, tenho direito ao resarcimento?

  182. Oi, o tablet do meu pai foi para a assistência, ja ta la a mais de um mês e o produto foi destraviado para outro estado na hora da entrega! O tablet tem menos de um ano de uso ta com eles a mais de 1 mes e ta em outro estado agora e precisamos do tablet para trabalhar! Oque podemos fazer?

  183. boa noite tenho uma geladeira consul comprei a tres anos e apenas um mes atrasvenceu a garantia porém ela deu problema e a garantia nao quer conserta la o que devo fazer isso e correto .

  184. Bom Tarde comprei uma lavadora a 6 meses e a mesma esta com defeito,a empresa me mandou a loja da assistencia tecnica mais se encontra em outra cidade, agora vem a minha duvida quem arcara com a despesa do transporte para a autorizada?

  185. Olá comprei meu not em Novembro,no mês de março estragou,mandei para assistência,mas no mês de maio estragou de novo mandei então para assistência e agora estragou de novo.Posso pedir um aparelho novo ?E se sim qual o código que me diz isso.Obrigada

  186. OI, aconteceu um fato comigo, precisei trocar a pilha do meu relógio,fui até uma loja especializa nesse tipo de serviço, e paguei pela troca e pela vedação, porém, depois de alguns dias fui tomar um banho na piscina,ao sair da água observei que o relógio estava cheio de água, e a vedação não funcionou, voltei para a loja reclamando, e fui orientado a esperar pela peça, se passaram 4 meses, depois fui informado que o relógio não esta mais sendo fabricado, a loja orientou que daria um outro relógio, entretanto, não seria da mesma marca ORIENT, e com o valor inferior do relogio que mim pertencia,o que devo fazer? Porque quando comprei o relógio ele custava R$730,00

  187. Ola, tenho uma duvida! Levei meu PC a assistência técnica e eles não resolvera o ploblrma e ainda trouxeram ele quebrado oq eu faco?

  188. Olá levei um not book pra uma assistência para trocar o meu HD pois estava danificado. Fizeram a troca e instalaram os programas. Ligaram o aparelho na hora de mim entrega. Estava tudo certo usei em casa quando cheguei. No outro dia não ligava levei a assistência novamente e mim falaram que era a placa mãe que estava com problema e mim disseram que a garantia que eles cobriam era só da peça que foi feito a troca isto e certo ou eles tem que resolver ????

  189. ola!
    eu comprei um computador com 1 ano de garantia,com tres meses de uso ele estragou e eu mandei para assistencia,voltou mas com 2 meses novamente estragou eu mandei novamente para assistencia,e voltou novamente passou dois dias e novamente estragou,eles mandaram que eu manda-se de volta…O QUE EU FAÇO???
    me ajuda porque eu estudo e preciso muito do computador….

  190. Boa dia!
    Olha eu coloquei o meu celular na autorizada pela 2° vez devido á um problema no botão de bloquear , e agora busquei novamente , e não deu nem uma semana e o mesmo já está com o mesmo problema , porém a garantia do meu celular ele terminou agora , mais eu gostaria de saber se eu ainda tenho direito de utilizar o serviço da autorizado sem ter custos para uma nova assistência ?
    – Aguardo resposta !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s