Saiba como encerrar sua conta corrente para evitar dores de cabeça


Encerrar a conta bancária parece um procedimento simples, mas na prática gera muita dor de cabeça para o consumidor. Embora não seja um dos maiores motivos de reclamação sobre o setor no Ranking do Banco Central, esse problema aparece com freqüência nos canais de interação do Portal com o Consumidor como, por exemplo, o “Fale Conosco”.

Cancelar a prestação de um serviço nunca é muito fácil, mas, quando se trata de uma instituição financeira, se o consumidor não estiver devidamente ciente de que a extinção do contrato não se consolidou, o ônus para o contratante pode ser enorme.

Um dos maiores problemas é que o consumidor, normalmente, só sabe que não conseguiu fechar a conta quando recebe uma cobrança dos serviços bancários acumulados. Cabe destacar que se usuário não estiver atento, as instituições financeiras continuam cobrando tarifas e encargos de contas ativas, mesmo que o cliente não a utilize. Assim, encerrá-la corretamente é o melhor caminho para evitar prejuízo financeiro,  que pode chegar à restrição de crédito e ter o nome no SPC e no Serasa.

Especialistas recomendam que já no momento de assinar o contrato de abertura da conta, o cliente deve estar ciente das cláusulas de encerramento.

Sendo assim, listamos abaixo algumas recomendações do Procon-SP para evitar problemas:

Encerramento por Solicitação do Correntista

- O consumidor pode solicitar o encerramento de sua conta, para isso precisa:

  • Formalizar o pedido por escrito, através de formulário fornecido pelo próprio do banco ou através de redação própria, lembrando sempre de datar e assinar o documento;
  • Providenciar a assinatura de todos os titulares ou representantes legais no pedido, caso a conta seja conjunta;
  • Devolver todas as folhas de cheques e cartões ao banco, não esquecendo de fazer constar no pedido de encerramento, tudo que estiver sendo devolvido. Se preferir, pode inutilizar os cheques e cartões e apresentar ao banco, apenas uma declaração de inutilização;
  • Verificar se todos os débitos autorizados e cheques emitidos já foram lançados na conta;
  • Cancelar as autorizações para futuros débitos automáticos (contas de água, telefone, seguro, etc.);
  • Manter saldo suficiente para pagamento de compromissos assumidos anteriormente, referentes somente à conta que está sendo encerrada, e eventuais despesas com IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos e Valores Mobiliários), juros, tarifas;
  •  Entregar o pedido de encerramento em qualquer agência, solicitando e guardando o protocolo de recebimento do pedido.

 

Diante do pedido de encerramento, o banco deverá:

  • Entregar ao consumidor um “termo de encerramento” contendo informações detalhadas sobre os procedimentos;
  • Acatar o pedido mesmo existindo cheques sustados, revogados ou cancelados.
  • A partir desse momento não poderá cobrar tarifa de manutenção de conta;
  • Fornecer demonstrativo dos compromissos que o consumidor deve cumprir, detalhando os valores a serem quitados;
  • Esclarecer ao consumidor que os cheques apresentados dentro do prazo de prescrição serão devolvidos pelos respectivos motivos, mesmo após o encerramento da conta, não isentando o correntista das obrigações legais;
  • Informar que a instituição financeira terá até 30 dias corridos para processar o encerramento. Após a conclusão do processo deverá expedir ao correntista um aviso comunicando a data do efetivo encerramento.
  • Entre o pedido e o efetivo encerramento da conta, as transações efetuadas pelo correntista deverão ser pagas normalmente, desde que haja fundos.
  • Caso exista saldo credor, após o encerramento o banco deverá colocar o valor à disposição do correntista através de Ordem de Pagamento.
  • No caso de eventual saldo devedor, verifique com o banco a melhor forma de quitar a dívida e encerrar a conta. Se precisar de orientações para esse procedimento, procure um órgão de defesa do consumidor mais próximo.

Encerramento de Conta Inativa

  • Quando uma conta corrente ficar sem movimentação espontânea o banco deve tomar algumas providências.
  • Movimentação espontânea é aquela realizada ou comandada pelo correntista para depósitos, saques, débitos e transferências, não incluindo as movimentações automáticas efetuadas pelo banco para cobrança de tarifas, encargos de cheque especial e demais linhas de crédito.
  • Ao verificar que uma conta está sem movimentação espontânea por noventa dias, deverá emitir um aviso sobre essa situação, informando que, independente desse fato, a cobrança de tarifa de manutenção permanece.
  • No mesmo aviso, deverá informar também que caso a conta permaneça inativa por seis meses, poderá ser encerrada.
  • Após enviar o comunicado, se a cobrança da tarifa de manutenção for gerar saldo devedor, o banco deve suspendê-la.
  • As contas sem movimentação espontânea por mais de seis meses podem ser encerradas por opção do banco.
  • Se o banco optar pelo encerramento da conta, deverá informar o correntista trinta dias antes de completar o sexto mês de inatividade, solicitando providências para a reativação ou formalização do cancelamento.
  • A partir do sexto mês sem movimentação espontânea, ainda que o banco não opte por encerrar a conta, não deverá cobrar tarifa de manutenção ou de pacotes de tarifas e encargos sobre o saldo devedor.
  • Se, mediante a comunicação acima, o consumidor não se manifestar, o banco deverá suspender quaisquer débitos na conta que possam gerar saldo negativo e poderá optar pelo encerramento efetivo da conta. Neste caso, eventual saldo devedor deverá ser transferido para créditos em liquidação (cobrança).
  • Qualquer procedimento adotado para o encerramento da conta,  deve ser claramente informado ao consumidor correntista, especialmente se o banco pretender inscrever o correntista devedor nos serviços de proteção ao crédito.
  • Essa inscrição deve ser sempre comunicada previamente e por escrito.

Cabe ainda e esclarecer que para qualquer modalidade de conta, inclusive contas para recebimento de salário, aposentadorias e pensões, deve haver uma comunicação prévia por escrito, tanto do banco quanto do correntista, da intenção de encerrar a conta, com a indicação de prazo para adoção de providências  necessárias ao efetivo encerramento da conta, pois só dessa forma será possível interromper a cobrança de tarifas e outros encargos.

About these ads

21 comentários sobre “Saiba como encerrar sua conta corrente para evitar dores de cabeça

  1. entao tenho uma conta corrente no itau,nao movimento mais, pois to pagando o emprestrimo,eles nao me autorizaram a pagar o emprestimo em conta ,a conta ta parada sem movimentaçao, tenho qu enfrentar fila para pagar as 7 folhas de emprestimo qu e nem sei o que to pagando e naso me deixaeram fechar a conta o que devo fazer. samantha

  2. tenho uma conta inativa no banco itau queiro cancelar o banco pode cobrar taxa dew encerramento

  3. eu fechei minha conta mais eu estava pagando um esprestimo masmo a sim minha conta foi fechar terei algun poblemas futuro sobre isso

  4. eu tenho um emprestimo conciguinado no banco e quero encerrar minha conta pois fiz portabilidade para outro banco e o emprestimo é descontado em folha de pagamento e por esse motivo o banco disse que sou obrigado a manter a conta aberta mas eu continuo na empresa eo emprestimo é em folha por que não posso encerrar minha conta?

    • “Caro marcelo, para vc conseguir encerrar sua conta que tem emprestimo consignado com a empresa, vc terá que fazer um novo emprestimo com o o outro banco que feis portabilidade, pois mesmo que vc tenha feito portabilidade sua antiga conta e seu emprestimo que feis na empresa ainda esta ativo pela empresa então é por isto que vc não cosegue fechar a conta a unica maneira vai ser vc fazer um outro emprestimo com o banco que feis portabilidade para quitar o que já tem com a empresa,caso não faça isto não em com fechar por causa da sua divida ativa com o banco que recebia pagamento ok!!!

    • Fui ao banco Itaú para fechar minha conta, mais eles falaram que só posso fechar a conta depois de pagar as ultimas três taxas de manutenção que estavam sendo cobradas sem eu movimentar a conta, e se não pagar a conta vai só aumentando….
      Isso é correto?
      Tem como eu fechar a conta sem pagar as as taxas de manutenção?

  5. tenho uma conta que nunca a movimentei financeiramente, ainda assim o banco pode me cobrar tarifas de manutenção?

  6. Minha filha encerrou uma conta corrente dela no Santander, pagou tarifas e tudo que precisava ser pago e a pessoa que a atendeu disse que estava tudo ok, a conta estava encerrada. Infelizmente ela não fez por escrito a solicitação. Por desconhecimento, não seguiu os procedimentos recomendados para encerramento. Meses depois veio solicitação do Banco Santander cobrando R$ 3000,00 de tarifas (cesta). Ela é professora e dá aula em três colégios. Não tem como pagar o valor exorbitante que, atualmente já está em R$ 5.000,00!! Que absurdo este valor! O pior é ela não ter documento por escrito da solicitação de encerramento para entrar na justiça contra o Banco, que está dizendo mandar o nome dela para o SPC /Serasa e fazer cobrança judicial, se não quitar o débito.

  7. Tenho uma conta corrente do Bradesco em São Miguel Paulista – SP/SP. Posso fazer o pedido de encerramento em qualquer outra agência?

  8. Gostaria de saber se no caso de haver saldo em uma conta sem movimentação, o banco pode continuar debitando tarifas até zerar o saldo. Estou nessa situação e banco aceita apenas estornar o saldo negativo na data que eu solicitei o encerramento da conta.

  9. Bom dia!
    Tinha uma conta no Millenium, acabei agora de a encerrar (espero). Preenchi e assinei a folha de cancelamento de conta e a folha de anulação do cartão de débito. Depois pedi um comprovativo (fotocópia) dos papéis que assinei e e disseram-me que aqueles papéis são propriedade do banco, que não tinham qualquer obrigação de me dar, e que em último caso se quisesse muito teria de pagar por uma fotocópia autenticada. Este procedimento é suposto?
    Obrigada pela atenção!

  10. Olá abrir uma conta corrente no banco Itau,só que eu nunca movimentei,nunca fiz ninha transação e muito mesmo utilizei essa conta nem para saque,para nada não cheguei nem a desbloquiar o cartão e nem os cheques ..e agora depois de quase um ano entraram em contato comigo informando que eu estou devendo taxas de manutenção e mais os juros abusivos gostaria de saber se essa cobrança é legal e gostaria de uma opinião.

  11. Bom dia eu tenho uma conta corrente no bradesco e recebo pagamento de salário por ela, quero fazer portabilidade para a caixa. Eu posso encerrar minha conta do bradesco assim que fizer a portabilidade, para que eu não fique pagando taxas de contas de dois bancos?

  12. Bom dia,

    Eu tinha uma conta no Banco Itau, mas eu estava com uma divida e queria fechar-la, fiz um acordo com eles e quitei a divida, e a conta foi encerrada. Agora depois de 4 meses eles me ligaram, alegando que estou com uma divida no banco referente a conta que eu fechei. Pelo o que eu sei, se eu estivesse com uma dívida eu não poderia ter encerrado a conta, pois eu seria avisada pelo gerente que ainda estava com alguma divida. Tenho o comprovante da divida paga e o comprovante que diz que a conta foi encerrada. O que eu posso fazer agora?

  13. boaa noite, tenho uma conta corrente na caixa fiz portabilidade do Itau,para a caixa e tenho emprestimo consignado do inss e recebo meu salario nela, so que eu nao tenho folhas de cheque como faço para encerrar e ficar descontando o memprestimo em cartao normal quero cancelar essa maldita conta
    m

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s