Capacetes – Bote isso na sua cabeça!


Excelente para quem quer praticidade e economia, as motos são uma opção de transporte. Hoje em dia, muitas pessoas fazem uso delas para trabalhar ou viajar e alguns as têm como hobby. Mas, como sabemos, as motos deixam seus ocupantes muito mais expostos do que em um carro, por exemplo. Por isso, é necessário a utilização de alguns itens de segurança, o mais importante deles, o capacete.

O capacete é um equipamento para condutores e passageiros de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos motorizados e quadriciclos motorizados e que, quando utilizado corretamente, minimiza os efeitos causados por impactos contra a cabeça do usuário em um eventual acidente. Seu uso obrigatório consta atualmente em uma regulamentação específica na Lei Federal nº. 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro.

A obrigatoriedade, aliada à necessidade de qualidade e segurança, levou ao  estabelecimento de um programa de certificação compulsória, onde as empresas, nacionais e internacionais, devem atender aos requisitos dos Regulamentos e Portarias do Inmetro e do Contran.

(Veja mais: Portaria INMETRO nº 392, de 25 de Outubro de 2007, Portaria INMETRO nº 66, de 20 de Fevereiro de 2008, Portaria INMETRO nº 85, de 13 de Março de 2008, Resolução CONTRAN nº 270, de 15 de Fevereiro de 2008, Resolução CONTRAN nº 203, de 29 de Setembro de 2006)

“Todo capacete deve ostentar o símbolo de identificação da certificação no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC) e é sujeito às fiscalizações regulares dos órgãos competentes, como os Ipem´s”, afirma Vera Andrade, fiscal do Ipem/Pr. “Quando o capacete sofrer qualquer tipo de queda ou avarias, mesmo que imperceptíveis a olho nu, ele deve ser substituído, pois perdeu sua principal função que é absorver os impactos. Podem ser mínimas as avarias, mas já perde sua eficácia”, diz Vera. 

O Gerente de Produção da EBF Capacetes, Márcio Rodriguez, explica os processos a que são submetidos os capacetes produzidos e também dá algumas dicas:

A quantos testes de seguranças são submetidos os capacetes?
Márcio Rodriguez:
Teste de impacto em três condicionamentos (úmido, -20°C, +50°C), teste de retenção da cinta jugular e teste de descalçamento. 

Como é feito o controle de qualidade?
MR: Após os produtos serem especificados e aprovados, o departamento de garantia da qualidade elabora junto aos fornecedores internos e externos, procedimentos que visam garantir o processo fabril e sempre produzir os produtos conforme a especificação inicial e, para garantir o resultado deste processo, testes são elaborados nos produtos durante o processo.

De que forma vocês buscam aliar segurança e conforto aos capacetes?
MR: A EBF conta com mais de 15 anos de experiência no ramo, e investe em tecnologia e profissionais altamente qualificados para proporcionar aos usuários capacetes confortáveis e que cumpram todas as exigências de segurança.

Qual a importância do design na composição dos capacetes?
MR: Durante a elaboração do projeto o profissional que elabora o design tem que possuir conhecimentos técnicos para que o produto continue atendendo a quesitos de segurança, este item tem uma grande importância mercadológica, pois deve atender às exigências de mercado.

Que dica você dá aos motociclistas na hora da compra de um capacete?
MR: Somente use capacetes certificados pelo Inmetro, exija nota fiscal do produto, certifique-se que o produto terá uma durabilidade adequada a sua frequência de uso, se o capacete é confortável, se existe itens de reposição (viseira).

Qual a sua opinião sobre a certificação dos capacetes pelo Inmetro?
MR: A certificação pelo Inmetro proporciona ao consumidor uma tranqüilidade, com isso todos os fabricantes e importadores atingem as exigências técnica impostas pelas normas.

Portanto, na hora da compra fique atento e observe a data de fabricação e o símbolo do Inmetro, além das informações complementares que se encontram dentro dos mesmos. E sempre respeite as leis de trânsito!

Para mais informações, visite o site do Inmetro (www.inmetro.gov.br).

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