Carnes: do açougue à mesa da sua casa.


Como você escolhe a carne que vai comprar para sua família? Itens como, abate humanitário, condições de higiene, boa procedência e bem estar animal são critérios que você usa para escolher em que lugar e qual a carne que você vai comprar?

Provavelmente você deve estar se perguntando como obter essas informações em apenas um pedaço de carne exposto no açougue. Uma maneira fácil e eficaz de obter essas informações em relação a carnes, pescado, leite, ovos e outros produtos de origem animal que são comercializados é verificar se ele possui o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

O Serviço de Inspeção Federal realiza há mais de 90 anos a atividade de inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. Embora a atividade principal do Serviço de Inspeção Federal seja a inspeção, outras atividades recebem contribuição direta, das quais podemos citar: sanidade animal, bem-estar animal e educação sanitária, informa assessoria de empresa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A Assessoria explica que a contribuição relativa à sanidade animal diz respeito à verificação documental dos animais a serem abatidos e controle de trânsito dos produtos de acordo com o status sanitário de cada estado da federação e de países com que o Brasil mantém comércio, o que contribui para os diversos programas em andamento no país (febre-aftosa, peste suína, newcastle, encefalopatias espongiformes e muitas outras) e a notificação à defesa animal das doenças infectocontagiosas e parasitárias encontradas nos achados ante e post mortem nos matadouros-frigoríficos.

No que diz respeito ao bem estar animal, todos os estabelecimentos de abate sob SIF devem seguir os preceitos da Instrução Normativa 03/2000, Regulamento Técnico de Métodos de Insensibilização para o Abate Humanitário de Animais de Açougue. Desta forma, desde o recebimento até o abate propriamente dito, os estabelecimentos devem atender a exigências que objetivam minimizar o sofrimento dos animais.

O trabalho de educação sanitária dos servidores do Serviço de Inspeção Federal tem grande impacto dentro dos estabelecimentos, pois as orientações e fiscalizações dos mesmos têm o efeito de modificar hábitos higiênicos inadequados e orientar os colaboradores dos estabelecimentos quanto a doenças relacionadas ao consumo de produtos de origem animal contaminados. Há também muitas iniciativas de educação sanitária junto à comunidade que abrangem aspectos de higiene, abate clandestino, toxinfecções alimentares e zoonoses.

O carimbo de salubridade nos produtos oriundos de estabelecimentos de abate sob SIF significa que aqueles produtos atendem a preceitos técnicos e científicos que garantem um alimento seguro à população, pois além das doenças que podem ser transmitidas ao ser humano, são adotados procedimentos de Boas Práticas de Fabricação visando a redução do risco de transmissão de doenças de origem alimentar (toxinfecções alimentares) e aumento da qualidade intrínseca dos produtos.

Entretanto é importante observar que depois de levar a carne para casa os consumidores devem estar atentos aos cuidados para uma boa conservação para evitar alterações e contaminações. A temperatura e os limites de tempo são essenciais nesse processo.

Resfriamento – Ao comprar a carne fresca a carne só de vê ser resfriada você for preparar e consumir em até 72h após a compra, no caso de período maior deve-se optar pelo congelamento. Para uma boa conservação da carne, é necessário observar algumas regras de higiene. Confira aqui algumas dicas.

Congelamento – O congelamento da carne é um processo muito simples e prático, além de ser um dos melhores métodos de conservar o produto, reduzindo as alterações de cor, de sabor e de valor nutricional. Mas é preciso estar vigilante em relação às normas de higiene para congelamento caseiro, tempo de congelamento para diferentes tipos de carne, formas de acondicionamento e descongelamento. Saiba mais aqui sobre esses procedimentos.

Saiba como é a fiscalização do Serviço de Inspeção Federal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s