Linha Branca com Redução de IPI


O Governo Federal prorrogou o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) até janeiro de 2010 somente para os produtos da Linha Branca: fogões, refrigeradores e lavadoras de roupa. A prorrogação termina em 31 de janeiro de 2010.

Conforme informação do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, a manutenção da redução do IPI é somente para eletrodomésticos de baixo consumo de energia. A intenção é estimular a produção de aparelhos mais eficientes, promovendo uma corrida tecnológica entre os fabricantes para atenderem aos padrões estabelecidos pelo Inmetro.

De acordo com Gustavo Kuster, gerente da Divisão de Programas de Avaliação da Conformidade do Inmetro, os eletrodomésticos da linha branca, que fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem, são classificados em cinco classes de consumo: A = mais eficientes / E = menos eficientes).

Dos eletrodomésticos fabricados no Brasil:

Refrigeradores: 76% são classificados dentro do padrão A e B.

Lavadoras de roupa: 50% são classificadas entre as mais eficientes em consumo de eletricidade.

Fogões: 60% correspondem às faixas de consumo A e B.

O processo para de avaliação para o produto ter o Selo de eficiência energética também verifica outros aspectos dos eletrodomésticos, como gasto de água, no caso das lavadoras e eficiência dos queimadores, no caso dos fogões.

No site da Eletrobrás você encontra catálogos com os produtos que foram contemplados com o Selo Procel em 2008 em várias categorias.

O Selo Procel foi criado em 08 de dezembro de 1993, com os objetivos de orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética em suas categorias, e estimular a fabricação e a comercialização de equipamentos eletrodomésticos mais eficientes e competitivos, que minimizem os impactos ambientais. Em 1995, já apareciam no mercado brasileiro os primeiros produtos com o Selo Procel. No início, foram escolhidas três categorias da linha de refrigeradores: uma porta, duas portas ou combinado e freezer vertical. Hoje, são 22 categorias de produtos, incluindo aparelhos de ar-condicionado, motores elétricos, sistemas de aquecimento solar, produtos de iluminação e máquinas de lavar roupas.

Em relação aos fogões a gás, observe se possui o Selo CONPET de Eficiência Energética (ou simplesmente Selo CONPET), que é destinado aos equipamentos consumidores de derivados de petróleo e de gás natural que obtiverem os menores índices de consumo de combustível.

“O Selo CONPET é um incentivo aos fabricantes e importadores de equipamentos domésticos a gás para buscar a comercialização de produtos cada vez mais eficientes”, afirma Claudio Alzuguir, responsável pela participação do CONPET no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). O constante aprimoramento tecnológico na fabricação de aparelhos mais eficientes também beneficiará os consumidores, pois o selo será de fácil visualização nos equipamentos etiquetados no momento da escolha do produto.
Dessa forma, o selo contribui para a formação, nos consumidores, de uma cultura de permanente preocupação com o uso eficiente da energia e dos combustíveis fósseis, como petróleo e gás, e as respectivas emissões provenientes de sua queima.

Fique sempre atento às etiquetas e aos selos na hora compra, pois adquirindo um produto certificado você estará economizando e ajudando o planeta.

selos

One comment

  1. Gostaria de ver uma avaliação do Refrigerador Brastemp inverse. Preciso trocar meu refrigerador e gostaria de saber se vale a pena escolher este modelo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s