Papai Noel digital: fique atento na hora das compras on line


Se preparar para sair às compras de Natal muitas vezes pode ser parecido com se preparar para uma maratona, lojas cheias, engarrafamentos, filas em estacionamento, crianças cansadas e irritadas …

Tendo esse cenário como modelo o e-comerce parece o lugar ideal para as compras de Natal, nada de filas, sem dor nas pernas para comparar preços e no final não precisa carregar as sacolas. Uma  pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ revelou que 72% dos usuários fizeram pesquisa de preços de produtos e serviços pela web em outubro deste ano, mas só 15% compraram de fato.  O resultado evidenciou  que a principal razão para esses consumidores não realizarem a compra é receio pela falta de segurança.

Pensando  nesses usuários que têm  vontade de  fazer um Papai Noel digital, mas que temem ter problemas de segurança, reunimos as principais dicas de segurança de alguns especialistas no setor. Para começar aproveite o fim do ano para fazer uma geral no computador, verificando o antivírus e deletando aqueles arquivos que você não precisa mais.

Se tiver adolescente na casa capriche no perfil de segurança – como eles costumas  baixar muitas coisas na Internet,  acabam  deixando o computador mais vulnerável. O antivírus é uma parte dos componentes de segurança, o ideal é optar por pacotes que incluam antisspam, antisspywarer, firewall.  Esses componentes devem ser atualizados todos os dias.  Mudar as senhas de perfis de Webmail, redes sociais e outros serviços da Web também é uma boa medida preventiva.

Outra dica importante é não se deixar levar por ofertas incríveis, desconfie sempre dos preços exageradamente baixos. A Coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Marcela Oliboni, recomenda procurar um site que tenha também uma loja física e não só virtual para, em caso de reclamação, você ter maior facilidade de acesso físico.

De acordo com os especialistas do Movimento Internet Segura, a melhor forma de pagamento é cartão de crédito, porque de modo geral as administradoras costumam verificar as lojas que estão se associando.  No entanto, antes de digitar o número de sue cartão e concluir a compra verifique se o site tem certificado e se é chancelado por alguma organização de segurança. Pesquise em páginas de entidades de defesa do consumidor o número de reclamações sobre a empresa que vai comprar. Sites como o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor /MJ- Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor/ Sindec – alguns Procons e o site Reclame Aqui têm listas dos produtos e serviços mais reclamados pelos consumidores .

Veja ainda se a loja virtual possui telefone de atendimento ao consumidor – o ideal é fazer uma ligação teste para saber se funciona de fato – leia as condições apresentadas pelo site e em caso de dúvida mande um e-mail para a empresa solicitando esclarecimento, o que é uma ótima maneira de saber como é a qualidade  e o tempo de resposta do site.

Fique bem atento aos prazos de entrega, pois essa época do ano com o aumento da demanda os atrasos são mais frequentes. Ao concluir a comprar imprima ou salve os comprovantes.

Para saber mais confira entrevista da Marcela Oliboni , Coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, sobre compras on line .

Fonte:
Digital – O Globo.
Entrevista Marcela Oliboni – Portal do Consumidor

3 comments

  1. Olá,
    Sou a Giovanna, da Edelman, agência de comunicação da Symantec/Norton.
    As dúvidas em relação à segurança na hora de efeturar uma compra online ainda são bastante comuns. Mas tomando os devidos cuidados e mantendo o anti-vírus em dia, comprar pela internet pode ser uma ótima experiência.
    Um cuidado importante é não comprar em uma loja virtual desconhecida, mesmo com preços baixos, como dito na matéria. É importante dar preferência sempre por comprar em lojas que tenham um selo de certificação confiável.Promoções ditas exclusivas e emails com ofertas de produtos também merecem atenção redobrada na hora das compras.
    Um pouco de cuidado e atenção e as compras online poderão entrar no dia a dia do consumidor.
    Um abraço

  2. Efetuei uma compra no dia 24/11/2009, (pedido 133871723) porém solicitei a devolução para poder receber o vale-troca /
    reembolso para fazer novo pedido, porque a voltagem estava incorreta.

    O produto foi recolhido pela transportadora LTD Transportes, com o protocolo de coleta nº 200039728, no dia 01/12/2009 e até hoje 18/12/2009, não recebi nenhum contato, e-mail, vale, nada.

    Todos os dias entro em contato com o atendimento on-line solicitando um posicionamento sobre minha devolução e o que fazem é pedir para eu aguardar mais um dia e esperar um e-mail de retorno, só que este e-mail nunca vem, nem ninguém entra em contato.

    Em um dos contatos que eu fiz pelo atendimento on-line (pelo telefone são no mínimo 25 minutos de espera) me disseram que teria que esperar a transportadora que recolheu o produto no dia 01/12/2009 entregar o produto ao estoque do submarino até o dia 17/12/2009, se eu fosse a pé entregar esse produto teria chegado antes.

    Aguardei o prazo até ontem, entrei em contato hoje e ainda não tem uma posição sobre minha solicitação.
    Não existe justificativa para todo este atraso, a empresa não demonstra nenhum interesse em solucionar o meu problema e até agora não recebi nada.

    Fiz uma compra on-line antecipada para o natal, justamente para não ter dores de cabeças e o que resulta é nisso.

    O que me preocupa mais ainda é que na ingenuidade de que meu problema seria resolvido efetuei uma nova compra (Pedido 136999332), no dia 16/12 Computador Intel Core 2 Duo 2.66Ghz 4GB 500GB + LCD 20″ Wide LG, com prazo de entrega no dia 17/12, não foi entregue, prometeram para o dia 18/12 e até agora 23h50 não chegou e ao que parece não receberei nem tão cedo..

    Sou cliente do Submarino desde 2002 e nunca passei por tanto stress em minhas compras.

    Fabricio G. Macedo

  3. Fabrício, comprei um computador exatamente igual e olha só:

    O caso é o seguinte, comprei um computador MOnitor 20″”, Processador Core 2 duo, 500Gb HD, memória 4Gb, por R$ 1.169 à vista. Hoje recebi na minha casa, pela Transportadora Rapidão Cometa um computador com monitor 15″”, 320 Gb HD, memória 2Gb. A nota fiscal está correta, com os itens e configurações que eu realmente comprei, mas nas caixas estão com a mercadoria errada e em meu nome.

    Acontece que já entrei em contato INÚMERAS vezes com o Submarino e parece que nunca me faço entender.

    Recebi um email ontem, me dando um prazo ABSURDO de até o dia 19 virem buscar a mercadoria errada na minha casa e só então, efetuarem a troca. Acontece que no email não consta a troca do monitor, apenas na CPU.

    Estou cansada, estressada, é um problema atrás do outro, não consigo nem ser escutada, estou tendo prejuízos morais e financeiros, sendo prejudicada por um erro que não foi meu, e se não conseguir uma resposta concreta hoje, ou pelo menos um telefonema da Ouvidoria pra mim, amanhã cedo reunirei os papéis e irei à Delegacia do Consumidor instaurar um processo.

    Meu pedido é nº 137307908.

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