Carnaval com folia, saúde e segurança


O tão aguardado momento está chegando. A festa mais popular do país, o Carnaval, terá início na próxima sexta-feira (12/02). Carnaval é um período de euforia, mas em época de descontração, nem tudo é festa, é preciso de alguns cuidados básicos para não ver o bloco passar e ficar na avenida. O evento requer uma atenção em especial com a alimentação, reposição de líquidos, comportamentos sexuais de risco e consumo de bebidas alcoólicas.

Na véspera da folia, é recomendável que se consuma mais carboidratos como arroz, pães, macarrão, batata e aveia. De preferência as versões integrais, que sustentam o corpo por mais tempo. Momentos antes de partir para a festa, recomenda-se a ingestão de frutas, por serem ricas em água e sais minerais. Uma alimentação inadequada pode causar doenças como a diarréia e para evitá-las é preciso cuidado especial na manipulação e conservação dos alimentos.

Como o período é de muito calor, a exemplo do último sábado (06/02) que a temperatura ficou acima de 32ºc em grande parte do país, os foliões devem seguir algumas recomendações para evitar problemas com o sol forte. Antes de sair de casa é necessário o uso do protetor solar e a escolha de roupas leves. Mas isso não é o bastante, é preciso também que o folião beba muito liquido para que não fique desidratado.

Vale lembrar que o consumo em excesso de bebidas alcoólicas, além de colocar em risco a vida de terceiros, também pode causar problemas de saúde como Hipoglicemia (redução da taxa de açúcar no sangue), causando tontura, mal-estar, queda de pressão arterial, desmaios e até lesões cerebrais. É preciso ressaltar também que o consumo de álcool aumenta a perda de líquidos. O ideal é um consumo moderado equilibrando com a ingestão de água, sucos ou isotônicos.

Algumas precauções com a segurança também são necessárias. Deve-se levar apenas o dinheiro trocado e uma cópia autenticada do documento de identidade, nada de cartões de crédito ou de banco. Jóias e objetos de valor devem ficar em casa. Procure andar em grupo e coloque pulseiras de identificação nas crianças, use o cinto de segurança e não ande pelo acostamento. Se ingerir bebidas alcoólicas, não dirija!

Para os que vão aproveitar a festa para buscar companhia fique atento ao slogan da campanha do Ministério da Saúde exclusiva para o período: “Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre”.

Faça com que o carnaval desse ano seja mais um momento de celebração a vida, curta com alegria e responsabilidade.

Fontes:
Ministério da Saúde
G1.com
Banco de Saúde
Policia Militar MS
Agência de Viagem

4 comments

  1. A melhor prevenção é a informação. Por isso, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Use Sempre, para informar as pessoas sobre as medidas para prevenir as DST/Aids. Não podemos vacilar. É preciso, além de usar camisinha, ajudar a disseminar importantes informações sobre assunto. E você, por meio do seu blog, pode nos ajudar nesta tarefa. Podemos contribuir em sua página, com informações, vídeos e outros materiais.

    Para mais informações fernanda.scavacini@saude.gov.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s