Ômega 3


Os ácidos graxos ômega 3 são gorduras essenciais para o funcionamento do organismo. Entretanto, o corpo humano não é capaz de produzir o ômega 3,dessa forma,  esse componente deve estar presente na nossa dieta alimentar.

Um grande número de pesquisas vem demonstrando os inúmeros benefícios do ômega 3  e, por essa razão, num breve passeio pelos rótulos dos alimentos é possível ver vários produtos enriquecidos com o ômega 3. Mas qual importância de fato desse componente? Qual a sua função no organismo?  Quais são as fontes?  Pensando nessas questões listamos algumas informações que você precisa saber para fazer uma alimentação balanceada e na medida certa de ômega 3.

Os benefícios do ômega 3 incluem:

  • Atividade antiinflamatória;
  • Atividade anti-trombos (entupimento dos vasos sanguíneos);
  • Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e
  • Redução da pressão arterial.

Os benefícios do ômega 3 estendem-se para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo:

  • Diabetes;
  • Acidente vascular cerebral (derrame);
  • Artrite reumatóide;
  • Asma;
  • Síndromes inflamatórias intestinais (colites);
  • Alguns tipos de câncer;
  • Declínio mental.

Alguns estudos também indicam que o ômega 3 traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico.

Os melhores alimentos ricos em  ômega 3

As fontes principais de Omega-3 são os peixes de águas profundas e frias e os óleos de peixe.

Peixes ricos em ômega 3 são: Cavala, Arenque, Sardinha, Salmão, Atum e Bacalhau.

Outras importantes fontes de ômega 3:

  • Semente de linhaça
  • Castanhas e nozes
  • Óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola)
  • Vegetais de folhas verdes escuro.

Quanto consumir?

Recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 porções de peixe por semana, mas se for possível incluir outras fontes de ômega 3 maiores serão os benefícios.

O que evitar?

Os peixes devem ser assados, cozidos ou grelhados. Não se deve fritá-los, pois este processo destrói o ômega 3.

Alguns peixes são pobres em ômega 3, dentre eles a tilápia, que contém quantidades de ômega 6 semelhantes à carne vermelha.

Apesar de os benefícios do ômega 3 serem comprovados cientificamente, seu consumo numa dosagem muito além daquela encontrada nos peixes preocupa os pesquisadores, pois ainda não se sabe que efeitos essas altas doses podem ter no organismo a longo prazo. Atualmente ele é largamente comercializado nas farmácias na sua forma concentrada em cápsulas, algo que ainda não foi avaliado pela ciência.

A importância do Ômega 3 na capacidade mental

Você já sabe que os alimentos que comemos influenciam o nosso corpo. Mas o que você não sabe ainda é que eles podem ter muito mais do que uma simples influência no funcionamento do nosso cérebro.

O humor, a motivação e a performance mental estão intimamente ligados aos alimentos que ingerimos. Estudos mostram que algumas substâncias contidas em determinados alimentos podem aumentar a capacidade mental.

Mais de 20% do cérebro é constituído de substâncias gordurosas que desempenham importantes funções. A saúde do nosso cérebro depende não só da quantidade de gordura que ingerimos, mas principalmente do tipo de gordura.

Os ácidos graxos ômega 3 são conhecidos por serem componentes fundamentais da membrana externa das células cerebrais. É através dessa membrana que todos os sinais nervosos fluem, melhorando o desempenho mental.

Então, a presença de ômega 3 cria um ambiente ideal para a troca rápida de “mensagens” entre as células do nosso cérebro. Se o cérebro pára de receber ômega 3, ele procura se adaptar a essa deficiência. Como consequência ele fica “preguiçoso” e as respostas passam a ser mais lentas. Quando esse comportamento é repetido dia após dia, o cérebro passa a encarar esse novo estado como sendo o seu novo padrão normal de funcionamento.

É aí que problemas de memória, alterações de humor e dificuldades de aprendizado podem se tornar frequentes. Estudos mostram que o consumo regular de ômega 3 está ligado aos seguintes benefícios:

  • boa concentração;
  • boa memória;
  • motivação;
  • boas habilidades motoras;
  • boa velocidade de reação;
  • neutralização do stress;
Fontes:
http://www.bancodesaude.com.br/dieta/os-beneficios-omega-3
http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=25
http://www.segs.com.br/linhaca.htm

13 comments

  1. Essa é uma das melhores informações científicas sobre ÔMEGA 3 que recebi nos últimos tempos.

  2. Foi comentado na notícia que o peixe deve ser assado, grelhado ou cozido, nunca fritar. Desculpe a falta de conhecimento, mas qual é a diferença entre assar e fritar?

  3. Que Maravilha isso é tão importante quanto nessesario e todos precisa saber destes benefícios.
    Parabéns pela divulgação.

  4. Gostaria de saber se utilizo corretamente o composto. Diariamente consumo algumas nozes e castanhas como o texto mesmo diz por conter o nutriente em sua composição . Preciso saber se também é recomendado suplementação em cápsulas como aquelas vendidas em farmácia.

    Obrigado
    Gabriel Alves

    • Prezado Grabiel,
      Sou jornalista de formação, embora seja especialista em comunica e saúde, não tenho propriedade para responder sua pergunta. Sendo assim, sugiro que procure um profissional de nutrição para que possa fazer essa avaliação, pois conforme ressaltamos na matéria sobre suplementos alimentares que fizemos em 2009 (https://portaldoconsumidor.wordpress.com/2009/09/01/suplementos-mitos-e-riscos-a-saude/), qualquer tipo de suplementação deve ser feita por recomendação de um profissional.
      Um grande abraço.
      Bianca Reis
      Portal do Consumidor

  5. Porque a diferença tão grande de preço entre os fornecedores? Seria possível identificar os fornecedores que oferecem melhor qualidade?

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