Qual a sua pegada ecológica?


O aumento da temperatura média superficial global nos últimos 150 anos vem preocupando autoridades do mundo inteiro.  Grande parte da comunidade científica acredita que a emissão de gases poluentes para a atmosfera, o crescente aumento das queimadas e dos desmatamentos tem contribuído para o aumento da temperatura no planeta alterando o ciclo vital dos seres vivos.

Grande quantidade de gases tem sido emitida para a atmosfera desde que começou a revolução industrial, a partir de 1750 as emissões de dióxido de carbono aumentaram 31%, metano 151%, óxido de nitrogênio 17% e ozônio troposférico 36% (Fonte IPCC).

Nesse cenário, ganham importância iniciativas de rotulagem de produtos com informações sobre a quantidade de gases de efeito estufa emitidos durante o seu processo de fabricação. O cálculo é realizado com base no conceito de Carbon Footprint, um conceito derivado de Ecological Footprint que em português é traduzido como Pegada Ecológica.

A análise da Pegada Ecológica compara o que a humanidade demanda da natureza com a habilidade da biosfera de se regenerar. De acordo com a técnica do Inmetro, Manuela Silvestre, que monitora as tendências em Avaliação da Conformidade, “uma pegada ecológica abrange, por exemplo, necessidades de matérias primas; de água; de terra para plantio, pastagens ou construções; de florestas e produtos dela derivados; energia fóssil ou de outras fontes; e a geração de resíduos e poluentes decorrentes da atividade.”

Esse conceito pode ser aplicado a empresas e, nesse sentido, refere-se aos recursos naturais usados por uma organização para realizar seu processo produtivo de bens, serviços ou informações. A partir da conscientização sobre a pegada ecológica de um indivíduo, de uma organização, nação ou de uma atividade podem ser desenvolvidas uma série de ações para diminuí-la.

A técnica do Inmetro relata que, dada a complexidade de avaliar todos os aspectos da pegada ecológica, em especial, com relação às redes relacionadas aos ciclos de vida de insumos e produtos, a pegada ecológica passou a ser dimensionada considerando os seus aspectos separadamente. Dessa forma surgiu, dentre outras, a Carbon Footprint – Pegada de Carbono- que tem foco no total de emissões de carbono associadas a uma organização, país ou outra unidade de análise. Essa unidade pode ser um indíviduo, esclarece Manuela.

A importância do tema motivou a proposição pela International Organization for Standardization (ISO) do desenvolvimento de uma norma internacional, a ISO 14067.  Enquanto a norma internacional não é publicada, algumas organizações tem feito uso de protocolos privados como as normas Ecological Footprint Standards, que se destinam a avaliação da Pegada de organizações e produtos disponíveis no mercado.  “A norma se propõe a assegurar que as avaliações de Pegada sejam realizadas de forma consistente e de acordo com as melhores práticas, cobrindo tanto os procedimentos de avaliação como a comunicação dos resultados.”

Em relação aos indivíduos, atualmente existem vários aplicativos que permitem estimar a pegada ecológica ou de carbono disponibilizados gratuitamente em sites de organizações não governamentais como Global Footprint Network (www.footprintnetwork.org); Redefining Progress (www.myfootprint.org), WWF (http://footprint.wwf.org.uk/), entre muitas outras.

Respondendo perguntas referentes a hábitos cotidianos você pode descobrir quantos planetas seriam necessários para sustentar seu estilo de vida. Os sites estão em inglês, mas para quem não tem domínio do idioma é possível recorrer a tradutores online gratuitos. O exercício é muito interessante para dimensionar o impacto de seus hábitos no planeta.

Confira!

Fontes:
Site Ambiente Brasil – http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./noticias/index.php3&conteudo=./noticias/amyra/creditos.html
Site Terra Azul – http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article231

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s