Os riscos dos fogos de artifícios nas festas de fim de ano


Os fogos de artifícios são um dos itens mais utilizados nas comemorações de fim de ano, mas é preciso muito cuidado para não transformar a festa em tragédia. Nessa época do ano o número de atendimentos por queimaduras em hospitais costuma aumentar expressivamente.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Cirurgia de Mão (ABCM), 40% dos queimados pelo uso de fogos são menores com idade entre 4 e 14 anos e que uma em cada dez pessoas que manuseiam esse tipo de artefato sofre amputações.

CLASSIFICAÇÃO DOS FOGOS DE ARTIFÍCIOS

Cada tipo de produto Pirotécnico tem uma classificação de acordo com o seu poder de explosão ou de queima.

  • Classe A (Infantil) – Pode ser vendido a menores e sua queima é livre (recomenda-se sempre a assistência de adultos);
  • Classe B (Juvenil) – Pode ser vendido a menores, mas a sua queima é proibida em terraços, portas ou janelas que estejam próximas de vias públicas (também recomenda-se a assistência de adultos);
  • Classe C (Adulto) – Venda proibida a menores de 18 anos;
  • Classe D (Profissionais) – Venda expressamente proibida a menores de 18 anos, sob qualquer hipótese. Só podem ser queimados com licença prévia das autoridades competentes.

CUIDADOS NA HORA DA COMPRA

É importante que o consumidor verifique se o estabelecimento que está vendendo o produto possui autorização da Divisão de Armas, Munições e Explosivos – DAME – da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Exército Brasileiro.

Nunca compre em lojas do tipo “fundo de quintal” e denuncie ao  Corpo de Bombeiros, Divisão de Armas, Munições e Explosivos e ao Exército Brasileiro a sua existência, pois a loja clandestina oferece risco para a vizinhança ao entorno em relação ao produto comercializado.

O consumidor deve observar se na embalagem do produto há todas as informações obrigatórias, como: nome do fabricante, nome e endereço da fábrica, data de fabricação e de validade, CNPJ e inscrição: Indústria Brasileira; Peso bruto e peso líquido, classe do produto, registro do Exército e instruções de uso. Isto indica o conhecimento e a preocupação do fabricante em se adequar às normas e aos regulamentos técnicos.

Além disso, é importante que o consumidor faça uma avaliação das condições da embalagem. A embalagem não deve estar suja, amassada, deformada ou com rasgos. Ela também não deve apresentar sinais de deterioração pela ação do tempo, de agentes químicos, ou descolamento.

No caso de artefatos importados, dê preferência aos produtos que contenham as informações exigidas nas embalagens em português e de maneira legível.

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Algumas medidas de segurança podem e devem ser tomadas pelo usuário do produto, como:

  • Armazene os fogos em local frio, seco e longe do alcance de crianças;
  • Leia e siga as instruções na embalagem;
  • No uso de bebida alcoólica, não solte fogos de artifícios, pois aumenta o risco de acidentes;
  • Solte foguetes somente em locais abertos, longe de hospitais, escolas, igrejas e postos de combustíveis;
  • Não reutilize os artefatos que tenham falhado;
  • Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifícios;
  • Se o foguete falhar, continue na mesma posição por pelo menos vinte segundos. Em seguida, deposite-o imediatamente na água, a fim de evitar riscos.

Em caso de acidentes, as pessoas devem lavar o ferimento com água potável, evitar tocar na área queimada e não usar nenhuma substância sobre a lesão, cobrir o ferimento com pano úmido e limpo e procurar atendimento médico. Não aplique sobre o ferimento creme dental, manteiga, sabão, borra de café ou azeite.

Vale lembrar que o uso de fogos de artifício pode causar queimaduras de segundo e terceiro grau, além de lesões lacerações, cortes, amputação dos membros superiores, lesões de córnea ou perda da visão e do pavilhão auditivo ou perda de audição.

Portanto, é recomendável para evitar acidentes que o consumidor atente as recomendações de segurança.

2 comments

  1. 8- o que pode causae as fábricas de artifícios (FOGO)? os fogos de artifícios são um dos itens mais utilizados das festas juninas, podem torna a festa em tragédia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s