Hepatite C: Uma Doença Silenciosa


Segundo o especialista PASSOS (2006), a hepatite C é uma epidemia silenciosa,  pois pode permanece completamente assintomática por um longo período de infecção “fazendo com que o indivíduo não tome conhecimento dela e, portanto, não procure atenção especializada”.

Com isso, pode se tornar crônica em até 85% dos infectados, o que “eleva o risco de desenvolvimento de complicações graves, como cirrose hepática e câncer de fígado. Não sem razão, a hepatite C vem sendo apontada como a mais importante pandemia desse início de século 21, sendo responsável já pela maioria dos casos de transplantes de fígado em inúmeros países”

O Ministério da Saúde estima que cinco milhões de pessoas sejam portadores do VHC, vírus da hepatite C, no Brasil.

Apesar do alto número de infectados ainda há pouca divulgação sobre formas de contágio. Transmitida principalmente pelo sangue, a hepatite C é tratada com medicamentos anti-virais, como o interferon e a ribavirina, ambos disponíveis na rede pública de saúde, mais indicado para os casos em que a doença está evoluindo mais rapidamente.

O médico Giovanni Faria Silva, professor de Gastroenterologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp, esclarece em entrevista ao Portal da Hepatite que “Um dos principais fatores de infecção pelo VHC foram as transfusões de sangue ou de hemoderivados anteriores a 1993, quando se começou a verificar a presença, ou não, do vírus nos doadores”, lembra Faria Silva. O professor recomenda o teste para detecção do VHC às pessoas que passaram por transfusão de sangue antes de 1993, usuários de drogas injetáveis, pessoas que se submeteram a transplante de órgão antes de 1993.

Infectar-se com o vírus da hepatite C é muito difícil, pois ele somente é transmitido através do contato com sangue contaminado penetrando na pele por algum ferimento. Não há comprovação de contaminação por fluidos corporais, como saliva, suor, lágrimas, sêmen ou leite materno (a mãe contaminada pode amamentar). Não ocorre transmissão do vírus C por meio de abraços, beijos, ou pelo compartilhamento de pratos, copos, talheres ou roupas. A contaminação sexual é possível, porém de ocorrência extremamente rara. O contágio sexual é muito difícil e somente acontece se os parceiros tiverem algum ferimento. Por precaução use sempre a camisinha.

Entretanto, apesar do contágio não ser fácil,  é preciso ter cuidado ao ir á manicure e pedicure, nem todos os estabelecimentos possuem ou utilizam a autoclave de maneira correta – prefira sempre utilizar seus próprios instrumentos, pois nesses lugares pode ocorrer a contaminação.
Exija de seu dentista o uso de máscara facial, luvas e protetores da base da turbina, do micro-motor, da seringa de ar e da “asa” do foco de luz, descartáveis e trocados na sua frente. O vírus se mantém ativo até por três dias nos instrumentos contaminados.
Quando for procurar um especialista para fazer acupuntura, tatuagens, colocar piercings e  se submeter a procedimentos estéticos que utilizem qualquer instrumento que possa ter contato sanguíneo, certifique-se se o material é descartável ou se está devidamente esterilizado.
Não existe vacina para se proteger da hepatite C. A melhor vacina é a prevenção e os cuidados gerais.

Fontes:
DST & AIDS – MINISTÉRIO DA SAÚDE
Portal da Hepatite
PASSOS, A. D. C. Hepatite C: aspectos críticos de uma epidemia silenciosa. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), v. 22, p. 1764-1765, 2006.

9 comments

  1. SOU PORTADOR DE HEPATITE C, JÁ EFETUEI O TRATAMENTO COM INTERFERON E RIBAVIRINA, MAS NÃO ZEREI O VIRUS.

    DESTA FORMA, GOSTARIA DE SABER COMO DEVO PROCEDER HAJA VISTA A NÃO ZERAÇÃO.

    GOSTARIA DE SABER TAMBÉM COMO FAÇO PARA ENTRAR NA FILA PARA TRANSPLANTE DE FIGADO.

    AGUARDO RESPOSTA = MUITO OBRIGADO= PAULO

    • Prezado Paulo,
      Sugiro que você procure um hepatlogista do Sistema Único de Saúde que é a pessoa mais apropriada para te ajudar nessas questões. Sou Jornalista especialista em Comunicação e Saúde não possuo formação para responder sua pergunta.
      Muito obrigada pela visita ao Portal.
      Um grande braço. Bianca Reis

  2. é sempre bom, serem divulgados comentarios sobre à saude, para que milhares de internautas, leem e se consientizem dos detalhes sutis em que poderemos prevenir de tais contagios destas doenças…parabens, m noce

  3. Gostaria se possivel de saber, que apos ir doar sangue no HEMORIO, recebi a noticia de que não poderia mais doar ja que eu fora poirtador do VHBc. Como fui, se não realizei nenhum tipo de tratamento e estou curado, ou melhor eu nem sabia que era portador de tal virus e agora o unica coisa que não posso fazer e doar sangue? Estranho ne.

    • Prezado Edson,
      Sugerimos que e procure um médico para investigar melhor que tipo de restrições e conseqüências isso pode trazer para sua saúde.
      Um abraço.
      Bianca Reis

  4. meu marido e portador de hepatite c fez o tratamento com todos o medicamentos hoje bebe cerveja esta com barriga muito grande e dura com os pes queimando as mamas grandes e dura e com dor peço emformaçao

    • Prezada Senhora,

      Procure o posto de saúde mais próximo de sua residência.

      Atenciosamente.
      Bianca Reis

  5. minha mulher e portadora da hepatite c descobrimos agora no inicio da gravidez ela poderar ter uma gravidez normal?

    • Prezado Silvano,
      Sou jornalista e não tenho propriedade para te dar esse tipo de resposta. Sugiro que procure um hepatologista o mais breve possível. O Sistema único de Saúde tem Serviços especializados para o tratamento da hepatite C. Dessa forma, caso não tenha Plano de Saúde, procure o posto de saúde mais próximo de sua residência para que possa ser encaminhado para o serviço de referencia.
      Atenciosamente.
      Bianca Reis

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s