Uso Eficiente do Chuveiro Elétrico


No último dia 21 de julho começou o Inverno e o frio combina com bom agasalho,  um banho bem  quente… Pensando no banho quente e nos mais de 110 milhões de  lares brasileiros que utilizam chuveiro elétrico, listamos algumas dicas importantes para você fazer uso eficiente desse aparelho.

Na Hora da Compra – Como escolher o chuveiro?
Com a infinidade de modelos disponíveis no mercado, fica difícil escolher um modelo que ofereça conforto, melhor preço, segurança e tenha menor consumo de energia sem conhecer um pouco sobre o produto.


Uma ducha segura deve ser procedência c conhecida e é recomendável que ela tenha o selo de identificação do Inmetro na sua embalagem que assegura que aparelho foi construído de acordo parâmetros  definidos por normas e regulamento técnicos  vigentes e que atende a  requisitos  de segurança elétrica.
Alem disso, o Inmetro também desenvolveu o Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE como forma de racionalizar o uso de energia no Brasil e o chuveiro é um dos mais de 20 produtos etiquetados pelo PBE, disponíveis no mercado.
A etiqueta de eficiência energética, entre outras informações, indica a capacidade do chuveiro elevar a temperatura da água na potência mínima e máxima do aparelho, o consumo de água e o respectivo consumo médio mensal de energia elétrica.
É importante que fique claro para o consumidor que nem sempre a potência do chuveiro determina se ele é melhor ou pior, essa avaliação depende, na verdade, do clima da sua região. Por exemplo, se você mora no norte do País, onde o clima é mais quente o ano todo, você precisará de uma ducha com potência menor para esquentar a água. Entretanto, se você mora no sul do País, que tem temperaturas mais frias, vai precisar de uma ducha com potência maior para esquentar sua água.
O segredo para comprar de um bom chuveiro é: comparar a classe de potência e quanto cada modelo pode aquecer a água, o quanto cada um consome de energia e decidir qual deles atende melhor às suas necessidades. Não se esqueça de verificar se à voltagem elétrica do aparelho é compatível com a sua instalação.
Outro item importante de considerar antes da compra é a pressão da água na sua residência. Se sua caixa d’água estiver a menos de um metro de altura do chuveiro, a vazão será pequena e prejudicará o seu banho. Nesse caso, o ideal é optar por chuveiros com pressurizadores para aumenta a pressão d’água.


Cuidados com a instalação do chuveiro

Mesmo sendo um produto simples é muito importante ler o manual do aparelho para ter certeza que não deixou escapar  nenhuma informação essencial sobre o  aparelho.
Cabe lembrar que todo eletrodoméstico acima de 600W  de potência deve ter um circuito independente – uma ligação direta e com fiação exclusiva, que vai do quadro de luz (disjuntor ou fusível) até o local do chuveiro .
De acordo com sua potência e voltagem, cada tipo de chuveiro pede uma fiação adequada. Essa informação vem expressa no manual do produto.  Cabe ressaltar que fios mais finos do que o exigido pode gerar um superaquecimento que  além de desperdício de energia – com o chuveiro esquentando menos  água e gastando mais energia elétrica  – pode gerar um curo circuito.
Verifique também se a corrente elétrica (medida em amprere) do disjuntor ou fusível está conforme a indicação do manual.
Na hora de fazer a ligação dos fios desligue os disjuntores e siga as instruções do manual do produto ao terminar a conexão mantenha a emenda dos fios protegida dentro da caixa de luz na parede e jamais utilize plugues ou tomadas para ligar o seu chuveiro.
Para evitar ricos de choques elétricos conecte sempre o fio terra.
Antes de ligar o chuveiro pela primeira vez, coloque na posição desligado e deixe a água correr por alguns segundos, depois feche a torneira e passe para posição desejada  isso evitará que a resistência queime.
Mas lembre que a parte da economia de água e de energia elétrica depende de você, pois banhos demorados  geram impactos na conta no fim do mês e para o meio ambiente . O tempo de um banho ideal é de até 8 minutos.
Faça sua parte e tenha um banho quentinho, seguro e responsável  nesse inverno!

Fonte: Cartilha Uso Eficiente  – Chuveiro Elétrico – Inmetro

2 comments

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s