Uso de Porta-bebê em tecido (Sling) exige cautela


Esse é o conselho da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo Norte Americana (Consumer Product Safety Commission  – CPSC)  para pais e cuidadadores que utilizam o Porta-bebê em tecido –  slings – em crianças menores de quatro meses de idade.

O Sling, no Brasil,  também  é conhecido como Canguru ou Carregador de Bebê, que diferente da mochila,  ou cadeira, ou carregador de bebê ergonômico é confeccionado com pano com ou sem argola.

O aviso, publicado em março, ressalta que nos relatórios de incidentes dos últimos 20 anos, a CPSC identificou e está investigando pelo menos 14 mortes de crianças – sendo três em 2009 – associadas a utilização do porta-bebê de tecido.

Doze dos casos de óbitos envolviam bebês menores de quatro meses de idade. Grande parte dos bebês que morreram, tinham baixo peso ao nascer, eram prematuros ou tiveram problemas respiratórios como resfriado. Portanto, a CPSC recomenda aos pais de prematuros, gêmeos,  bebês com saúde frágil e aqueles com baixo peso a usar o produto com cuidado extra, consultando o pediatra previamente sobre o uso.

Segundo a CPSC os porta-bebês em tecido podem apresentar dois tipos de risco de sufocação:
– Nos primeiros meses de vida, os bebês não conseguem , ainda, manter a cabeça direita, podendo ficar de tal modo encostada ao porta-bebês  que a respiração fica bloqueada, originando a sufocação.

– A posição do corpo do bebê neste tipo de artigo de puericultura, frequentemente, leva a que este incline, naturalmente, a cabeça contra o peito restringindo, também o fornecimento de oxigênio.

É importante que fique claro que se trata de um aviso público, de caráter genérico, sem se reportar as marcas específicas sobre esse tipo de produto com o objetivo de alertar aos pais, educadores e supervisores de crianças dessa faixa etária para os possíveis perigos vinculados à utilização deste tipo de equipamento.

Dessa forma, fique atento e antes de começar a usar o produto converse com o pediatra do seu filho (a) para evitar qualquer tipo de incidente.

Acesse aqui o aviso publicado pela CPSC

Bianca Reis  e

Thais Vinhas – Estagiária

One comment

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s