CPSC e FDA alertam sobre posicionadores para dormir infantil


A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (Consumer Product Safety Commission – CPSC) e a Agência Americana de Controle de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug Administration – FDA),  no último dia  29/09, recomendaram a suspensão do uso de posicionadores para dormir infantil.

Nos últimos 13 anos, a CPSC e o FDA receberam 12 relatos mortes por sufocamento de bebês com idades entre 1 e 4 quatro meses.  Além das mortes, CPSC recebeu dezenas de relatos de crianças que durante a utilização do produto foram encontradas em posições potencialmente perigosas.

Existem dois tipos de posicionadores para dormir infantil: os tapetes planos com apoios laterais ou inclinado e esteiras com apoios laterais. (foto abaixo) Ambos costumam ser utilizados para ajudar a manter as costas das crianças apoiadas,  reduzindo  o risco de Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL).

Entretanto, o FDA e o CPSC informam que não há  quaisquer estudos científicos que  comprovem que os posicionadores infantil impeçam a Síndrome da Morte Súbita do Lactente. “Até o momento, não há nenhuma evidência científica de que posicionadores de dormir infantil impeçam SIDS,” afirma o Dr. Joshua Sharfstein, comissário adjunto da FDA e médico pediatra. “Queremos assegurar que os pais, profissionais de saúde e babás entendam o risco potencial de asfixia e parem de usar esse produto” ressalta o especialista.

As duas instituições esclarecem que os posicionadores podem ajudar na digestão dos alimentos, aliviar cólicas ou os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico e prevenir a síndrome de cabeça chata (Plagiocefalia). Mas, diante dos novos dados de acidentes, o FDA acredita que qualquer benefício do uso desses dispositivos fica ofuscado pelo risco de asfixia.

Sendo assim, CPSC e o FDA estão alertando os pais e os babás para não utilizar o posicionadores, considerando que o produto é perigoso e desnecessário.

Outra recomendação importante é NUNCA usar travesseiros, edredons, colchas, ou qualquer outro produto do gênero para ajudar a posicionar ou abrigar melhor o bebê no berço.

No mercado nacional  não existem modelos idênticos aos posicionadores divulgados no site da CPSC. Mas, mesmo assim, fica o alerta em relação aos riscos.

 

Modelos de posicionadores publicados pela CPSC.

Por Bianca Reis do Portal do Consumidor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s