O livro digital substituirá o tradicional de papel?


No próximo dia 29 comemora-se o dia do livro que, com o avanço das novas tecnologias de informação e comunicação, em especial a Internet, ganhou uma versão digital e hoje pode ser lido, também, nos mais variado tipo de tela. As principais vantagens do e-book (livro eletrônico) em relação ao livro de papel são o baixo custo e a portabilidade, uma vez que são facilmente transportados em disquetes, CD-ROMs, pen-drives e cartões de memória.

A leitura dos livros eletrônicos ganha mais praticidade, melhor definição e eficiência se realizada em aparelhos desenvolvidos para essa finalidade – os chamados e-readers. Existem atualmente no mercado, de acordo com levantamento da revista Panorama Editorial, em sua edição de fevereiro e março de 2010, 18 tipos de aparelhos e-readers. Alguns aparelhos são conhecidos como:  kindle, feedbook, brokeen e  iPad. Entretanto, esses equipamentos ainda têm um custo muito alto no Brasil, com preço que pode variar de 500 a 2500 Reais. Mas, o e-book pode ser lido em outros tipos de dispositivos como alguns celulares e smartphone adaptados com a função de leitor e na própria tela do computador.

Os aparelhos para leitura do livro digital oferecem oportunidades de acesso inéditas, permitindo ao leitor carregar na palma da mão uma biblioteca inteira. Além dessa  vantagem a inovação tecnológica poderá deixar a mochila do estudante mais leve, facilitar a  busca por conteúdo universitário e  poupar a  produção massiva de papel, conforme destaca a Câmera Brasileira de Livros (CBL) .

Diante das vantagens listadas fica a pergunta: O livro digital vai substituir o tradicional no futuro?  Na opinião do presidente da Associação Nacional de Livrarias, Vitor Tavares, e do membro da Comissão do Livro Digital da CBL, Ednei Procópio, isso não vai acontecer, pelo menos, a curto prazo.

Vitor Tavares entende que o livro digital é mais uma alternativa para quem gosta de ler, e pode incentivar a criação de novos leitores. “Mas não vai substituir o livro em papel, que ainda é bem mais acessível e democrático”, afirma.

Procópio tem a mesma opinião que Tavares  e  no debate no Salão de Ideias, na Bienal do Livro de São Paulo, este ano, afirmou que o gosto por sentir a textura do papel e fazer a leitura sem a preocupação de acabar bateria vai garantir vida longa ao livro tradicional. O especialista ressaltou a exclusão digital  e o baixo acesso ao serviço de banda larga – cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil – como um obstáculo para disseminação da tecnologia.

O livro digital, assim como o livro de tradicional, é respaldado pelas leis de direito autoral, ou seja, não pode sofrer alterações, não pode ser plagiado, ou comercializado sem autorização de seu autor. Na rede já é visível a grande quantidade de blogs e sites que dispõem download dos e-books, O download do livro em geral é muito barato, alguns livros podem ter valor de 1 real. O pagamento pode ocorrer através de inúmeras formas, como qualquer comprar realizada na internet.

Por Bianca Reis e Thaís Vinhas (estagiária).

3 comments

  1. Eu acho que os dois formatos seguirão juntos por muitos anos e até gerações, porem o crescimento do livro digital é certo, Sou diretor de uma empresa de tecnologia que desenvolveu um livro digital em cartão de memória (pen drive) que é totalmente protegido contra excluir, apagar, deletar e formatar, a obra fica armazenada para sempre em memória digital, estamos procurando editoras que queiram produzir livros nesse formato.

    Paulo Almeida

  2. Livro digital como opção, sim. Agora, substituir o de papel… sinto até vontade de chorar. E o cheirinho maravilhoso das páginas que cada livro tem? Como é que eu vou viver sem isso? Não e não! Eu quero, em cada leitura,, sentir meus dedos percorrenco cada página, cada capítulo…
    Para mim o livro de verdade vai ser sempre o de papel, não importa o que aconteça ou quais atitudes sejam tomadas a respeito desse assunto.

    • Nossa, será q a sua televisão ainda é aquela de tubo? Ou a sua geladeira ainda é aquela azuzinha ou vermelhinha? Progresso!!!! Progresso!!!! Cheiro bom é cheiro de perfume importado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s