O que você vai fazer com seu Décimo Terceiro Salário?


Entre novembro e dezembro do ano passado o Portal publicou uma enquete para saber o que os consumidores pretendiam fazer com o 13º salário. Dos 580 participantes 53, 35% responderam que pretendiam pagar dívidas; 29, 40% iriam guardar; 9,86% gastariam com despesas de férias e 7,39 comprariam presentes.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioecômicos (Dieese), cerca de 74 milhões de brasileiros vão receber o 13º salário este ano. Os trabalhadores formais representam 61,4% do total, aposentados ou pensionistas da Previdência Social 38,6% e empregados domésticos 3,1%.

Seja qual for o destino que você vai dar a esse salário extra, antes de começar a gastar é importante programar os possíveis gastos do final de ano, lembrando que nesse período o custo com despesas é maior. Dessa forma, não esqueça: de calcular o valor correspondente ao 13º salário de empregados domésticos, o valor que pretende destinar aos presentes e o que espera investir na ceia da noite de Natal.

Para quem está endividado a recomendação de especialistas em finanças é priorizar o pagamento de débitos antigos com esse dinheiro, pois trata-se de uma excelente oportunidade para organizar o orçamento e começar o ano de 2011 no azul. Nesse caso, primeiro liste todas as dívidas (cartão de crédito, cheque especial, empréstimo, financiamento etc.). Dê preferência às que cobram juros mais elevados como cartão de crédito e cheque especial e entre em contato para tentar renegociar o valor total devido.

Para quem não tem dívidas vencidas, a dica é antecipar o pagamento de prestações, como por exemplo, as de empréstimo e financiamento e aproveitar o desconto proporcional de juros. Adiantar o pagamento pode ser mais vantajoso que aplicar o valor em caderneta de poupança para o pagamento de futuras parcelas.

Alguns bancos oferecem linhas de crédito para antecipação do 13º salário, nesse caso, considere a real necessidade de antecipar o abono de Natal, pois a modalidade só é interessante para quem pretende quitar dívidas com o cheque especial ou cartão de crédito, que cobram juros altos. Os juros do cartão de crédito, por exemplo, são os mais caros do Brasil, ficando em torno de 10%  e pode chegar a 15, 16% ao mês.

Não esqueça também de contabilizar as despesas típicas dos meses de janeiro e fevereiro como pagamento do IPTU, IPVA e material escolar. Se essas despesas normalmente excedem o que você ganha e geram endividamento, o ideal é reservar parte do décimo terceiro para ajudar nesses pagamentos.

Quando for às comprar resistas aos apelos publicitários que facilitam as compras a crédito.  Pagar a vista é sempre mais vantajoso e evita riscos de endividamentos futuros.

Fonte: Fundação Procon – SP

Por Bianca Reis do Portal do Consumidor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s