Lá vem chegando o verão!


Apesar das alterações climáticas e da  mistura de temperaturas fora de estação,  o verão está chegando e isso requer muitos cuidados especiais.

O sol, o calor, o clima de férias fazem  com que a gente se sinta mais à vontade, mais soltos e  despreocupados. Dessa forma, vamos listar algumas dicas para que você e sua família aproveitem o verão da melhor maneira possível.

No verão temos a mudança no humor e no espírito de aventura. Preocupamos-nos mais com o nosso visual e isso faz com que os hábitos alimentares e cotidianos mudem – come-se menos, dando preferência a saladas, legumes, enfim, alimentos mais leves e ficamos mais expostos ao sol.

A vontade de pegar aquela corzinha e de ficar mais bonitos pode trazer alguns problemas se não forem tomados cuidados especiais.

Cuidados com o sol

O sol do verão exige mais cuidados do que o uso de protetor solar com fator adequado. Você deve se preocupar com o horário e o tempo de exposição ao sol, pois, caso contrário, você estará correndo o risco de ter alguns problemas que o sol pode  provocar, como câncer de pele, envelhecimento precoce, danos à retina e ao cristalino o que facilita o aparecimento de catarata nos olhos, etc.

Os índices de Fator de Proteção Solar (FPS) começam no fator 02 e chega ao  fator 70. Para descobrir por quanto tempo você pode tomar Sol com um determinado FPS, use essa equação:

Quantidade de minutos até a pele ficar vermelha sem o protetor solar

X

o índice de FPS =
tempo máximo de exposição ao sol

Por exemplo, se a pele fica vermelha depois de 10 minutos de exposição, um FPS 15 irá permitir que você tome sol por até 150 minutos sem se queimar. Antes de pegar sua calculadora e ir para a praia, você precisa, porém, saber que essa equação nem sempre é exata. As pessoas costumam usar uma quantidade bem menor de protetor solar do que a usada nesses testes. Os amantes de sol usam metade da quantidade de protetor solar utilizada em laboratório, o que pode resultar em uma queimadura na metade do tempo. Por isso,  não espere o tempo máximo para passar novamente o filtro solar.

No verão os níveis de irradiações ultravioleta (IUV) no Brasil são violentos e podem causar sérios danos.

Observe as informações da tabela abaixo.

Hidratação da pele

O sol, calor, cloro da piscina, sal da água do mar são elementos que vão ressecar e causar certa aspereza em sua pele. Seus cabelos também vão ficar ressecados e sem brilho, sem contar a mudança de tonalidade.

Por isso, para cuidar da pele, você deve usar cremes hidratantes, esfoliantes leves para os joelhos e cotovelos, lixas  ou pedra-pomes para os pés, além de beber muita água.

Para os cabelos, você deve usar xampus e condicionadores com filtro solar, máscaras hidratantes, condicionadores à base de queratina e xampus anti-resíduo, se sua água for de piscina.

Alimentação

Se você quiser manter a forma ou emagrecer neste verão, e evitar problemas de saúde, faça as escolhas certas na hora das refeições.

Carboidratos: (pães, bolachas, arroz, macarrão, batatas, etc) coma, mas em quantidades pequenas.

Proteínas: (carnes brancas e vermelhas, leite e derivados e ovos) são importantes para seus músculos, ossos e pele. Não deixe de ingeri-los, mas dose as quantidades ou combine-os com alimentos mais leves.

Gorduras: fornecem energia e são importantes para algumas funções do nosso corpo. É importante considerar que ela já está presente em muitos alimentos que comemos diariamente, portanto deve ser consumida de maneira equilibrada.

Legumes, verduras e frutas: são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. São também os menos calóricos e devem estar entre as suas preferências.

Bebidas: é recomendado ingerir muita água, água de coco, além de sucos naturais. Os sucos são fontes de sódio e potássio e as pessoas os eliminam com o suor.

Cuidado! Desidratação: os primeiros sintomas são: boca seca e o aumento da vontade de ingerir água. Estes são indícios de que o organismo precisa ser hidratado e é importante que as pessoas procurem um médico, caso os sintomas persistam. A desidratação também pode provocar diminuição da elasticidade da pele, escurecimento da urina e menor frequência ao banheiro, moleza, saliva espessa e olhos fundos.

Portanto cuide-se e curta o verão em sua plenitude e com saúde!

Por Anderson Marcon

One comment

  1. Gostaria de ter acesso às marcas de protetor que foram testadas no Fantástico. Em minha pesquisa, não consegui encontra-la. Quero saber se a marca que uso faz mesmo a proteção necessária! Obrigada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s