Segurança para enfeitar o Natal


Dezembro é um mês marcado por muitos eventos – compras de presentes de Natal, reforma na casa, férias escolares para a garotada e contagem regressiva para o próximo ano. Para aumentar o clima de alegria e entrar no ritmo dessa festa é comum usar enfeites não só na tradicional Árvore de Natal, mas em diversos ambientes e, nesse caso, o pisca-pisca tem um destaque especial.

O uso de jogos de mini lâmpadas, popularmente conhecido como pisca-pisca, não é só usado na decoração de casas, mas também em shoppings, lojas, árvores de natal, varandas, praças entre outros lugares. A sua fácil instalação, o preço e a praticidade são componentes importantes para promover o uso extensivo do adereço nesse período. O preço pode variar de 4 a 300 reais, de acordo com o modelo que você escolher, pois há no mercado uma grande diversidade do produto.

Mas o consumidor deve estar atento ao uso desse item na decoração de fim de ano, pois a má utilização e o uso de produtos inadequados podem colocar em risco a sua segurança e a de sua família. Em primeiro lugar, é bom lembrar que manter o pisca-pisca ligado tem impacto na conta de luz no fim do mês. Sendo assim, verifique as informações sobre sua potência elétrica na embalagem. “Essa informação é dada em Watts(W). Quanto maior for a potência, maior será o consumo do enfeite”, recomenda o Engenheiro de Soluções Energéticas da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, Fernando Queiroz, em matéria publicada no Correio de Uberlândia, on-line, em 19/11.

Na maioria das vezes, o manual é escrito em língua estrangeira, mas as informações básicas devem vir em português para facilitar instalação adequada. Especialistas recomendam a compra de produtos com o Selo UL, que indica que o produto passou pela norma americana de avaliação de assessórios luminosos para decoração e que oferece maior segurança ao consumidor na sua utilização. Outra dica é dar preferência a produtos que tenham fusíveis, visivelmente instalados no plugue (tomada).

De acordo com Edson Martinho, engenheiro eletricista e diretor executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel o pisca-pisca pode parecer inofensivo por sua beleza, mas se combinado com outros fatores pode fazer grande estrago. O risco de acidente existe e por isso a importância de saber usar o produto corretamente. “Um exemplo é o uso do produto em local próximo de água ou até mesmo umidade”, lembra o Engenheiro. A água é condutora de energia e em contato com as lampadazinhas podem levar a eletricidade ao corpo humano causando o choque elétrico que, em alguns casos, pode ser fatal.

Dessa forma se você for decorar ambiente externo fique atento, pois já existe no mercado produtos destinados a esse uso como os pisca-piscas com led (Light Emitting Diode), tecnologia que substitui a lâmpada tradicional, dando mais efeito luminoso. Os pisca-piscas externos geralmente estão dentro de mangueiras plásticas para evitar contato com elementos que podem causar acidentes.

Fique atento às dicas e aproveite as festas de fim de ano!


Por Bianca Reis e Thais Vinhas (estagiária)

3 comments

  1. Es un articulo muy importante que debe tenerse en cuenta en el momento de realizar las compras de los adornos de fin de año, seguir estos consejos nos ayudará a prevenir accidentes que pueden ser mortales

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s