Vai fazer compras online? Saiba como aumentar a segurança do seu computador.


De acordo com relatório divulgado em agosto desse ano – 22ª edição do WebShoppers – pela consultoria e-bit,  a expectativa é que o faturamento de vendas online deve fechar o ano em R$ 14,3 bilhões, o que significa um aumento de 35% com relação a 2009.  A praticidade, as oferta exclusivas para vendas pela Internet e a popularização do acesso a rede são as principais fatores para esse crescimento.

A pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informações no Brasil ‒ 2009, do Comitê Gestor da Internet, revelou que uma parcela expressiva dos consumidores ainda se sente insegura para usar e-commerce e que 26% dos entrevistados revelaram que a maior preocupação é em relação ao fornecimento de informações pela Internet .

Sendo assim, além de cuidados vinculados à hora da compra, conforme publicamos anteriormente, é preciso tomar precauções de segurança em relação ao nosso computador. Para isso, o site Internet segura alerta que é necessário a utilização de programas que aumentem a proteção contra algumas ameaças. Estes programas podem ser obtidos de diversos fabricantes em pacotes integrados ou de forma individual. De acordo com as recomendações desses especialistas, pelo menos 3 tipos de proteção são necessários:

– Antivírus: Um programa antivírus irá proteger seu computador contra os denominados “vírus de computador” e suas variantes, como worms (veja o glossário para uma melhor compreensão destes termos). É imprescindível que o antivírus tenha uma característica chamada “atualização automática”, que garante que o programa irá buscar novas atualizações automaticamente e com freqüência no mínimo diária.

– Firewall pessoal: Um programa denominado “firewall” irá manter uma barreira lógica entre seu computador e a Internet, evitando que atacantes façam acessos não autorizados.

– Anti-Spam: Este programa irá auxiliar a filtrar o conteúdo indesejado de e-mails, descartando automaticamente aqueles que forem considerados “Spam”.

Observação Importante: A eficiência destes programas de proteção está relacionada com a forma como os mesmos foram instalados e configurados. Caso não se sinta seguro para efetuar a instalação e configuração dos mesmos, consulte o suporte especializado dos fabricantes.

2) Não forneça senhas
Nunca informe qualquer senha para qualquer pessoa ou para qualquer pedido de cadastramento ou recadastramento sob nenhum argumento.

3) Fique atento a barra de endereços de seu navegador
Verifique se o endereço digitado não mudou durante a navegação. Caso seja uma conexão segura (aquela conexão com endereços iniciados em https:// e com o cadeado ativado), clique no cadeado e verifique se a informação do certificado corresponde com o endereço na barra de endereços do navegador.

4) Pagamento
Um das formas mais comuns de aplicação de golpes é a exigência de pagamentos antecipados. Certifique-se sobre a procedência do site e em caso de dúvida, contate a empresa através do atendimento on-line ou telefone fixo. Ao sentir qualquer desconfiança, não efetue o pagamento.

5) Dados pessoais
Forneça somente seus dados pessoais como CPF e RG para sites reconhecidos e de procedência confiável. Em caso de dúvida da procedência do site, não forneça os seus dados pessoais.

6) Participação de sorteios
Todo sorteio deve estar devidamente regularizado através da Caixa Econômica Federal, do SEAE (Secretária de Acompanhamento Econômico) ou SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Recuse participar de sorteios de ofertas tentadoras e milagrosas, pois normalmente ações como estas são armadilhas para roubar dados e identidades.

7) Ofertas tentadoras
Não aceite ofertas tentadoras via email , geralmente encaminhadas por endereços falsos, que prometem prêmios instantâneos ou descontos especiais. Certifique-se sobre a procedência do e-mail e em caso de dúvida, contate a empresa através do atendimento on-line ou telefone fixo.

8) Programas de invasão
Cuidado com mensagens beneficentes ou que contenham imagens de catástrofes, atos de barbárie, pornografia, acidentes etc. A curiosidade do internauta é explorada pelos falsários, com o intuito de aplicar golpes. Geralmente os arquivos com as supostas imagens carregam programas de invasão (trojans) que se instalam de forma oculta no computador do usuário para posteriormente roubar senhas e outros dados confidenciais da pessoa. Sempre apague estas mensagens, mesmo que o remetente seja uma pessoa conhecida.

9) Emails
Não abrir, em hipótese alguma, anexos de emails vindos de desconhecidos ou mesmo de conhecidos mas com texto suspeito. Só clique em links se tiver certeza absoluta que o remetente lhe enviou um arquivo anexado. Nesse caso, aceite somente se o arquivo for um documento, planilha ou semelhante. Caso negativo apague imediatamente a mensagem. Nunca clique arquivos com extensão desconhecida. Na dúvida, apague.

Fonte: Internet Segura

Por Bianca Reis

9 comments

  1. OLÁ ONDE FAÇO MINHA RECLAMAÇÃO SOBRE UM PRODUTO QUE COMPREI(ON LINE) DAS AMERICANAS E NÃO FOI ENTREGUE NEM TENHO UMA RESPOSTA? GOSTARIA DE RECLAMAR NO EDEC MA ONDE?

    • Prezada Marcela,
      Agradecemos sua visita ao Portal do Consumidor.

      O Portal do Consumidor é um site de informações sobre relações de consumo, porém não temos serviço de atendimento jurídico. Ao receber uma reclamação, sugerimos aos consumidores caminhos que podem percorrer para resolver seus problemas, como os Órgãos e Entidades que podem procurar ou, ainda, indicamos páginas cadastradas em nosso site, relacionadas à solicitação feita pelo usuário a fim de esclarecer sua dúvida.
      Sugerimos que procure o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Nos colocamos à disposição para quaisquer outras informações que se façam necessárias.

      Atenciosamente,

      Equipe do Portal do Consumidor

  2. QUERO FAZER UMA RECLAMAÇÃO NO IDEC SOBRE UMA COMPRA Q FIZ DAS AMERICANAS.COM E NÃO RECEBI ATE O MOMENTO. A ENTREGA ERA PARA O DIA 10/11. O Q FAÇO?AS ATENDENTES SÃO CURTAS E EVASIVAS NAS RESPOSTAS.ME AJUDEM

  3. LOJAS AMERICANAS (NET) ESTA LESANDO MUITOS CONSUMIDORES, EU SOU UM QUE ELA ME ROUBOU.
    COMPREI UMA FILMADORA AH UM 20 DIAS ATRAS PREVISTO DE EM TRAGA DIA 01/12 E DEPOIS DIA 05/12 MAS ATÉ AGORA NÃO TIVE MAIS NENHUMA RESPOSTA DAS AMERICANAS.
    TOMEM MUITO CUIDADO DE EMPRESA SERIA ELA NÃO TEM É NADA.

  4. gostaria de saber como proceder .É que eu comprei um notebook e com tês meses de uso ele deu problema, levei pra assistência e foi consertado e trocado o hd. Três meses depois desse conserto aconteceu outro problema e foi levado para assistência novamente e já faz um mês e ele não foi consertado.Eu posso pedir o dinheiro ou o valor como crédito para comprar outro computador? A empresa é a Itaútec e eu não indico esta marca prá ninguém.

  5. […] No caso de compras online, você deve também verificar se o site está cadastrado nohttp://www.registro.br para averiguar se a loja com a qual pretende fazer negócio pertence a lista de lojas on-line. Nesse caso, vale também conferir as dicas de segurança do seu computador para aumentar a segurança na operação. Confira matéria que publicamos recentemente sobre o tema. […]

  6. Estou querendo adquirir um colchão e achei com o melhor preço na costa rica colchões, e para se ter um desconto melhor tem que ser pago via boleto bancário e a entrega é em 33 dias úteis após o pagamento. Gostaria de saber se esta empresa é confiável.

    • Prezado Marcelo,
      Veja esse link hhttp://portaldoconsumidor. wordpress.com/2011/02/28/como-saber-se-a-empresa-que-vou-fazer-negocio-tem-muitas-reclamacoes-registradas/ sobre o tema.
      Abçs
      Bianca Reis

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s