Em 2011 mais carros mais econômicos e com melhores performances


Esse é o perfil dos carros que participam do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular) que entra em seu terceiro ciclo esse ano (2011).  O Programa é realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet/Petrobrás).

A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) informa ao consumidor a classe de eficiência energética dos veículos, comparando os modelos dentro de categorias específicas: subcompactos, compactos, médios, grandes, carga derivado, comercial leve e fora-de-estrada. São ao todo 73 modelos etiquetados das montadoras Fiat, Kia, Volkswagen, Renault, Toyota e Ford.

Segundo informações da Conpet/Petrobras, os modelos inscritos no programa obtiveram melhora de 3% no nível geral de consumo de combustível, sendo os maiores destaques  as categorias de compactos (3,6%) e subcompactos (2,9%). Houve também uma evolução tecnológica impulsionada pelo PBE Veicular. De 2010 para 2011, 14 modelos melhoraram suas performances segundo os critérios avaliados, ou seja, 21% dos modelos participantes registraram evolução tecnológica.

De acordo com o Coordenador do Programa, Marcos Borges, o objetivo da etiqueta é oferecer ao consumidor mais um atributo, além do preço e da estética, para a sua decisão de compra. Com a declaração de consumo de combustível na etiqueta, o consumidor pode optar por adquirir modelos de veículos mais econômicos, escolher o combustível mais indicado para utilização na cidade ou na estrada e comparar modelos dentro da categoria de sua preferência.

A adesão ao PBE Veicular é voluntária e renovável a cada ano. Atualmente, mais da metade da frota disponibilizada no mercado, em termos de volume de vendas, estão inscritas no programa. A partir dessa iniciativa, o Brasil passou a fazer parte da lista dos países que desenvolvem programas em prol da eficiência energética veicular, como Estados Unidos, Japão, Austrália, China, Canadá e nações da União Européia.

Se você vai comprar carro novo fique atento aos modelos mais econômicos. Confira aqui a tabela completa de consumo das categorias e modelos que participam do programa.

Por Bianca Reis

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s