Carnaval: Confira as Dicas para Aproveitar o Melhor dessa Festa


O Carnaval é celebrado de formas diferentes dependendo da região do país e do gosto de cada um. Tem gente que prefere aproveitar o período para descansar, outros para viajar, alguns preferem colocar a agenda de filmes em dia e um grande número aproveita para cair na folia. Se você vai curtir as festas fique atento para tirar melhor proveito dessa comemoração.

A fantasia deve sempre ser sempre confortável, principalmente, as destinadas às crianças.  É importante também estar atento ao forte calor que atinge o país nesse período.  Sendo assim, prefira as roupas mais leves, que não cubram todo o corpo, o que  minimiza a perda de líquidos. A escolha do sapato tem um papel fundamental, busque um que seja o mais cômodo possível, que ofereça boa sustentação e, de preferência, que você já tenha usado anteriormente, minimizando assim surpresas como bolhas nos pés.

Especialistas não recomendam maquiagem e/ou pintura para os pequenos, uma vez que podem provocar reações alérgicas. Caso haja utilização, atenção para a embalagem, produtos atóxicos e hipoalérgicos são os mais indicados.

É preciso preparar o corpo internamente também para cair na folia. Nesse quesito a desidratação pode ser a vilã da história quando não há ingestão adequada de líquidos. Ela pode causar dores musculares, câimbras, moleza, transpiração, dificuldade de raciocínio e até mesmo desmaio.

Para não ser pego de surpresa, o ideal é ingerir de pelo menos 2 litros de água (1,5 litros para crianças). Mas lembre que nem tudo que refresca hidrata, como é o caso do consumo de cerveja, energéticos e refrigerantes, ressalta a nutricionista Eliana Jimenez Martinez, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. A dica é tomar preferencialmente sucos, chás e água de coco.

A pele também requer uma atenção especial, devendo sempre estar protegida. Dessa forma, abuse do protetor solar, escolhendo o fator de proteção de acordo com o tom da sua pele e repassando a cada duas horas.

Se você vai aproveita a festa para buscar companhia não se esqueça do slogan da campanha de prevenção do Ministério da Saúde: “Seja qual for a sua fantasia, use sempre camisinha.” Para evitar imprevistos, carregue sempre com você a sua proteção.

È importante lembrar que durante e depois de toda brincadeira a preocupação com o ambiente não pode ser esquecida. Jogue o lixo sempre nos locais destinados a eles e utilize banheiros ao invés de fazer xixi na rua.

Vale ressaltar que fazer xixi na rua não é crime, porém, quem faz isso na frente dos outros, está brincando com a lei e, se flagrado, pode responder por um ato obsceno, de acordo com o artigo 233 do Código Penal. Nesse caso, pode pagar multa ou ficar detido de três meses até um ano. Em alguns estados como no Rio de Janeiro, o flagrado vai para delegacia. No Carnaval 2010, segundo a Assessoria de Comunicação da SEOP – Secretaria Especial da Ordem Pública do Rio de Janeiro, foram levados à delegacia 360 “mijões” (termo utilizado pela Secretaria para homens, mulheres e estrangeiros que são flagrados urinando em via publica), para prestar esclarecimentos. Neste ano o Choque Ordem, junto à Guarda Municipal, realiza a ronda com apoio de mais tecnologia, como câmeras móveis, a fim de preservar o espaço público.

Algumas precauções com a segurança também são necessárias. Evite andar com muito dinheiro, leve apenas o dinheiro trocado e uma cópia autenticada do documento de identidade, o ideal é deixar os cartões de crédito ou de banco em casa, assim como jóias e objetos de valor. Procure andar em grupo e coloque pulseiras de identificação nas crianças. Se for dirigir use o cinto de segurança e não ande pelo acostamento. Se ingerir bebidas alcoólicas, não dirija!

Bom carnaval e aproveite o que há de melhor nessa festa!

Por Bianca Reis e Thais Vinhas (estagiária).

Fontes:  Site Saúde & Lazer e as citadas ao longo da matéria.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s