Casamento: Atenção ao contratar o buffet


O mês de maio é tradicionalmente conhecido como o mês das noivas. Dessa forma, reunimos algumas dicas  e cuidados importantes para os futuros noivos não terem dor de cabeça,  uma vez que planejar uma festa de casamento não é  tarefa simples e requer: tempo, trabalho e cautela na hora de contratar os serviços. O  buffet é um dos serviços importantes  dessa comemoração,  pois além de ser mais um componente para tornar a festa inesquecível e responsável por cerca de 60% do custo dessa festa.

Uma boa organização demanda que a contratação de qualquer serviço seja feita com antecedência para que possa fazer uma pesquisa de preço e analisar com calma as propostas. Busque referências de serviços com amigos e parentes e antes de fechar negócio, visite pessoalmente o local do Buffet, combine uma prova do cardápio e, se possível, tente participar de algum evento para fazer uma avaliação.

A presidente da ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, Anita Pires, ressalta que é importante verificar se a empresa tem todos os alvarás necessários para sua atividade e se ela segue as especificações determinadas pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.  Anita aconselha também que o consumidor dê preferência às empresas associadas à ABEOC ou ao Convention & Visitors Bureau da sua região, que são empresas cadastradas no Ministério do Turismo e que funcionam de acordo com a Lei 111.771/08.

Outro procedimento importante antes de contratar a empresa é fazer uma pesquisa no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC, para investigar se há registro de alguma reclamação em relação à empresa.

Na hora de assinar o contrato, fique atento. Nesse documento devem estar registrados, minuciosamente, todos os serviços que você acordou verbalmente. Qualquer detalhe como o cardápio (descrição do que será servido), número de funcionários, recepcionistas, garçons, metre, se haverá bebidas alcoólicas e/ou não alcoólicas, se haverá decoração ou não do salão, para quantas pessoas o serviço está sendo contratados, quanto será cobrado por cada convidado extra; qual o destino dos alimentos não consumidos; se há prazo para ampliação ou redução dos serviços contratados; condições para rescisão de contrato por qualquer uma das partes; valor e condições de pagamento, ou seja,  todos os detalhes devem ser descritos. Leia atentamente todas as cláusulas, risque todos os espaços em branco e solicite uma via deste documento, assinada.

Caso o serviço oferecido buffet  seja diferente do contratado gerando insatisfação do cliente, o PROCON –SP adverte que  é muito importante que se especifique na hora da festa, por escrito, o tipo de problema ocorrido. O documento deve conter as assinaturas do responsável pela empresa e do consumidor.

A Fundação Procon lembra que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, se o combinado não for cumprido, o consumidor poderá: exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos do contratado; aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente ou rescindir o contrato, com direito à restituição da quantia paga, monetariamente atualizada.

Caso o serviço contratado apresente problemas  de qualidade que os tornem impróprios ao consumo, de acordo com o CDC,   consumidor tem direito a: reexecução dos serviços, sem custo adicional e quando cabível; restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, em eventual prejuízo de eventuais perdas e danos ou ao abatimento proporcional do preço.

Entretanto, por se tratar de uma data única, existem situações em que não há como reparar certos tipos de problemas. Nesse caso, o consumidor pode ingressar judicialmente e solicitar ressarcimento por perdas e danos. Dessa forma, poderá entrar em contato com o Procon mais próximo a sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.

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Bianca Reis e Thais Vinhas (Estagiária)

12 comments

  1. Olá, tenho uma dúvida acerca de rescisão de contrato de Buffet. Fechei um contrato com um Buffet em agosto, e dividi em 9 parcelas, sendo 8 delas iguais e 1 com um valor restante da festa. Esse pagamento foi realizado em cheque que foram entregues à dona do buffet no ato da assinatura do contrato, e ficou combinado que mensalmente eu iria resgatar os cheques, no meses que pudesse haver algum eventual atraso, eu entraria em contato com a mesma e avisaria, e dessa forma não haveria problema. Entretanto, no mês de setembro(2011), depois de ter pago o cheque (que não me foi entregue no dia do pagamento, pois segundo a dona do buffet estava em casa e no dia seguinte ela me entregaria), cerca de 2 dias depois notei que o cheque havia sido depositado (ou pelo menos tentado, pois não havia esse saldo na conta), voltei à Dona do Buffet, que pediu mil desculpas, e disse que seu marido havia descontado o cheque sem seu consentimento. Veio com mil lamentações, pediu mil perdões e jurou que isso jamais se repetiria. Entretanto, no mês seguinte, o mesmo fato aconteceu, mas não bastasse o fato de apresentar um cheque sem consentimento, o mesmo ainda foi apresentado 2 vezes vezes, e como consequencia, o nome de minha irmã a quem pertence o cheque) entrou no Sistema de cheques sem fundo. A dona do buffet alegou que foi o mesmo problema e seu marido havia descontado o cheque sem permissão, eu pedi uma carta de anuencia, e apenas 4 meses depois eu a recebi. E foi aí minha surpresa, a dona do buffet havia pago um fornecedor com meu cheque, que deveria ser resgatado. Como perdi toda a confiança nessa pessoa, gostaria de cancelar o contrato, mas já paguei 80% do mesmo. Meu casamento é em 2 meses e meio, e não tenho como pagar outro buffet, gostaria de receber o valor pago integralmente pra poder pagar outro buffet. Considerando a situação, será que posso cancelar esse contrato sem ter que pagar multa? Agradeço se alguém puder me esclarecer.

  2. Por favor preciso tirar minhas duvidas o aniversário do meu filho seria em um buffet dia 16 julho sendo q fiz o cancelamento por fins pessoias e paguei uma parte o buffettem q me devolver 50% so q a dona agora informa q eu não tenho direito pq nao cancelei com 90 dias como faco cm devo proceder

  3. Comecei a planejar meu casamento com um ano de antecedência, durante o qual pesquisei diversos serviços de buffet, eis que era nossa maior preocupação. Nossa última e melhor degustação foi com Lia Monteiro Eventos de Novo Hamburgo. Fomos atendidos em sua residência, e foi nos servido um banquete lindo, exatamente como sonhávamos. O buffet incluía coquetel de salgados diversos e canapés sofisticados (20 salgados por pessoa), petit porções (rizoto de filé com nata e massa quatro queijos) e doces diversos e sofisticados (8 doces por pessoa). Ao chegarmos em nossa festa, tivemos a maior decepção de nossas vidas: NADA DO QUE FOI CONTRATADO FOI SERVIDO. Lia Monteiro, uma Sra. de idade, distinta, que passa credibilidade a qualquer um não apareceu, se fez substituir por uma sra. que deixava estampado não ter a menor prática com eventos, e que chegou no salão sem se quer a louça contratada, implorando que o Iate Clube lhe emprestasse louças. Não conseguiu e foi ao Bourbon compras umas cumbucas horríveis. Os 20 salgados por pessoa se transforam em 2: mini pizza e uma massa dura (que até agora não identificamos o que era), os 8 doces se transformaram em, no máximo, um por pessoa, com um chocolate de péssima qualidade. O rizoto não tinha nem filé nem nata, passou a ser um carreteiro de carne de segunda; a massa que era quatro queijos, foi servida com um molho de maisena e queijo ralado. Sem contar que contratamos janta para garçons e cerimonial e não foi servida. Estou relatando aqui para que ninguém mais tenha seu sonho estragado por pessoas que só pensam em ganhar dinheiro. Como dito acima, foi a maior decepção de nossas vidas. Já estamos buscando no judiciário que esta sra. seja punida pelo mal que nos causou, mas nada paga a nossa tristeza.

  4. O que a cliente acima está colocando não tem procedência.Qualquer pessoa inteligente verá que não existe lógica no que está escrito
    O serviço prestado estava no contrato e no cardápio, em nenhum momento conversamos sobre banquete, até porquê o cardápio escolhido foi o mais simples no valor de R$ 24,00.O pagamento de 2 copeiras , toda louça para o cardápio e copos.Os garçons foram contratados pela noiva ,e só queriam servir a bebida.Foi um problema (quis pagar um menor preço)que enfrentamos.Se houve problema na festa, não fomos nós os responsáveis, foi o serviço que ela contratou.quatro garçons para 170 pessoas
    20 salgados 2 petit porções e doces foi apresentado.Tive que comprar pratinhos para servir a torta, que não era da minha produção e nem tinha sido avisada,mas gastei R$ 200,00 .Sobre as cumbucas, levamos as nossas brancas de porcelana,em nenhum momento pensamos em comprar cumbucas.Sobre ganhar dinheiro,Acho que quem cobra este valor jamais fica milionária.Gostaria que vc s tirassem esta reclamação, pois vcs colocaram no site e em nenhum momento me avisaram ,para eu poder me defender.Se as leis de internet fossem mais rígidas, com certeza eu iria agir de outra maneira.Mas abaixo mando meus dados.Quem faz em torno de 200 festas anuais, sem fazer propaganda não deve ter um serviço ruim. As colocações da noiva mostram que alguma coisa está errada ..Dá impressão que ela foi a cozinheira .Pelo vejo não curtiu a festa.

    • Prezado (a) leitor(a),
      Estarei de férias de 04 a 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

      • me ajuda to desesperada. paguei tudo a festa q so aconteceria em marco e não vai mIS ACONTECER. OQ EU FACO

      • Sugiro que procure apoio jurídico para receber orientação adequada. Você pode procura o Juizado Especial Cível do seu Estado ou o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
        Abçs

  5. Olá tenho uma dúvida mandei fazer um vestido em uma costureira que seria usado na festa de 15 anos da minha irmã só Que não ficou pronto a tempo não fiquei com o vestido e nem paguei será que posso processar a costureira por danos morais aguardo resposta obrigada.

    • Prezado (a) leitor(a),
      Estarei de férias de 04 a 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

  6. FAÇO DECORAÇOES DE FESTAS INFANTIL, ALUGO MATERIA E DECORO A FESTA. PRECISO DE UM MODELO DE CONTRATO, SOU UM EMPREEDEDOR INDIVIDUAL, COM CNPJ.

    • Estarei de férias de 04 a 28 de junho e, infelizmente, não poderei responder as mensagens que chegarem neste período.
      Sugiro que procure o Procon para receber orientações adequadas. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Até a volta.
      Um abraço,

      Bianca Reis

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