Dia Mundial sem Tabaco: cigarro pode matar 8 milhões até 2030


Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O cigarro deve matar em 2011 quase 6 milhões de pessoas em todo o mundo – dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos. Até 2030, a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 8 milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo.

A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito.

No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado hoje (31), a OMS listou avanços no enfrentamento ao cigarro. Entre os destaques estão países como o Uruguai, onde os alertas sobre o risco provocado pelo cigarro ocupam 80% das embalagens. A China, Turquia e Irlanda também receberam elogios por leis que proibem o fumo em locais públicos.

Entretanto, menos da metade dos países que aderiram à Convenção de Controle do Tabaco (2003) e que enviaram relatórios à OMS registraram progresso no combate ao fumo. Apenas 35 de um total de 65, por exemplo, registraram aumento nos investimentos para pesquisas no setor..

Um estudo feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2006 e 2010 a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. Entre os homens, a queda foi maior – o hábito de fumar passou de 20,2% para 17,9%. Entre as mulheres, o índice permaneceu estável em 12,7%. Pessoas com menor escolaridade – até oito anos de estudo – fumam mais (18,6%) que as pessoas mais escolarizadas – 12 anos ou mais (10,2%).

Edição: Graça Adjuto

5 comments

  1. É, o governo esta batalhando, mais é preciso ser mais energico, o custo Brasil sobre o tabaco (fumantes) esta altissimo, em Nova York esta acontecendo o que deveria estar acontecendo por aqui, radicalizar e combater o cigarro (fumo) com dureza, proibir o uso do fumo em praças públicas (praças, praias e etc…) a população iria aplaudir e certamente teriamos mais pessoas com saúde. Eu por exemplo, não fumo e sou radicalmente contra o fumo.
    Grato.

  2. Por outro lado, O Fernando Henrrique Cardoso está defendendo o uso da maconha, todavia no momento em que a reporter perguntou para ele porque não autorizou no seu goveno e ele respondeu descentemente que não tinha a cabeça que tem hoje.

    Dentro do que eu entendo quando ele estava no poder não legalizou porque a principio o presidente não tem poder suficiente para decratar uma lei desta e segundo porque ele na epoca era um imbecil.

    E agora que esta fora que colocar esta carga para a dilma segurar neste caso é diferente passou de imbecil para criminoso por querer orientar a população ao crime.

  3. até o fim do ano de 2010 eu fumava.
    aos poucos esta percebendo que andava meio cansado,
    falta de ar, desanimo até mesmo na hora de fazer sexo.
    hoje deve fazer mais ou menos uns seis meses que pare de fumar mas só agora que estou ersebendo, o tanto que o vicio do tabaco estava me fazendo mau.

    POR ISSO AQUI FICA MEU ALERTA.

    O CIGARRO É UMA DAS ARMAS MAIS LETAIS QUE TEM, POIS ELE VAI TE FUMANDO AOS POUCOS OU TE CONSUMINDO.

    HOJE TENHO MAIS DISPOSIÃO PARA O TRABALHO. PARA CAMINHAR E HOJE MINHA ESPOSA E QUE FICA CANSADA.

    DESCUBRA VOCÊ POR DENTRO.

    FASSA EXAMES PERIODICAMENTE, E DESCUBRIRÁ O QUANTO O CIGARRO ESTÁ TE VAZENDO MAU.,

    OK.

    MARCELO BARROSO

  4. EU ESTOU PRECISANDO PARAR DE FUMAR,ESTOU FUMANDO MUITO MAS NÃO CONSIGO PÁRAR O QUE POSSO FAZER PARA PARAR DE FUMAR.?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s