Novos plugues e tomadas a partir de julho


A partir do dia 01/07 o comércio não poderá mais vender equipamentos com plugues fora do padrão. Dessa forma, reunimos as principais mudanças para que se você entenda o que mudou e o que será necessário para se adaptar ao novo padrão.

O novo padrão devolvido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT vai melhorar a conexão elétrica entre os plugues e as tomadas, reduzindo a possibilidade de mau contato, risco de choques elétricos e perdas de energia que ocorrem em razão do mau contato entre os plugues e tomadas antigas, o que significa mais segurança e economia.
A partir de agora, somente existirá um padrão de tomadas, com três furos, e dois padrões de plugues, um com dois pinos e outro com três pinos. Além disso, os pinos podem ser de dois diâmetros: com 4 mm ou 4.8 mm.

Dessa forma, os eletrodomésticos que necessitam de aterramento, como acontecem com as máquinas de lavar roupa e os aparelhos de ar condicionado, usam os plugues de três pinos. Para esses casos, o consumidor terá que trocar a sua tomada. Isso quer dizer que aquele fiozinho da geladeira e de vários outros eletrodomésticos, que a grande maioria das pessoas nem sabe para o que serve, tem a mesma função do chamado “3° pino” dos plugues e tomadas do padrão brasileiro, ou seja, aterrar o equipamento. Só que, como as construções não ofereciam aterramento, o fio ficava sem função. Agora, o fio desaparece e o aterramento será feito através do plugue e da tomada com 3 pinos.

Os aparelhos que operam com até 10 amperes, a maioria dos aparelhos eletroeletrônicos existentes no mercado, usam o plugue com pinos de 4 mm. Nesse caso a troca da tomada poderá ser feita à medida que o consumidor julgar necessário, uma vez que o plugue padrão de dois pinos é compatível com a tomada atual.

Os que trabalham entre 10 e 20 amperes usam plugues com 4,8 mm de diâmetro, como, por exemplo, o microondas. Para usar esses aparelhos o consumidor deverá também adaptar a tomada ao no padrão.

A existência de plugues com dois diâmetros diferentes (pinos de 4 mm e 4.8 mm) impede que você conecte um aparelho que opera com amperagem superior a 10 amperes em uma instalação dimensionada para operar com até 10 amperes, eliminando o risco de sobrecarga, ocasionando danos ao eletrodoméstico e à instalação.

A instalação dos plugues e tomadas padronizados é similar aos anteriores não padronizados. Porém, como já era indicado anteriormente, é aconselhável que a instalação seja feita por um profissional eletricista.

Para saber mais sobre a escolha desse padrão, clique aqui!

5 comments

  1. Acredito que não haverá problemas com os antigos equipamentos.
    O brasileiro saberá dar seu jeitinho caracteristico de situações como esta

  2. Mais uma vez o lobby das indústrias do setor elétrico ganha em inventar algo que já foi resolvido há anos no primeiro mundo sem qualquer dispêndio a mais para os consumidores.

  3. Tenho um condicionador de ar antigo e não consigo instalá-lo em meu apartamento por causa da infeliz ideia de padronização dos plugues e tomadas no Brasil. O plugue é antigo, de dois pinos em diagonal e um reto, e, para esse modelo, não existe adaptador. Como a venda da tomada equivalente também está proibida e não pretendo cortar o fio do aparelho para “enjambrar” um novo conector, pergunto-lhes o seguinte: se eu levar meu aparelho antigo ao Inmetro, vou poder trocá-lo por um novo ou vão me ressarcir em dinheiro o valor do transtorno? Gostaria de saber a qual órgão recorrer para entrar com uma ação de perdas e danos contra tal arbitrariedade.

  4. Sempre tem alguém faturando muito com isto,imagine milhões de brasileiros tendo que trocar todas as tomadas de suas residencias, somente pra beneficiar alguém que se díz não estar satisfeito com o padrão atual.
    Acorda Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s