Procon-SP Alerta! Cuidado com as ofertas vantajosas de empréstimo consignado


Todo cidadão que recebe benefícios de aposentadoria ou pensão por morte pagos pela Previdência Social pode obter crédito com desconto no seu benefício através de empréstimo pessoal e/ou cartão de crédito.

O crédito consignado, como é conhecido esse tipo de empréstimo, é oferecido em larga escala e dada a facilidade na contratação e os juros não são tão elevados, se comparados a outras modalidades como CDC (crédito direto ao consumidor) e cheque especial, a procura dos consumidores por essa linha de crédito é alta.

Mesmo com taxas de juros inferiores, se o consumidor não tomar cuidado pode acabar se endividando além da conta. E não é só com suas dívidas que o consumidor precisa ter cuidado; deve ficar atento também com algumas práticas adotadas no mercado pelo fornecedores desse tipo de crédito, em especial pelos chamados “pastinhas” – correspondentes bancários, que saem em busca de clientes em suas residências, trabalho e em locais de passeio público, tendo como alvo principal os idosos.
O Procon-SP e os Procons Municipais conveniados têm recebido relatos de consumidores que são abordados pelos “pastinhas” com ofertas de descontos e outras supostas vantagens para a quitação de dívidas no empréstimo consignado.
Aproveitando-se da falta de conhecimento dos consumidores, o representante da instituição financeira, induz o consumidor a assinar “contratos de finalização de dívidas”, declarações de contratação de prestação de serviço de intermediação para negociação de débitos e procurações. A quitação dos débitos, intermediada pelos “pastinhas” está atrelada à contratação de um novo empréstimo – muitas vezes em condições desfavoráveis, como juros mais altas que os anteriores e outras desvantagens, que não são informadas ao contratante.
Com a procuração, assinada por impulso pelo consumidor, o “pastinha” também pode procurar um posto de atendimento da Previdência Social e obtendo o histórico de crédito e da margem consignável, ele oferece novos empréstimos para o consumidor com “condições vantajosas” que ao final podem não ser tão vantajosas assim, pois podem ter juros mais altos e prazos mais longos que os das dívidas anteriores.
Ofício
Na última sexta-feira, 29/07, o Procon-SP encaminhou nesta um ofício para a Divisão de Consignações em Benefícios do Instituto Nacional do Seguro Nacional – INSS, a fim de que sejam tomas medidas para coibir tais práticas.
Procon-SP Orienta
– Caso possua empréstimo consignado ou pretenda contratar esse tipo financiamento, fique atento a ofertas que se mostram muito vantajosas;
– Antes de assinar o contrato, ler com atenção todas as cláusulas, que devem conter informações claras sobre qual o valor total a ser pago, os juros cobrados e outras condições do financiamento;
– Não assine procuração para pessoas desconhecidas;
– Fazer uma avaliação cuidadosa do quanto isso vai comprometer seu orçamento – lembrando que a mensalidade não pode ultrapassar 30% do montante do benefício, no empréstimo, e 10% no crédito consignado.
Mais orientações podem ser obtidas aqui .

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País.
Fonte Procon-SP

3 comments

  1. Ola, primeiramente parabéns pela matéria e o blog. Estamos divulgando vcs no direito7.blogspot.com

    AJUDA – Comprei um carro Okm, esta com 1.500km rodado. O carro foi guinchado devido problema de freios para uma concessonaria mais prox. Sendo que agora onde eu comprei o carro solicitam que eu leve o carro, pois a “outra” fez uma gambiarra e deve ser feito é a troca do carro. Porem não me dão direito algum, ou seja, eles erraram em liberar o carro com problema e querem que eu leve até eles, sem direito a um taxi para me locomover.

    Quais meus direitos?

    • Prezado(a) Sr.(a),
      Agradecemos sua visita ao Portal do Consumidor.
      O Portal do Consumidor é um site de informações sobre relações de consumo, porém não temos serviço de atendimento jurídico. Ao receber uma reclamação, sugerimos aos consumidores caminhos que podem percorrer para resolver seus problemas, como os Órgãos e Entidades que podem procurar ou, ainda, indicamos páginas cadastradas em nosso site, relacionadas à solicitação feita pelo usuário a fim de esclarecer sua dúvida.
      Sugerimos que entre em contato com o Detran de seu Estado.
      Nos colocamos à disposição para quaisquer outras informações que se façam necessárias.

      Atenciosamente,

      Equipe do Portal do Consumidor

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s