Inmetro realiza análise em embalagens descartáveis de alumínio


Todas as 11 marcas avaliadas pelo Instituto apresentaram problemas

 O Inmetro avaliou, como parte do Programa de Análise de Produtos, embalagens descartáveis de alumínio, conhecidas popularmente como “quentinhas”. Os resultados demonstraram que a tendência do setor é a de não conformidade em relação à norma técnica vigente, já que todas as 11 marcas analisadas não atenderam a pelo menos um dos requisitos técnicos.

 Na vida moderna, rapidez e praticidade são fundamentais. E nisso, as embalagens descartáveis de alumínio contribuem muito. Usando uma mesma embalagem, o consumidor pode armazenar, congelar, descongelar, aquecer, inclusive no microondas, e servir alimentos, somado à comodidade de descartá-las com 100% de reciclagem.

Com a crescente utilização desse produto pela população – e para informá-la sobre a sua correta utilização, o Inmetro decidiu analisar as embalagens descartáveis de alumínio a fim de verificar o volume, a espessura e as informações de identificação contidas nessas embalagens.

Os resultados encontrados demonstram que existe uma prática entre os fabricantes de não atendimento ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor – CDC, pois 90% das marcas de “quentinhas” analisadas apresentaram um volume menor do que deveriam. Esse tipo de não conformidade lesa o consumidor e fere o que o art. 6º, III, do CDC que dispõe que constitui direito básico do consumidor a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.

 Somado a isso está o fato de que algumas embalagens também apresentaram uma espessura menor, o que pode comprometer a segurança do consumidor. A fragilidade do produto, causada pela redução da espessura, aumenta a possibilidade de um acidente de consumo, uma vez que a embalagem pode romper e dessa forma, provocar queimaduras e cortes no usuário. Além disso, essa redução também é um indicativo de que a folha de alumínio, utilizada para fabricação das quentinhas, está sendo vendida com uma espessura menor.

A análise dessas embalagens é fundamental para informar o consumidor quanto à segurança no uso do produto. “Diante dos resultados encontrados, o Inmetro se reunirá com representantes das empresas analisadas, bem como entidades de defesa do consumidor e a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), para propor medidas de melhoria para o produto”, explica Alfredo Lobo, diretor da Qualidade do Inmetro.

 DICAS PARA O CONSUMIDOR SOBRE O USO NO MICROONDAS

  • Levante as bordas da embalagem, retire a tampa revestida com superfície aluminizada e dobre-as novamente. A tampa deve ser retirada, para permitir que as microondas atuem no alimento.
  •   Certifique-se de que a embalagem descartável de alumínio esteja repleta com alimento. Em casos de reaquecimento com menores quantidades, utilize outro tipo de embalagem.
  •  Coloque a embalagem no centro do prato giratório e certifique-se de que ela fique afastada 3 cm das paredes internas do microondas. Para manter a distância segura, cubra a embalagem com uma tampa plástica especial para microondas ou com papel manteiga, evitando que o alimento respingue, sujando o interior do aparelho, e também mantenha o vapor.
  • Para embalagens com altura superior a 4 cm, é recomendável o aquecimento em banho-maria.
  •  Ao retirar a embalagem do microondas utilize protetor para as mãos, pois o alimento, ao aquecer, esquenta a embalagem.

One comment

  1. A maioria dessas embalagens,são finas.Por várias vezes o produto chega derramado em casa.
    Sempre peço p/ colocarem duas embalagens p/ ficar mais forte e evitar o problema.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s