Inmetro avalia 33 marcas de tênis: o resultado evidencia alto índice de não conformidade.


O tênis é um dos calçados mais populares do Brasil e extremamente importante nos vestuários contemporâneos, sendo muitas vezes sinônimo de status, definindo classes sociais e estilos de vida. Nos últimos anos esse calçado ganhou muitas cores, design arrojados, tecnologias de amortecimento entre outros atributos  que deram origem a uma enorme variedade de modelos. São tantas opções que o consumidor menos informado no assunto pode ter dificuldade para selecionar a opção que melhor se adéqua a sua necessidade.

Para ajudar o consumidor a escolher melhor o tênis e oferecer um panorama sobre a tendência da conformidade desses calçados no mercado de consumo, o Inmetro selecionou amostras de 20 marcas de tênis, 15 delas do tipo adulto – sendo 07 (sete) para prática de esportes, principalmente corrida e 08 para uso diário – e 05 do tipo infantil.  Para escolher as marcas que fariam parte da análise o Inmetro tomou como base a freqüência com que elas apareceram nas pesquisas, considerando as marcas tradicionais ou líderes de mercado, bem como as que possuem os preços mais acessíveis.

O Inmetro também recebeu para análise 13 tênis irregulares, piratas que foram cedidas pelo Fórum Nacional de Combate à Pirataria e Ilegalidade – FNCP. Desse conjunto, 08 são para adultos e 05 infantis.

Os testes foram realizados pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTEC) que realizou três categorias de ensaios: biomecânicos (massa, distribuição de pressão, temperatura interna, amortecimento, índice de pronação e marcas e lesões); físico-químicos (possíveis danos quando submetido ao flexionamento) e substâncias restritivas (presença de ftalatos e chumbo) que será assunto de nossa próxima matéria sobre o tema.

As marcas de tênis destinados a adulto para uso diário analisadas são:  Adidas (modelo Star 2 W); All Star (modelo CT 114); Bout´s (modelo Spiral Star); Kolosh (modelo K8071 Dakota);  Nike (modelo All Court);  Nike (modelo Shox Medallion); Rainha (Modelo Rainha SYS Hill),  Tryon (modelo Tryon Illusor) e Rainha (Modelo Rainha SYS Hill).

Em relação aos tênis adulto para atividades esportivas, foram analisadas as seguintes marcas: Asics (modelo Gel Nimbus 11),Diadora (modelo running Orbital W); Fila (modelo Power); Mizuno (modelo Wave Pro Runner), Olympykus (modelo Tera 1.0); Puma (modelo Tazon III) e Reebook (modelo Spectrum DMX).

As cinco marcas de tênis para crianças testadas pelo Instituto foram: Bibi (modelo College- 513010); Bical (modelo Colegial-256-04), Backyardigans (modelo club Baby), Junior (modelo Sapequinha – JP-900) e Pampili (modelo 197046).

O primeiro ensaio biomecânico verificou a temperatura interna do calçado. A elevação da temperatura na parte interna pode ocasionar odores, aumentar a concentração de umidade dentro do calçado, provocando a concentração de bactérias além de desconforto para o usuário, já que quanto mais alta a temperatura interna, maior será a liberação de suor pela pele. Assim, é de fundamental importância que os fabricantes produzam tênis que mantenham os pés do usuário seco, saudável e em segurança, pois um pé molhado dentro do calçado, além de ser desconfortável, também diminui a coordenação motora. Nesse item foram considerados não conformes 06 dos 08 modelos de uso diário (Adidas, All Star, Bout´s, Tryon e os Nikes nos modelos All Court e Shox Medallion) e 05 dos 07 de uso esportivo (Diadora, Fila, Mizuno, Olympykus e Puma). Os de uso infantil foram considerados todos Conformes. Os piratas, tanto para criança quanto para adulto foram consideradas Não Conformes nesse ensaio.

Outro teste realizado foi o que determina a massa do calçado. Nessa análise quanto mais leve for o calçado, mais confortável ele será. Por outro lado, quanto mais pesado, mais desconfortável. Todas as marcas de tênis adulto uso diário/lazer e de uso esportivo foram consideradas Conformes. Das 05 marcas de tênis infantil, 03 foram consideradas Não Conformes, são elas: Bibi, Junior Sapequinha e Pampili. Cabe destacar que um tênis muito pesado pode afetar o equilíbrio da criança, fazendo com que ela necessite realizar mais força para a sua locomoção.

Em relação aos tênis piratas o resultado geral foi: das 5 marcas analisadas para uso infantil, 4 foram consideradas Não Conformes e das 08 de uso adulto, 01 foi considerada Não Conforme.

Outra avaliação importante realizada pelo Inmetro se refere à distribuição da pressão plantar que verifica a distribuição do peso corporal dentro do calçado. Neste teste,  apenas 1 dos 33 modelos, um tênis pirata, foi reprovado. Na checagem da capacidade dos tênis de amortecer o impacto do peso do corpo sobre os pés, nenhum modelo foi reprovado. O mesmo aconteceu no teste de pronação que é o deslocamento do calcanhar quando você está caminhando. Quando esse deslocamento é muito excessivo, pode provocar rotações excessivas nas articulações do joelho.

O Instituto avaliou também a percepção do calce, que é uma avaliação qualitativa do usuário, considerando a sensação de bem estar, adaptação do calçado aos pés, flexibilidade do cabedal (parte de cima dos tênis) e do solado, além da sensação de segurança e estabilidade durante o caminhar. Após 30 minutos de marcha em esteira, todas as marcas analisadas de tênis adulto de uso diário, para esportes, e infantil foram consideradas Conformes. Dos tênis irregulares, apenas os destinados ao uso infantil apresentaram problemas nesse item. Das 5 amostras analisadas, 3 foram consideradas Não Conformes.

Para a além da percepção do consumidor em relação ao conforto oferecido pelo tênis,  também foi verificada a ocorrência de  marcas e lesões nos usuários. Para ser aprovado nesse item, o pé do usuário, após o uso do calçado, deve ter ausência total de lesões, percepção de uma ou mais áreas de pressão, sintomas de dor e/ou formação de bolhas. Nessa avaliação só 01 marca de tênis adulto de uso diário/lazer foi considerada Não Conforme, a Kolosh.

É importante ressaltar que os tênis não devem provocar marcas, lesões e/ou bolhas e que seu uso deve ser percebido como “confortável” pelo usuário/consumidor. Esse ensaio reforça o bom hábito de, antes de comprar um tênis, experimentá-lo e caminhar com ele pela loja para se ter uma percepção do calce. Esse parâmetro também é importante porque contribui para a avaliação das dimensões das formas utilizadas na fabricação dos calçados, por numeração.

No ensaio físico-químico verificou-se a resistência do calçado à flexãoEsse ensaio indica os possíveis danos quando submetido ao flexionamento, como, por exemplo, quebra da palmilha de montagem e/ou do acabamento do cabedal (parte superior do tênis), descolagem nas laterais, entre outros. Todas as marcas analisadas de tênis adulto uso diário e infantil foram consideradas Conformes nesse ensaio. Das 07(sete) marcas analisadas de tênis adulto para uso na prática de esportes, 02 foram consideradas Não Conformes no ensaio de resistência do calçado à flexão. São elas: Diadora e Reebok.

Esse ensaio não foi realizado para todos os tênis irregulares e/ou piratas infantis devido à quantidade de amostras. As 3 amostras de tênis piratas infantis analisadas foram consideradas Não Conformes. Das 08amostras analisadas de tênis adulto pirata ou irregular, 06 foram consideradas Não Conformes. Foram observadas descolagem e ruptura das solas e quebra do cabedal, demonstrando que esse tipo de calçado não é resistente ao uso, ou seja, o consumidor, ao comprar um tênis pirata, sofrerá com a ruptura e/ou descolamento da sola, fazendo com que a sua vida útil seja reduzida.

Os resultados encontrados na análise de tênis demonstraram que a tendência do setor é a de estar em desconformidade com as normas técnicas de calçados vigentes. A coordenadora do Programa de Análise de Produtos do Inmetro, Rose Maduro, destacou que durante a condução da análise ficou evidente que o consumidor ainda não possui as informações necessárias para escolher o tênis de acordo com a sua necessidade, principalmente quando a compra se destina a um uso específico, como, por exemplo, tênis para a corrida, tênis para a prática de vôlei, basquete, tênis, para uso diário e outros. Dessa forma, “o Inmetro se reunirá com representantes do setor para propor medidas de melhorias para o produto e uma possível regulamentação, principalmente quanto às informações na embalagem do produto, materializada com a criação de um selo,” finalizou Rose.

O consumidor brasileiro deve ter em mente que, antes de adquirir um calçado esportivo, é conveniente avaliar não só características como o design, preço, marca e cor, mas, sobretudo características que lhe permita, em qualquer circunstância, proteger o seu pé sem prejudicá-lo ou causar-lhe qualquer dano. Para tanto, é necessário que o modelo do calçado esportivo escolhido seja adequado para as características intrínsecas do usuário e sua finalidade.

15 comentários sobre “Inmetro avalia 33 marcas de tênis: o resultado evidencia alto índice de não conformidade.

  1. sinto não concordar com a análise do immetro em alguns pontos:
    comprei em minha cidade um tênis da marca macboot,que não
    aquentou o tranco por seis meses e rasgou na parte de trás.
    Olha que eu sou promotora de vendas em supermercado e o que faço é anda muito. Tentei trocar na loja onde adquiri o produto mas
    foi alegado que eu rasguei o tenis,a garantia do produto é de um ano.SE o tênis é proprio para fazer trilha, escalada e tantas outras atividades,então me responde porquê!!!!!!!!!!!!!

    • Mas é variável, pq eu tive um macboot q durou três anos e durante esse tempo trabalhei em mercado e loja, mesmo assim demorou muito para começar a rasgar.

  2. gostei muito desta materia, pois ajuda a informar o consumidor sobre os problemas até mesmo nas grandes marcas e comprovar que preço alto não é sinônimo de qualidade.

  3. Muito bom, interessante saber como o inmetro esta atuante, demonstra seriedade e compromisso, porem o mais importante, divulgando os resultados obtidos, isto certamente influencia e beneficia o consumidor na hora de escolher sua compra. Por outro lado, as empresas que não estão comprometidas com qualidade e saúde dos consumidores saem perdendo. Já as empresas comprometidas em oferecer o melhor custo beneficio são reconhecidas. Parabéns pela matéria, parabéns a vocês e parabéns ao inmetro.

  4. Excelente matéria sobre tênis, tenho procurado avaliaçòes sobre a marca Everlast (com relação a tênis) e não tenho achado referência.
    Gostaria de saber mais sobre esse produto da marca como se é confortável, durável, indicado pra academia…

  5. Eu sempre compro os tênis da Pimpolho pro meu filho e ele adora.
    Tenho certeza que está nos conformes pq eles são super confortáveis e duram bastaaante!
    De qualquer forma é bom me informar sobre essas outras marcas pra eu nunca comprar. Muito obrigada viu?
    Beijos, Martha.

  6. Concordo com o comentário da Wilma, já tive Macboot e a sola rapidamente se desgastou utilizando apenas no trabalho em piso normal, sem colocá-la em condições severas, e já que suas características de marketing são para trilhas e escaladas, este produto deve ser melhor avaliado quanto ao que prega.

    Abraço!

    • Prezada Kauly
      Infelizmente, não tenho conhecimento suficiente sobre o tema para lhe ajudar. Conforme já expliquei para outros leitores, sou uma jornalista e não advogada especialista em direito do consumidor ou em qualquer outra área do direito. Dessa forma, meu conhecimento é bastante restrito.
      Sendo assim, sugiro que entre em contato com a ouvidoria do Secretaria da Fazenda do seu estado para que possa ser orientada de forma mais adequada.
      Abçs.
      Bianca Reis

  7. concordo com os que falaram do Fila, ele é realmente horrível. Por 3 vezes caí na tentação e comprei por gostar da aparência, são muito bonitos, mas super desconfortáveis entre outros problemas, como descolar sola etc etc. uma pena ;
    O KOLOSHI também poderia ser mais confortável, está mais para sapato, e essa não é a ideia de quem compra um calçado desse tipo, cujo objetivo é conforto no dia a dia.

    • Sugiro que consulte o relatório da análise na íntegra .Lá o Instituo explica como foi feita a seleção de marcas.
      Abçs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s