Compra de produtos em liquidação exige cautela


De acordo com Confederação Nacional de Dirigentes de Lojistas – CNDL, as vendas do varejo brasileiro cresceram no natal neste ano 2,33%, mas, apesar de positivo, quando comparado com o Natal do ano passado que teve um crescimento de 15,5%, as vendas ficaram muito abaixo da expectativa dos lojistas de todo o País.

O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, em entrevista concedida ao Jornal  Gazeta Online, entende que esse resultado é reflexo do  nível alto de endividamento do brasileiro que acabou refletindo no varejo. Segundo ele, o décimo terceiro salário foi utilizado em grande parte para o pagamento de dívidas e não para as compras de Natal.

Janeiro é tradicionalmente o mês de liquidação e com o baixo resultado do Natal as promoções se tornam uma excelente oportunidade para quem reservou um dinheiro para  gastar depois das festas de fim de ano ou pra quem deixou para fazer as compras de presentes depois do Natal.  Entretanto, o consumidor deve ter muita atenção para não transformar essa oportunidade em problema. Assim, listamos algumas dicas para que possa aproveitar os bons preços ao máximo.

Fique atento, pois, nesse período é comum ter produtos que muitas vezes têm pequenos defeitos. Se você quer levar para casa um produto sem qualquer defeito e com o preço muito mais baixo, a primeira dica é verificá-lo antes de concluir a compra.  Vale lembrar que, normalmente, as lojas estabelecem restrição para troca de produto em liquidação. Sendo assim, pense bem em relação as cores, o tamanho e outros detalhes que possam levá-lo a se arrepender, pois diferente da compra feita com o valor cheio do produto, você não poderá trocar por essas razões.

Entretanto, se,  mesmo depois de ter verificado o produto,  ao chegar em casa constatar algum defeito (vício), de acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, independente da forma como foi comercializado o  fornecedor é responsável por repará-lo.  O Procon vitória, afirma que nesse caso “o fato do produto ter sido adquirido em promoção não permite ao fornecedor se negar a solucionar o problema ou recusar sua troca. (Artigo 18 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor).”

Sendo assim, tal como em qualquer situação de troca o prazo para sanar o defeito é de 30 dias corridos. A contagem deve ser realizada a partir da reclamação. Cabe esclarece que o prazo de 30 dias poderá ser reduzido ou aumentado por acordo entre as partes, consumidor e fornecedor, não podendo ser inferior a sete nem superior a 180 dias.

Se o problema não for resolvido no prazo, o consumidor poderá exigir à sua escolha: a substituição do produto por outro da mesma espécie; a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada; ou o abatimento proporcional do preço.

O Procon  Vitória  ressalta que , o consumidor poderá fazer uso imediato dessas alternativas, sempre que, em razão da extensão do defeito (vício), a substituição das partes viciadas puder comprometer a qualidade ou características do produto, diminui-lhe o valor ou se tratar de produto essencial.

 Se o consumidor optar pela troca e não for possível a substituição do produto por outro da mesma espécie, poderá ocorrer a substituição por outro de espécie, marca ou modelo diferente, com a complementação ou devolução de eventual diferença de preço.

Fonte: Procon Vitória

5 comments

  1. PONTO FRIO.COM

    Comprei um Conjunto de sofá de 2 e 3 lugares, entregue 2 vezes avariados, não possuíam em estoque e tive que pagar interurbano, reembalagem etc.

    Prezada Sra. Kátia, boa tarde!
    Em atenção ao pedido 13206527, conforme contato telefônico, não será possível atendê-la com o envio dos produtos sugeridos, pois estão muito acima do valor pago pela senhora. Existem outros conjuntos de sofás disponíveis em estoque que é possível lhe enviar, porém terá que ser até 10% acima do valor pago.

    Para tentar amenizar o transtorno causado, estamos lhe oferecendo as seguintes alternativas:

    – Troca por vale-compras no valor pago pelo produto no ato da compra, para que possa utilizá-lo em nosso site na compra de qualquer mercadoria
    – Cancelamento da compra e estorno do valor pago corrigido, pelo mesmo meio de pagamento efetuado.
    – Troca por equipamento similar até 10% do valor pago.
    Peço à gentileza que retorne com a opção escolhida, para que possamos dar continuidade ao atendimento.

    Qualquer dúvida estou a disposição,
    Alexandra Brioso | Relacionamento

    MINHA RESPOSTA

    Prezada Senhora Alexandra,

    Conforme nossa contato telefônico na presente data, informe que: Não existem opções disponíveis com o valor sugerido,a empresa vendeu-me produto avariado (duas vezes) e não havia outro em estoque,a empresa vendeu-me produto de baixíssima qualidade,a empresa aguardou cerca de três meses para procurar-me,a empresa enganou-me diversas vezes e causou-me um dano material e moral incalculável,a empresa não pode atender-me, porém soube ser omissa quando das minhas insistentes ligações,a empresa me oferece um vale compra ou estorno do valor, mas não é solidária com meus custos,a empresa no alto de seus erros, limita-se a dar-me resposta que a ouvidoria não aceita as 04 (quatros)opções que fiz, mas não releva meus transtornos,a empresa é de opinião ser abusivo o valor das mercadorias solicitadas, mas não considerá-se desrespeito o valor que gastei e a falta de respeito com minha família que não tem onde sentar-se.
    Kátia Meschese

    PEÇO AJUDA, PORQUE NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, ESTOU EM BENEFÍCIO PELO INSS POR MOTIVOS DE SAÚDE E SINTO-ME DEPRIMIDA DEMAIS…

  2. Comprei uma bota e na primeira vez que usei a bota rasgou por dentro, gostaria de saber quais são os meus direitos?
    Marcia São Paulo.

  3. Comprei um tablet pra minha filha e com 1 semana de uso apresentou o defeito retornei a loja mas eles me alegaram que não o problema não era mais deles e que teria que levar a mercadoria para a autorizada,mas eu moro em são gonçalo e a autorizada fica no Rio,mesmo assim fomos levar la .
    O aparelho ficou la quase um mes e voltou com o mesmo defeito a ponto de esquentar muito tenho, medo que exploda na mão da minha filha o que eu devo fazer.

  4. gostaria de saber o que pode ser considerado “defeito” pelas autorizadas de tablet? Pq o meu tablet que comprei a 1mês de repente a tela esta tipo com varios riscos no meio branco e as laterais pretas qdo ligo e n aparece nada e não sei pq ele está assim! Como se tivesse trincado, mas a tela está ok e ele n levou nenhuma queda!!

    • Prezada Lia,

      Sugiro que encaminhe o seu aparelho à assistência técnica para que eles façam uma análise do problema que identificou. Caso tenha dificuldade em obter a solução, sugiro que procure o Procon mais próximo de seu município. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Um abraço.
      Bianca Reis

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