Cartão de Crédito, Banco e Telefonia Celular são principais assuntos que deram dor de cabeça para os consumidores em 2011.


O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, divulgou com detalhes do atendimento aos consumidores realizado em Procons de 23 estados do país e do Distrito Federal no Boletim Sindec 2011. Esses dados compõem o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

Do  total de 1,6 milhão de atendimentos registrados, o grupo Itaú lidera o ranking com 81.946 atendimentos. Em seguida estão a Oi (80.894), Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e Tim-Intelig (27.102).
“Além de dar transparência ao trabalho de atendimento ao consumidor realizado pelos Procons, o boletim também tem como objetivo incentivar o mercado a aprimorar a qualidade de seu atendimento e o respeito ao consumidor”, afirma Juliana Pereira, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

A publicação também consolida informações sobre as principais áreas da economia que levaram os consumidores a procurarem os Procons em 212 cidades brasileiras e os problemas mais recorrentes enfrentados por eles.
Segundo o Boletim Sindec 2011, os assuntos mais demandados são: cartão de crédito (9,21%), telefonia celular (7,99%), banco comercial (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelho celular (5,44%).

E os principais problemas enfrentados pelos consumidores são: 35,46% com cobranças (falta de informação sobre valores, cobranças duplicadas etc), 19,99% com ofertas, 11,62% com contratações (alterações unilaterais, descumprimento de ofertas e enganos em peças publicitárias) e 11,19% com qualidade (vício, defeitos e garantias de produtos).

As mulheres representam 54,69% das pessoas que procuraram os Procons em 2011. A maioria dos consumidores tem entre 31 e 40 anos. Os jovens até 20 anos somam 2,12%, o menor percentual registrado. Porém, é um número importante, pois representa mais de 22 mil jovens consumidores que conscientes de seus direitos procuraram os Procons.

Acesse aqui o Boletim Sindec 2011.

Fonte: DPDC/MJ

18 comments

  1. como era difícil quando nao tínhamos um orgão sério como o Procom para nos defender. Agora nos sentimos protegidos pelo menos eu me sinto assim. O meu filho está com um problema com o BANCO SANTANDER nao querem fazer a devoluçao uma quantia de cem reais. era débito automático, o banco fez a transaçao mas nao repassou para a SKY ( TV ) a cabo. já faz mais de dez dias e o banco nao devolve o dinheiro, o meu filho pagou novamente o boleto porque a Sky cortou o ”sinal”, e o empassse continua. o banco diz que a Sky tem que fazer o reembouso e a Sky diz que é o banco. vamos procurar o Procom para ter uma soluçao.

  2. http://www.murave.net um site de jogo ilegal que so traz dor de cabeça e induz crianças A gastarem dinheiro e serem robado Pelo dono RAFAEL KENJI TAKUNO SEI QUE NÃO É O ASSUNTO MAS GOSTARIA DE SABER QUAL ORGÃO PODERIA ME AJUDAR TO COM 300 REAIS DE COMPROVANTES PARA RAFAEL KENJI TAKUNO.
    Obs:Não quero que mas pessoas caiam nesse Golpe.

  3. E agora???
    O que se fará???
    Apenas se noticia a incapacidade do Estado de fazer cumprir suas Leis?
    Serão aplicadas sanções??? E essas sanções aplicadas serão cumpridas???
    O fato é que o resultado apresentado já é de conhecimento de todos os brasileiros, que sem a ajuda do Estado, foram alfabetizados, raciocinam tem opinião formada, condições de sustentar um debate.
    Verdade da pesquisa:
    – O Itau não respeita o consumidor, filas enormes, serviços caros e quando se questiona, você é expulso do banco por carta dizendo “nao há interesse comercial”, autorizado pelo BC;
    – A OI-TELEMAR é a pior prestadora de serviço de telefonia e continua sendo face a inércia da ANATEL, tenho cerca de 150 reclamações, já enviei gravações (video e audio) e a ANATEL jamais respondeu aos questionamentos formulados;
    – Cartões de Crédito, sempre cobraram, cobram e permaneceram cobrando juros extorsivos e disso não precisa nem fazer prova, é de conhecimento de todos, inclusive das autoridades, como pode continuar a operar???
    O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), também já foi informado por mim sobre o ocorrido, mas parece que sua função se limita a fazer estatisticas.

  4. ESTA RECLAMAÇÃO E CONTRA A EMBRATEL esta empresa do mercado de TV por assinatura não tem responsabilidade com o cliente faz 8 meses que tento resolver uma pendencia com a citada e não consigo já tentei de todas as formas o telefone 0800 721 7420 que a sua representante em CARUARU VIVAZ TELECOM forneceu não funciona e quando alguém atende coloca em espera, tenho vários protocolos.

    vale salientar que a empresa estalou a antena em um endereço (X), e colocou o telefone móvel que a VIVAZ TELECOM alegava seu um bônus na compra da assinatura em outro endereço (Y) e neste endereço gerou contas que desconhecia e desconheço e mesmo assim fora pagas por minha pessoa sem ter usado.

    para finalizar o caso já paguei o titulo pendente no spc/serasa e a empresa não retira meu nome do sistema. já faz 20 dias e ate agora continua meu nome no sistema serasa /spc e tudo indica que não vai retirar.

    na ultima vez eu falei com um atendente e a mesma ficou mentido alegando que iria passar para o supervisor, eu esperei 55 minutos e não atenderam de forma que a empresa junto com seus funcio narios não tem responsabilidade no produto que vende e suas representante em pernambuco também dever ser treinada na mesma forma.

    por isso cuidado com a propaganda mentirosa DA.
    EMBRATEL S/A

    TV POR ASSINATURA E TELEFONE MÓVEL
    uma grande roubada.

    NICOLAU LUCENA DE FARIAS BOURBOM

    01 DE FEVEREIRO DE 2012

  5. gostaria de saber se e possivel uma escola devolver apenas metade da matricula e ficar com toda a primeira mensalidade de um aluno novo quando este solicita a tranferencia pra uma outra escola devido nao ter van escolar.

  6. estou admirado a caixa não contar na lista dos mais reclamados, agora a tim deveria ser a primeira do ranking esta empresa é eficiente ,mas quando da problema prá resolver é complicada

  7. é com tantas reclamaçções do Banco ITAU aqui esta mais uma eu tinha um cartão de credito com a Bandeira visa gold achei que esta tudo bem eu com o cartão desbloqueado para o exterior e bloqueado Brasil com a viagem marcada para o dia 12/09/2011as 18hs de Brasilia para São Paulo e rumo a Paris, qual foi a surpresa? o meu cartão ja tinha sido clonado antes mesmo da minha chegada a o meu destino já tinha uma compra no valor de 806£ como pode? e até hoje nada foi feito tive que pagar a conta no valor de 3.772,00e aguardar o estorno tudo bem mas agora eles querem que eu assuma o debito feito no exterior, sendo que eu tenho Passaporte Pasagens e comprovando a data de minha viagem sim voltei antes da data prevista e tive que pagar outra Passagem de volta não poderia ficar em Paris sendo custeada por minha amiga, e agora como fica?

  8. É SIMPLESMENTE UMA BARBARIDADE O QUE ACONTECE NESTE PAÍS SEM LEI, EXISTE UM MONTE DE CHUPINS EM CARGOS DISSO E DAQUILO PORÉM NENHUMA AUTORIDADE REALMENTE INTERESSADA EM MEXER COM QUEM “OS SUSTENTA”, AS GRANDES EMPRESAS FAZEM TUDO O QUE QUEREM POIS COMPRAM TUDO E TODOS PARA SEMPRE TEREM RESULTADOS A SEU FAVOR… SERÁ QUE ALGUM DIA NESTE PAÍS VAI TER ALGUÉM SEM RABO PRESO PARA FAZER VALER ALGUMA LEI QUE DEFENDA DE VERDADE O CONSUMIDOR??? ESTOU COM UM PROBLEMA COM A CLARO, QUE ASSUMIU QUE ME COBROU VALORES ERRADOS E HÁ MAIS DE 60 DIAS QUE ESTOU SENDO ENGANADO POR ESTA EMPRESA, TAMBÉM FIZ RECLAMAÇÕES NA ANATEL QUE NÃO RESULTARAM EM ABSOLUTAMENTE NADA.
    SERÁ QUE EXISTE ALGUMA AUTORIDADE QUE PRESTE NESTE PAÍS E QUE SENTIRIA ALGUMA VERGONHA EM LER TANTAS RECLAMAÇÕES E TOMASSE ALGUMA ATITUDE????? DUVIDO!

  9. A linha do meu telefone fixo foi bloqueada, e após entrar em contato com a operadora fui informado que o motivo era o excesso de ligações.
    O plano do qual fiz a adesão TIM Fixo e Ilimitado com assinatura de R$ 39,90 da direito a ligações ilimitadas para qualquer fixo do Brasil, qualquer móvel TIM local e chamadas interurbanas para qualquer móvel TIM usando o 041. Fui informado ao aderir ao plano Tim fixo
    Nas realizações de chamadas Longa Distância para números TIM dos quais usei o DDD 41 foram cobrados indevidamente o valor de R$ 188,99 e R$302,00 e, como não bastasse o meu número foi bloqueado, ficando impossibilitado de realizar chamadas.
    Após, ter ligado inúmeras vezes para a central de atendimento (144), alguns atendentes informaram que Ligações de Tim fixo para Tim celular mesmo usando o 041, é tarifado. Como pode? Informações desencontradas. Tenho gravação de uma atendente da gestão de auto consumo, afirmando que as faturas estão cobrando indevidamente, e ao entrar em contato com os atendentes sou informado que eles não têm alçada para resolver o problema e que, portanto, precisam encaminhar para outro setor. Agora estou desesperado porque todos os dias a Tim liga para cobrar e ameaças do meu nome ser restrigindo. Todas essas informações temos protocolor.
    O grau de insatisfação é grande. Quero apenas meu direito de consumidor.

  10. SKY,O QUE EU PUDER FAZER NO BOCA A BOCA CONTRA ESTA EMPRESA FAREI,TENTEI ASSINAR TOMARAM TODOS OS MEUS DADOS,QUANDO TERMINOU O ATENDENTE ME FALOU QUE A DATA DE NASCIMENTO NAO BATIA ,E POR ESTE MOTIVO NAO FOI APROVADO O MEU CADASTRO ,FALEI COM ELE QUE MINHA DOCUMENTAÇÃO ESTAVA TUDO OK,MAS O MESMO DISSE QUE NAO PODIA FAZER NADA.E QUE A EMPRESA NAO IRIA DESCONTAR DA MINHA CONTA.UM DIA APÓS A EMPRESA DESCONTOU DIRETAMENTE DA MINHA CONTA 52.90 ,LIGUEI ME PEDIRAM 5 DIAS UTEIS.NADA LIGUEI ME PEDIRAM 10 DIAS UTEIS NADA.LIGUEI DISSERAM QUE TINHA DE IR ATÉ O MEU BANCO ,POIS O MESMO NAO QUERIA RECEBER O DINHEIRO DE VOLTA,OLHE O ABSURDO,LIGUEI ME INFORMARAM QUE A SUPERVISORA DENTRO DE 30 MINUTOS IRIA ME TELEFONAR,LIGUEI 5 DIAS E NADA,É FAZER A PESSOA DE ABESTALHDO.NAO SEI A QUEM RECORRER.

  11. comprei um tablet na loja predilecta, no dia 17-04-2013, pago pelo pag seguro e anunciado, pela todo oferta, e o produto não chegou

    • entrei com disputa pelo pag seguro, onde deu ganho de causa para a loja predileta, e disseram que tenho que resolver com a loja

  12. Deixo meu alerta a respeito da GVT TV, pois sou cliente da mesma desde 2011, e no corrente ano obtive a assinatura da GVT TV, onde de uma hora para outra, ela retirou da TV o produto (YOU TUBE) sem sequer consultar os clientes, desrespeitando o consumidor, além de infringir o CDC e, mesmo diante de várias reclamações de clientes se manteve inflexível referente a questão. ALERTA.

  13. Realizei uma compra na (global shop) no dia 02/09/2013, de alguns aparelhos celulares, e até hoje não chegou e também não responde as minhas mensagens, e as vezes que conseguir falam as mesmas coisas, mas 5 dias úteis. Estou me sentindo enganado! Por favor o meu código 30185. Agradeço desde de já.

Deixe uma resposta

