Você toma os cuidados necessários em relação ao botijão de gás?


Botijão de gás é o nome que se dá aos recipientes utilizados para a distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo , também conhecido como gás de cozinha, gás engarrafado ou ainda gás envasado (menos comum).
De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná os acidentes os acidentes com GLP – vazamento seguido ou não de incêndio e/ou explosão – têm ocorrido principalmente por três razões: a primeira está relacionada ao descuido do consumidor e as duas outras estão vinculadas à  problemas com equipamentos, acessórios, recipientes e instalações.
O botijão de gás é um componente da cozinha que mais oferece risco a toda família quando não manuseado de forma correta, uma vez que ao haver um vazamento o gás se espalha rapidamente por todo o ambiente expulsando o oxigênio e causando a asfixia.
A cada dia que passa, aumenta geometricamente, a probabilidade de acidentes provocados por vazamento de GLP e uma das principais razões é a  proliferação de comerciantes não habilitados a vender o produto,  os chamados clandestinos.
Os botijões de 1kg e de 2kg, exigem ainda mais atenção, pois estes não possuem dispositivos de segurança, ou seja,   anti-explosão (plug-fusível).
De acordo com o Sindicato das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo – sindigás o GLP  é um produto essencial para a população brasileira, pois é utilizado no preparo das refeições diárias em 42,5 milhões de lares de todas as classes sócio-econômicas.
Sendo assim, relacionamos alguns cuidados para evitar acidentes desse tipo na sua casa.

Cuidados na compra de seu botijão:
Nunca compre botijões de gás distribuídos por caminhões de venda clandestina. Para evitar a compra de origem fraudulenta, verifique a existência da identificação da companhia de gás no botijão e no caminhão.
Se o botijão estiver enferrujado, com amassamentos acentuados, alça solta ou a base danificada, não aceite. Verifique sempre se existe o rótulo de instruções ,  o lacre sobre a válvula com a marca da companhia de gás e o selo de identificação da Conformidade do Inmetro.

Instalação do botijão de gás
Os componentes básicos para instalação do botijão de gás são:
Mangueira
•    Use sempre a mangueira correta, com uma “malha” transparente e com uma tarja amarela, onde aparece a inscrição NBR 8613, o selo de identificação da conformidade do Inmetro, o prazo de validade e o número do lote, com comprimento mínimo de 40 cm e no máximo de 80 cm.  Fique atento, pois esse produto deve se trocada a cada 5 anos.

Braçadeiras
•    Servem para fixar a mangueira no fogão e no regulador de pressão do botijão. Nunca use arame, esparadrapo ou outro material no lugar de braçadeiras. A mangueira deve ser presa com “braçadeiras” em ambas as pontas.

Regulador de pressão
•    É a peça que regula a passagem do gás do botijão para a mangueira. No regulador deve constar a gravação do código NBR 8473 e o selo de identificação da conformidade do Inmetro. Troque o regulador a cada 5 anos ou quando apresentar defeito.
•    Ao instalar o regulador, gire a “borboleta” para a direita, até ficar firme e nunca utilize ferramentas.

Antes de trocar o botijão, certifique-se de que:
Todos os botões dos queimadores estão desligados. O local deverá estar bem ventilado e livre de qualquer tipo de fogo (vela, fósforos, isqueiros ou cigarros acesos).
Em seguida faça a troca:
•    Feche o registro de gás;
•    Retire o lacre do botijão cheio;
•    Retire o regulador do botijão vazio;
•    Segure o bico do regulador na posição vertical e encaixe-o na válvula do botijão cheio;
•    Gire a borboleta do regulador para a direita, até ficar firme. Use apenas as mãos para rosquear a borboleta do regulador e não utilize qualquer ferramenta.
•    Após a instalação do botijão, verifique se há vazamento de gás aplicando espuma de sabão na junção do regulador com a válvula do botijão. Se houver vazamento, começarão a se formar bolhas na espuma. Então leve o botijão para um local bem ventilado e chame a empresa que entregou o gás.
•    Nunca use fósforos ou qualquer tipo de chama para verificar se há vazamento.

Para sua Segurança: 

•    Nunca coloque os botijões em compartimentos fechados e sem ventilação (armários, gabinetes, vãos de escada, porões, etc.).
•    Nunca instale os botijões perto de tomadas, interruptores, ralos ou grelhas de escoamento de água. Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se infiltrar em seu interior e causar explosões.
•    Nunca tombe o botijão, é perigoso.
•    Caso você sinta cheiro de gás, não ligue interruptores, pois a faísca de acendimento dos mesmos pode causar explosão.

Segurança: um dever de todos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s