Cordões em roupas infantis podem oferecer riscos para crianças.


A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos (Consumer Product Safety Commission – CPSC) aprovou uma Lei Federal que proíbe cordões em algumas roupas infantis e limita o comprimento das que podem ter o acessório.

Assim, fica proibido ter cordão ao redor do capuz, na área do pescoço, em vestimentas para idade de 2 a 12 anos. Na parte inferior (na cintura) das roupas para idade de 2 a 16 anos, o comprimento dos cordões devem ter no máximo três polegadas (aproximadamente 9cm – medidos a partir do tamanho máximo de expansão da peça). A norma também proíbe os nós nas extremidades desses cordões e determina que eles devem ser costurados impedindo que possam ser puxados.

Essa decisão foi tomada em função do número de acidentes registrado no CPSC no período de janeiro de 1985 a setembro de 2009, quando o CPSC recebeu 18 relatos de mortes e 38 incidentes não fatais associados ao uso do cordão na área do pescoço , envolvendo crianças de 18 meses a 10 anos de idade.

Qual é o perigo?

Os cordões dos casacos e blusas que tem capuz podem prender em alguns pontos como , por exemplo,  em parafusos de brinquedos de playground. Se a criança não perceber e continuar em movimento, pode haver o risco de estrangulamento e, em alguns casos, até de morte.  No caso dos cordões localizados na altura da cintura, num dos acidentes registrados, a criança ao sair do ônibus escolar o cordão, na parte da cintura do casaco, ficou preso quando o motorista fechou a porta e andou como o veículo. Conforme ilustração abaixo.

Para saber mais, acesse o site do CPSC. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s