Férias e Orçamento Familiar: Confira as Dicas!


Julho é um período de férias escolares e em função disso quem tem filho pequeno, e tem essa possibilidade, normalmente programa férias nesse mês. Sair da rotina é muito bom para descansar, mas para evitar que na volta todo estresse retorne imediatamente em função das dívidas contraídas durante os dias de folga é preciso controlar os  gastos  para que eles não sejam maiores do que a capacidade de pagamento.

Como exagerar no consumo é uma coisa comum nessa temporada, a Federação Brasileira de Bancos – Febraban  lançou no site  Meu Bolso em Dia , algumas dicas simples para ajudar a população a aproveitar o as férias sem desorganizar o orçamento.

Viajando ou não os custos nesse período costumam ser mais altos, por isso, a principal dica é não esquecer que as despesas fixas e mensais continuam, como água, luz, telefone, aluguel, carro, alimentos… Vale lembrar que no mês seguinte a pessoa vai trabalhar praticamente sem salário, pois geralmente a remuneração de quem volta de férias é paga no fim do mês.

Para evitar qualquer deslize, a  Febraban recomenda que você “inclua no seu orçamento o quanto pretende gastar com estas férias, levando em conta possíveis viagens, ingressos de cinema, lanches, idas ao parque, todo o dinheiro que seu filho vai precisar. Pense na importância de conversar com ele sobre isso, para que aprenda que um mês com gastos extras deve ser organizado para que nenhuma brincadeira fique de fora”

Se você não vai viajar e pretende passar esse período com a criançada em casa confira aqui as sugestões da Federação Brasileira de Bancos na íntegra:

Como as crianças acabam ficando sem a companhia dos amigos da escola. Se você mora em condomínio, organize com os vizinhos que também tem filhos gincanas e atividades nas áreas de lazer do prédio. O custo é pouco e a diversão, muita.

Quem mora em casa, pode convidar os coleguinhas da rua, primos e amigos do colégio para uma tarde de brincadeiras na sua casa. Tenha certeza que um adulto vai ficar de olho nas crianças.

Saindo um pouco de casa
Veja a programação de eventos na sua cidade. Durante as férias, acontecem muitas atividades gratuitas e educativas para crianças em shoppings, parques e museus. É uma boa opção para juntar a famíliasem gastar muito.

Em alguns lugares, asfestas juninas se estendem até o meio de julho. Escolas, clubes, igrejas e associações têm a tradição de realizar esta festa brasileira. Veja onde o preço da entrada cabe melhor no seu bolso e leve algum dinheiro para o bingo, a barraca da pesca e as comidas típicas.

Viagens: sim ou não?
Dependendo da idade do seu filho, os acampamentos e colônias de férias são uma alternativa para garantir a diversão das crianças, pois nesses lugares as atividades são em tempo integral. Os preços podem variar muito de acordo com as acomodações dos hotéis. Neste caso,pesquise bem os preços dos das diárias e pacotes que você pode pagar com tranquilidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s