Inmetro Publica Consulta Pública do Programa de Avaliação da Conformidade para Escadas Metálicas


As escadas domésticas, com tamanhos e materiais variados,  são de grande utilidade em nossos lares. Entretanto, muitas vezes, o mau uso ou alguma fragilidade no processo produtivo pode gerar graves riscos à saúde e  à segurança do consumidor.

Em função desse potencial risco que a escada oferece à sociedade, o Programa de Análise de Produtos do Inmetro, testou, no ano de 2005, 8 (oito) marcas do produto disponíveis no mercado. O resultado evidenciou baixo grau de segurança ao usuário, uma vez que  todas apresentaram não conformidades em relação aos requisitos estabelecidos pela norma utilizada para a realização dos ensaios. 

Esse resultado foi ratificado pela percepção dos consumidores mapeada pela pesquisa realizada pelo Portal do Consumidor, em setembro de 2011, sobre segurança de escadas metálicas de uso doméstico. Nessa ocasião, metade dos participantes relatou ter se acidentado pelo menos uma vez no uso do produto. Entre os problemas apontados pelos entrevistados estão listados: abertura indevida da escada (8.7%), escorregamento no degrau (11.59%), tombamento da escada (5.07%), peças ou componentes cortantes expostos (7.25%), instabilidade da escada (29.71%) e desequilíbrio do usuário (7.97%).

Diante desse cenário o Inmetro elaborou um regulamento Técnico da Qualidade (RTQ) para Escadas que estabelece os requisitos técnicos de segurança para Avaliação da Conformidade para Escadas Metálicas e o “passo a passo” para a certificação. Esse regulamento está em consulta pública o até o dia 14 de agosto pode ser acessado através da portaria Inmetro nº 312, disponível com aqui.

Participe! Sua opinião é muito importante para consolidação desse trabalho, afinal é a sua saúde e  segurança que estão em  questão.

4 comments

  1. Muito bom que os produtos brasileiros estejam passando por processos de certificações. Porém esses procedimentos deveriam se tornar mais visíveis ao consumidor. Acho ainda muito difícil verificar a qualidade dos produtos. Fica a sugestão a quem interessar, organizar listas de produtos com seus respectivos
    certificados.

  2. Como devo proceder p/ participar da consulta pública a respeito de problemas causados por escadas. Desejo relatar fato acontecido com escada metálica.

  3. Acho que teriamos de ter acesso rapido ao Imetro ao inves de correr dele teriamos que correr ao seu encontro , mais parceria pois quem nao quer ter o selo do Imetro.

  4. Penso que os degraus estreitos desestabilizam o usuário, no meu entender os degraus deveriam ser mais largos como os usados nas antigas escadas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s