Produto composto por ímãs pode oferecer risco à saúde de crianças e adolescentes.


A Comissão Australiana de Consumo e Competitividade (The Australian Competition and Consumer Commission – ACCC) está alertando os responsáveis por crianças e adolescentes sobre os perigos oferecidos por  pequenos ímãs de alta potência, produzidos com o elemento químico neodímio[1],  comercializados sob diversos nomes –  ‘Buckyballs’, ‘Neocubes’.

O produto é formado por inúmeros pequenos ímãs, com cerca de 5 mm de diâmetro (conforme imagem abaixo), anunciados como uma novidade, destinada a adultos, para construir formas.

Com o objetivo de destacar o quanto esse produto pode gerar graves riscos à saúde, a Comissão usa como exemplo a possibilidade de uma criança engolir mais de um desses ímãs de alta potência. Neste caso, um imã pode atrair outro através da parede intestinal e perfurar o intestino, o que pode exigir cirurgia de emergência ou até mesmo ser fatal, informa Bradbury, representante da ACCC.

Além do risco citado, os relatórios de acidentes indicam que no caso dos adolescentes, esses produtos foram engolidos quando colocados na língua ou nos lábios para simular o uso de piercings.

A ACCC recomenda que os pais e educadores estejam sempre alertas para assegurar que os “Buckyballs” estão bem longe do alcance de crianças pequenas e, em caso de suspeita de ingestão, estejam preparados para procurar assistência médica urgente para reduzir a probabilidade de lesões graves.

O alerta serve aos pais brasileiros que porventura tenham o produto em seus lares.

 

[1]neodímio (gr. neo, novo, dydimos, gêmeo) é um elemento químico de símboloNd e de número atômico igual a 60 (60 prótons e 60 elétrons), e massa atómica144,2 u. À temperatura ambiente, o neodímio encontra-se no estado sólido. Faz parte do grupo das terras raras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s