Vai fazer compras pela Internet? Confira lista com mais de 200 sites que devem ser evitados


Procon-SP divulga lista com mais de 200 sites que devem ser evitados pelo consumidor ao fazer compras pela internet. A lista de sites não recomendados
pela Fundação Procon-SP está disponível na página principal do órgão no link “Eviteessessites, contendoendereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF, além da condição de “fora do ar” ou “no ar”. Veja aqui a lista.
O Procon-SP recebeu reclamações desses sites por irregularidades na prática de comércio eletrônico, principalmente por falta de entrega do produto adquirido pelo consumidor e não obtém resposta dos mesmos para a solução do problema.
De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, esses fornecedores virtuais não são localizados, inclusive no rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil, o que inviabiliza a solução do problema apresentado pelo consumidor.
Para Góes, é preocupante a proliferação desses endereços eletrônicos mal- intencionados, que em alguns casos continuam no ar lesando o consumidor. “Denunciamos os casos ao D epartamento de Polícia e Proteção a Pessoa (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil, mas, o mais importante é que o consumidor consulte essa lista, antes de fechar uma compra pela internet, para evitar o prejuízo”.

Se você pretende fazer suas compras de Natal online, além de consultar essa lista vale tomar alguns cuidados.

– Tenha um bom  antivírus, pois esse  é uma dos componentes de segurança, o ideal é optar por pacotes que incluam antisspam, antisspywarer, firewall.  Esses componentes devem ser atualizados todos os dias.  Mudar as senhas de perfis de Webmail, redes sociais e outros serviços da Web também é uma boa medida preventiva.

– Não se deixar levar por ofertas incríveis, desconfie sempre dos preços exageradamente baixos. Dê preferência à sites que tenham também uma loja física e não só virtual para, em caso de reclamação, você ter maior facilidade de acesso físico.

– Opte, sempre que possível,  pelo pagamento com  cartão de crédito, porque de modo geral as administradoras costumam verificar as lojas que estão se associando.  No entanto, antes de digitar o número de sue cartão e concluir a compra verifique se o site tem certificado e se é chancelado por alguma organização de segurança.

–  Pesquise em páginas de entidades de defesa do consumidor o número de reclamações sobre a empresa que vai comprar. Além da lista citada acima é importante consultar   o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor/ Sindec, do  Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor /MJ  e o site Reclame Aqui têm listas dos produtos e serviços mais reclamados pelos consumidores .

– Veja ainda se a loja virtual possui telefone de atendimento ao consumidor – o ideal é fazer uma ligação teste para saber se funciona de fato – leia as condições apresentadas pelo site e em caso de dúvida mande um e-mail para a empresa solicitando esclarecimento, o que é uma ótima maneira de saber como é a qualidade  e o tempo de resposta do site.

Fique bem atento aos prazos de entrega, pois essa época do ano com o aumento da demanda os atrasos são mais frequentes. Ao concluir a comprar imprima ou salve os comprovantes.

13 comments

  1. mais uma pra esta lista negra: FASTON ou AKATUS.
    comprei, paguei e não me enviaram a mercadoria.

    WALACE CASTELLANO VALENTE,
    Sua transação foi concluída com sucesso!
    Confira abaixo os dados da transação:
    Status da Transação: Aprovado
    Número da transação: ef25cf4e-67b8-4525-aee8-fc4028cc69ff
    Produto(s):
    Descrição Quantidade Preço unitário
    PRONTA ENTREGA para todo Brasil. 1 R$ 129,99
    Forma de pagamento: Boleto
    Valor: R$ 159,99
    Status do Pagamento: Aprovado
    Email do vendedor: financeiro@faston.com.br

    Este é um e-mail automático, por favor, não responda. Em caso de dúvidas, contate nossa equipe de atendimento através do e-mail atendimento@akatus.com

    Atenciosamente,

    Equipe Akatus
    http://www.akatus.com.br

    • comprei pela neon e nada de produto, eles alegam 60 dias uteis mais ta em 78. acho que a akatus não tem nada a ver com o site e sim o proprio site. a akatus é outra empresa.

  2. MAIS OUTRO PARA ESSA VERGONHOSA LISTA?
    COMPREI PAGUEI A 1a PARCELA ! NAO RECEBI! LIGO TODOS OS DIAS E APENAS RECEBO QUE A SONY CONTACTARÁEM 48 HORAS ISSO POR 3 VEZES E NINGUEM ENTRA EM CONTATO?

    FUJAM DA SONY
    !
    *** Por favor, não responda a este email, esta é uma mensagem automática.***

    Caro(a) jose renato  lins,
     
    Obrigado por comprar conosco, seu pedido foi aprovado por nossos analistas.

    Seguem abaixo os dados do pedido.
    Número do pedido:  o424645074
    Nome do Cliente: jose renato  lins
    CPF: 35283955591
    Total da Compra: R$ 3.698,00
    Meio de Pagamento: REDECARD Visa
    Prazo de Entrega: Aproximadamente 9 dias úteis.
     
    Para conferir detalhes sobre a entrega de seu pedido, acesse https://store.sony.com.br, entre com seu usuário e senha em “meu cadastro” selecione a opção “Histórico de Pedidos”.
    Em caso de dúvidas ou caso exista algum dado errado ou inconsistente, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo Fale conosco ou ligue:
    4003 9507 para capitais e regiões metropolitanas
    0800 888 9507 demais localidades
    Nosso horário de atendimento é de Segunda a Sexta das 8:00h às 20:00h.

    Atenciosamente,
    Equipe Sony Store, Online

    *Para produtos em pré-venda, por favor, desconsidere o prazo acima e confira o regulamento no s

    De:
    Para:
    Assunto: Request: Processo: Reclamação de Vendas Na Web [RQID:000003953995]
    Data: quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 12:07:08
    Boa tarde, Jose Renato
    Lamentamos todo e qualquer inconveniente ocasionado, foi solicitado agilidade na entrega de seu pedido, por gentileza aguarde para que possamos tomar as medias necessárias.
    Atenciosamente,
    Felipe Sousa.
    CRC – Central de Relacionamento com o Consumidor Sony
    Telefones: 4003 SONY (7669) Capitais e regiões metropolitanas
    0800 880 SONY (7669) demais localidades.
    Fax: Fax: 11 3961-0296
    Site: http://www.sony.com.br/store
    Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira das 8h às 20h.
     

  3. NAO COMPRE NO SITE MPX .ESTO PAGANDO E NAO RECEBI A COMPRA DE UM APARELHO CELULAR DIA 09 11 2012. .NAO CONSIGO FALAR COM NINGUEM NAO RESPODE MEUS GMAIL. MARIA JOSE .. NOVA VENEZA GOIAS CODICO DA COMPRA20066030

  4. Evitem compras que tenham o tal do Pagseguro como intermediário. Fiz uma compra com boleto em Novembro/2012 que estava em nome de “Pagseguro internet”. A loja não tinha o produto mas a Pagseguro não me devolveu o dinheiro. Tive que entrar na justiça depois de se esgotarem todas as possibilidades de devolução de forma civilizada. Faço compras pela internet semanalmente, há muitos anos, e é o primeiro caso desse tipo que me acontece. Figuem de olho na hora de efetuar o pagamento, se aparecer este intermediário, não prossigam!

  5. Comprei na bebetoys no dia 6 de abril de 2014 e não recebi o produto. Ligo e ninguém atende, envio e-mail e ninguém reponde. Já estou caminhando para a segunda parcela a ser paga e nada. O pagamento foi efetuado junto a bcash, e esta manda eu entrar em contato com a bebetoys,, ou seja, sem mercadoria e sem dinheiro

    Pedidos em andamento:

    Data:06/04/2014
    Pedido 2401740003
    Pelúcia Minnie 30 cm Long Jump, unico Quantidade:
    1 Valor Unit:
    R$ 61,00 Status: Aprovado

    Tipo de pgto.: bcash
    Frete: R$ 0.00

    Valor total: R$ 181.90
    Pelúcia Minnie Long Jump , unico, M Quantidade:
    1 Valor Unit:
    R$ 120,90

    .

  6. comprei na bebe toys meu pedido é 6797434204 não recebi nenhum e-mail, não consigo falar em nenhum telefone nada um descaso.quero meu dinheiro de volta e vo ao Procon.

  7. Comprei uma fantasia na bebetoys em 24/01 e até agora nada. O carnaval chegou e meu filho ficou sem fantasia.
    O site da um telefone que ninguém atende e os e-mails não tem resposta.
    Não houve nenhum email de confirmação mas as parcelas do cartão já estão sendo debitadas.

    • Prezada Cyntia,

      Veja o que diz o Guia Comércio Eletrônico do Procon-SP
      “Cancelamento da compra e devolução
      dos valores pagos
      • Se o fornecedor descumprir a oferta (não entregar o produto,
      entregar algo diferente do que foi pedido ou, ainda, se o
      produto estiver danificado);
      • Se o pagamento foi feito por meio do cartão de crédito ou
      por meio de sites que fazem a intermediação de pagamento;
      • Se, ainda, o consumidor decidir cancelar a compra e não
      conseguir acesso aos fornecedores envolvidos na venda e
      intermediação.
      Poderá solicitar diretamente à administradora do cartão o cancelamento
      da compra e o estorno do valor pago.”
      Disponível em https://www.procon.sp.gov.br/pdf/GuiadeComercioEletronico62014.pdf
      Abçs.
      Bianca Reis

  8. comprei um telefone pelo o saite bbarato e ate agora nada.so merespondem q estar no setor de entrega com estrema ujencia a mesma disculpa a dois meses.ligo a mesma resposta.oq eu faço..

    • Prezado,

      Você pode solicitar o cancelamento da compra. Caso enfrente dificuldade,você pode buscar atendimento gratuito em postos de atendimento jurídico encontrados nas universidades que possuem curso de Direito ou no Procon mais próximo de sua residência. Na primeira página do Portal pode ser encontrada uma lista de Procons de todo o País. http://www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
      Abçs
      Bianca Reis

  9. o pagseguro vai se arrepender de ter me tratado como cachorro vai me pagar tudo que me deve na justiça me devolver o dinheiro que comprei esta maquina moderninha aquina de roubar dinheiro de trabalhador mais danos morais materias e o pior eu vou divulgar para o resto da minha vida o site pagseguro uol tudo que se relacionar a eles vou mostrar como funciona a mente de um trabalhador puto e pisicopata

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s