Pós-venda – qual a sua percepção? Está satisfeito com este serviço?


As reclamações registradas nas diversas entidades de proteção e defesa do consumidor têm revelado que o pós-venda é um grande problema nas relações de consumo. Entende-se por pós-venda inúmeros tipos de reclamações como: garantia, defeitos, troca, serviço de atendimento ao consumidor, assistência técnica e entrega de produtos.

O resultado da pesquisa realizada pelo Portal do Consumidor, em março de 2012, ratifica o quanto esse setor gera problemas para os usuários do site. Nessa ocasião, identificamos que esse conjunto de serviços liderava o ranking de queixas (44,6%).

Atendo a esse cenário, o Inmetro está estudando aspectos relacionados ao tema  e ao ciclo de vida dos produtos de maneira a verificar a percepção e o grau de satisfação dos consumidores. Para subsidiar esse trabalho, elaboramos uma pesquisa de opinião onde as principais dificuldades enfrentadas hoje nesse sentido poderão ser relatadas.

O resultado dessa pesquisa será analisada pela Diretoria da Qualidade, que avaliará a possibilidade de inserir requisitos voltados para melhoria do atendimento aos consumidores no pós-venda nos regulamentos dos produtos e serviços que terão a conformidade avaliada.

O questionário é curto e rápido e será uma importante contribuição para a definição de requisitos para pós-venda, aprimorando o serviço das empresas e facilitando  a vida do consumidor.

Suas respostas serão analisadas somente pela equipe do Inmetro.

Acesse aqui a pesquisa.

Colabore! Divulgue essa pesquisa para sua rede de amigos.

6 comments

  1. COMPREI UM PRODUTO NO SITE DO BALÃO DA INFORMATICA DIA 14 DE NOVEMBRO 2012, ATÉ HJ DIA 8 DE DEZEMBRO NÃO RECEBI O PRODUTO, ELES FALAM QUE FOI EXTRAVIOS DOS CORREIOS, ME DERAM CINCO DIAS UTEIS MAIS JA SE PASSARAM MAIS DE 10 DIAS UTEIS ATE AGORA ME REEMBOLSARAM, JA PEDIR REEMBOLSO E ATÉ HJ NADA!

  2. eu comprei no site da ricardo eletro dia 05/10J2012. Eram 13 dias úteis para a entrega e até hoje não recebi. já liguei para eles várias vezes e quando resolvem me atender inventam mil desculpas, q é a transportadora e várias outras desculpas. O pior que já paguei duas parcelas e ñ sei quando vou receber e se vou receber. Vou acionar o procon, pois ñ posso perder meu dinheiro.

  3. o meu caso e com as casasbahia.com.br fis uma conpra de 104,00 reais dia 4/ 11/ 2012 era duas conpras o praso maximo era de 7 dias para entregar so que chegou com atraso de 10 dias a outra mercadoria nao chegou esperei ms 19 dias so que eu trabalho no salao por conta propia e no mes de novenbro a dona do salao tinha feichado 2 dois pacotes para arrumar a noiva e a familia da noiva e a otra festa era de 15 anos tanbem a aniversariante e a familia da aniversariante a dona do salao colocou outra cabeleira no meu lugar porq eu nao poderia trabalhar a espera da mercadoria que a casas bahia deu um prazo de 7 dias e nao cumpriu tive que ficar esperando e nao chegou ate hoje a mercadoria eles entrarao em contato comigo por e_mail 29 dias depois alegando que nao tinha encontrado o meu endereço so que nao era a primeira conpra que eu fis com as casasbahia.com ano passado eu conprei uma piscina so que no dia da conpra eles me pediu o telefone de casa e meu celular acabou eu nao podendo trabalhar porq fiquei esperando a mercadoria eles nao m ligarao olha tive um grande prejuizo e falta de respeito ao consumidor eles nao sabe atender liguei muitas vezes so duas pessoas que me atendeu bem porq os 5 olha foi pessimo o tendimento e tem ms tentei negociar com eles ms eles nem me deu atençao eles so quer me devolver o ms valor da mercadoria era um presente de casamento que eu ia da acabei conprando porq as casasbahia.com nao entregou quer dizer prejuizo de ms que eles me derao e ainda acha que esta com rasao e muita falta de respeito ao consumidor e o prejuizo que eles me derao por eu nao poder trabalhar esperando a mercadoria tenho todos os protocolos com data e nome das pessoas que me atendeu e hora entrei com contato com 3 advogados eles me orientou para que eu tenta se fazer uma proposta ms a casasbahia.com nem me ouviu os advogados madarao eu entrar com uma açao judicial contra as casasbahia.com um desses advogados vai entrar com a minha açao ele vao entrar com tudo por falta de respeito ao consumidor e danos morais ate porq eu deixei de trabalhar esperando a mercadoria que ate hoje nao chegou

  4. Continuo desesperadamente tentando contato por telefone com a Ricardo Eletro e não consigo. Quando finalmente consegui que alguém atendesse o malandro disse pra ligar amanhã pq o sistema estava inoperante. Liguei novamente as 17:50hs e ninguém atendeu mais
    Inferno
    Pelo Reclame Aqui percebi que eles só dão uma resposta entre 2 a 3 semanas após a postagem. Completo descaso com o consumidor. ricardo eletro NUNCA MAIS

    • Prezada Regina,
      A Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, do Ministério da Justiça, PROCONs e demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor lançaram recentemente uma ferramenta para solução de conflitos de consumo por meio da internet. Dessa forma, sugiro que acesse o site Consumidor.gov para que eles viabilizem a interlocução direta com a empresa reclamada, que está participando dessa iniciativa. O endereço do site completo é http://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1407262879356
      Abçs
      Bianca Reis

Deixe uma resposta

