Choque de ordem


O dia 1º de janeiro de 2013 marca não só a mudança de ano; para quem vai comprar eletrodomésticos, a data pede atenção: começa a vigorar a portaria que estabelece a obrigatoriedade do Selo da Conformidade do Inmetro nesses produtos. Isto significa que, em qualquer loja do país, todos os eletrodomésticos só podem ser comercializados depois de certificados segundo as normas de segurança estabelecidas.

A portaria engloba 97 famílias de eletrodomésticos e similares, o que inclui fogões e fornos elétricos, fritadeiras, frigideiras e panelas elétricas, liquidificadores, batedeiras, cafeteiras, torradeiras, sanduicheiras, tostadores, grill, ferros de passar roupa, aspiradores de pó máquinas de costura, bombas de água, barbeadores, secadores de cabelo, entre outros.

É bom ressaltar que alguns produtos não estão cobertos por este regulamento, como no caso de eletrodomésticos que já possuíam certificação anterior, além de aparelhos de áudio e vídeo e equipamentos eletrônicos similares, aparelhos para fins médicos, ferramentas elétricas operadas a motor, computadores pessoais e equipamentos similares.

A decisão sobre regulamentar os eletrodomésticos foi tomada após a análise de diversos relatórios do Programa de Análise de Produtos do Inmetro e recolhimento de reclamações sobre os diversos produtos hoje listados na Portaria 371. Testes com esse tipo de produto revelaram riscos ao consumidor de maneira frequente, especialmente nas questões elétricas, podendo provocar acidentes e queimaduras nos usuários.

O regulamento, baseado em normas internacionais, é válido tanto para produtos nacionais quanto para aqueles importados e objetiva aumentar a segurança do consumidor, além de favorecer a concorrência justa entre os produtos, na medida em que todos devem seguir obrigatoriamente os requisitos de segurança, incluindo critérios técnicos de eletricidade como resistência e voltagem.

Desta forma, o Inmetro trabalha para prover maior confiança à sociedade, incentivando a indústria a oferecer produtos melhores e inovadores, aumentando a qualidade dos eletrodomésticos no país e evitando que produtos de má qualidade cheguem aos lares brasileiros.

Por isso, consumidor, esteja atento. Se encontrar algum eletrodoméstico sem o selo, comunique o Inmetro por meio de sua ouvidoria. A partir de 2013, quando o assunto for eletrodoméstico, choque, só de ordem.

Ouvidoria do Inmetro

Telefone: 0800 285 1818

http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s