O selo importa?


O selo indica que o produto atende aos requisitos estabelecidos.
O selo indica que o produto atende aos requisitos estabelecidos.

Procurar o selo do Inmetro nos produtos já é prática comum dos consumidores. A presença do selo é a certeza de que aquele produto atende aos requisitos de segurança e não será prejudicial à saúde ou ao meio ambiente. Entretanto, é comum que, em alguns casos, o consumidor deixe de procurar a marca do Inmetro, por se tratar de um produto importado.

Ledo engano, caro consumidor. Os produtos importados comercializados no Brasil seguem as mesmas regras dos produtos fabricados dentro de nosso país. Isso quer dizer que, se um produto é regulamentado, independentemente de onde tenha sido fabricado, deve ser comercializado no mercado brasileiro segundo as regras estabelecidas.

Ou seja, produtos importados devem passar pelos mesmos processos dos produtos nacionais. No caso de produtos com o selo do Inmetro, que passam por certificação para que se avalie o atendimento aos requisitos estabelecidos, aquele que foi importado deve cumprir as mesmas etapas para também ostentar o selo do Inmetro.

Isso significa que qualquer importador deve sempre submeter seu produto ao mesmo processo por que passam os produtos fabricados no Brasil. Regras iguais para quem vai disputar sua preferência. Afinal, o importante é que o produto seja seguro para o consumidor e para o meio ambiente.

Por isso, fique atento à presença do selo em todos os produtos regulamentados. Não aceite justificativas de lojas que porventura afirmem que aquele produto não tem o selo porque é importado. As regras são para todos e visam proteger o consumidor e a justa concorrência no mercado brasileiro.

Uma dica importante é evitar comprar produtos no comércio informal, dando preferência às lojas legalmente estabelecidas. Assim, você terá maior segurança tanto na procedência dos produtos, quanto nas situações de pós-venda, como trocas, assistência técnica e outros. Além disso, a preferência pelo comércio legalizado auxilia na criação de empregos formais e evita a proliferação da pirataria, um crime que vitima a economia nacional e coloca em risco a segurança e a saúde dos consumidores.

Caso você encontre alguma irregularidade, como a venda de produtos importados sem selo do Inmetro ou a comercialização de produtos falsificados em lojas formais, não aceite a violação de seus direitos: faça sua reclamação a nossa ouvidoria. Pirata importado, só nas telas do cinema. Nas prateleiras do comércio, denuncie. Nós nos importamos.

Ouvidoria do Inmetro

Telefone: 0800 285 1818

http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s