Fábrica de qualidade


Para cada situação, um selo de identificação
Para cada situação, um selo de identificação

É muito comum que os consumidores busquem o selo do Inmetro nos produtos que adquire como forma de assegurar a confiança no que se comprou. Entretanto, a maior parte das pessoas não sabe bem o que significa este selo e como o Inmetro atua para aumentar a qualidade da produção nacional.

Para que qualquer produto seja alvo de um regulamento, são realizados muitos estudos sobre vários aspectos, como a segurança do objeto, os eventuais riscos à saúde e ao meio ambiente que possa trazer, bem como sua participação no mercado, consumo e origem. Somente após reunir muitas informações, o Inmetro pode definir, por exemplo, a certificação do produto.

Calma, porque isso não é tudo. Antes de publicar um regulamento, o Inmetro promove um amplo debate com a sociedade com a cooperação de setores produtivos, entidades de defesa do consumidor, especialistas do meio acadêmico etc. Você também pode dar suas sugestões, já que o Inmetro coloca em consulta pública seus regulamentos, de forma a incentivar a participação e ampliar a transparência.

A regulamentação busca aumentar a confiança nos produtos a um custo que a sociedade esteja disposta a pagar. Essa intervenção objetiva também promover a justa concorrência no mercado, sem prejudicar fabricantes – preservar postos de trabalho é também fundamental – ou consumidores, pois, afinal, o cliente tem sempre razão.

Assim, os fabricantes e importadores submetem seus produtos a ensaios em laboratórios e organismos reconhecidos para atestar que cumprem os requisitos definidos pelo Inmetro, podendo, então, colocar o “selo de identificação da conformidade”, nome técnico do famoso selo do Inmetro.

No selo, há sempre a informação sobre o conjunto de requisitos atestados naquele produto: segurança, saúde, meio ambiente ou desempenho. Eles podem ser coloridos ou em preto e branco, dependendo do produto; e alguns deles contam com recursos de segurança, como tarjas holográficas, sistema antirremoção etc.

Dizer que um produto tem a conformidade avaliada não significa dizer que ele é melhor ou pior, mas sim significa que aquele produto cumpre os requisitos mínimos estabelecidos para sua comercialização. Também é equivocada a ideia de que o selo do Inmetro é garantia de qualidade. Quem garante a qualidade do produto é o fabricante e ele deve responder por eventuais defeitos ou problemas que possam surgir durante o uso.

O objetivo da certificação é propiciar o adequado grau de confiança no que se adquire, além de induzir à busca contínua da inovação e da melhoria da qualidade dos produtos e serviços que chegam até você. Trabalhamos muito para que isso aconteça e você, consumidor, tem papel decisivo no processo da qualidade do mercado nacional.

Afinal, é você quem decide o que vai comprar ou não. Ser um consumidor consciente significa planejar suas compras, tomar decisões que levem em consideração o meio ambiente e a sociedade, observar a existência do “selo do Inmetro” nos produtos e denunciar quem vende produtos irregulares. Estar atento e ser exigente: qualidades que não podem faltar ao consumidor brasileiro.

INTERESSADO NAS CONSULTAS PÚBLICAS? CLIQUE AQUI

QUER SABER MAIS? ACESSE ESTE LINK

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s